EcoSport Club

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Giro ideal para troca de marcha

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#1
 aleleal

aleleal
Iniciante
Iniciante
Olá, muito bom esse fórum! Comprei uma Ecosport xlt 1.6 2004 e não possuo o manual, gostaria de saber qual a rotação recomendada para troca de marchas.. alguém tem essa informação? como agem normalmente? Obrigado

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Aleleal. Bem vindo ao fórum.


Esta questão da troca de marchas acaba sendo algo muito pessoal, vai de acordo com a performance que o motorista deseja e depende também das condições da pista (aclives/declives, etc.).

Mas o manual recomenda sim, momentos ideais para a mudança de marchas, de acordo com a velocidade:

Marcha      Motor Frio         Motor aquecido
              (km/h)               (km/h)


1 - 2           25                   20


2 - 3           40                   35


3 - 4           65                   50


4 - 5           75                   75


Mas é como meu pai dizia: o motorista acaba percebendo quando o motor "pede" a troca de marcha, é uma questão de prática...

Abs

#3
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Eu troco sempre com 3.000 rpm's, dentro da cidade. ...na rodovia eu estico mais na 3° e 4° marcha...rs

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Poxa, Rafael, 3.000 RPM? Eu nem chego nesta rotação durante um percurso de uns 5 km...


Acabei de sair com o 1.6 e fiquei de olho como faço as trocas: a rotação em geral está em torno de 2.000 RPM e a velocidade é a seguinte:


Marcha      Motor Frio         Motor aquecido
              (km/h)               (km/h)

1 - 2           20                   15


2 - 3           35                   30


3 - 4           50                   40


4 - 5           75                   70


Na estrada, em velocidade constante de 100-110 km/h, procuro manter a rotação abaixo dos 3.000 RPM, por economia...


What a Face



Última edição por Josimar em Sex Set 19, 2014 6:05 am, editado 1 vez(es)

#5
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Josimar, trocando marcha em baixa rotação vc acaba forçando mais o carro....e outra vc acaba pisando mais no acelerador pra chegar a velocidade desejada....

Sempre troco com 3000 RPM e o motor fica cheio com o torque ideal....aqui tem muitas subidas onde eu moro...

#6
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Eu também faço a troca entre 2.500 e 3.000 rpm.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Rafael, eu esqueci de dizer que essas trocas/velocidade foram feitas em local plano, sem trânsito e o principal, sem pressa.


Fiz isso apenas para observar em que velocidade faço as trocas, mas normalmente ando mais rápido e aumento as rotações nas saídas dos sinais.


Mas, mesmo assim, só atinjo rotações próximas de 3.000 rpm se pisar fundo e forçar o motor! Agora fiquei encucado: por questão de economia de combustível, não devemos tentar manter a rotação do motor em níveis mais baixos? Claro que sem forçar demasiadamente o motor, como colocar a quinta marcha a 40 km/h...


Hoje à tarde observei melhor e faço as trocas quase sempre a 2.000 rpm. Na estrada, raramente atinjo 4.000 rpm, a não ser em ultrapassagens. 


Será que estou fazendo errado? Agora você me deixou com uma pulga atrás da orelha...


Giro ideal para troca de marcha Pulga

#8
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Josimar, jogar marchas altas com velocidades baixas ou RPM'S baixas.....acaba forçando o motor....

Imaginamos....quando reduzimos numa lombada, eu normalmente reduzo para 2° marcha, para min ter retomada de velocidade após passar sobre a lombada....certo?

Agora, reduza na lombada para uns 15 ~ 20 Km/h e jogue a 3° marcha, vc notará que o carro terá uma retomada bem mais lenta, justamente por uma velocidade baixa e uma marcha mais alta....consequentemente vc terá que compensar no pedal do acelerador....pisando mais para ter maior retomada e assim gastando mais combustível.....

Agora se estivermos numa descida a 40 Km/h de 5° marcha sem acelerar.... aí sim estamos economizando combustível...pois o sistema de injeção entra em cut-off....mas axo que o cut-off só atua numa rotação de 1500 RPM.....abaixo desta rotação o sistema injeta combustível...não tenho certeza....

