albertoivo escreveu:
Josimar, vc disse uma coisa que me interessou bastante que está em negrito no seu comentário acima. Acabo de comprar uma EcoSport SE Powershift, nunca dirigi um carro automático antes... Então vamos lá: pelo que entendi, vc falou que devemos aliviar o pé depois de uma acelerada para o carro passar de marcha? Então se eu mantiver pisado no acelerador o motor vai chegar a quase rasgar até trocar de marcha?
Obrigado por qualquer dica que me faça economizar combustível num carro automáticop.. rsrsrs..
Olá,
Alberto. Parabéns por sua aquisição.
Infelizmente não posso dar muitas dicas pois
não possuo um carro automático/automatizado. Já dirigi algumas vezes, mas só para teste.
Esta consideração que fiz baseou-se em comentários de colegas aqui do fórum que responderam esclarecendo algumas dúvidas.
Mas é isso mesmo que citei. Se pisar fundo as marchas serão trocadas em maior rotação (mas sem chegar a rasgar o motor, rsrs), o que certamente significa também maior consumo de combustível.
Quem está habituado à condução manual sente muita diferença no quesito aceleração x potência, pois o carro automatizado procura equilibrar melhor o balanço energético do veículo, e deste modo as reações são mais lentas, visando a uma melhor performance do motor e consequente segurança e economia.
Por isso, o modo "
S" torna-se uma opção interessante para diminuir esta sensação de perda de autonomia sobre o veículo. Mas deve ser usado com parcimônia, uma vez que acarreta maior consumo.
Mas não se preocupe em demasia com isso. Curta o carro, acostume-se com a condução e com certeza encontrará o ponto certo entre emoção x economia, principalmente auxiliado pelo computador de bordo, que registra instantaneamente o consumo e possibilita alterar formas de condução até encontrar a mais adequada.
Mas a regra de ouro vale tanto para automáticos quanto manuais... Ter o pé leve...