EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Desmontando o painel de instrumentos

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 4]

#1
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Relembrando a primeira mensagem :

Olá amigos do clube,

Segue um pequeno tutorial de como retirar o painel de instrumentos do carro para que no futuro voce possa trocar os led's (não se usa mais lampadas hehehehe) queimados ou mesmo pra dar uma limpeza nele:

Primeiro passo: puxar essa moldura que fica por cima do painel, precisa apenas puxar pois ela é só encaixada:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte1painel

Aqui umas fotos da moldura já fora do seu lugar original:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte2painel

Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte3painel

O segundo passo é soltar esses 2 parafusos que prendem o painel, vc vai usar uma chave de boca "numero 7"
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte4painel

O terceiro passo é desconectar o chicote que comanda o painel, ele é esse marcado com a seta:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte5painel

Agora é só retirar o painel de instrumentos do carro:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte6painel

Essa proteção plastica transparente que impede vc de tocar nos ponteiros também é apenas encaixada no painel, com as mãos voce vai soltar umas 5 ou 6 travas plasticas pra ter acesso aos instrumentos como na foto abaixo:
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte7painel

Agora é só puxar com muito cuidado os dois ponteiros do painel (puxar pelo meio na parte preta) que essa capa preta plastica sai inteira e dae por baixo dela voce terá acesso a todos os led's que acendem no painel (os de iluminação e os de sinais de freio,luz alta, setas, etc ...)

Como eu não tinha nenhum led queimado no painel pra trocar, nem tirei mais fotos mas acredito que agora já vai ajudar o pessoal que precisar mexer nele.


Abraço


#51
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Confirmado amigo, os leds são todos brancos, o acrilico do painel que é verde, mas se voce instalar leds azuis, a cor do painel aceso vai ficar diferente, mas não tenho certeza se fica mais claro ou mais escuro.

Kentakk,
quando voce desliga a chave do carro, os ponteiros voltam todos pra posição de descanso que é no numero ZERO das escalas, certo ?
Se voce tirar os ponteiros, quando colocar de novo basta encaixa-los na linha da posição ZERO de novo.
Acredito eu que voce não consegue encaixar os ponteiros abaixo da escala ZERO igual eu pintei de vermelho, veja:

Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte7painel

#52
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos-CWB escreveu:Confirmado amigo, os leds são todos brancos, o acrilico do painel que é verde, mas se voce instalar leds azuis, a cor do painel aceso vai ficar diferente, mas não tenho certeza se fica mais claro ou mais escuro.

Kentakk,
quando voce desliga a chave do carro, os ponteiros voltam todos pra posição de descanso que é no numero ZERO das escalas, certo ?
Se voce tirar os ponteiros, quando colocar de novo basta encaixa-los na linha da posição ZERO de novo.
Acredito eu que voce não consegue encaixar os ponteiros abaixo da escala ZERO igual eu pintei de vermelho, veja:


Poxa marcos que distracao a minha. Notei que nao existe aquele famoso pininho fim-de-curso neste velocimetro. Entao eh so tirar e colocar sem problemas. Nos carros mais antigos tinha um pininho, Mas naqueles casos eh complicado tirar o ponteiro, pois nem sempre a posicao inicial fica correto.

#53
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
ok amigo, agora é mais dificil de dar erro na marcação.

#54
 boszko

avatar
Iniciante
Iniciante
Pessoal, to procurando na net a proteção plástica transparente para o painel e não tem jeito.... alguém sabe onde encontro?

#55
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos-CWB escreveu:Confirmado amigo, os leds são todos brancos, o acrilico do painel que é verde, mas se voce instalar leds azuis, a cor do painel aceso vai ficar diferente, mas não tenho certeza se fica mais claro ou mais escuro.

Kentakk,
quando voce desliga a chave do carro, os ponteiros voltam todos pra posição de descanso que é no numero ZERO das escalas, certo ?
Se voce tirar os ponteiros, quando colocar de novo basta encaixa-los na linha da posição ZERO de novo.
Acredito eu que voce não consegue encaixar os ponteiros abaixo da escala ZERO igual eu pintei de vermelho, veja:

Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 Parte7painel

Retomando este velho assunto. Acho que de repente o ponteiro pode assumir a posicao abaixo do zero. Por isso existe o fim de curso mecanico(pininho). de qualquer forma ojeito eh fazer uma coparacao com um gps e qdo for montar dar um role e fazer a comparacao para ver se o ponteiro esta no lugar certo. Sera que o modelo 2009 tem que tirar os ponteiros para chegar nos leds?

#56
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Oi Kentak

Acredito que os velocímetros tinham um pino porconta da mola que puxava o ponteiro para o ponto zero...

Detalhes de velocímetros anteriores a 1993
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 114868

Atualmente os velocímetros recebem um sinal eletrônico da velocidade e acionam um servo-motor que tem o ponteiro fixado nele
Detalhe do velocímetro EcoSport sem pino
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 18122012557

Servo-motor do velocímetro do EcoSport
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 18072011352

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#57
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dolphim escreveu:Oi Kentak

Acredito que os velocímetros tinham um pino porconta da mola que puxava o ponteiro para o ponto zero...

Detalhes de velocímetros anteriores a 1993
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 114868

Atualmente os velocímetros recebem um sinal eletrônico da velocidade e acionam um servo-motor que tem o ponteiro fixado nele
Detalhe do velocímetro EcoSport sem pino
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 18122012557

Servo-motor do velocímetro do EcoSport
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 18072011352

Gnd abç.

voce sabe se eh facil separar esta placa da parte frontal que vai os graficos do painel. Que acesso aos leds de iluminacao.

#58
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Acho que não, Kentak. Os motores M2(RPM) e M1(Velocímetro) estão presos na placa; a ponta do motor passa por um furo no acetato e tem os ponteiros do outro lado. Se soltar a placa os ponteiros prenderão a placa pelo motor. Creio que só dá pra fazer essa brincadeira com um painel de sucata!!!

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#59
 Convidad

Anonymous
Convidado
carvalho a+ escreveu:
Alancleyton escreveu:Rsrsrs... tô no trabalho.. quando chegar em casa eu posto as fotos.

Alancleyton e Felipe,
E as fotos, parceiros!!! rsrs

Postem ae pow, assim que puderem rsrs
Valeu!!!!


Tbem quero ver as fotos ai de como trocar os leds do painel.....valeu amigos.... cheers

#60
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sera que alguem tem o desenho da placa de circuitoimpresso do painel da eco 2009 sem computador de bordo?
Gostaria de saber qual trilha interrromper para ligar um fio e manter o painel acesso assim que ligar a ignicao do veiculo.

#61
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Kentakk,

é mais facil ligar o fio que ilumina o painel (fio que sai do chicote atras do painel) direto no positivo pós-chave,
abrir um painel só pra ver a trilha da muito trabalho.

#62
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos-CWB escreveu:Kentakk,

é mais facil ligar o fio que ilumina o painel (fio que sai do chicote atras do painel) direto no positivo pós-chave,
abrir um painel só pra ver a trilha da muito trabalho.

Mas creio que tem que ser desta forma. Pois um colega nosso citou um empecilho em fazer diretinha, pois vai perder o alarme da porta aberta qdo o farol ta ligado. O famoso din-din-din......

#63
 Convidad

Anonymous
Convidado
kentakk escreveu:Sera que alguem tem o desenho da placa de circuitoimpresso do painel da eco 2009 sem computador de bordo?
Gostaria de saber qual trilha interrromper para ligar um fio e manter o painel acesso assim que ligar a ignicao do veiculo.


Legal isso ai que vc quer fazer....interessante.....

