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Bem, pesquisando, encontrei essas ajudinhas sobre valvula pcv...
Válvula PCV
Durante a operação do motor, gases que escapam da câmara de combustão são acumulados no cárter. O acúmulo destes gases prejudiciais reduzirão a vida do motor consideravelmente. Estes gases possuem emissões prejudiciais tais como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e são uma fonte de poluição do ar. O sistema de Ventilação Positiva do Cárter (PVC) é utilizado para remover estes gases do cárter e direcioná-los de volta para a câmara de combustão, onde os mesmos podem ser queimados, em vez de liberá-los para a atmosfera. Este é um método mais eficiente de ventilação e é necessário para atender as normas atuais de emissão. A maioria dos sistemas usam uma válvula mecânica para controlar a velocidade do fluxo, enquanto outros usam um conjunto separador de óleo. A tensão da mola da válvula é projetada especificamente para cada motor. A tensão da mola controla o fluxo de vapores do cárter do motor. Isto impede a formação de pressão no cárter e o consumo excessivo de óleo.
O ar fresco do filtro de ar é suprido ao cárter. Lá, o mesmo é misturado com gases que escapam do processo de combustão. A mistura de ar fresco e gases passa através da válvula do PCV para o coletor de admissão. Deste ponto, a mesma circula dentro do motor e é queimada no processo de combustão. Falha da válvula do PVC ou uma aplicação incorreta pode causar a formação de lama no cárter, pressões incorretas no cárter e problemas no desempenho do motor.
no mercado livre consegui achar as valvulas do Fusion e da Ranger, nada abaixo disso... Segue os anuncios.
O que eu achei sobre essa válvula: The PCV valve is located beneath the intake manifold, but its sole purpose it to allow air into the crank case. That valve is a one-way valve, and only allows air in. If you have oil coming out, you need to replace the PCV valve.
On top of the engine, coming out of the [cam] cover is the crankcase breather tube. There is no valve on that. It allows for crankcase fumes to vent to the intake path, so they can be burnt.
This is where that oil separator should go. And it is quite possible for crankcase pressures on an NA engine to push oil out the breather tube. I track with a bunch of people that own SVTs, and they see it every now and then. However, I've yet to see it happen on my Duratec.