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Transmissão Superaquecida ECO Powershift 14/15 com 2.500 KM rodados

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#1
 Luffy

Luffy
Iniciante
Iniciante
Bom dia galera.

Faz duas semanas que peguei minha Eco SE Powershift, tudo de bom até agora!

Porém em viagem nesse ultimo feriado, quando peguei congestionamento pela primeira vez, uma mensagem de alerta apareceu no Sync me deixando preocupado: "TRANSMISSÃO SUPERAQUECIDA PARE OU ACELERE" porém como estava preso em um congestionamento bem complicado não foi possível nenhum dos dois.

Na primeira vez estava parado a uma hora, com cambio no D e segurando no freio, de pouco em pouco, conforme ia andando, eu soltava do freio sem acelerar e deixava o carro sair "engatinhando", mas daí para frente, a cada 10 minutos, a mensagem aparecia novamente, até que surgiu uma banguela descendo, coloquei no N e só soltava o freio, só aí o alerta parou.
No dia seguinte não foi nem em congestionamento, com o carro em uma vila, com ruas estreitas, seguindo bem devagarzinho, com poucas paradas (sempre no D e segurando no freio), percorri uns 600 metros nessa condição e a mensagem apareceu novamente. Ainda não tive tempo de ir a CSS.

Algum coléga aí já teve essa mensagem? Na Eco não achei nenhuma reclamação a respeito, somente no fórum do New Fiesta encontrei outros casos identicos com o powershift.
Será que estou fazendo o correto, parar carro no D segurando no freio? (para mim automático é para ter esse conforto).

Agradeço muito se puderem sanar minhas dúvidas, ou mesmo compartilhar esperiencias semelhantes.

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#3
 Luffy

Luffy
Iniciante
Iniciante
Flavio

Que coisa mais broxante isso hein, um câmbio tão bom com uma problema tão sério desses, e pouco divulgado, pois pesquisei bastante antes de adquirir.
Quando vc diz que é um problema "Crônico" do Powershift quer dizer que todos que tem um Ford Powershift tem que conviver com esse problema mesmo?
Agradeço a atenção Flavio.

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#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
E ainda teve gente que me crucificou quando disse que o novo eco era um projeto de carro e não deveria usar o nome do antigo Ecosport

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#7
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
eco é até 2013. Depois é só proveito de nome!!

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu acho que um automatizado de 2 embreagens deveria ser um otimo cambio... pois eh o mais economico se comparar com o automatico verdadeiro.... sem falar que o automatico verdadeiro gasta combustivel a toa quando esta parado no transito, pois mesmo parado ele continua tracionando o carro. O gasto a mais tambem é devido ao deslizamento do conversor de torque.... Sou ainda favoravel ao dupla embreagem, mas esperar que a ford melhore o cambio.... Deve ter algum erro no projeto da mesma..... se esta patinando acho que eh problema de lubrificacao ou pressao de oleo que aciona a embreagem.
ps: os automaticos verdadeiros mais modernos tem o lock-up que quando esta em velocidade de cruzeiro ele liga diretamente a entrada do conversor de torque com a saida da mesma atraves de um eletroimã e trava mecanica.
Ainda tem tambem o neutral control que quando esta parado no semaforo e pe no freio ele desliga o conversor de torque. Mas como isso funciona? Meu palpite é que o sistema deve ter um desvio da bomba de oleo que esvazia o conversor de torque e entao ele vira no vazio sem tracionar....Mas esse eh meu palpite.

#9
 MÁRCIO_ARS

MÁRCIO_ARS
Iniciante
Iniciante
Luffy escreveu:Bom dia galera.

Faz duas semanas que peguei minha Eco SE Powershift, tudo de bom até agora!

Porém em viagem nesse ultimo feriado, quando peguei congestionamento pela primeira vez, uma mensagem de alerta apareceu no Sync me deixando preocupado: "TRANSMISSÃO SUPERAQUECIDA PARE OU ACELERE" porém como estava preso em um congestionamento bem complicado não foi possível nenhum dos dois.

Na primeira vez estava parado a uma hora, com cambio no D e segurando no freio, de pouco em pouco, conforme ia andando, eu soltava do freio sem acelerar e deixava o carro sair "engatinhando", mas daí para frente, a cada 10 minutos, a mensagem aparecia novamente, até que surgiu uma banguela descendo, coloquei no N e só soltava o freio, só aí o alerta parou.
No dia seguinte não foi nem em congestionamento, com o carro em uma vila, com ruas estreitas, seguindo bem devagarzinho, com poucas paradas (sempre no D e segurando no freio), percorri uns 600 metros nessa condição e a mensagem apareceu novamente. Ainda não tive tempo de ir a CSS.

Algum coléga aí já teve essa mensagem? Na Eco não achei nenhuma reclamação a respeito, somente no fórum do New Fiesta encontrei outros casos identicos com o powershift.
Será que estou fazendo o correto, parar carro no D segurando no freio? (para mim automático é para ter esse conforto).

Agradeço muito se puderem sanar minhas dúvidas, ou mesmo compartilhar esperiencias semelhantes.




Olá Amigo,
Comigo aconteceu a mesma coisa duas vezes.
A primeira com uma semana de uso, a segunda a um mês atrás. Na mesma condição que vc passou (engarrafamento). Estou com ele a 10 meses.
Também não entendo como um problema tão grande como esse é pouco divulgado. Fiquei perdido sem saber o que fazer.
Mas tirando esses dois ocorridos com a transmissão, é um excelente carro. Consumo fora do normal para um carro 2.0 automatizado. (9km/l na cidade e 12.5km/l na estrada - com gasolina)
Surgiu uns barulhos no banco traseiro depois que coloquei couro, mas resolvi colocando um "velcro" no plástico que faz contato com o banco.

Márcio

#10
 Luffy

Luffy
Iniciante
Iniciante
Então Marcio
Levei na CSS e me disseram que era normal isso, que naquele mesmo dia uma outra Eco havia apresentado a mensagem para o funcionário que me atendeu, e ainda disse: "ainda bem que ela avisa, te dá uma mensagem de alerta, outros automáticos por aí não avisam, e simplesmente deixam a pessoa na mão nessas condições, o powershift da Ford avisa, daí o senhor para e espera o tempo que ela pediu..."
Achei um absurdo uma justificativa dessas, mas como não pego muito transito mesmo nem fiz questão de prolongar a discussão, simplesmente tenho por mim agora que devo utilizar o carro sem medo de ser feliz, qualquer problema exijo a garantia, e no mais agora tenho certeza que antes de vencer essa garantia de 3 anos tenho que passar o carro para frente, entregar na CSS de preferencia, e pegar um automático de verdade.
Mas para quem pega muito transito, uma solução que funcionou para mim, e o próprio funcionário da Ford endossou, foi que em caso de transito muito prolongado, que coloque o câmbio em S e que quando parar mude para N enquanto aguarda, é uma solução desconfortável e paliativa, mas melhor que se sujeitar a ficar "na mão".

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#12
 rrossetti

rrossetti
Iniciante
Iniciante
Prezados,

a  minha PS é 2013/2014, está com 15.000km, rodo por dia apenas 10km mas no anda e pára de SP. Até o momento o câmbio está funcionando normalmente e sem trepidações, entretanto estes relatos me deixam preocupado. É fato que os maiores problemas ocorrem no New Fiesta mas como o Flávio mencionou já ocorreu com Eco e Focus.

Pesquisando na Internet (Youtube) descobri um vídeo provavelmente dos USA onde o mecânico faz a substituição do conjunto de dupla embreagem que estava contaminada com óleo, causando a trepidação. Este vazamento do óleo ocorre através de um retentor que separa a parte seca (conjunt de embreagem) da parte imersa em óleo (engrenagens de acionamento). Parece ser um defeito no composto deste retentor, ele perde a função de vedar e deixa o óleo ir passando aos poucos. Acredito que em congetionamentos, com a alta temperatura, este problema vai se agravando. O novo retentor inclusive tem outra coloração, é marrom e deve ter um composto mais resistente.

https://www.youtube.com/watch?v=YVJnNPbjjjs

Acredito que esta é a hipótese mais provável, li um relato de Fiesta Powershift onde o dono comenta o mesmo problema deste retentor, já admitido em um Boletim interno da Ford.

http://portaltopspeed.com.br/noticias/item/413-relato-de-leitor-sobre-problemas-com-cambio-do-new-fiesta-powershift#itemCommentsAnchor


Isto com certeza é motivo para um recall mas dificilmente a FORD vai convocar, acredito que só os que tiverem o problema terão as peças substituídas.


Abraços,

Ricardo

#13
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