EcoSport Club

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Retrovisor elétrico

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#1
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Saudações amigos.
Tenho agora minha primeira experiência com Eco e estou achando o carro espetacular.
Nesta semana fui "aprender sobre o carro" fuçando ali e aqui e quando vi a caixa de fusíveis vi que o disjuntor dos vidros elétricos estava mal encaixado. Como estava no manual encaixei totalmente os contatos pois parecia caído. Coincidência ou não o comando elétrico dos retrovisores parou de funcionar. Foi uma triste coincidência ou já ocorreu com alguém. Olhei o fusível responsável pelo comando e está perfeito. Como desmontar aquele suporte para verificar se a chave está ok? Gostaria da ajuda de alguém pois é um recurso muito interessante para mim que tem garagem estreita.

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
ola amigo, bem vindo ao Ecosport Clube !

nos meus arquivos consta que o fusivel numero 2 é o do desembaçador traseiro/espelho retrovisor eletrico
confirme se voce colocou um de 20amp que é a potencia correta.

Se o fusivel não estiver queimado, confirme se as partes metalicas dele estão limpas e se ele ta bem encaixado.

Se tudo estiver ok, vamos para o botão que comanda os espelho, empurre ele bem pra direita ou bem pra esquerda
pra ver se da contato nos dois lados. Se não der contato o jeito é puxar aquele suporte onde fica o botão, ele
é apenas preso por presilhas, basta puxa-lo com cuidado que sai e verifique o chicote que vai preso nele
Retrovisor elétrico Retrovisor_copy

Avise depois se conseguiu resolver.

#3
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Muito obrigado pela recepção Marcos
Segui suas orientações agora a pouco (por favor já sei que sou ansioso rsss)e cheguei até a chave.
Testei os contatos com o multímetro e vi que as posições não comutavam, desta forma, perdido por perdido, abri a fulaninha.
O sistema é relativamente simples, apenas relação de contatos como numa chave de seleção de áudio.
Resolvi fotografar o procedimento caso outros amigos passem pelo mesmo problema.
A capa da chave é presa apenas por encaixes plásticos, tive cuidado em soltá-los e pude ver o mecanismo interno conforme segue:

Foto1
Retrovisor elétrico Chave_001

Empurrei os contatos que vão no chicote e tive essa imagem
Foto2
Retrovisor elétrico Chave_002

Quando virei a placa notei que havia uma GAMBIARRA com um fio bem fino (foto3) e que, depois de retirar o fio, uma das trilhas da placa de circuito impresso tinha SUMIDO!!! (foto 4)

Foto3
Retrovisor elétrico Chave_003
Foto4
Retrovisor elétrico Chave_004

Fiz uma nova trilha com um terminal de resistor que tinha "resistido" por aqui (Não consegui resistir ao trocadilho rssss) e, para minha felicidade, e economia de R$ 60,00, tudo voltou ao normal.

Retrovisor elétrico Chave_005

Espero que este pequeno tutorial possa ajudar alguém.

Muito obrigado novamente Marcos pelo auxílio pois eu não tinha a mínima idéia de como tirar aquele acabamento.

Abraços




Última edição por daubert em Qui Jun 23, 2011 8:59 pm, editado 1 vez(es)

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Simplesmente otimo ! A diferença entre gastar muita grana e economizar arrumando por conta propria é: CORAGEM

Se vc levasse numa loja de auto-vidros, eles iriam condenar teu controle e iriam te empurrar um novo, depois
iriam consertar o teu controle exatamente como voce fez e vender como "novo" pra outra pessoa hehehe

Voce economizou uma boa grana brother, parabens!

#5
 mateus assis duarte

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Iniciante
Iniciante
li as postagens e foi pura verdade e coicidência,minha eco tinha parado de funcionar os retrovisores eletricos,olhei os fusiveis,abaixo do volante e tambem os ao lado da bateria,e nada então encontrei esse blog e agora atraves das postagens dos amigos,consigui encontar o problema,,,,,muito obrigado rapazes esse blog é de grande valia pra quem possui uma eco......

#6
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Muito bom, mateus assis duarte.
Dá uma fuçada no fórum. Tem muita coisa e quando vc precisar vai ficar mais fácil ainda de achar.

