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ECOSPORT A GÁS GNV

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#1
 Elizeu Oliveira

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Iniciante
Iniciante
Estou pensando em converter a minha eco 2.0 automática para para rodar a gás, alguém sabe me dizer os benefícios e os malefícios?
ouvir dizer que o carro rodando com o gás as peças precisam ser trocadas mais rapidamente, será que isso é verdade? será que vale a pena
fazer este investimento tendo em vista que terei um custo de quase 5 pila?

#2
 Carlos Russafa

Carlos Russafa
Membro Pro
Membro Pro
Olha Elizeu, benefícios acredito que vai do quanto voce roda, acho que tem que ser bastante e na sua regiao ou por onde voce anda, ter bastante oferta...
Eu nao acho interessante, o custo beneficio no meu entendimento nao vale a pena...

Agora maleficios, o renan aqui do fórum pode te passar vários hehe

Abraços

Carlos Russafa

#3
 Elizeu Oliveira

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Iniciante
Iniciante
Carlos Russafa escreveu:Olha Elizeu, benefícios acredito que vai do quanto voce roda, acho que tem que ser bastante e na sua regiao ou por onde voce anda, ter bastante oferta...
Eu nao acho interessante, o custo beneficio no meu entendimento nao vale a pena...

Agora maleficios, o renan aqui do fórum pode te passar vários hehe

Abraços

Carlos Russafa

eu fiz uns cálculos rápidos, em um ano eu já teria pago o investimento, pois eu hoje gasto em média de 900 á 1.000,00
de gasolina, a gasolina aqui em Manaus custa 2.89 e o gás 1.83, eu conversei com um taxista e ele disse ser um bom negócio,
meu medo e quanto ao desgaste das peças, e aos demais problemas que ninguém fala.

#4
 Carlos Russafa

Carlos Russafa
Membro Pro
Membro Pro
Nesse caso Elizeu, entendo que começa a ser válida a utilização de GNV, assim como um utilitário a Diesel, p. ex.
Acredito que uma instalação feita em uma boa oficina seja meio caminho andado, seu amigo taxista deve conhecer alguma...
Um bom kit bem instalado deve minimizar os efeitos nocivos da conversão, alguns aqui do fórum tem experiencia para dizer, principalmente de Sp e Rj.
Aqui em bauru-Sp temos GNV, mas hoje só vejo um ou outro taxi ainda com os cilindros(zafiras é o que mais vejo assim), pois o etanol e a gasolina aqui são menos caros(barato jamais hehe) do que na maioria do estado.

Abraços

Carlos Russafa

#5
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Eu nao vou falar nada pq sempre tem um GNV maniaco que jura de peh junto que GNV eh a 8º maravilha do mundo !


Soh digo uma coisa ... se vc fizer as contas CERTAS vc vai ver que vc soh vai realmente " pagar " o kit GNV apos 65 mil km em media ... 90% das pessoas vendem o carro antes de " pagar " o GNV pois acreditam no conto de fadas que a comvertedora conta ao cliente ....

Quando falo 65 mil km, englobo somente o pagamento dos kit, diferenca de preco/km rodado por combustivel , manutencao extra e vistoria anual ... Nao estou colocando a perda de garantia, potencia, espaco, comforto, comveniencia e preco de revenda do veiculo ( que aqui no Rio cai 15% facil ) ....

Acho que pra quem roda MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, pode valer o esforco ... mais pra isso vc tem q ter 2x mais cuidado na manutencao e tem q fazer a comersao com um ser iluminado por deus pq o que mais tem ai no mercado eh Mexanico .... achar um mecanico, um cara que consiga realizar um trabalho com carinho ... eh dificil !!!