#64
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
renato pinto escreveu:
kentakk escreveu:Sera que alguem tem o desenho da placa de circuitoimpresso do painel da eco 2009 sem computador de bordo?
Gostaria de saber qual trilha interrromper para ligar um fio e manter o painel acesso assim que ligar a ignicao do veiculo.


Legal isso ai que vc quer fazer....interessante.....

Fazer isto eh imprecindivel, pois a Ford pisou na bola. Mesmo durante o dia nao da pra enxergar os numeros e ponteiros do velocimetro....

#65
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
kentakk escreveu:
Marcos-CWB escreveu:Kentakk,

é mais facil ligar o fio que ilumina o painel (fio que sai do chicote atras do painel) direto no positivo pós-chave,
abrir um painel só pra ver a trilha da muito trabalho.

Mas creio que tem que ser desta forma. Pois um colega nosso citou um empecilho em fazer diretinha, pois vai perder o alarme da porta aberta qdo o farol ta ligado. O famoso din-din-din......

o din-din-din só vai tocar se a porta estiver aberta pois o circuito dele completa quando ocorre contato negativo do pino da porta.
se duvidar teu carro vai ficar melhor que os outros pois o din-din-din tocará mesmo com o carro funcionando, coisa que originalmente não
acontece, só com o motor desligado e chave fora do contato.

#66
 jarajara

jarajara
Membro
Membro
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 90302348

#67
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
até a manopla de cambio entrou na jogada ???? sensacional, muito bom o resultado.

#68
 jarajara

jarajara
Membro
Membro
Faz tempo que consegui uma manopla de câmbio customizada. Achei um cara no eBay do Reino Unido que faz personalizações... Encomendei uma pra mim com o nome de ~Ecosport Tough~. Personalizei até os tapetes com esse nome... depois posto mais fotos... tenho que atualizer o site da minha Eco... Sim, ela tem site Very Happy

#69
 jarajara

jarajara
Membro
Membro
Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 92276855[/URL]

#70
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
so faltou o volante de couro. Me diz uma coisa onde encontro esta bolinha de cambio no ebay? tem alguma
palavra chave? O encaixe eh igual ao original ou tem que fazer rosca na alavanca?

#71
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Jarajara, aproveita e instala o botão ford power, vai ficar mais show do que já está!

Desmontando o painel de instrumentos - Página 3 5zoomfinal

#72
 jarajara

jarajara
Membro
Membro
Eu usei o site de UK (Reino Unido) pois nos EUA não tem. Por incrível que pareça, existem mais de 1 eBay. Eu muitas vezes faço compras no eBay de UK, onde tem vendedores que não estão no mercado dos EUA. O processo de pagamento e o mesmo, o único detalhe é que é em Libra.

Como faz tempo, crei ser este o vendedor de quem eu comprei a bola de câmbio:

http://www.ebay.co.uk/itm/TOYOTA-OVER-300-PATTERNS-LED-LIGHT-SHIFT-GEAR-KNOB-/320756317837?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item4aae90fe8d

O produto é de primeira classe, não precisei fazer nenhuma adaptação e ainda usa os 12V do acendedor de cigarros.

Wink

#73
 jarajara

jarajara
Membro
Membro
Eu curti muito o botão, mas ele deixa de fazer sentido a partir do momento que é necessária a chave para iniciar o sistema todo de ignição...

Sad Realmente curti, mas é meio sem-sentido...

#74
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Assino embaixo.... Tem gente que coloca coisas so porque eh moda.... Nao tem funcionalidade nenhuma.... Nao vou negar que fica bonito, alem do que perde o acendedor de cigarros tambem.
A moda agora eh colocar uns adesivos ridiculos coloridos num dos paralamas do carro. Quem sera que foi o idiota que inventou isso? Creio que seja uma moda que veio de fora do Brasil.

#75
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Concordo com o Kentakk, o que se diz respeito dos adesivos, é realmente ridículo affraid .
Mas esse painel do JaraJara ficou lindo, cara como foi feito? Me passa as coordenadas, gostei muito.

Abraço...

#76
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 4]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos