EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

FALHA DO FREIO - DEPENDENTE DA RAPIDEZ DA PISADA E NÃO DA FORÇA.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 alexandre.ataide

avatar
Iniciante
Iniciante
Prezados Eco-drivers, bom dia!

(Prezado MODERADOR: caso considere que o tópico é repetido, por favor, mova para a sessão correta ou rebaixe-o a um subtópico de outro sobre o assunto! Mas não deixe de postá-lo...pode me ajudar muito e a outros foreiros!).

Meu Eco 1.6 2006 (sem abs) começou a apresentar o seguinte sintoma: apertei suavemente o pedal para parar atrás de outro carro no sinal vermelho e senti meu pé descer junto com o pedal até bater no assoalho do carro, sem reduzir sequer 1 km na velocidade!!!! Como iria bater no carro da frente, no susto tirei o pé e preguei de novo - resultado: o pedal ficou alto, o freio encheu e brequei fácil, quase tomo uma porrada do carro que vinha atrás!!!!! E assim vindo de volta pra casa comecei a reparar no seguinte: se eu cutuco o freio bem rápido (nem precisa pisar forte), tipo quando a gente atrasa a freada e tem que dar aquela cutucada rápida, pega pressão numa boa e funciona normal, beleza pura...agora, vai eu apertar o freio devagar, tipo numa parada programada, com calma...o pedal vai descendo macio, descendo, descendo, até bater no assoalho e o carro não freia nada de nada!!!! Olhei o reservatório de fluido = cheio. Examinei as pastilhas dianteiras: ainda falta uns 2 mm para chegar na marquinha da troca. Procurei vazamento aparente = na frente nada; nos tambores, por fora nada - dentro eu não consegui ver porque não tenho a chave para tirar a porca central e o tambor fora. Peguei uma garrafa de fluido DOT 4 novo e sangrei roda por roda, a começar pela mais distante...aparentemente eliminei qualquer ar que pudesse haver no sistema. Feitas essas ações, saí para testar agora: mesma coisa!! Agradeço muito a quem puder ajudar, mesmo que os moderadores considerem que é tópico repetido! A pior coisa que tem é levar um carro na oficina e ver o "mexanico" trocar hidrovácuo, cilindro-mestre, cilindros de roda (burrinhos), todas as mangueiras, pastilhas e lonas, sem no final te dizer qual era realmente o problema, como vi acontecer com um Eco de um vizinho!

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Alexandre.

Com segurança não se brinca. E creio que você sabe bem disso. Como você mesmo disse, já há relatos semelhantes aqui no fórum, e você vai encontrar centenas pela rede, inclusive com dicas "profissionais" de como resolver o problema.

Pelo seu relato, você é bastante entendido de mecânica. Não é qualquer mexânico que vai lhe enrolar. É claro que não conheço seu vizinho, mas pelo visto ele não deve ser tão "ligado" quanto você. Não consigo conceber um profissional desqualificado lhe enrolando... Acho muito difícil...

Se fosse para dar uma de mexânico, eu diria pelos sintomas que você deve trocar o cilindro mestre. Não é caro e é mais seguro do que fazer reparos que também vão sair caros devido à mão-de-obra...

Algumas pessoas fogem das concessionárias (CC), pois elas são acusadas de serem meras "trocadoras de peças", mas, sinceramente, algumas vezes é melhor trocar peças, ter garantia do que ficar na mão dos mexânicos....

Ou seja, o melhor conselho que posso lhe dar é: procure um mecânico de confiança. Acompanhe o serviço e só autorize o que você quiser. Se possível vá até uma CC. Nem sempre o preço final é tão abusivo quanto dizem.

Boa sorte.

#3
 Lauro Reis Filho

avatar
Membro
Membro
alexandre.ataide escreveu:Prezados Eco-drivers, bom dia!

(Prezado MODERADOR: caso considere que o tópico é repetido, por favor, mova para a sessão correta ou rebaixe-o a um subtópico de outro sobre o assunto! Mas não deixe de postá-lo...pode me ajudar muito e a outros foreiros!).