#6
 Érico Fava

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Iniciante
Iniciante
Elizeu, uso o GNV há + de 4 anos e as manutenções são feitas por mim. Posso te responder com toda certeza: é muito bom e vantajoso, dependendo do carro!. Explico: se for flex ou 2.0, não recomendo. A ECU dos flex tem extrema limitação de hardware para acompanhar as variações de combustíveis, tendo que ser necessários 30 minutos para identificar e memorizar o novo mapa - é tipo um pc 486, sem exagero. Imagine agora vc adicionar um combustível tão diferente quimicamente e com inúmeras variações climática? E nem caia nessa conversa de vendedor que tem o simulador de sonda lâmbida inteligente, que infelismente ainda não resolve o problema. O que vc precisa saber, é que sempre na partida o combustível utilizado será o líquido e, estando o mapa em default, devido à variação não compreendida pela ECU, além de ficar instável, poderá ter dificuldades de partida. O motor 1.6 tem uma taxa de compressão maior que um 2.0, fazendo com que seja preciso uma quantidade menor de GNV e com uma explosão maior, tornando-se menos perceptivo a perca de potência. O que precisa se ter em mente é que o GNV, por estar em estado gasoso, está com suas moléculas todas dispersas, enquanto que nos demais combustíveis, estão compactas, obtendo um poder de explosão muito maior. O motor 1.6, solicita menos quantidade de aspiração de GNV, comprime melhor, alcançando a melhor explosão possível, enquando que o 2.0 exige mais GNV, comprime menos, tendo uma explosão lenta e por vezes incompleta.
Por ser um combustível totalmente estranho, vc precisará informar e alterar todos os padrões da ECU, através de equipamentos eletrônicos. É aí que vc precisa estar atento na capacidade do instalador. Se o profissional não ter em mente o básico que eu lhe relatei, vc será mais um a reclamar e xingar o GNV!
1º - o redutor deve ser de excelente qualidade. Dê preferência aos Italianos. Lembre-se, ele será o Carburador: tem que manter um mesmo comportamento em todos os níveis de BAR do ciclindro, em todas as temperaturas e, alimentar o motor com GNV suficiente em regimes mais exigidos;
2º - Variador de avanço: responsável por adiantar o ponto de ignição quando em GNV, afim de aproveitar por completo a queima. Lembra das válvular de escape danificadas por ressecamento do GNV? MITO!, o que acontece é que alguns instaladores não instalam o equipamento para abaixar os custos e o GNV não é todo queimado pelo motor. Nessa situação, quando abre-se a válvula de escape, ao invés de gases haverão chamas, maçaricando as vávulas;
3º - Simulador de bicos: agrida o instalador, caso ele queira instalar um relesado! A função desse equipamento é desligar os bicos injetores quando no GNV, enviando sinal a ECU de funcionamento normal. Quando usado o Dinossauro de Relês (bem mais barato), apenas desliga os injetores, fazendo com que a ECU acuse a anomália e entre em estado de Alerta!;
4º - Simulador de Sonda Lãmbda regulável: tem a função de desligar a Sonda Lâmbda quando em GNV, informando a ECU parâmetros de combustível Líquido. Sem o equipamento, quando possível, será lido e informado à ECU como mistura pobre. A ECU tentará corrigir a anomalia, alterando todos os mapas de injeção. Como não terá êxito, entrará em estado de Alerta!
Estado de Alerta, é quando o motor terá um mapeamento de emergência, polpando ao máximo o desempenho, afim de ser conduzido apenas o suficiente até a oficina para sanar o problema, ou seja, o carro não desenvolve e você vai xingar o GNV por culpa do instalador!
No mais:
- perde um pouco de potência? Perde, mas nada como falam. Coloque 4 pessoas no carro e condúza-o: sentirá na arrancada e em subidas. Essa é a perca na prática!
_ Danifica a embreagem? Danifica, mas nada como falam. Imagine as 4 pessoas no carro... vc precisará aumentar o giro para sair. Se duraria 80mil Km, durará 75mil!
- Danifica o motor? Depende... se vc não ir na onda dos frentistas de posto e trocar no tempo certo o óleo, os filtros, velas e cabos de velas, não danificará em nada.
- Dá manutenção? Dá, mas com um pouco de coragem e boa vontade, torna-se sem custos, pois vc mesmo faz. O GNV se altera com as mudanças climática, tornando-se mais rico no frio e, pobre no calor. No inverno usa uma regulagem e no verão outra. Pesquise em tópicos de GNV que vc aprende e percebe que consertar um chuveiro é bem mais complicado.
- O mais importante!: vicía? muuuuuito!, cada vez que ando com um Fusca de estimação herdado, e tenho que abastecer na gasolina, desisto de vender meu carro GNV.
Amigão, desculpe me prolongar, mas se na época que eu pesquisei encontrasse alguém que me dissesse apenas a verdade, ao invés especulações sem embasamento, eu teria começado a economizar muito antes.
Um abração e boa sorte!


#7
 Elizeu Oliveira

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Iniciante
Iniciante
Érico Fava escreveu:Elizeu, uso o GNV há + de 4 anos e as manutenções são feitas por mim. Posso te responder com toda certeza: é muito bom e vantajoso, dependendo do carro!. Explico: se for flex ou 2.0, não recomendo. A ECU dos flex tem extrema limitação de hardware para acompanhar as variações de combustíveis, tendo que ser necessários 30 minutos para identificar e memorizar o novo mapa - é tipo um pc 486, sem exagero. Imagine agora vc adicionar um combustível tão diferente quimicamente e com inúmeras variações climática? E nem caia nessa conversa de vendedor que tem o simulador de sonda lâmbida inteligente, que infelismente ainda não resolve o problema. O que vc precisa saber, é que sempre na partida o combustível utilizado será o líquido e, estando o mapa em default, devido à variação não compreendida pela ECU, além de ficar instável, poderá ter dificuldades de partida. O motor 1.6 tem uma taxa de compressão maior que um 2.0, fazendo com que seja preciso uma quantidade menor de GNV e com uma explosão maior, tornando-se menos perceptivo a perca de potência. O que precisa se ter em mente é que o GNV, por estar em estado gasoso, está com suas moléculas todas dispersas, enquanto que nos demais combustíveis, estão compactas, obtendo um poder de explosão muito maior. O motor 1.6, solicita menos quantidade de aspiração de GNV, comprime melhor, alcançando a melhor explosão possível, enquando que o 2.0 exige mais GNV, comprime menos, tendo uma explosão lenta e por vezes incompleta.
Por ser um combustível totalmente estranho, vc precisará informar e alterar todos os padrões da ECU, através de equipamentos eletrônicos. É aí que vc precisa estar atento na capacidade do instalador. Se o profissional não ter em mente o básico que eu lhe relatei, vc será mais um a reclamar e xingar o GNV!
1º - o redutor deve ser de excelente qualidade. Dê preferência aos Italianos. Lembre-se, ele será o Carburador: tem que manter um mesmo comportamento em todos os níveis de BAR do ciclindro, em todas as temperaturas e, alimentar o motor com GNV suficiente em regimes mais exigidos;
2º - Variador de avanço: responsável por adiantar o ponto de ignição quando em GNV, afim de aproveitar por completo a queima. Lembra das válvular de escape danificadas por ressecamento do GNV? MITO!, o que acontece é que alguns instaladores não instalam o equipamento para abaixar os custos e o GNV não é todo queimado pelo motor. Nessa situação, quando abre-se a válvula de escape, ao invés de gases haverão chamas, maçaricando as vávulas;
3º - Simulador de bicos: agrida o instalador, caso ele queira instalar um relesado! A função desse equipamento é desligar os bicos injetores quando no GNV, enviando sinal a ECU de funcionamento normal. Quando usado o Dinossauro de Relês (bem mais barato), apenas desliga os injetores, fazendo com que a ECU acuse a anomália e entre em estado de Alerta!;
4º - Simulador de Sonda Lãmbda regulável: tem a função de desligar a Sonda Lâmbda quando em GNV, informando a ECU parâmetros de combustível Líquido. Sem o equipamento, quando possível, será lido e informado à ECU como mistura pobre. A ECU tentará corrigir a anomalia, alterando todos os mapas de injeção. Como não terá êxito, entrará em estado de Alerta!
Estado de Alerta, é quando o motor terá um mapeamento de emergência, polpando ao máximo o desempenho, afim de ser conduzido apenas o suficiente até a oficina para sanar o problema, ou seja, o carro não desenvolve e você vai xingar o GNV por culpa do instalador!
No mais:
- perde um pouco de potência? Perde, mas nada como falam. Coloque 4 pessoas no carro e condúza-o: sentirá na arrancada e em subidas. Essa é a perca na prática!
_ Danifica a embreagem? Danifica, mas nada como falam. Imagine as 4 pessoas no carro... vc precisará aumentar o giro para sair. Se duraria 80mil Km, durará 75mil!
- Danifica o motor? Depende... se vc não ir na onda dos frentistas de posto e trocar no tempo certo o óleo, os filtros, velas e cabos de velas, não danificará em nada.
- Dá manutenção? Dá, mas com um pouco de coragem e boa vontade, torna-se sem custos, pois vc mesmo faz. O GNV se altera com as mudanças climática, tornando-se mais rico no frio e, pobre no calor. No inverno usa uma regulagem e no verão outra. Pesquise em tópicos de GNV que vc aprende e percebe que consertar um chuveiro é bem mais complicado.
- O mais importante!: vicía? muuuuuito!, cada vez que ando com um Fusca de estimação herdado, e tenho que abastecer na gasolina, desisto de vender meu carro GNV.
Amigão, desculpe me prolongar, mas se na época que eu pesquisei encontrasse alguém que me dissesse apenas a verdade, ao invés especulações sem embasamento, eu teria começado a economizar muito antes.
Um abração e boa sorte!

Érico,

Muito obrigado, acredito que o melhor pra mim então seja o gasolina mesmo, porque meu carro é 2.0, é flex e é automático, e além do mais
moro em Manaus onde amanhece com calor de 32°, e ainda existem muito poucas oficinas que trabalham com GNV por aqui.

valeu

brigadão

#8
 Érico Fava

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Iniciante
Iniciante
Elizeu, esquecí de mencionar um detalhe importante! quem tem GNV, sabe que nessas variações climáticas, o que mais sofre é a marcha lenta. No seu caso, por ser câmbio automático, por questões hidráulicas e de segurança, desaconselho mais ainda.

#9
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