Postado Seg Set 15, 2014 10:43 pm
Olá, muito bom esse fórum! Comprei uma Ecosport xlt 1.6 2004 e não possuo o manual, gostaria de saber qual a rotação recomendada para troca de marchas.. alguém tem essa informação? como agem normalmente? Obrigado
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Última edição por Josimar em Sex Set 19, 2014 6:05 am, editado 1 vez(es)
Josimar escreveu:Falando sério agora....
A troca de marchas vai depender da lotação do carro (só motorista, com passageiros ou carga), da presença de obstáculos no percurso, tais como sinais, lombadas, trânsito, aclives/declives, etc.
Mas, para efeito de comparação, vamos considerar um EcoSport 1.6 abastecido com gasolina, rodando em uma via pavimentada com trânsito livre, em local plano.
A primeira marcha só serve para deslocar o veículo do ponto de inércia. Após ultrapassar 10 a 15 km/h, convém engatar logo a segunda marcha. Levar a rotação a níveis altos só vai exigir mais do motor e consumir mais combustível.
Por isso que motoristas de câmbio manual estranham tanto quanto migram para o AT. Neste as saídas são mais lentas, justamente porque o câmbio AT normalmente não estica as marchas - engata a seguinte sempre que possível.
As marchas seguintes podem ser engatadas sempre que necessário. Se a velocidade não for a ideal, o motor vai reclamar, vibrando excessivamente, o que dá para perceber claramente - o Igor citou isso.
Se o motor vibra excessivamente é porque a velocidade/rotação não é a suficiente para usar uma marcha alta. O bom senso manda reduzir uma ou mais marchas...
Sobre a questão da rotação, os especialistas recomendam que seja feita entre 2.000 e 3.000 rpm. Como em todo valor referencial, o melhor é ficar com a média: trocar com 2.500 rpm.
Mas, se o motorista quer maior performance do carro, precisa suplantar obstáculos como uma ladeira ou simplesmente está com pressa, nada impede que ele faça as trocas a 3.000, 4.000 ou 5.000 rpm.
Mas sabendo que desta maneira estará consumindo mais combustível, tendo menor autonomia, poluindo mais, etc.
Quando estou atrasado e quero sair rapidinho de uma rotatória, encho a primeira até uns 5.000 rpm...
Contudo, daqui a pouco tempo quase todos os câmbios serão automáticos e nem precisaremos mais discutir isso...
Fui...
Tô ligado, Rafael.rafael69 escreveu:Josimar, jogar marchas altas com velocidades baixas ou RPM'S baixas.....acaba forçando o motor....
Imaginamos....quando reduzimos numa lombada, eu normalmente reduzo para 2° marcha, para min ter retomada de velocidade após passar sobre a lombada....certo?
Agora, reduza na lombada para uns 15 ~ 20 Km/h e jogue a 3° marcha, vc notará que o carro terá uma retomada bem mais lenta, justamente por uma velocidade baixa e uma marcha mais alta....consequentemente vc terá que compensar no pedal do acelerador....pisando mais para ter maior retomada e assim gastando mais combustível.....
Agora se estivermos numa descida a 40 Km/h de 5° marcha sem acelerar.... aí sim estamos economizando combustível...pois o sistema de injeção entra em cut-off....mas axo que o cut-off só atua numa rotação de 1500 RPM.....abaixo desta rotação o sistema injeta combustível...não tenho certeza....
Pois é, Lipe, acredito que trocando de marcha a rotações mais baixas, dá para economizar combustível...lipedepoa escreveu:Trocando marchas em 2k de rpm, faço média de 10,5km/l
Josimar mesmo os câmbios automáticos tem suas recomendações. kkkkkk
Os automáticos normalmente arrancam em segunda marcha, o recomendável em aclives é que seja feita manualmente em 1º marcha.
GuilhermeGrizotto escreveu:Josimar escreveu:Falando sério agora....
A troca de marchas vai depender da lotação do carro (só motorista, com passageiros ou carga), da presença de obstáculos no percurso, tais como sinais, lombadas, trânsito, aclives/declives, etc.
Mas, para efeito de comparação, vamos considerar um EcoSport 1.6 abastecido com gasolina, rodando em uma via pavimentada com trânsito livre, em local plano.
A primeira marcha só serve para deslocar o veículo do ponto de inércia. Após ultrapassar 10 a 15 km/h, convém engatar logo a segunda marcha. Levar a rotação a níveis altos só vai exigir mais do motor e consumir mais combustível.
Por isso que motoristas de câmbio manual estranham tanto quanto migram para o AT. Neste as saídas são mais lentas, justamente porque o câmbio AT normalmente não estica as marchas - engata a seguinte sempre que possível.
As marchas seguintes podem ser engatadas sempre que necessário. Se a velocidade não for a ideal, o motor vai reclamar, vibrando excessivamente, o que dá para perceber claramente - o Igor citou isso.
Se o motor vibra excessivamente é porque a velocidade/rotação não é a suficiente para usar uma marcha alta. O bom senso manda reduzir uma ou mais marchas...
Sobre a questão da rotação, os especialistas recomendam que seja feita entre 2.000 e 3.000 rpm. Como em todo valor referencial, o melhor é ficar com a média: trocar com 2.500 rpm.
Mas, se o motorista quer maior performance do carro, precisa suplantar obstáculos como uma ladeira ou simplesmente está com pressa, nada impede que ele faça as trocas a 3.000, 4.000 ou 5.000 rpm.
Mas sabendo que desta maneira estará consumindo mais combustível, tendo menor autonomia, poluindo mais, etc.
Quando estou atrasado e quero sair rapidinho de uma rotatória, encho a primeira até uns 5.000 rpm...
Contudo, daqui a pouco tempo quase todos os câmbios serão automáticos e nem precisaremos mais discutir isso...
Fui...
kkkkkkkk Você é dos meus Josimar, quando estou com pressa chego nessa mesma faixa de RPM'S de primeira também, na hora de engatar segunda da até aquela famosa cantadinha de pneu !
willians.santana.3 escreveu:A física explica facilmente a questão. Giro ideal para troca de marchas é o de torque máximo, pois acima disso vc gasta combustível sem ganhar mais velocidade.
E sim, quanto mais baixa a rotação vc estiver passando a marcha, mais está sacrificando o carro pois joga todo o peso do volante do motor sem a inércia necessária para o motor girar. Aí pisa mais pra atingir a velocidade desejada e acaba gastando mais.
Quanto a pena de fazer o motor girar, por estar "gastando" ele, é besteira. O motor tem sua faixa de trabalho ideal e por isso tem a zona vermelha do conta-giros. Abaixo ou no começo dela por poucos segundos, é 100% seguro e não causa desgaste adicional, muito pelo contrário. Sua embreagem vai agradecer e as válvulas também!
[]s
Josimar escreveu:Rafael, eu esqueci de dizer que essas trocas/velocidade foram feitas em local plano, sem trânsito e o principal, sem pressa.
Fiz isso apenas para observar em que velocidade faço as trocas, mas normalmente ando mais rápido e aumento as rotações nas saídas dos sinais.
Mas, mesmo assim, só atinjo rotações próximas de 3.000 rpm se pisar fundo e forçar o motor! Agora fiquei encucado: por questão de economia de combustível, não devemos tentar manter a rotação do motor em níveis mais baixos? Claro que sem forçar demasiadamente o motor, como colocar a quinta marcha a 40 km/h...
Hoje à tarde observei melhor e faço as trocas quase sempre a 2.000 rpm. Na estrada, raramente atinjo 4.000 rpm, a não ser em ultrapassagens.
Será que estou fazendo errado? Agora você me deixou com uma pulga atrás da orelha...
presley escreveu:Não precisa ficar com a pulga você esta correto em manter uma velocidade média e o giro baixo de 2000, assim você economiza combustível e mantem a vida util do motor sem força.
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