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#7
 giovannipj

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Iniciante
Iniciante
Sempre visito o fórum em busca de coisas novas e hoje achei este post. Desde que comprei minha eco os retrovisores só regulam através da chave para cima/baixo. Com a correria do dia a dia e o fato de somente eu dirigir o carro não dei muita importância, bastava regular com a mão mesmo e não precisar mexer mais. Acontece que minha espota tirou sua habilitação e tbem passou a dirigir o carro, dai o problema ficou mais grave; " vc é engenheiro eletricista deveria se envergonhar, é um absurdo um carro com retrovisor elétrico ter que regular na mão" (palavras da dona patroa). Pois bem, eu como engenheiro sempre fui adepto ao faça vc mesmo e como hoje estava em casa e com tempo de sobra resolvi solucionar o problema.
Vi no post do amigo daubert o problema do carro dele e não fazia sentido procurar o problema do meu carro em outro lugar senão na chave de comando. Desmontei a danada e eis que estava la o problema, como uma diferença no local da trilha rompida.

Retrovisor elétrico <a href=Retrovisor elétrico O7cv  " />

dei um ponto de solda na duas extremidades rompidas e como não tinha nenhum resistor estanhei um pedaço de fio para alto-falante.

Retrovisor elétrico <a href=Retrovisor elétrico Fdo8  " />
Retrovisor elétrico 6a7s



soldei o fio estanhado nas duas extremidades e em 20 minutos problema resolvido.
Retrovisor elétrico <a href=Retrovisor elétrico Xexu " />

Próximo problema que vou resolver é o do desembaçador traseiro. Um "profissional" rompeu as trilhas do vidro ao retirar uma película velha. Assim que fizer posto aqui pra gente discutir.
Abraços.

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Giovanni. Bem vindo ao club.

Você já chegou dando uma contribuição valiosíssima para o fórum. Já vi alguns Ecos com este problema. Eu mesmo tenho um com problema similar. No meu caso só funciona direita/esquerda.

Depois vou avaliar para ver se a solução é parecida!

 cheers

#9
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
E vamo que vamo, o pessoal aqui logo logo vai abandonar os auto-elétricos.

#10
 giovannipj

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Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Giovanni. Bem vindo ao club.

Você já chegou dando uma contribuição valiosíssima para o fórum. Já vi alguns Ecos com este problema. Eu mesmo tenho um com problema similar. No meu caso só funciona direita/esquerda.

Depois vou avaliar para ver se a solução é parecida!

 cheers


Maravilha.
Pelo que parece este problema é recorrente, só esqueci de mencionar que é preciso raspar as partes da trilha que vai reconstruir porque tem uma resina e a solda não pega.
É duro pegar 60 pratas numa chave nova mais a mão de obra de um eletricista de autos picareta por um problema simples desse.

#11
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Recomenda-se deixar o botão sempre na posição neutra.

Com o carro desligado a alimentação não é cortada.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#12
 Christiano

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Iniciante
Iniciante
no galera, fui tentar fazer issu acho que acabei estragando, nao fui em eletricista ainda pra ver, mas sera que acho isso a peça nova pra comprar??? minha eco é uma xls 2005

#13
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Acha sim, vários carros usam esse modelo, para você ter uma ideia, o Troller T4 até o ano 2010 usa esse modelo eu acho, o 2008 eu tenho certeza que usa...



Retrovisor elétrico WwmQbLo
Retrovisor elétrico NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#14
 Christiano

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Iniciante
Iniciante
sera que voce tem uma noçao de preço amigo??? estou em Bh, vou ver se vou na pedro segundo pois la tem muita coisa!

#15
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Eu acho que é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-584899304-botao-retrovisor-eletrico-vw-gol-santana-logus-apollo-escort-_JM



Retrovisor elétrico WwmQbLo
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#16
 Christiano

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Iniciante
Iniciante
na verdade é esse aki amigo óh: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587351637-boto-comando-retrovisor-ecosport-com-moldura-_JM

mas a moldura eu ja tenho!

#17
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
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Internamente o botão é o mesmo, muda só a ilustração no botão... Mas que bom que achou.



Retrovisor elétrico WwmQbLo
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#18
 Christiano

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Iniciante
Iniciante
haaaaa entendii!!! bom saber que internamente é o mesmo, ate pq tenho a moldura do original, vou procurar direitinho, e ja vou levar desmontado no carro pq é so encaixe entao é so testar na hora! grande abraço amigo, e obrigado pela orientaçao!

#19
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
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Vlw, boa sorte Christiano...



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#20
 Gebara

Gebara
Iniciante
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Bom Dia
Alguém teria o esquema elétrico de ligação dos retrovisores elétricos??? Minha eco veio sem o chicote que liga no botão de controle. Vou ter que adaptar.
Valeu

#21
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
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PARABÉNS DAUBERT!

MUITO BEM EXPLICADO.

#22
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