EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Pessoal, como regra, quem se preocupa em manter o veículo sempre em boas condições e pronto pra decolar, certamente sente a necessidade de estar sempre pesquisando e avaliando o desempenho geral deste. Eu também não fujo à regra, minha eco está perfeita, pelo menos aos meus olhos, e tive a curiosidade de investigar a origem de um ruído que eu ouvia com maior intensidade sempre que funcionava o motor pela primeira vez quando frio, era algo parecido com uma vibração tipo(taquara rachada), porém com um tom mais grave. Esta situação estava me incomodando e resolvi encontrar o motivo disso, não demorou muito para que surgissem pistas de onde vinha o incômodo ruído, que compartilho os detalhes.
  A origem do problema estava na caixa do filtro de ar que ficava encostando em 04(quatro) locais diferentes, nas duas mangueiras que vêm do sistema do reservatório de gasolina para uso de etanol, e em um suporte de metal que fica sobre os terminais de alimentação dos bicos de injeção.
  Nestes locais, onde existiam atritos, a começar pelas mangueiras estas estavam desgastadas como se estivessem sido esmerilhadas de tanto friccionar ali, acredito que se ficasse por mais tempo acabaria furando e ocasionando entrada de ar falso ou algo similar ou pior.
Resolvi disponibilizar a solução que apliquei para o caso em epígrafe, com pleno sucesso.
  Claro, acredito que nem todas as Ecos estão com a mesma situação, mas fica a dica, se você estiver ouvindo alguma coisa análoga ao que postei, que tenha a impressão que vem de dentro do cofre do motor, vale uma inspeção visual com a simples remoção da caixa do filtro de ar. Penso, ainda, que a melhor solução seria adequar o suporte metálico, seja cortando ou moldando ele pois somente 4mm foram suficientes para quele local, mas optei pela outra solução que surtiu efeito positivo.
  Resultado após aplicar os ajustes, motor funcionando silencioso mesmo na primeira vez do dia que é quando ele está frio e está mais propenso a vibrações mecânicas.
No meu caso, envolve uma Eco XLT 1.6 FreeStyle, não sei como é em outros motores.
Seguem as fotos para apreciação dos colegas.

Visão inferior da tampa da caixa do filtro de ar
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 6hl47s

Locais onde encostavam na tampa da caixa do filtro de ar
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle Bh015

Mangueiras quase furadas
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 15q4v1c
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle V3zkih

Solução aplicada para as mangueiras
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 1zn0th1

Outros pontos de atrito
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 6j3dae
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle Ezsbn

Desgaste acentuado na tampa caixa do filtro por estar encostando no suporte de metal
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 2vkcdqw

Solução 2 aplicada para a tampa da caixa do filtro de ar
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 21mal8n
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle Nmktv5

Solução 3 aplicada para caixa
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 28l44uv
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 20gci1l
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 292060i

Resultado da opção 3
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle 2v93j7k
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle Ok6fir

Finalizado
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle Ofue04

Fica a dica para casos similares, observando sempre cuidadosamente para não danificar nada, principalmente quando envolve recortes.
Abç Exclamation





Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle Vi8JTdD

#2
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Show de bola Xave, imagino a trabalheira para achar o ruído com o motor funcionando...

Show, creio que é necessário da uma olhada mesmo que não esteja ouvindo ruído, esse desgaste é realmente preocupante, e uma solução aparentemente fácil...

Parabéns pelo tópico, vou marca-lo como Tutorial = Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle Chuy10



Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle WwmQbLo
Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#3
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Phill Lima escreveu:Show de bola Xave, imagino a trabalheira para achar o ruído com o motor funcionando...

Show, creio que é necessário da uma olhada mesmo que não esteja ouvindo ruído, esse desgaste é realmente preocupante, e uma solução aparentemente fácil...

Parabéns pelo tópico, vou marca-lo como Tutorial = Atrito da caixa do filtro de ar-XLT 1.6 FreeStyle Chuy10
Obrigado Phill Lima,
Realmente, mesmo sendo uma solução simples, exige um pouco de trabalho, eu até examinei a possibilidade de fazer uma adaptação para levantar o filtro, é perfeitamente possível fabricando três peças para readequar esta altura, mas daí achei que, apesar de ficar oculta, dá a ideia de "gambiarra", não é muito diferente do que fiz mas foi mais fácil.
Áh! eu fico feliz se marcar como "tutorial".
Abç

#4
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
São esses posts que gosto de ler e fazem a diferença aqui no forum.

Parabéns Xave!

 Like 







EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#5
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Obrigado efemota...
Abç

#6
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Parabéns Xave, ficou muito bom

#7
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Obrigado Like

#8
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
dizer que esse d.i.y foi bom é um pecado, ele foi é ótimo mesmo, parabéns xave. ótimo tópico vlwww

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#9
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Obrigado Igor eduardo...
Abç

#10
 Vanilsom Terto

Vanilsom Terto
Membro Jr
Membro Jr
Boa tarde Xave, parabéns pelo tutorial, é por estes motivos que agregamos conhecimentos e experiências em pro de um objetivo, que é compartilhas soluções e também problemas.Irei com certeza usufruir de seus conhecimentos, pois estou com mesmo diagnostico acima, vou partir para o trabalho. Like 
Um abraço.
ADSUMUS.

#11
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos