EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Menu Secreto

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

#1
 Denis Santos

avatar
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal,

Alguém de vocês já conheciam isso? Me parece bem útil, mas confesso que ainda não testei.

https://www.youtube.com/watch?v=Ju9XNR9sXoc


#26
 Marcio

avatar
Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Com a ajuda de Carlos, ficou mais fácil entender alguns códigos. Outros continuam obscuros. Provavelmente só fazem sentido com o uso do scanner.

Como alguns códigos estão diferentes dos da lista postada, vou atualizar com os códigos atuais (obtidos no Eco 1.6 2008).

Para acessar o modo de diagnóstico, pressione e segure o botão do hodômetro, gire a chave até acionar a bateria (posição II).

Vai aparecer test. Solte o botão do hodômetro. A partir daí vai aparecer:

Gauge - indicadores movimentam-se. Aguarde alguns segundos até que voltem à posição inicial.  

Pode ligar o carro.

Para percorrer as diversas funções do veículo (55 funções), pressione o botão do hodômetro.

8888 – Todos os marcadores do visor acendem
bu 16 - ilumina os indicadores de advertência
A 0 - ?
nr 0 - ?
EE 01 – Não necessário
8 n 15 - ?
OC - ?
dt F 358 - ?
CF 1 00 - configuração
CF 2 00 - configuração
CF 3 00 - configuração
CF 4 00 - configuração
CF 5 00 - configuração
CF 6 FF - configuração
CF 7 08 - configuração
CF 8 00 - configuração
CF 9 00 - configuração
CF A 00 - configuração
dtc 9318 - código de diagnóstico
dtc E 510 - código de diagnóstico
dtc C 100 - código de diagnóstico
E - Velocidade digital em RPM
S - Velocímetro digital km/h
S6 - leitura do medidor do tacômetro
t - Tacômtero digital - contador de RPM
t9 - leitura do medidor do tacômetro
Fr - ?
F1 - Sistema de alimentação de combustível (10 à 254)
FP - Não necessário
FPh -Não necessário
rF --- ?
FrE --- ?
A6 250 - ?
xxx C - Coolant temperature (temperatura do líquido de arrefecimento)
odo - mostrador do hodômetro
bAt - Tensão da bateria (volts)
bF - Fluido de Freio (a partir daqui, sempre que aparecer -b significa tudo ok. 0 significa nível baixo)
hb - Freio de estacionamento (neste caso -b significa acionado)
LC 1000 - ciclo do mostrador (Não necessário)
Cr - Circuito do sensor da árvore de manivelas.
AC - ?
A0 - ?
A1 - ?
A2 - ?
A3 - ?
A4 - ?
A5 - ?
A6 - ?
A7 - ?
A12 - ?
A15 - ?
P0 - ?
P1 - ?
P2 - ?

study

Ola Josimar notei que nesta relação o item bf nível de fluido de freio -b é normal e na lista impressa acima é nível baixo qual será o correto? Sabe alguma coisa também referente ao sensor de arvore de manivelas o que significa estar com dados altos?

#27
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Márcio. A princípio deixe-me esclarecer que sou só um curioso que entende muito pouco de mechânica. Há vários colegas aqui do fórum que entendem bastante do assunto e certamente podem explicar melhor! Dadas minhas referências, vamos às questões:

Na lista que o colega Carlos passou - assim como no vídeo - dá realmente a impressão contrária. Mas no vídeo o autor corrige a informação. Veja o vídeo aos 11:00 minutos. Talvez nas versões do Eco da 1a geração o correto seja como está na lista impressa do livro. Mas nas minhas versões (2a geração) o correto é como postei:

bF - Fluido de Freio (-b significa tudo ok.  -0 significa nível baixo) - às vezes o b pode ser visto como 6.

Sensor da árvore de manivelas - dados altos? Essa vou ficar devendo.

Tudo que sei é que este sensor mede a rotação do virabrequim (árvore de manivela ), por meio da roda fônica (uma engrenagem especial com um dente a menos) que fornece os dados de rotação do motor e a posição exata dos pistões.

Abs

#28
 Marcio

avatar
Iniciante
Iniciante
Legal Josimar é só que ficou meio confuso, mas até que você manda bem, este fórum realmente é muito útil na troca de pesquisas e informações.
Cara este menu secreto foi muito importante saber, no outro tópico com o titulo luz de injeção acesa que postei, acho que acabei descobrindo o que está de errado aqui, fiz a leitura e mostrou dois erros E510 e C100 mais nada o resto tudo ok, não tenho certeza ainda mas me parece que estes erros são do AIRBAG e ABS e minha Eco não tem os dois, estou achando que é esta a causa da luz de injeção acesa direto, se alguém do fórum souber alguma coisa agradeço muito.

