Postado Seg Mar 24, 2014 4:14 pm
Pessoal, como regra, quem se preocupa em manter o veículo sempre em boas condições e pronto pra decolar, certamente sente a necessidade de estar sempre pesquisando e avaliando o desempenho geral deste. Eu também não fujo à regra, minha eco está perfeita, pelo menos aos meus olhos, e tive a curiosidade de investigar a origem de um ruído que eu ouvia com maior intensidade sempre que funcionava o motor pela primeira vez quando frio, era algo parecido com uma vibração tipo(taquara rachada), porém com um tom mais grave. Esta situação estava me incomodando e resolvi encontrar o motivo disso, não demorou muito para que surgissem pistas de onde vinha o incômodo ruído, que compartilho os detalhes.
A origem do problema estava na caixa do filtro de ar que ficava encostando em 04(quatro) locais diferentes, nas duas mangueiras que vêm do sistema do reservatório de gasolina para uso de etanol, e em um suporte de metal que fica sobre os terminais de alimentação dos bicos de injeção.
Nestes locais, onde existiam atritos, a começar pelas mangueiras estas estavam desgastadas como se estivessem sido esmerilhadas de tanto friccionar ali, acredito que se ficasse por mais tempo acabaria furando e ocasionando entrada de ar falso ou algo similar ou pior.
Resolvi disponibilizar a solução que apliquei para o caso em epígrafe, com pleno sucesso.
Claro, acredito que nem todas as Ecos estão com a mesma situação, mas fica a dica, se você estiver ouvindo alguma coisa análoga ao que postei, que tenha a impressão que vem de dentro do cofre do motor, vale uma inspeção visual com a simples remoção da caixa do filtro de ar. Penso, ainda, que a melhor solução seria adequar o suporte metálico, seja cortando ou moldando ele pois somente 4mm foram suficientes para quele local, mas optei pela outra solução que surtiu efeito positivo.
Resultado após aplicar os ajustes, motor funcionando silencioso mesmo na primeira vez do dia que é quando ele está frio e está mais propenso a vibrações mecânicas.
No meu caso, envolve uma Eco XLT 1.6 FreeStyle, não sei como é em outros motores.
Seguem as fotos para apreciação dos colegas.
Visão inferior da tampa da caixa do filtro de ar
Locais onde encostavam na tampa da caixa do filtro de ar
Mangueiras quase furadas
Solução aplicada para as mangueiras
Outros pontos de atrito
Desgaste acentuado na tampa caixa do filtro por estar encostando no suporte de metal
Solução 2 aplicada para a tampa da caixa do filtro de ar
Solução 3 aplicada para caixa
Resultado da opção 3
Finalizado
Fica a dica para casos similares, observando sempre cuidadosamente para não danificar nada, principalmente quando envolve recortes.
Abç
A origem do problema estava na caixa do filtro de ar que ficava encostando em 04(quatro) locais diferentes, nas duas mangueiras que vêm do sistema do reservatório de gasolina para uso de etanol, e em um suporte de metal que fica sobre os terminais de alimentação dos bicos de injeção.
Nestes locais, onde existiam atritos, a começar pelas mangueiras estas estavam desgastadas como se estivessem sido esmerilhadas de tanto friccionar ali, acredito que se ficasse por mais tempo acabaria furando e ocasionando entrada de ar falso ou algo similar ou pior.
Resolvi disponibilizar a solução que apliquei para o caso em epígrafe, com pleno sucesso.
Claro, acredito que nem todas as Ecos estão com a mesma situação, mas fica a dica, se você estiver ouvindo alguma coisa análoga ao que postei, que tenha a impressão que vem de dentro do cofre do motor, vale uma inspeção visual com a simples remoção da caixa do filtro de ar. Penso, ainda, que a melhor solução seria adequar o suporte metálico, seja cortando ou moldando ele pois somente 4mm foram suficientes para quele local, mas optei pela outra solução que surtiu efeito positivo.
Resultado após aplicar os ajustes, motor funcionando silencioso mesmo na primeira vez do dia que é quando ele está frio e está mais propenso a vibrações mecânicas.
No meu caso, envolve uma Eco XLT 1.6 FreeStyle, não sei como é em outros motores.
Seguem as fotos para apreciação dos colegas.
Visão inferior da tampa da caixa do filtro de ar
Locais onde encostavam na tampa da caixa do filtro de ar
Mangueiras quase furadas
Solução aplicada para as mangueiras
Outros pontos de atrito
Desgaste acentuado na tampa caixa do filtro por estar encostando no suporte de metal
Solução 2 aplicada para a tampa da caixa do filtro de ar
Solução 3 aplicada para caixa
Resultado da opção 3
Finalizado
Fica a dica para casos similares, observando sempre cuidadosamente para não danificar nada, principalmente quando envolve recortes.
Abç