Postado Dom maio 03, 2015 4:24 pm
Pessoal,
Vi um vídeo que mostra a instalação de luz diurna da Osram (sem querer fazer propaganda da marca, até porque as lâmpadas da minha Eco são de outra marca) e achei bastante interessante, mas, vi uma falha grave no funcionamento que não atende a Resolução 227 do Contran, que estabelece os requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
https://www.youtube.com/watch?v=dhb9l7YR7Cc
A altura e espaçamento central informados no vídeo estão corretos, mas, conforme o item abaixo, as mesmas devem desligar automaticamente quando os faróis são acessos, exceto para uso em alertas (piscadas).
Portanto, a instalação não atende a resolução.
A mesma foi feita no positivo da luz de presença (o que chamamos de lanternas) e é claro que ao ligar os faróis as luzes diurnas continuarão acessas, pois, a energia que vai para luz de presença continua sendo enviada.
O problema agora é, o que recebe energia quando o carro é ligado e deixa de receber energia quando os faróis são ligados? Pois, as luzes de presença não se apagam ao ligar os faróis e outra, elas não se acendem sozinhas ao ligar o carro. Portanto, as luzes diurnas deveriam ser ligadas de outra forma, concordam?
Acabei de testar na minha Eco 2013 e a luz de presença liga no interruptor e ao ligar os faróis baixo e alto, continuou acessa. Portanto, se a luz diurna estivesse instalada e ligada como orientam, continuaria ligada.
Acho que temos uma boa discussão sobre a correta instalação elétrica para esse acessório.
Abaixo segue o item da Resolução 227 do Contran. Pode ser baixada na íntegra no link abaixo.
http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_227.pdf
4.20.7 Conexão elétrica
Se instalado o farol de rodagem diurna deve ser ligado automaticamente quando o dispositivo que liga e/ou desliga o motor esteja na posição tal que possibilite o acionamento do motor. Deve ser possível, ligar e desligar automaticamente o farol de rodagem diurna sem o uso de ferramentas.
O Farol de rodagem diurna deve desligar-se automaticamente quando os faróis baixo ou alto são ligados, exceto quando estes últimos são usados para transmitir alertas luminosos em intervalos curtos.
Vi um vídeo que mostra a instalação de luz diurna da Osram (sem querer fazer propaganda da marca, até porque as lâmpadas da minha Eco são de outra marca) e achei bastante interessante, mas, vi uma falha grave no funcionamento que não atende a Resolução 227 do Contran, que estabelece os requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
https://www.youtube.com/watch?v=dhb9l7YR7Cc
A altura e espaçamento central informados no vídeo estão corretos, mas, conforme o item abaixo, as mesmas devem desligar automaticamente quando os faróis são acessos, exceto para uso em alertas (piscadas).
Portanto, a instalação não atende a resolução.
A mesma foi feita no positivo da luz de presença (o que chamamos de lanternas) e é claro que ao ligar os faróis as luzes diurnas continuarão acessas, pois, a energia que vai para luz de presença continua sendo enviada.
O problema agora é, o que recebe energia quando o carro é ligado e deixa de receber energia quando os faróis são ligados? Pois, as luzes de presença não se apagam ao ligar os faróis e outra, elas não se acendem sozinhas ao ligar o carro. Portanto, as luzes diurnas deveriam ser ligadas de outra forma, concordam?
Acabei de testar na minha Eco 2013 e a luz de presença liga no interruptor e ao ligar os faróis baixo e alto, continuou acessa. Portanto, se a luz diurna estivesse instalada e ligada como orientam, continuaria ligada.
Acho que temos uma boa discussão sobre a correta instalação elétrica para esse acessório.
Abaixo segue o item da Resolução 227 do Contran. Pode ser baixada na íntegra no link abaixo.
http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_227.pdf
4.20.7 Conexão elétrica
Se instalado o farol de rodagem diurna deve ser ligado automaticamente quando o dispositivo que liga e/ou desliga o motor esteja na posição tal que possibilite o acionamento do motor. Deve ser possível, ligar e desligar automaticamente o farol de rodagem diurna sem o uso de ferramentas.
O Farol de rodagem diurna deve desligar-se automaticamente quando os faróis baixo ou alto são ligados, exceto quando estes últimos são usados para transmitir alertas luminosos em intervalos curtos.
Última edição por AndreMaurell em Dom maio 03, 2015 6:51 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acerto de erros no texto.)