#29
 Valderramos

Valderramos
Iniciante
Iniciante
Amigos estou com uma pulga bem grande atraz da orelha. Com este menu secretto consigo saber a quilometragem real de minha eco?
Pois é adquiri uma eco 2007/2008 XLT Aut. com 57 mil, Visualmente parece ter os 57, depois de 6 dias andando com ela estourou retentor do volante hidraulico, e como se não fosse pouco a junta do cambio vazou muito oleo, o revendedor se prontificou a fazer todos os reparos e inclusive me emprestou outo carro, mediante tudo isso estou com esta pulga.

Alguem pode me ajudar com algumas dicas.
Grato

#30
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valder, talvez essa dica do Josimar possa te ajudar, pela quilometragem teus pneus devem estar ainda em estado de rodar ou caso sejam novos veja se foram trocados recentemente

Josimar Medeiros escreveu:Uma dica que nunca lembrei de postar sobre a compra de usados: os pneus originais duram em torno de 60.000 a 75.000 km, segundo o depoimento de alguns colegas aqui do fórum.

Se você está comprando um Eco com uma km igual ou menor do que esta, os pneus talvez ainda sejam originais. Isso quer dizer que a data de fabricação impressa nos pneus deve ser bem próxima à data de fabricação do veículo.

Esta é mais uma forma de checar se o odômetro do veículo foi adulterado. Infelizmente isso é uma prática comum.

Se o veículo tiver até 60.000 km, é quase certo que ainda possui os pneus originais. Então é só verificar a data de fabricação...

A partir do ano 2000 a data de fabricação (DOT) é formada por 4 dígitos, sendo que os dois primeiros representam a semana e os outros dois o ano.

Por exemplo, no meu Eco 2009, tenho quatro datas de fabricação dos pneus: DOT N9 MS H990 ( 2609 ) e ( 2709 ).Ou seja, eles foram produzidos entre os meses de junho e julho de 2009.

Quando comprei o veículo troquei três pneus (e coloquei o estepe para rodar). Então tenho mais duas datas: ( 0412 ) e ( 0512 ). Comprei estes pneus em março de 2012. Inclusive guardo a NF, para mostrar a um futuro comprador e provar há quanto tempo (e km) os pneus estão rodando.

Então, olho vivo no DOT dos pneus. Um carro 2008 com km "original" de uns 40.000 km deveria estar com um DOT dos pneus próximo a ( 2208 ), por exemplo.

#FICA A DICA.

Observe que o pneu tem umas marcas que mostram sua vida útil, TWI - Tread Wear Indicator

MENU SECRETO - Menu Secreto - Página 2 Indicador_desgaste

O pneu pode parecer em bom estado, mas na verdade foi ressulcado, tem um nome popular, mas esqueci

#31
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Já ouvi dizer que é possível saber a km original com o auxílio de um scanner, mas não sei se procede, pois a adulteração é feita na central do veículo, o que teoricamente apagaria tudo...

Mas essa dica dos pneus é bem legal. Depois que pensei nisso venho observando em vários carros e já peguei várias discordâncias. A mais comum é encontrar três pneus com datas parecidas e um com data mais antiga (original). É o estepe que colocaram para rodar...

Zanetti, a palavra seria recauchutado?

#32
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não Josimar, recauchutado é quando colocam nova camada de borracha e quando bem feito fica como um novo

Lembrei agora, é frisado, quando o pneu fica careca eles colocam em uma máquina que faz novos frisos, só que vai quase na lona deixando o pneu fraco e perigoso

Seja rebem vindo

#33
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
É mesmo, Zanetti. Eu já vi uns desses e fica até com os cabelinhos "originais".

Valeu! Desde o ano passado eu estava sumido...

 cheers

#34
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Pneus recauchutados, remoldados ou remould são um verdadeiro perigo.
Já postei um caso meu com eles em outro tópico.
O pneu NÃO fica como novo. Além da diferença na aderência entre as camadas de borracha, 99% das vezes esses pneus são feitos sobre outros destruídos (não meia ou fim de vida em bom estado). O que resulta em malhas de aço já deformadas e pneus instáveis e perigosos.

Em caminhões, onde o estouro de um pneu não é tão relevante, tudo bem. Você tem diversos outros pneus para dividir a carga até chegar em algum lugar. Mas pergunte se algum caminhoneiro usa pneu recauchutado nos pneus dianteiros (os de direção) que não tem "backup"... JAMAIS.

Outra coisa é dizer que se usa esse tipo de pneu em aviões. Além do maior critério que se tem em manutenção de aeronaves, nunca vi avião andando. Ele taxia, decola e pousa. E tudo isso em pistas perfeitamente lisas e sem detritos. Avião voa, não roda. Queria ver um pneu desses aguentar 1 semana das estradas brasileiras.

E pneu riscado ou frisado deveria ser crime. Se o fabricante faz um milhão de testes pra determinar a vida útil segura de um pneu, não vai ser o zé das couves da esquina que vai saber mais.

[]s

#35
 andressaoaquino

andressaoaquino
Membro
Membro
Boa Williams Smile

#36
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tem toda razão, Willians. Mas, em defesa do Zanetti, acho que ele quis dizer que fica "como um novo" apenas na aparência, no que eu mesmo concordei...

Na essência, é como você disse: não dá para confiar!

Há pouco tempo fiz uma verdadeira busca por pneus novos e me deparei com pneus remold 99% similares aos novos (na aparência); quase me enganaram. Até mesmo os cabelinhos e listras de tinta eles tinham.

É o verdadeiro gato por lebre...  

 Evil or Very Mad

#37
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar, ele entendeu, só aproveitou para salientar que não sendo um pneu original a segurança fica comprometida, ou será que não entendeu que o assunto era sobre a aparencia e não confiabilidade, rsrs

#38
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
willians.santana.3 escreveu:[...] Outra coisa é dizer que se usa esse tipo de pneu em aviões. Além do maior critério que se tem em manutenção de aeronaves, nunca vi avião andando. Ele taxia, decola e pousa. E tudo isso em pistas perfeitamente lisas e sem detritos. Avião voa, não roda. Queria ver um pneu desses aguentar 1 semana das estradas brasileiras.
sihsishishishsi  lol! scratch 

Gostei da bronca!  afro 

http://philldesigner.com.br

#39
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Eu entendi sim.
Pneus remoldados ficam esteticamente perfeitos. Recebem uma nova capa de borracha, o que vem com os "pelinhos" que são consequência do molde.
O problema está por dentro. Flancos cansados e danificados, estrutura metálica deformada e por vezes rasgada.
Mas no fundo, é como uma linda modelo te dando mole assim, do nada... só depois vc descobre q ela tinha aids e por isso insistia em transar sem camisinha...
Literalmente, pode te matar.

Entendo perfeitamente que os custos no Brasil são absurdos, mas também sou adapto do "não sabe brincar, não desce pro play". Arriscar a sua vida, é absurdo. A da sua família, mais ainda. A da minha, inadmissível. 
Se o processo fosse seguro, todas as grandes fabricantes utilizariam. Até pq muitas tem q pagar contra-partidas pela poluição que o produto acaba gerando no descarte. Isso poderia ser resolvido se eles remoldassem todos os pneus q vendem. Assim estariam reciclando todo o tempo e nunca pagariam nada. Mas NENHUMA grande fabricante recicla, enquanto 99% dos pneus deste tipo vem da china, onde qualidade e segurança tem outro tipo de definição e regras...

[]s

#40
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
willians.santana.3 escreveu:[...] Mas no fundo, é como uma linda modelo te dando mole assim, do nada... só depois vc descobre q ela tinha aids e por isso insistia em transar sem camisinha...
Literalmente, pode te matar
 lol! 

Eu confesso que não sabia disso, esse risco todo do pneu remoldado, nunca tive essa informação... mas a partir de hoje vou defender como o Wilians o não uso do pneu!

http://philldesigner.com.br

#41
 Valderramos

Valderramos
Iniciante
Iniciante
Fui a revenda (Estacionamento) hoje para Buscar minha Eco, depois de uma semana e muitas ligações efetuaram a manutenção no vazamento da direção e cambio automatico. Agora eles me disseram que a homossinetica esta estralando e que irão segunda feira envia-lo novamente para troca.Sem eu reclamar de nada.

Verifiquei os Pneus conforme minha dúvida anterior
La consta DOT XL UL H574 1912
no meu marcador de Kilometragem ainda consta 57 mil rodados eles estão me dando a maior atenção depois destes vazamentos inclusive carro reserva.
Depois que revelei a eles que sou mecânico de maquinas de grande porte estão revisando todo o carro novamente. essa pulga ainda vai dar muitas noticias a todos de como proceder em uma compra de usado.
Abraços a todos

#42
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem, pelo DOT o pneu é de abril de 2012
Ou o  antigo dono maltratou muito os pneus ou essa quilometragem marcada no painel é suspeita, o meu esta com 67 mil e agora que troquei

MENU SECRETO - Menu Secreto - Página 2 Tire_identification_number

#43
 Valderramos

Valderramos
Iniciante
Iniciante
zanetti escreveu:Bem, pelo DOT o pneu é de abril de 2012
Ou o  antigo dono maltratou muito os pneus ou essa quilometragem marcada no painel é suspeita, o meu esta com 67 mil e agora que troquei

MENU SECRETO - Menu Secreto - Página 2 Tire_identification_number

falei com o Vendedor, fui dando umas apertadas nele dai me contou que eles compraram o carro em um leilão de Um Banco e me mostrou as fotos dela ou seja quiz me confirmar que era carro de financiamento que não foi pago e me deu garantias de que não havia sinistro constando, mas antes de negociar com ele eu ja havia pesquisando no site do governo se havia alguma pendencia.

#44
 tlopes

tlopes
Iniciante
Iniciante
Pessoal, eu testei e realmente funciona muito bem, porém reparei que quando ando com o carro utilizando esse menu secreto (testei hoje verificando a velocidade real) o hodômetro do carro não alterou. Andei mais de 20km e o hodômetro manteve-se inalterado. Utilizando muito esse menu não estariamos alterando a km real do carro?

#45
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se os manobristas descobrirem isso vão passear a vontade com nossos carros e nem vamos saber

#46
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
tlopes escreveu:Pessoal, eu testei e realmente funciona muito bem, porém reparei que quando ando com o carro utilizando esse menu secreto (testei hoje verificando a velocidade real) o hodômetro do carro não alterou. Andei mais de 20km e o hodômetro manteve-se inalterado. Utilizando muito esse menu não estariamos alterando a km real do carro?
Realmente é muito interessante eu mesmo desconhecia tal procedimento pena que o vídeo esteja pra uso apenas privado gostaria de saber como faço pra testar se alguém souber me avisa.

#47
 tlopes

tlopes
Iniciante
Iniciante
aragorne escreveu:
tlopes escreveu:Pessoal, eu testei e realmente funciona muito bem, porém reparei que quando ando com o carro utilizando esse menu secreto (testei hoje verificando a velocidade real) o hodômetro do carro não alterou. Andei mais de 20km e o hodômetro manteve-se inalterado. Utilizando muito esse menu não estariamos alterando a km real do carro?
Realmente é muito interessante eu mesmo desconhecia tal procedimento pena que o vídeo esteja pra uso apenas privado gostaria de saber como faço pra testar se alguém souber me avisa.

Achei esse video no youtube acho que vai te ajudar a entender melhor o procedimento:

https://www.youtube.com/watch?v=Y2ANYYaz7dg

No video não diz, mas quando aparecer a opção de velocidade e só ligar o carro sem voltar a chave, comece a andar com o carro e irá ver no display a velocidade real.

Porém, repara quando voltar que o hodômetro não altera - testei em um Fiesta 2007/2008 e uma Eco 2008/2008 - em ambos os casos o hodômetro ficou inalterado após o percurso.

#48
 andressaoaquino

andressaoaquino
Membro
Membro
Bom pessoal, primeiro estão de parabéns .. e segundo, pesquisei um pouco sobre o assunto na internet, é difícil achar algo sobre, então pesquisei por um nome que tem nessa imagem que postaram sobre as falhas .. claro que é um xerox de uma apostila, e no final da folha há o nome 'mecânica 2000', essa é a marca de apostilas para varias coisas relacionadas com a mecânica de vários modelos de carro .. entrando no site há diversas apostilas, procurei a do Eco, há uma do Ecosport 1.6, eles deixam a gente ver algumas páginas no anuncio, logo vi que essa página que tem no fórum não era do Eco, então procurei pelo Fiesta (que é o desenho que tem no topo da página), que falam muito dos dois terem o mesmo motor, e então sucesso, achei, e a pagina é idêntica, e no nos assuntos abordados, dentre vários, há esse de "scanner" falha e diagnóstico ..

Injeção eletrônica:
FIC EEC VI
Apresentação dos componentes da injeção
Osciloscópio digital
Pinagem do MC
Recursos do scanner
Manutenção e diagnósticos
Diagnósticos de falhas  


A apostila custa R$100,00 ..

Esse é o link: http://www.cdtm.com.br/produto.php?curso=34


Já fiz minha parte, só falta alguém comprar e fazer um upload pra gente do conteúdo rsrsrss

#49
 Lenogue

Lenogue
Iniciante
Iniciante
Bom dia amigos! Bem legal esse menu secreto.. Mas fiquei com uma dúvida.. É seguro acessar esse menu varias vezes? Não ocasiona algum defeito ou alteração em alguma configuração no carro?
Grande abraço!

#50
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Quase certeza que não por ser somente leitura

#51
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos