EcoSport Club

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Eco 4x4 ate que nao eh tao mau assim....

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#1
 kentakk

kentakk
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antes eu achava que devido ao silicone que tem na caixa intermediaria deixaria ela muito delicada ou sem confiabilidade.
Mas na verdade o silicone funciona apenas com um 4x4 por demanda ou seja qdo patina a roda dianteira dai ela joga a tracao pra tras.
Outro fator positivo eh que qdo acionado o botao 4wd este acionamento eh mecanico e fica praticamente um 4x4 com bloqueio central. Muito melhor que um 4x4 comum que nao tem bloqueio central.
Mas por outro lado o ruim eh que nao tem reduzida e talvez o monobloco seja meio fraco. Mas nao seria o caso pois foi feito apenas para quebra um galhao...

ps: se der problema de silicone eh so rodar sem ela mesmo....

#2
 Josimar

Josimar
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É uma dúvida que sempre tenho, Kentakk!


Será que posso simplesmente retirar o eixo cardan e rodar normalmente? Isso não vai afetar negativamente o equilíbrio entre as rodas traseiras?


E será que o silicone vai querer atuar e esquentar demasiadamente, estragando o sistema?


Oh! Dúvida cruel...

#3
 kentakk

kentakk
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Josimar escreveu:É uma dúvida que sempre tenho, Kentakk!


Será que posso simplesmente retirar o eixo cardan e rodar normalmente? Isso não vai afetar negativamente o equilíbrio entre as rodas traseiras?


E será que o silicone vai querer atuar e esquentar demasiadamente, estragando o sistema?


Oh! Dúvida cruel...
Uaiii Josimar porque vc quer tirar o cardan? Mas no caso acho que tem que retirar o cardan e o sistema de tracao onde tem o locker eletrico e os discos com silicone... nao sei se eh dificil tirar tudo e deixar apenas o diferencial traseiro, apesar que o diferencial eh um peso morto neste caso.... entao a logica seria tirar as pontas de eixo nao sei se da muito trabalho.... Sem falar que tem que tampar o diferencial e a saida da caixa dianteira....
E sem o sistema a unica vantagem eh que as suspensoes continuam independentes....

#4
 Josimar

Josimar
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É por causa do mancal central! Vira e mexe tenho que trocar o rolamento, que estraga porque a borracha está cortada e não consigo repor.

Há alguns dias removi o mancal central do eixo cardã do 4WD e tirei umas fotos. Fiz isso para troca do rolamento central, fonte de ruídos no eixo:

Eco 4x4 ate que nao eh tao mau assim.... 72ygqw


Olha a situação da borracha que envolve o rolamento: 

Eco 4x4 ate que nao eh tao mau assim.... 168g2kz

Mesmo assim troquei o rolamento com cuidado para preservar o que restou da borracha e coloquei de volta. Já que não há o mancal central para troca, tenho que me torcer para o conjunto aguentar...

Para trocar o mancal central, só trocando o eixo completo, pela bagatela de R$ 5.000,00...


Mas por enquanto tenho me virado só trocando o rolamento, a cada 40.000 km. É que imagino no futuro se houver a impossibilidade dessa troca, se não posso simplesmente tirar o eixo e deixar para lá...

#5
 kentakk

kentakk
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Josimar escreveu:É por causa do mancal central! Vira e mexe tenho que trocar o rolamento, que estraga porque a borracha está cortada e não consigo repor.

Há alguns dias removi o mancal central do eixo cardã do 4WD e tirei umas fotos. Fiz isso para troca do rolamento central, fonte de ruídos no eixo:

Eco 4x4 ate que nao eh tao mau assim.... 72ygqw


Olha a situação da borracha que envolve o rolamento: 

Eco 4x4 ate que nao eh tao mau assim.... 168g2kz

Mesmo assim troquei o rolamento com cuidado para preservar o que restou da borracha e coloquei de volta. Já que não há o mancal central para troca, tenho que me torcer para o conjunto aguentar...

Para trocar o mancal central, só trocando o eixo completo, pela bagatela de R$ 5.000,00...


Mas por enquanto tenho me virado só trocando o rolamento, a cada 40.000 km. É que imagino no futuro se houver a impossibilidade dessa troca, se não posso simplesmente tirar o eixo e deixar para lá...

eu acho que o 4wd eh imprecindivel.... tem que preservar de qualquer maneira.... mas 5mil reais pelo conjunto eh uma p.. sacanagem.... essa Ford é Forda mesmo..... que grande palhaçada.... acho que isso so acontece no brasil mesmo.... brasil com b minusculo mesmo nao foi herro de grafia.... apenas um sinal de protesto....
se for uma peça de quebra constante deveria ter um fornecedor paralelo qeu produzisse essa peça em pequena escala....
Mas que tipo de ruido é esse? sera que essa peca nao deveria ter um coxim para isolar o rolamento do monobloco, pois a funcao dela eh apenas aguentar o peso do cardan certo? Este barulho incomoda tanto assim?

#6
 kentakk

kentakk
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Prestando mais atencao notei que o rolamento eh preso na borracha eh isso? Neste caso sera que nao compensa faze uma peça paralela? tipo montar um outro suporte com rolamento preso no proprio corpo de metal com anel trava e inventar 2 coxim pra prender no monobloco? com material e mao de obra de torneiro nao vai custar esses 5mil reais.... se isso for feito vai dar servico para os torneiros que precisam ganhar seu dinheirinho e deixar os estoques da ford todo encalhado nas ccs para eles deixarem de ser bestas...
Mas foi legal vc ter comentado sobre este problema da eco 4wd... assim a gente fica sabendo dos ptos negativos do carro.

#7
 Josimar

Josimar
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Esse mancal central funciona como um coxim (também pode ser chamado assim), e é uma peça de desgaste natural, tanto que para outros 4x4 há disponibilidade para troca.


Ele realmente fica soldado na borracha, como você observou. Eu retirei e fiz uma peregrinação por várias oficinas que trabalham com vulcanização de borracha para ver se eles fariam outra peça, mas ninguém quis arriscar.


O barulho é de um rolamento desgastado. Não incomoda tanto, mas se o rolamento quebrar de vez, não pode travar o eixo e danificar todo o sistema? Inclusive travando as rodas em pleno movimento?


Quando eu fui atrás das lojas especializadas em reparos de 4x4, encontrei eixo cardan de tudo quanto é carro, menos do Eco...

E nem é uma peça tão cara assim:

Ranger: 142,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676134250-coxim-do-cardan-mancal-de-centro-ranger-4x2-1998-_JM

L200: 60,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687136981-coxim-do-cardan-mancal-central-c-rol-l-200-sport-2003-_JM

Hilux: 110,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684807874-coxim-do-cardan-mancal-de-centro-com-rolamento-toyota-hilux-_JM

Omega: 80,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682605942-coxim-do-mancal-central-omegasuprema-ate-98-_JM

BMW: 180,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691615381-mancal-central-do-cardan-bmw-e36-e46-e34-e39-z3-c-nota-_JM

Frontier: 235,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685924167-rolamento-do-cardan-rei-coxim-de-borracha-frontier-02-a-07-_JM

S10: 129,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681391730-rolamento-de-cardan-c-coxim-de-borracha-s-10-orig-_JM


EcoSport 4WD - promoção no Mercado livre: 3.838,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-676501996-cardam-arvore-de-transmisso-do-ecosport-4x4-04a12-_JM



Não fui só eu que precisou desta peça aqui no fórum. Veja por exemplo o relato do Giba:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2564-coxim-do-rolamento-cardan

#8
 Zanetti

Zanetti
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Josimar, acredito que algum desses, principalmente da Ranger deva dar para adaptar, teria que perguntar o diâmetro interno do rolamento para o vendedor, a parte de prender acredito ser fácil adaptar.

#9
 kentakk

kentakk
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uma peca tao boba assim e da um trabalhao desses....  Que absurdo....  Ate o da bmw nao eh tao caro assim, como pode isso?    Se fosse meu carro eu arriscaria a fabricar uma peca paralela.... Alias fica a pergunta porque a ford nao vende separado?  Por acaso qdo estraga o rolamento o eixo tambem fica estragado???
Mais um detalhe importante com relacao a ruidos... como a peca fica parafusado no monobloco esta acaba por funcionar como uma caixa acustica as vezes ate amplificando o som do ruido..... principalmente se entrar numa frequencia de ressonancia...

#10
 Zanetti

Zanetti
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Josimar, o problema é no Brasil, pois lá fora vende separado
http://articulo.mercadolibre.com.ve/MLV-444774318-soporte-puente-chumacera-cardan-ecosport-ford-4x4-_JM

http://tgrmanufacturas.com.ve/productos.html#prettyPhoto


https://www.google.com/search?sourceid=chrome&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&hl=pt-BR&q=puente%20cardan%20ecosport%204x4&gws_rd=ssl

#11
 kentakk

kentakk
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Zanetti escreveu:Josimar, o problema é no Brasil, pois lá fora vende separado
http://articulo.mercadolibre.com.ve/MLV-444774318-soporte-puente-chumacera-cardan-ecosport-ford-4x4-_JM

http://tgrmanufacturas.com.ve/productos.html#prettyPhoto


https://www.google.com/search?sourceid=chrome&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&hl=pt-BR&q=puente%20cardan%20ecosport%204x4&gws_rd=ssl

Entao mas nao vale a pena, pois esse anuncio da venezuela custa 24500bolivares convertendo em reais daria 14500reais.... metade do valor do veiculo... sem falar que se for taxado na alfandega + frete vai passar do 20mil reais....
É igual chinelo havaianas que eh vendido na europa por mais de 100reais, se for pagar frete e impostos o chinelo brasileiro volta por mais de 200reais cada par....

#12
 Josimar

Josimar
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Zanetti escreveu:Josimar, o problema é no Brasil, pois lá fora vende separado
http://articulo.mercadolibre.com.ve/MLV-444774318-soporte-puente-chumacera-cardan-ecosport-ford-4x4-_JM

http://tgrmanufacturas.com.ve/productos.html#prettyPhoto


https://www.google.com/search?sourceid=chrome&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&hl=pt-BR&q=puente%20cardan%20ecosport%204x4&gws_rd=ssl

Pôxa! E eu estive na Venezuela no começo do ano...


Parece que é fabricação própria. Pelo que entendi a empresa cria produtos personalizados.


Sobre o preço vou comentar adiante ...

#13
 Josimar

Josimar
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kentakk escreveu:
Zanetti escreveu:Josimar, o problema é no Brasil, pois lá fora vende separado
http://articulo.mercadolibre.com.ve/MLV-444774318-soporte-puente-chumacera-cardan-ecosport-ford-4x4-_JM

http://tgrmanufacturas.com.ve/productos.html#prettyPhoto


https://www.google.com/search?sourceid=chrome&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&hl=pt-BR&q=puente%20cardan%20ecosport%204x4&gws_rd=ssl

Entao mas nao vale  a pena, pois esse anuncio da venezuela custa 24500bolivares convertendo em reais daria 14500reais.... metade do valor do veiculo... sem falar que se for taxado na alfandega + frete vai passar do 20mil reais....
É igual chinelo havaianas que eh vendido na europa por mais de 100reais, se for pagar frete e impostos o chinelo brasileiro volta por mais de 200reais cada par....

É verdade, Kentakk. Mas isso se for comprar pelo câmbio oficial. Eu estive na Venezuela no começo do ano e o câmbio oficial de mais ou menos U$ 1,00 para bF 6,00 virava U$ 1,00 para bF 160,00 no paralelo.

Neste caso, se eu tivesse comprado por lá teria gastado U$ 153,00 ou R$ 413,00 (preço do dólar na época). E como não comprei mais nada estaria no limite de U$ 500,00 sem pagar imposto.

Assim que cheguei troquei U$ 100,00 por bF 16.000,00. Fazia tempo que eu não via tanto dinheiro. Até espalhei pela cama do hotel e tirei uma foto (coisa de pobre que nunca vê dinheiro):

Eco 4x4 ate que nao eh tao mau assim.... Nbu8zl

#14
 Zanetti

Zanetti
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Josimar, se registra no ecosportclub de lá e faz amizade com alguém que possa te mandar essa peça.

#15
 Josimar

Josimar
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É uma boa ideia, Zanetti. Mas dei uma olhada no fórum e eles só postaram até hoje 33 mensagens! 


Eu até conheço algumas pessoas que vão para lá de vez em quando. Uilma comentou que uma amiga vai para lá em outubro.


Mas de qualquer forma tenho resolvido o problema apenas trocando o rolamento. O eixo fica firme e a borracha partida não faz tanta diferença. Troquei com 40.000 km e com 80.000 km. Neste passo só será preciso aos 120.000 km...


O maior problema é retirar o suporte com muito cuidado, para não partir o que resta da borracha...


E eu vou pensar seriamente em adaptar algum dos mancais disponíveis. Talvez o da Ranger, como você comentou! Eu guardei o último rolamento que troquei, para ter uma referência.

#16
 diegojf

diegojf
Membro
Membro
vocês usam o 4x4 frenquetemente?
A minha é raro eu usar, uso vez ou outra pra circular o óleo, e não me lembro de ter feito uma manutenção hehehe. mas o sistema funciona perfeitamente.

#17
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