Meu Eco 1.6 2006 (sem abs) começou a apresentar o seguinte sintoma: apertei suavemente o pedal para parar atrás de outro carro no sinal vermelho e senti meu pé descer junto com o pedal até bater no assoalho do carro, sem reduzir sequer 1 km na velocidade!!!! Como iria bater no carro da frente, no susto tirei o pé e preguei de novo - resultado: o pedal ficou alto, o freio encheu e brequei fácil, quase tomo uma porrada do carro que vinha atrás!!!!! E assim vindo de volta pra casa comecei a reparar no seguinte: se eu cutuco o freio bem rápido (nem precisa pisar forte), tipo quando a gente atrasa a freada e tem que dar aquela cutucada rápida, pega pressão numa boa e funciona normal, beleza pura...agora, vai eu apertar o freio devagar, tipo numa parada programada, com calma...o pedal vai descendo macio, descendo, descendo, até bater no assoalho e o carro não freia nada de nada!!!! Olhei o reservatório de fluido = cheio. Examinei as pastilhas dianteiras: ainda falta uns 2 mm para chegar na marquinha da troca. Procurei vazamento aparente = na frente nada; nos tambores, por fora nada - dentro eu não consegui ver porque não tenho a chave para tirar a porca central e o tambor fora. Peguei uma garrafa de fluido DOT 4 novo e sangrei roda por roda, a começar pela mais distante...aparentemente eliminei qualquer ar que pudesse haver no sistema. Feitas essas ações, saí para testar agora: mesma coisa!! Agradeço muito a quem puder ajudar, mesmo que os moderadores considerem que é tópico repetido! A pior coisa que tem é levar um carro na oficina e ver o "mexanico" trocar hidrovácuo, cilindro-mestre, cilindros de roda (burrinhos), todas as mangueiras, pastilhas e lonas, sem no final te dizer qual era realmente o problema, como vi acontecer com um Eco de um vizinho!

A minha Eco apresentou a mesma coisa... Se pizar duas vezes arrasta as rodas... Se pisar suave e manter o pé apertando o freio o pedal bate embaixo e não freia. Levei a um especialista que trocou o burim mestre. Problema resolvido. Abraços

#4
 alexandre.ataide

avatar
Iniciante
Iniciante
Prezados:

Confirmado o defeito no cilindro mestre. Durou 96.000 km de bons serviços prestados, rsrsrsrsrs...aproveitei a troca do cilindro e dei uma geral, adiantei a troca das pastilhas, dos discos e das lonas de freio traseiras.

Todas essas peças (exceto o cilindro mestre) tinham condição de ainda rodar mais um pouco, mas como estou sem tempo, não estou tendo condições de mexer em casa (moro em apartamento) e não tenho ajudante, acabei pagando pra fazer logo. Gastei mas estou satisfeito quando vejo os preços das peças de outros carros.

Pastilhas Frasle: R$90,00
Cilindro mestre ATE: R$165,00
Lonas Frasle: R$60,00
Par de Discos Fremax: R$120,00
Fluido DOT 4: 14,80
Mão-de-obra: R$120,00
Total: 469,80.

Obrigado a todos que responderam e fica aí o feedback! Se seu freio começar a sumir, uma das possíveis causas pode ser o cilindro mestre!

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Obg por nos atualizar, Alexandre.

Que bom que seu problema foi resolvido. Acabei de chegar de uma viagem; no meio do caminho um pedestre atravessou a BR sem a menor cerimônia, bem na frente do meu carro (ele estava falando ao celular).

Se os freios não estivessem em dia... O desastre estava garantido. Ainda bem que foi só o susto.

Parabéns pela rela sua revisão geral no sistema de frenagem. Acabei acertando no "chute" que o problema era o cilindro
mestre...

Abç.

#6
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Obrigado pelas informações, tomei um susto hoje em uma descida... O pedal foi até o final e nada de parar. O freio está apitando, cansei disso vou trocar tudo de uma vez... Recentemente troquei o fluído e lixaram as pastilhas mas não resolveu!

Abraço

#7
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos