kingleer escreveu: kentakk escreveu:No automatico acho que ele funciona como se fosse um AWD igual ao subaru.
desculpa, mas eu tive que rir disso ehehe
Dei uma pesquisada a respeito e os AWD sao bem superiorem em desempenho e engenharia. Segue um texto retirardo da NET em : http://www.jalopnik.com.br/qual-diferenca-entre-4wd-e-awd/
Existem três tipos de 4WD: manual, automático e permanente. No primeiro, o carro utiliza tração traseira ou dianteira apenas, até que o motorista acione a alavanca. Simples e eficiente, esse sistema não tem diferencial, e todas as rodas recebem a mesma proporção de torque e potência, o que funciona bem no off-road, mas definitivamente não serve para pistas. Cada roda percorre uma distância diferente durante as curvas e a falta de diferencial acabaria matando os seus pneus.
O segundo tipo se mantém 2WD até que os sensores do carro vejam a necessidade de dar uma forcinha para as outras rodas. Isso acontece quando há perda de tração ou mudança de terreno. Um pouco mais elaborado, este sistema tem diferencial, o que permite que possa ser usado durante todo o tempo.
Um carro com tração 4WD permanente está o tempo inteiro sendo tracionado pelas quatro rodas. Ele tem diferencial e utiliza sensores para determinar como deve ser a distribuição de torque entre os eixos. Alguns modelos mais elaborados podem utilizar automaticamente os freios para fazer uma roda que perdeu totalmente a tração (está no ar ou patinando no gelo, por exemplo), parar de girar.
AWD – All-Wheel Drive
A maioria dos carros com tração nas quatro rodas, cerca de 95%, nunca são usados para os fins "lamacentos" que lhe foram designados. Vai dizer que você não conhece quem tenha uma Hilux ou uma F250 e nunca colocou o carro na lama ou sequer encheu a carroceria com carga de verdade?
É por isso que o AWD foi criado, um sistema mais compacto, que definitivamente não prioriza as características de off-road ou trabalho pesado. Esta é a principal diferença para o 4WD. Por ser mais leve e menor, ele encaixa melhor em carros de passeio e esportivos, utilizando o potencial da tração nas quatro rodas para performance e segurança, como o caso do Gallardo e dos Audi Quattro.
Existem dois tipos de sistemas AWD. O On-Demand é mais simples e funciona apenas quando é necessário, quando sensores detectam mudanças de terreno ou derrapagem. Nesse caso, ele transfere força para outras rodas até estabilizar a situação. Alguns poucos permitem que a mudança seja feita também pelo motorista, mas geralmente o funcionamento é automático.
Já o Full-time obviamente funciona o tempo inteiro. São sistemas mais sofisticados e geralmente relacionados com alta performance, muito usados pela Audi, BMW, Porsche, Subaru, Mitsubishi e outras máquinas. Um Porsche Panamera tem a tração integral sempre ativa, mesmo que a distribuição de potência entre os eixos fique em 5/95%, frente/trás. Assim que é detectada a necessidade, o torque pode ser imediatamente redirecionado para aumentar a tração. Por outro lado, sistemas AWD raramente possuem o recurso da reduzida para escapar de atoleiros.
Na prática, o 4WD relaciona-se mais ao puro off-road, enquanto o AWD é geralmente voltado para a performance no asfalto. Nada, porém, obriga os fabricantes a seguirem essa lógica nominal – e é aí que começa a confusão.