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Ecosport 2010 XLT Automática com motor "pipocando"

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#1
 diego.ferreira

diego.ferreira
Iniciante
Iniciante
Prezados,
Bom dia.

Sou membro novo do fórum, pois recentemente (neste sábado) comprei minha Ecosport 2010 XLT Automática com mais ou menos 34.000 KM rodados!

O carro está em perfeito estado e estava funcionando muito bem quando tirei da agência. Porém, na segunda-feira a noite, quando voltava do trabalho, reparei quando parei no farol que o motor começou a "pipocar" em alguns momentos, como se o carro fosse morrer, porém não chegou a parar. Eu comecei a prestar atenção nesse comportamento, que não estava acontecendo no final de semana. Quando engato a Ré, deixo o carro parado ou em velocidades mais baixas, próximas à 20KM/h o carro começa a dar esses pipocos, como se fosse morrer, mas continua ligado.

Eu fui procurar no manual do carro se havia alguma recomendação para manutenção do motor, mas o único comportamento que vi que chega próximo desse é o Sistema de Limitação de Rotação do motor, onde o manual explica que o motor da Ford possui tecnologia que limita a rotação do motor quando em marcha lenta ou em "ponto morto" e não caracteriza falha. Porém, o que me assusta é que no final de semana andei bastante com o carro, parei por diversas vezes em semáforos e em nenhum momento ocorreu esse comportamento e tem certos instantes que o motor começa a pipocar em que a luz do farol e as luzes do painel do carro chegam a diminuir a potência como se o carro fosse morrer, me deixando preocupado se ele está próximo de entrar em colapso.

Verifiquei que o óleo do motor e o fluído de arrefecimento estão em perfeito estado, tendo sido trocados há 1 mês atrás.

Gostaria de contar com o apoio de vocês que já tem muito mais experiência de Ecosport, pois vou deixar no mecânico para que revise hoje, mas também não quero ser enganado.

Muito obrigado pela atenção e bom dia a todos!

Abraços,

--
Diego M. Ferreira

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Por parte do seu relato, eu daria uma verificada no estado da bateria, pelo tempo do carro já estaria no tempo de trocar pela segunda vez.

#3
 vicvalente

vicvalente
Iniciante
Iniciante
Também acredito que possa ser bateria, se não tiver sido trocada nenhuma vez, seria a primeira coisa que eu olharia.

#4
 diego.ferreira

diego.ferreira
Iniciante
Iniciante
Pessoal,
Bom dia.

Não consegui responder antes, mas quero compartilhar o desenrolar do caso.

Após eu criar esse tópico as coisas foram piorando muito. O carro começou a falhar muito e morria diversas vezes.

Eu levei na agência para que checassem o que ocorria, uma vez que ainda está na garantia, e o mecânico da agência conseguiu solucionar o meu problema!

Foi necessário trocar as bobinas do motor, pois estava infiltrando líquidos, seja óleo ou água. Eles aproveitaram para realizar a limpeza das velas. Depois disso o carro é outro. Já passou uma semana e estou sem problema nenhum.

Eles me explicaram que isso pode ter ocorrido por terem lavado o motor ou simplesmente acumulo de óleo, já que a bobina que vem de fábrica da Ecosport 2.0 Duratec 2010/2011 (não sei sobre os outros modelos) são revestidas de cortiça, o que ajuda a reter o líquido. Quando eles substituiram, eles utilizaram bobinas revestidas de borracha, que ajudam a vedar melhor.

Espero que minha experiência possa ajudar mais gente e caso tenha qualquer novidade irei compartilhar aqui.

Abraços,

--
Diego M. Ferreira

#5
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