#9
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
meu pai dirige como você josimar, entre 1500 a 2300 RPM...

e eu? bem não dirijo (hehehe), mas assim como o rafael, gosto que o motor encha!

primeiro, em trocas de marchas com rotação muito baixa, você força as peças, em especial cambio, motor e embragem, ai tendo um maior consumo de combustível, certo?

sem contar que o carro fica dando um pulinhos, e isso me irrita, e muito!

vou dar exemplo do meu pai:

1-2: 18 km/h

2-3: 25 km/h

3-4: 35~40 km/h

4-5: 50~55 km/h

isso ele troca estando com motor quente ou não. De acordo com a tabela, está totalmente errado.

mas é aquela coisa, cada motorista tem seu jeito de dirigir né, ai não tem jeito de mudar.....

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#10
 Smaylle

Smaylle
Membro Gold
Membro Gold
Nunca reparei quantos RPM eu troco de marcha, pois é muito automático isto, vou começar a reparar dai posto.

#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Falando sério agora....

A troca de marchas vai depender da lotação do carro (só motorista, com passageiros ou carga), da presença de obstáculos no percurso, tais como sinais, lombadas, trânsito, aclives/declives, etc.

Mas, para efeito de comparação, vamos considerar um EcoSport 1.6 abastecido com gasolina, rodando em uma via pavimentada com trânsito livre, em local plano.

A primeira marcha só serve para deslocar o veículo do ponto de inércia. Após ultrapassar 10 a 15 km/h, convém engatar logo a segunda marcha. Levar a rotação a níveis altos só vai exigir mais do motor e consumir mais combustível.

Por isso que motoristas de câmbio manual estranham tanto quanto migram para o AT. Neste as saídas são mais lentas, justamente porque o câmbio AT normalmente não estica as marchas - engata a seguinte sempre que possível.

As marchas seguintes podem ser engatadas sempre que necessário. Se a velocidade não for a ideal, o motor vai reclamar, vibrando excessivamente, o que dá para perceber claramente - o Igor citou isso.

Se o motor vibra excessivamente é porque a velocidade/rotação não é a suficiente para usar uma marcha alta. O bom senso manda reduzir uma ou mais marchas...

Sobre a questão da rotação, os especialistas recomendam que seja feita entre 2.000 e 3.000 rpm. Como em todo valor referencial, o melhor é ficar com a média: trocar com 2.500 rpm.

Mas, se o motorista quer maior performance do carro, precisa suplantar obstáculos como uma ladeira ou simplesmente está com pressa, nada impede que ele faça as trocas a 3.000, 4.000 ou 5.000 rpm.

Mas sabendo que desta maneira estará consumindo mais combustível, tendo menor autonomia, poluindo mais, etc. 


Quando estou atrasado e quero sair rapidinho de uma rotatória, encho a primeira até uns 5.000 rpm...  affraid



Contudo, daqui a pouco tempo quase todos os câmbios serão automáticos e nem precisaremos mais discutir isso...



Fui...

#12
 lipedepoa

lipedepoa
Membro Jr
Membro Jr
Trocando marchas em 2k de rpm, faço média de 10,5km/l

Josimar mesmo os câmbios automáticos tem suas recomendações. kkkkkk

Os automáticos normalmente arrancam em segunda marcha, o recomendável em aclives é que seja feita manualmente em 1º marcha.

#13
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
já foi comprovado alguns automáticos, ou melhor, CVT, economizam mais combustivel que o manual.....

mas EU tenho um pequeno problema, gosto que o carro seja meu , e que seja dono dele!!, nos automáticos, eles tem vida propiá, se falarem, não vou subir essa ladeira, eles não sobem, assim como quando você fala que não para sua amiga e ela diz sim....

meu pai fala que o proximo vai ser automático, por 2 motivos:

1º- ele disse que o pé esquerdo dele tá ficando meio ruim.

2º - porque a dona Marcia já exigiu, o carro que ela vai dirigir vai ter que ser automático!!

mas voltando ao tópico, meu pai nunca tem uma forma igual de dirigir, já que ele pega, intercaladamente, a eco que tem 107 CV, e o escort que tem seus lindos 86,1 CV, no seu belo motor CHT E-max, a álcool de fabrica!

ai fica difícil manter uma certa uma regularidade, sabe? um carro novo com um antigo....

ai equivale aquela coisa que o Josimar, ter bom senso, e um ouvido bem apurado.

sem contar que é facil saber quando o carro tá pedindo marcha, ele te pede assim "passa a marcha, tô implorando", mas é logico, se você esguelar o coitado, você só vai forçar mais e mais o carro.

essa do cambio automático é verdade, você mesmo é quem tem que engatar a primeira, no caso do cambio da ford, é só jogar ele lá atrás.

mas como sou problemático, gosto de gastar combustivel, ou melhor me divertir, mas isso daqui a 3 anos, menos que 3 anos kkk

então estou de contagem regressiva para os 1.8 anos kkk....

PS: numa das minhas pesquisas, acabei de descobrir que o escort tem suspensão independente nas 4 rodas, pena ele ser tão instável.....

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#14
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
Josimar escreveu:Falando sério agora....

A troca de marchas vai depender da lotação do carro (só motorista, com passageiros ou carga), da presença de obstáculos no percurso, tais como sinais, lombadas, trânsito, aclives/declives, etc.

Mas, para efeito de comparação, vamos considerar um EcoSport 1.6 abastecido com gasolina, rodando em uma via pavimentada com trânsito livre, em local plano.

A primeira marcha só serve para deslocar o veículo do ponto de inércia. Após ultrapassar 10 a 15 km/h, convém engatar logo a segunda marcha. Levar a rotação a níveis altos só vai exigir mais do motor e consumir mais combustível.

Por isso que motoristas de câmbio manual estranham tanto quanto migram para o AT. Neste as saídas são mais lentas, justamente porque o câmbio AT normalmente não estica as marchas - engata a seguinte sempre que possível.

As marchas seguintes podem ser engatadas sempre que necessário. Se a velocidade não for a ideal, o motor vai reclamar, vibrando excessivamente, o que dá para perceber claramente - o Igor citou isso.

Se o motor vibra excessivamente é porque a velocidade/rotação não é a suficiente para usar uma marcha alta. O bom senso manda reduzir uma ou mais marchas...

Sobre a questão da rotação, os especialistas recomendam que seja feita entre 2.000 e 3.000 rpm. Como em todo valor referencial, o melhor é ficar com a média: trocar com 2.500 rpm.

Mas, se o motorista quer maior performance do carro, precisa suplantar obstáculos como uma ladeira ou simplesmente está com pressa, nada impede que ele faça as trocas a 3.000, 4.000 ou 5.000 rpm.

Mas sabendo que desta maneira estará consumindo mais combustível, tendo menor autonomia, poluindo mais, etc. 


Quando estou atrasado e quero sair rapidinho de uma rotatória, encho a primeira até uns 5.000 rpm...  affraid



Contudo, daqui a pouco tempo quase todos os câmbios serão automáticos e nem precisaremos mais discutir isso...



Fui...



kkkkkkkk Você é dos meus Josimar, quando estou com pressa chego nessa mesma faixa de RPM'S de primeira também, na hora de engatar segunda da até aquela famosa cantadinha de pneu ! vlwww

#15
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
rafael69 escreveu:Josimar, jogar marchas altas com velocidades baixas ou RPM'S baixas.....acaba forçando o motor....

Imaginamos....quando reduzimos numa lombada, eu normalmente reduzo para 2° marcha, para min ter retomada de velocidade após passar sobre a lombada....certo?

Agora, reduza na lombada para uns 15 ~ 20 Km/h e jogue a 3° marcha, vc notará que o carro terá uma retomada bem mais lenta, justamente por uma velocidade baixa e uma marcha mais alta....consequentemente vc terá que compensar no pedal do acelerador....pisando mais para ter maior retomada e assim gastando mais combustível.....

Agora se estivermos numa descida a 40 Km/h de 5° marcha sem acelerar.... aí sim estamos economizando combustível...pois o sistema de injeção entra em cut-off....mas axo que o cut-off só atua numa rotação de 1500 RPM.....abaixo desta rotação o sistema injeta combustível...não tenho certeza....
Tô ligado, Rafael.

Mas não faço estas trocas de maneira a forçar o carro. Pelo contrário, sinto que se eu pisar mais no acelerador aí sim estarei forçando o carro.

Na verdade, é como o Smayle disse: isso é automático e eu nem sabia a que rpm/vel trocava as marchas. Fui observar só porque o colega que iniciou o tópico fez o questionamento...

Também me impressionei com a baixa rotação em que troco as primeiras marchas. E um detalhe: mal piso no acelerador. O pé apenas toca de leve o pedal...

Já li em algum lugar que o ideal é que não haja uma mudança brusca nas rpm quando trocamos de marcha. Quanto menor a variação de rpm entre uma marcha e a seguinte/anterior, mais corretamente a mudança terá sido feita...

Daqui a pouco vou sair com o 2.0,mas certamente os valores serão bem diferentes, devido à diferença de motorização. Vou prestar atenção nos detalhes.

Abs

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
lipedepoa escreveu:Trocando marchas em 2k de rpm, faço média de 10,5km/l

Josimar mesmo os câmbios automáticos tem suas recomendações. kkkkkk

Os automáticos normalmente arrancam em segunda marcha, o recomendável em aclives é que seja feita manualmente em 1º marcha.
Pois é, Lipe, acredito que trocando de marcha a rotações mais baixas, dá para economizar combustível... 

Quanto aos AT, falei isso mais na brincadeira, kkkkk.


Nós sempre vamos dar um jeitinho para estragar um condução "perfeita", rsrsrs.

Já dirigi AT, mas nunca possuí um. Quando ando com meus amigos normalmente eles jogam no modo sport, acho que porque não gostam da sensação de resposta mais lenta que o câmbio AT gera...

#17
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
GuilhermeGrizotto escreveu:
Josimar escreveu:Falando sério agora....

A troca de marchas vai depender da lotação do carro (só motorista, com passageiros ou carga), da presença de obstáculos no percurso, tais como sinais, lombadas, trânsito, aclives/declives, etc.

Mas, para efeito de comparação, vamos considerar um EcoSport 1.6 abastecido com gasolina, rodando em uma via pavimentada com trânsito livre, em local plano.

A primeira marcha só serve para deslocar o veículo do ponto de inércia. Após ultrapassar 10 a 15 km/h, convém engatar logo a segunda marcha. Levar a rotação a níveis altos só vai exigir mais do motor e consumir mais combustível.

Por isso que motoristas de câmbio manual estranham tanto quanto migram para o AT. Neste as saídas são mais lentas, justamente porque o câmbio AT normalmente não estica as marchas - engata a seguinte sempre que possível.

As marchas seguintes podem ser engatadas sempre que necessário. Se a velocidade não for a ideal, o motor vai reclamar, vibrando excessivamente, o que dá para perceber claramente - o Igor citou isso.

Se o motor vibra excessivamente é porque a velocidade/rotação não é a suficiente para usar uma marcha alta. O bom senso manda reduzir uma ou mais marchas...

Sobre a questão da rotação, os especialistas recomendam que seja feita entre 2.000 e 3.000 rpm. Como em todo valor referencial, o melhor é ficar com a média: trocar com 2.500 rpm.

Mas, se o motorista quer maior performance do carro, precisa suplantar obstáculos como uma ladeira ou simplesmente está com pressa, nada impede que ele faça as trocas a 3.000, 4.000 ou 5.000 rpm.

Mas sabendo que desta maneira estará consumindo mais combustível, tendo menor autonomia, poluindo mais, etc. 


Quando estou atrasado e quero sair rapidinho de uma rotatória, encho a primeira até uns 5.000 rpm...  affraid



Contudo, daqui a pouco tempo quase todos os câmbios serão automáticos e nem precisaremos mais discutir isso...



Fui...



kkkkkkkk Você é dos meus Josimar, quando estou com pressa chego nessa mesma faixa de RPM'S de primeira também, na hora de engatar segunda da até aquela famosa cantadinha de pneu ! vlwww

é até legal fazer isso, a adrenalina sobe lá em cima kkk. aqui no meu bairro tem uma subida com um semáfaro bem no meio da colina, e meu pai estica a primeira quase lá pelos 4500 a 5000 rpm, na hora de engatar a segunda até canta pneu, o ATR Scorpion ajuda nisso...

ele brinca assim, quando tem um carro do lado, depois que ele passa o carro ele fala assim "é cruz-credo (chevrolet Cruze) não segurou a onda da eco e ficou comendo poeira" kkkk

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#18
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
A física explica facilmente a questão. Giro ideal para troca de marchas é o de torque máximo, pois acima disso vc gasta combustível sem ganhar mais velocidade.
E sim, quanto mais baixa a rotação vc estiver passando a marcha, mais está sacrificando o carro pois joga todo o peso do volante do motor sem a inércia necessária para o motor girar. Aí pisa mais pra atingir a velocidade desejada e acaba gastando mais.
Quanto a pena de fazer o motor girar, por estar "gastando" ele, é besteira. O motor tem sua faixa de trabalho ideal e por isso tem a zona vermelha do conta-giros. Abaixo ou no começo dela por poucos segundos, é 100% seguro e não causa desgaste adicional, muito pelo contrário. Sua embreagem vai agradecer e as válvulas também!

[]s

#19
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
willians.santana.3 escreveu:A física explica facilmente a questão. Giro ideal para troca de marchas é o de torque máximo, pois acima disso vc gasta combustível sem ganhar mais velocidade.
E sim, quanto mais baixa a rotação vc estiver passando a marcha, mais está sacrificando o carro pois joga todo o peso do volante do motor sem a inércia necessária para o motor girar. Aí pisa mais pra atingir a velocidade desejada e acaba gastando mais.
Quanto a pena de fazer o motor girar, por estar "gastando" ele, é besteira. O motor tem sua faixa de trabalho ideal e por isso tem a zona vermelha do conta-giros. Abaixo ou no começo dela por poucos segundos, é 100% seguro e não causa desgaste adicional, muito pelo contrário. Sua embreagem vai agradecer e as válvulas também!

[]s

Isso mesmo mano. ...senta o pé e ja era.....aposto que faço o mesmo consumo do pessoal que troca marchas abaixo de 2000 rpm....

#20
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não concordo que seja adequado trocar marchas com rotações muito baixas. Percebi que, em via plana, faço as trocas a partir de 2.000 rotações. De maneira geral a recomendação é que seja feita entre 2.000 e 3.000 rpmA média seria trocar com 2.500 rpm.

Até agora TODOS os colegas afirmaram realizar a troca em limites dentro desta rotação (2 a 3k). O Igor chegou a citar que o Júlio eventualmente mantém rotações mais baixas, mas o próprio motorista não afirmou isso.

Mas é claro que cada motorista pode definir qual é o momento ideal para o seu carro/tipo de condução.

O colega Aleleal perguntou: qual o giro ideal para a troca de marcha? Faltou especificar se o objetivo era máximo desempenho ou economia (leia-se também direção defensiva).


Vamos saber a opinião de uma consultor técnico:

"A rotação utilizada nas saídas varia muito de acordo com a potência e torque do motor, o peso do carro, as relações de marcha, a topografia (se há subida) e a maior ou menor necessidade de agilidade. O motorista deve definir as rotações adequadas a cada situação, tendo em mente que um regime elevado demais, mantido por muito tempo antes de se liberar a embreagem por completo, pode até mesmo queimar seu disco, que terá de ser substituído."


"Esticar" as marchas até o regime de potência máxima, ou mesmo pouco além, é a forma de obter o melhor desempenho do motor. Pode-se superar ligeiramente (300 rpm, por exemplo) esse ponto para que, com a queda de giros decorrente da troca de marcha, a rotação permaneça próxima da de potência máxima. Elevar ainda mais as rotações, como atingir o regime de corte de injeção, não traz ganho porque a potência decresce ao superar o ponto máximo



A velocidade ideal de mudança de marcha também é afetada pelo peso transportado no veículo, topografia e exigências do trânsito. O ideal, tendo em vista menor consumo, é que se use marchas tão longas (altas) quanto possível, trocando-se logo acima da rotação de marcha-lenta [grifo nosso].



Vale até recomendar, se o torque do motor e as relações do câmbio permitirem, utilizar diretamente a 1ª., a  3ª. e a 5ª. marcha numa aceleração, o que mantém um regime bem baixo, com ganho em economia de combustível [grifo nosso].



Fonte: http://bestcars.uol.com.br/ct/rotacoes.htm

#21
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
"A velocidade de giro ou rotações por minuto (rpm) de cada veículo varia, mas pode ser medida pelo conta giro que fica no painel do automóvel. A hora certa de trocar a marcha na aceleração é quando o ponteiro indicar um valor próximo de 2.500 rpm. Com a mudança, o ponteiro vai diminuir o número. Assim que ele se aproximar novamente do valor, é o momento de aumentar para a próxima marcha, e assim por diante."

http://blogs.bolsademulher.com/decarona/2012/11/27/trocar-a-marcha-da-maneira-correta-economiza-combustivel/


Trocar a marcha entre 2.000 e  3.000 giros ou rpm[/size][/b] (rotação por minuto) do motor é uma das formas recomendadas de condução, mas tudo depende do carro e suas especificações, consulte omanual do veículo.[/size]
Nada impede que se ultrapasse deste valor, mas quanto maior for o rpm (rotação por minuto),maior será o consumo de combustível.
http://www.dicasde.net/dicas-gerais/dica-para-trocar-a-marcha-do-carro-na-hora-certa

Não existe uma regra geral, mas de qualquer modo precisamos ficar atentos aos limites de velocidade. Assim, para uma via cujo limite de velocidade é 60 km/h o mais apropriado para a maioria dos carros é acelerar a primeira até algo em torno de 2.500 giros do motor e passar para a segunda marcha. Na ocasião, os giros devem cair um pouco. Assim, você deve acelerar até os 2.500 giros novamente e passar para a terceira, seguindo assim por diante até a quinta marcha


Se o seu carro não tiver conta giros, pode-se basear pela velocidade também. Ao sair, utilize a primeira até 15 ou 20 km/h, passe para a segunda marcha e vá até 30 km/h. Coloque a terceira e acelere até 40 km/h ou 45 km/h quando então deve ser colocada a quarta. Para utilizar a quinta marcha, o melhor é apenas após os 60 km/h, 


http://www.tempoveiculos.com.br/noticias/2381/veja-dicas-para-trocar-a-marcha-do-carro-na-hora-certa.html





Para ser econômico a hora de trocar as marchas é quando o conta-giros estiver marcando entre 2.000 a 2.500 rpm (rotações por minuto), ou seja, baixas rotações. Já para obter um bom desempenho a hora ideal para mudança de marcha é quando estiver em potência máxima, algo acima dos 5500 rpm, dependendo do carro.



http://comofazerdicas.com.br/carros-e-motos/como-passar-e-trocar-as-marchas-do-carro-na-hora-correta/

#22
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
willians, acho uma rotação meio alta cara, visto que a rotação de torque da EcoSport 1.6 é 4250 rpm.....

no caso, rotações muito baixas fazem o carro reclamar, rotações muito altas fazem o carro reclamar.

mas diferente do que a maior parte das pessoas pensam, acho que não é legal passar a marcha vendo o conta-giros, por um simples motivo:

nem todos os carros brasileiros tem esse equipamento!

lógico, na ecosport temos ele sim, mas em outros carros, peincipalmente os populares (celta, gol, ford ka, a dupla uno e palio economy (versão antiga) e outros por ai não tem esse recurso, e a maior parte dos novos motoristas começam no mundo automotivo com esses carros....

sem contar que cada carro é um caso, como exemplo podemos ter o ecosport e o fiesta. as relações de marcha do ecosport, salvo engano, são mais curtas (as 3 primeiras marchas) do que o fiesta, ai podemos trocar de marcha no fiesta com uma rotação mais baixa, já que o cambio é mais longo...

ou então um belo exemplo da GM, o chevrolet Astra. ele tem o motor 2.0 com 128 cv (a partir de 2011, com 140 cv), nesse caso, as marchas podem ser engatas atpe com 1500 rpm, porque o carro tem torque e potência para compensar a marcha.

então, o certo a fazer é como o Josimar disse, é passar as marchas pelo som do carro, mas se ainda é novato, uma boa é passar as marchas pela velocidade, boa parte das pessoas faz isso.

sem contar que seguir o manual é ruim, a longo prazo, já que a cada troca de carro, o motorista terá de se adaptar com a rotação do motor, a velocidade, etc...

então as pessoas tem uma rotação "universal", que serve para todos os carros, que, para média, é entre 2000 a 2500 RPM

Lógico, cada um tem seu jeito de pilotar, uns mais apressados, outros mais calmos, e tudo isso influência nas trocas de marcha, e como nosso amigo Smaylle disse, é algo tão automático que nem percebemos quando se faz a troca.

na maioria das auto escolas eles vão até 40 km/h, e pedem para que o aluno vá até a 3º marcha, mas existem aqueles que esquecem das outras marchas, e vão de primeira até 25 km/h, mas é por falta de experiencia....

é aquilo que um dos colegas disse, a auto escola ensina o básico do básico, e quem faz o seu modo de dirigir é o motorista depois que ganha confiança no carro!

não me levem a mal quando eu disser "nós nem percebemos". eu sei que não dirijo, tenho uma certa noção de como é, mas acabo esquecendo, e fica mais facil, e menos cansativo que ficar dizendo, "meu pai, os motoristas" e por ai vai.

e sobre esse assunto, "ainda tem muita cana para moer", se é que o ditado é assim hehehe.

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#23
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
quem sabe eu não convenço ao Sr. julio a esticar até essa rotação né....

amanha vou dar uma volta com meu pai, numa via que tem váaaaarios semáfaros, vou tentar gravar com a minha camera, ou tentar burlar o microfone do meu celular....

ai vocês terão uma ideia de como meu pai dirige, alias, seria legal se alguém também pudesse gravar como dirige, mas claro, com segurança....

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#24
 presley

presley
Membro Jr
Membro Jr
Não precisa ficar com a pulga você esta correto em manter uma velocidade média e o giro baixo de 2000, assim você economiza combustível e mantem a vida util do motor sem força.



Josimar escreveu:Rafael, eu esqueci de dizer que essas trocas/velocidade foram feitas em local plano, sem trânsito e o principal, sem pressa.


Fiz isso apenas para observar em que velocidade faço as trocas, mas normalmente ando mais rápido e aumento as rotações nas saídas dos sinais.


Mas, mesmo assim, só atinjo rotações próximas de 3.000 rpm se pisar fundo e forçar o motor! Agora fiquei encucado: por questão de economia de combustível, não devemos tentar manter a rotação do motor em níveis mais baixos? Claro que sem forçar demasiadamente o motor, como colocar a quinta marcha a 40 km/h...


Hoje à tarde observei melhor e faço as trocas quase sempre a 2.000 rpm. Na estrada, raramente atinjo 4.000 rpm, a não ser em ultrapassagens. 


Será que estou fazendo errado? Agora você me deixou com uma pulga atrás da orelha...


Giro ideal para troca de marcha Pulga

#25
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
presley escreveu:Não precisa ficar com a pulga você esta correto em manter uma velocidade média e o giro baixo de 2000, assim você economiza combustível e mantem a vida util do motor sem força.

Obrigado pelo apoio, Presley.

É que comecei a escrever sobre o assunto pensando em responder à pergunta do colega do ponto de vista da economia e da direção defensiva.

Contudo, esqueci que poderíamos abordar também a questão da performance do veículo.


Assim como eu, você também já deve dirigir há cerca de 30 anos. Já tivemos nossa cota de emoções ao volante. Hoje pensamos mais na família, na segurança, na economia, etc.


Mas há colegas aqui no fórum que tem 20, 25 anos, e gostam de sentir a potência do carro. Está no sangue deles. Alguns até possuem carros mais esportivos, justamente porque gostam do binômio potência/velocidade.


Então, ainda que eu opte por uma direção mais conservadora, segura, também há momentos em que exijo mais do motor, mantendo a rotação mais alta e ganhando mais em potência.


Mas, em nome principalmente da direção defensiva, mas também da economia, procuro manter a rotação em níveis mais baixos, na maior parte do tempo.


A história da pulga foi mais para quebrar o clima sério que a discussão estava tomando, rsrsrs.

O fórum é de discussão, mas sempre procuramos manter o bom humor e o respeito mútuo, para evitar transformar em discussão em briga.

Grande abraço!

#26
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