Postado Sex Ago 15, 2014 2:39 pm
Há algum tempo instalei a câmera de ré, apesar de ser uma câmera simples, funciona muito bem e já me acostumei com ela. Com base no sucesso desse equipamento, resolvi instalar uma segunda câmera na frente da minha eco.
Pode até parecer exagero de minha parte, mas ajuda muito em situações em que o veículo está estacionado e ao retornar depara-se com uma situação muito comum, em que outra pessoa estaciona muito próximo, reduzindo o espaço e dificultando a manobra, ou até mesmo quando precisamos estacionar próximo a um obstáculo, exemplo: meio-fio, uma pedra ou coisas assim.
Com uma câmera no para-choque dianteiro é bem diferente, só raspa o para-choque se quiser pois existe a visão do local.
Assim, apesar de não ser difícil de fazer, resolvi compartilhar esta experiência com os colegas. São poucas fotos e sem muita qualidade mas acredito que ajuda a ilustrar a idéia colocada em prática.
Os materiais adquiri todos no ML e o investimento não foi muito alto, tendo um ótimo custo/benefício.
O funcionamento ficou assim:
- Ao engatar a marcha ré, liga o sensor de estacionamento, a câmera traseira(RÉ) e o temporizador, este último, alimenta a tela e a tela passa a receber a imagem da câmera traseira;
- Desengatando a marcha ré, a tela passa a receber a imagem da câmera frontal, permanecendo alimentada pelo relé do temporizador por 04 minutos.
- S3(chave 3) ao ser pressionada com o freio acionado, (aciona a câmera frontal e o portão);
- S3(chave 3) ao manter pressionada sem acionar o freio, (aciona a câmera traseira), ao liberar S3(chave 3) automaticamente a tela passa a receber por 04 minutos a imagem da câmera frontal.
Com a utilização de diodos a mesma chave(S3), tem tripla função.
- S1 é uma micro chave instalada dentro do porta-trecos do teto, que ao ser acionada liga a tela e a câmera traseira(RÉ) por tempo indeterminado, como se fosse um retrovisor.
O relé auxiliar serve para alternar o funcionamento da S3, para acionar o TX car.
A câmera frontal ficou logo abaixo da placa, assim a lente fica mais protegida no caso de chuva.
O esquema elétrico está na primeira imagem.
- Duas câmeras coloridas simples;
- Uma tela LCD 4:3;
- Um temporizador para manter ligada a câmera dianteira;
- Diodos para isolar os circuitos;
- Uma chave miniatura (adaptada na tampa falsa do painel).
Nota:
A tela foi colada sobre um EVA com espessura de 10mm, e o EVA fixado no painel com fita dupla-face.
O sistema funciona somente com a ignição ligada e a alimentação 12v do temporizador vem de um ponto pós-chave.
Placa do temporizador:
Câmera frontal, modelo utilizado:
Modelo da tela utilizada:
Pode até parecer exagero de minha parte, mas ajuda muito em situações em que o veículo está estacionado e ao retornar depara-se com uma situação muito comum, em que outra pessoa estaciona muito próximo, reduzindo o espaço e dificultando a manobra, ou até mesmo quando precisamos estacionar próximo a um obstáculo, exemplo: meio-fio, uma pedra ou coisas assim.
Com uma câmera no para-choque dianteiro é bem diferente, só raspa o para-choque se quiser pois existe a visão do local.
Assim, apesar de não ser difícil de fazer, resolvi compartilhar esta experiência com os colegas. São poucas fotos e sem muita qualidade mas acredito que ajuda a ilustrar a idéia colocada em prática.
Os materiais adquiri todos no ML e o investimento não foi muito alto, tendo um ótimo custo/benefício.
O funcionamento ficou assim:
- Ao engatar a marcha ré, liga o sensor de estacionamento, a câmera traseira(RÉ) e o temporizador, este último, alimenta a tela e a tela passa a receber a imagem da câmera traseira;
- Desengatando a marcha ré, a tela passa a receber a imagem da câmera frontal, permanecendo alimentada pelo relé do temporizador por 04 minutos.
- S3(chave 3) ao ser pressionada com o freio acionado, (aciona a câmera frontal e o portão);
- S3(chave 3) ao manter pressionada sem acionar o freio, (aciona a câmera traseira), ao liberar S3(chave 3) automaticamente a tela passa a receber por 04 minutos a imagem da câmera frontal.
Com a utilização de diodos a mesma chave(S3), tem tripla função.
- S1 é uma micro chave instalada dentro do porta-trecos do teto, que ao ser acionada liga a tela e a câmera traseira(RÉ) por tempo indeterminado, como se fosse um retrovisor.
O relé auxiliar serve para alternar o funcionamento da S3, para acionar o TX car.
A câmera frontal ficou logo abaixo da placa, assim a lente fica mais protegida no caso de chuva.
O esquema elétrico está na primeira imagem.
- Duas câmeras coloridas simples;
- Uma tela LCD 4:3;
- Um temporizador para manter ligada a câmera dianteira;
- Diodos para isolar os circuitos;
- Uma chave miniatura (adaptada na tampa falsa do painel).
Nota:
A tela foi colada sobre um EVA com espessura de 10mm, e o EVA fixado no painel com fita dupla-face.
O sistema funciona somente com a ignição ligada e a alimentação 12v do temporizador vem de um ponto pós-chave.
Placa do temporizador:
Câmera frontal, modelo utilizado:
Modelo da tela utilizada:
Última edição por Xave em Sex Ago 22, 2014 10:06 am, editado 4 vez(es)