Érico Fava escreveu:Elizeu, uso o GNV há + de 4 anos e as manutenções são feitas por mim. Posso te responder com toda certeza: é muito bom e vantajoso, dependendo do carro!. Explico: se for flex ou 2.0, não recomendo. A ECU dos flex tem extrema limitação de hardware para acompanhar as variações de combustíveis, tendo que ser necessários 30 minutos para identificar e memorizar o novo mapa - é tipo um pc 486, sem exagero. Imagine agora vc adicionar um combustível tão diferente quimicamente e com inúmeras variações climática? E nem caia nessa conversa de vendedor que tem o simulador de sonda lâmbida inteligente, que infelismente ainda não resolve o problema. O que vc precisa saber, é que sempre na partida o combustível utilizado será o líquido e, estando o mapa em default, devido à variação não compreendida pela ECU, além de ficar instável, poderá ter dificuldades de partida. O motor 1.6 tem uma taxa de compressão maior que um 2.0, fazendo com que seja preciso uma quantidade menor de GNV e com uma explosão maior, tornando-se menos perceptivo a perca de potência. O que precisa se ter em mente é que o GNV, por estar em estado gasoso, está com suas moléculas todas dispersas, enquanto que nos demais combustíveis, estão compactas, obtendo um poder de explosão muito maior. O motor 1.6, solicita menos quantidade de aspiração de GNV, comprime melhor, alcançando a melhor explosão possível, enquando que o 2.0 exige mais GNV, comprime menos, tendo uma explosão lenta e por vezes incompleta.
Por ser um combustível totalmente estranho, vc precisará informar e alterar todos os padrões da ECU, através de equipamentos eletrônicos. É aí que vc precisa estar atento na capacidade do instalador. Se o profissional não ter em mente o básico que eu lhe relatei, vc será mais um a reclamar e xingar o GNV!
1º - o redutor deve ser de excelente qualidade. Dê preferência aos Italianos. Lembre-se, ele será o Carburador: tem que manter um mesmo comportamento em todos os níveis de BAR do ciclindro, em todas as temperaturas e, alimentar o motor com GNV suficiente em regimes mais exigidos;
2º - Variador de avanço: responsável por adiantar o ponto de ignição quando em GNV, afim de aproveitar por completo a queima. Lembra das válvular de escape danificadas por ressecamento do GNV? MITO!, o que acontece é que alguns instaladores não instalam o equipamento para abaixar os custos e o GNV não é todo queimado pelo motor. Nessa situação, quando abre-se a válvula de escape, ao invés de gases haverão chamas, maçaricando as vávulas;
3º - Simulador de bicos: agrida o instalador, caso ele queira instalar um relesado! A função desse equipamento é desligar os bicos injetores quando no GNV, enviando sinal a ECU de funcionamento normal. Quando usado o Dinossauro de Relês (bem mais barato), apenas desliga os injetores, fazendo com que a ECU acuse a anomália e entre em estado de Alerta!;
4º - Simulador de Sonda Lãmbda regulável: tem a função de desligar a Sonda Lâmbda quando em GNV, informando a ECU parâmetros de combustível Líquido. Sem o equipamento, quando possível, será lido e informado à ECU como mistura pobre. A ECU tentará corrigir a anomalia, alterando todos os mapas de injeção. Como não terá êxito, entrará em estado de Alerta!
Estado de Alerta, é quando o motor terá um mapeamento de emergência, polpando ao máximo o desempenho, afim de ser conduzido apenas o suficiente até a oficina para sanar o problema, ou seja, o carro não desenvolve e você vai xingar o GNV por culpa do instalador!
No mais:
- perde um pouco de potência? Perde, mas nada como falam. Coloque 4 pessoas no carro e condúza-o: sentirá na arrancada e em subidas. Essa é a perca na prática!
_ Danifica a embreagem? Danifica, mas nada como falam. Imagine as 4 pessoas no carro... vc precisará aumentar o giro para sair. Se duraria 80mil Km, durará 75mil!
- Danifica o motor? Depende... se vc não ir na onda dos frentistas de posto e trocar no tempo certo o óleo, os filtros, velas e cabos de velas, não danificará em nada.
- Dá manutenção? Dá, mas com um pouco de coragem e boa vontade, torna-se sem custos, pois vc mesmo faz. O GNV se altera com as mudanças climática, tornando-se mais rico no frio e, pobre no calor. No inverno usa uma regulagem e no verão outra. Pesquise em tópicos de GNV que vc aprende e percebe que consertar um chuveiro é bem mais complicado.
- O mais importante!: vicía? muuuuuito!, cada vez que ando com um Fusca de estimação herdado, e tenho que abastecer na gasolina, desisto de vender meu carro GNV.
Amigão, desculpe me prolongar, mas se na época que eu pesquisei encontrasse alguém que me dissesse apenas a verdade, ao invés especulações sem embasamento, eu teria começado a economizar muito antes.
Um abração e boa sorte!
Érico,
Muito obrigado, acredito que o melhor pra mim então seja o gasolina mesmo, porque meu carro é 2.0, é flex e é automático, e além do mais
moro em Manaus onde amanhece com calor de 32°, e ainda existem muito poucas oficinas que trabalham com GNV por aqui.
valeu
brigadão