EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

ar condicionado (lendas,mitos e verdades)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Vi num video youtube uma comparacao de um palio 1.0 contra um punto 1.4 em relacao ao ar condicionado.
Num bela ladeira com certeza o 1.0 sentiu muito a subida.
Mas fazendo um outro teste comparativo encima do dinamometro o palio ficou mais economico que o punto percorrrendo uma simulacao de estrada plana.
A explicacao segundo o mecanico eh que o carro 1.0 tem um compressor projetado para amarrar menos o carro ou seja, deve ser menos eficiente que o do punto.... Sei la... sera que tem um fundo de verdade nisso? Acho que o palio perdia 3cavalos na reta e o punto perdia ate 5 ou mais cavalos.... e o tal o cut-off qdo pisa fundo sera que foi levado em consideracao isso tambem?

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Kentakk.

Achei este tópico interessantíssimo. Sempre dou uma olhada para ver se alguém postou uma resposta (eu e mais algumas dezenas, de acordo com os registros), mas nada... Já fiquei sem paciência, pu(n)to e pali(d)o de raiva por não ter o famoso mito questionado e elucidado:

Em relação à economia, vale mais a pena usar o ar-condicionado ou abrir as janelas? Até que ponto o arrasto aerodinâmico vai interferir no consumo? Como pesquisador, adoraria ver alguns testes em campo como este que você citou... Mas com o Ecosport... Smile

Vamos reacender a discussão? Seguem alguns links interessantes para embasamento:

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=102009:-ar-condicionado-ou-janelas-abertas-qual-consome-mais-combustivel-por-helio-cardoso&catid=50:cat-demais&Itemid=331

http://www.despachante.com/blog/dicas/o-que-gasta-mais-combustivel-ar-condicionado-ligado-ou-janela-aberta/

http://www.arcondicionado.refrigeracao.net/ar-condicionado-automotivo-ligado-ou-janela-aberta/

study


#3
 MFerreira

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Realmente essa é uma discussão que sempre causa dúvidas...

Quando pego um carro com ar-condicionado também sempre faço uma comparação entre Janela aberta/Ar ligado..

Na análise inicial da eco (2008 2.0 aut):

Rodando em baixa velocidade (60km) dentro da cidade, pelo computador de bordo:
Velocidade constante num trecho de 8km.
Com vidros abertos: 7.9 km/l
Ar ligado: 7.7 km/l

Ou seja, a impressão que tive é que o ar consome mais em baixa velocidade.
Ainda não peguei rodovia afim de identificar consumo em velocidades médias (80-100km), média alta (>100) e alta (acima de 120).
Masss, eu PREVEJO o seguinte:
80km/h com vidro aberto e ar condicionado mantém o mesmo da baixa.
100km/h devem possuir o mesmo consumo ( 7.8 )
acima de 120km/h o ar condicionado deve ser melhor.

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ótimo!

Era justamente este tipo de depoimento/teste que eu esperava. Tenho muita curiosidade, só não tive coragem para fazer... Rsrsrsrs

Já fui assaltado em duas ocasiões, dentro do carro. Então, vidro aberto nem pensar... Minha maior dúvida é justamente na estrada, em velocidades próximas a 100 km/h, como você citou...

Quando me lembro de antigamente, viajando no calor sem AC, não consigo nem pensar em ficar sem esta mordomia. E quando chovia e o vidro embaçava? De dois em dois minutos passando uma flanela que às vezes piorava a situação? lol!

#5
 Convidad

Anonymous
Convidado
Muito interessantes os links que passou.

Sempre tive também esse receio, agora com certeza na estrada vai sempre com o ar ligado.

Agora tenho um dúvida a respeito do funcionamento.
Tenho o costume de sempre ligar o ar em baixos regimes de rpm, nunca quando já estou em 3 mil ou 4 mil Rpm.
Isso procede ou é encanação minha?, pois uma vez me disseram que faz mal ao compressor pois ele sai de parado para já 3 ou 4 mil Rpm, podendo geral um desgaste maior.

affraid

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
danbernucci escreveu:Muito interessantes os links que passou.

Sempre tive também esse receio, agora com certeza na estrada vai sempre com o ar ligado.

Agora tenho um dúvida a respeito do funcionamento.
Tenho o costume de sempre ligar o ar em baixos regimes de rpm, nunca quando já estou em 3 mil ou 4 mil Rpm.
Isso procede ou é encanação minha?, pois uma vez me disseram que faz mal ao compressor pois ele sai de parado para já 3 ou 4 mil Rpm, podendo geral um desgaste maior.
Olá, Danbernucci. Obg pelo comentário. Smile

Bom, não sou especialista no assunto, mas creio que este é mais um dos muitos mitos que envolvem o AC. Senão, vejamos:

Os compressores dos carros necessitam de um controle anticongelamento do evaporador, o vulgo “termostato”. Quando o sistema de ar condicionado funciona, o evaporador vai perdendo temperatura e quando chega por volta de zero grau, o compressor tem que parar de funcionar, caso contrário, a água de condensação do ar que passa pelo evaporador começará a congelar nas suas aletas, causando uma barreira de “gelo” no evaporador, dificultando ou impedindo a passagem do ar pelo evaporador.

Ou seja, depois de algum tempo, em qualquer rotação, o compressor vai desligar e logo depois vai tornar a ligar, este ciclo irá se repetir sempre, continuamente, como em uma geladeira, ou ar condicionado de parede.

Agora imagine se os projetistas não levassem isto em consideração, deveríamos pisar na embreagem e tirar o pé do acelerador antes do compressor entrar em funcionamento, para aliviar este acionamento em “alta rotação”.

Ou seja, será que é mais um mito? Question

#7
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos