EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sensor de Velocidade defeituoso?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 elton reis

elton reis
Iniciante
Iniciante
Boa tarde amigos do fórum.
Sou novato por aqui. Tenho uma Eco 2006 XLS, e me deparei com um problema:
O velocímetro pirou. No início, ele descia da velocidade 'correta' para o zero do nada. Depois aparentemente voltava ao normal. Agora ele já não marca mais nada. E ainda fica parecendo V.U. dos aparelhos de sons antigos (boa época).

Pergunto: Será que o sensor de velocidade (VALEO) está com defeito, sendo necessário substituí-lo? Sou bastante fuçado, e gostaria de trocá-lo eu mesmo, mas tenho medo de não ser este o problema. O que os senhores acham? Pode ser algum erro de módulo da injeção, ou seria o sensor mesmo? O painel aparenta estar normal, e não tive nenhum outro problema, exceto ausencia de velocidade e odômetro.

Abraços!

#2
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Elton:

Antes de trocar qualquer peça veja se não há um mau contato no conector ou fusível queimado.

No link abaixo, um dono de Ka teve problema parecido...

http://www.clubedonovoka.com/t3402-problemas-no-velocimetro

Abraço.

#3
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Tem um teste que tu pode executar na Eco ao ligar - vai te mostrar a velocidade, RPM, etc no computador de bordo e testar os ponteiros.
Olha aqui: https://ecosportclub.forumeiros.com/t600-comando-do-painel o primeiro post do tópico é meio confuso, mas nos outros está melhor explicado

#4
 elton reis

elton reis
Iniciante
Iniciante
Valew, obrigado aos que responderam. O problema era o sensor mesmo, já substituí o 'tar', e ficou belezinha.

Quanto ao teste via painel (aquele q tem q segurar o botão do reset do odômetro e ligar a ignição), alguém sabe se existe uma lista de parâmetros, que decifre o que é cada um daqueles parâmetros? Só entendi o de teste dos Leds (Bulb).

Abraços.

#5
 Convidado

Anonymous
Convidado
Pessoal, em uma viagem o meu velocímetro/odômetro parou.
Alguém sabe onde fica o VSS?
Já vi que no Mercado Livre tem essa peça prá comprar e acredito que consiga trocar sozinho...
Só preciso saber a localização...

Abraço a todos,

Alexandre Suchy
Curitiba-PR
Ecosport XLS 1.6 05/05

#6
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
suchy escreveu:Pessoal, em uma viagem o meu velocímetro/odômetro parou.
Alguém sabe onde fica o VSS?
Já vi que no Mercado Livre tem essa peça prá comprar e acredito que consiga trocar sozinho...
Só preciso saber a localização...

Abraço a todos,

Alexandre Suchy
Curitiba-PR
Ecosport XLS 1.6 05/05

se nao me engano eh um conector que fica bem a frente do painel de intrumentos so que do lado do cofre do motor. E o sensor eh so seguir esse fio que logicamente esta na caixa de marchas.

#7
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
kentakk, é isso.

Ele fica localizado bem na entrada da caixa, basta seguir o cabo de aço que ele termina exatamente onde está o VSS.

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos-CWB escreveu:kentakk, é isso.

Ele fica localizado bem na entrada da caixa, basta seguir o cabo de aço que ele termina exatamente onde está o VSS.

Cabo de aco???? pelo que sei os carros modernos nao tem cabo de aco. Apenas o sensor de velocidade vai direto na caixa e sai um fio que tem um conector e desse conector vai para o velocimetro do carro.

#9
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Não é cabo de aço do velocimetro, esse não existe mais desde 2000, esse cabo de aço que me refiro é outro (mas agora não lembro
se é o cabo do acelerador/da embreagem).

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Marcos-CWB escreveu:Não é cabo de aço do velocimetro, esse não existe mais desde 2000, esse cabo de aço que me refiro é outro (mas agora não lembro
se é o cabo do acelerador/da embreagem).

Cabo de aço somente o acelerador que na verdade nem aço é mais, acho que eh plastico e a embreagem eh hidraulica.

#11
 elton reis

elton reis
Iniciante
Iniciante
É isso aí. Troquei o meu e ficou beleza.
Cuidado com esse velocímetro defeituoso.
O meu ficava oscilando com o carro parado, e como a Eco tem trava das portas (a 15Km/h), ela travou as portas com a chave no contato e ligada. kkkkkkkk, ainda bem que tinha o controle original guardado..

E como é tudo eletrônico, até a injeção fica meio estranha sem essa referência de velocidade correta.

Abraços,

#12
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
elton reis escreveu:É isso aí. Troquei o meu e ficou beleza.
Cuidado com esse velocímetro defeituoso.
O meu ficava oscilando com o carro parado, e como a Eco tem trava das portas (a 15Km/h), ela travou as portas com a chave no contato e ligada. kkkkkkkk, ainda bem que tinha o controle original guardado..

E como é tudo eletrônico, até a injeção fica meio estranha sem essa referência de velocidade correta.

Abraços,

Valeu pelo toque. Nunca ia imaginar uma situacao dessas de o carro fechar sozinho com ele parado. O correto entao é a ford ativar a trava automatica desde que o carro chegue a 15km por hora e ainda por cima com o cambio engatado. Caso contrario o controle nao desse ordem para travar as portas. O problema eh que esses comandos redundantes acabam por encarecer ainda mais o carro.

#13
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
É por isso que em lojas de balanceamento os atendentes perguntam se o carro tem trava automatica, daí eles já pedem pra deixar os vidros baixados, se as portas travarem por qualquer motivo, os vidros estão abertos pra salvar hehehe

#14
 NEGOBOY

avatar
Iniciante
Iniciante
Marcos-CWB escreveu:É por isso que em lojas de balanceamento os atendentes perguntam se o carro tem trava automatica, daí eles já pedem pra deixar os vidros baixados, se as portas travarem por qualquer motivo, os vidros estão abertos pra salvar hehehe

Galera, boa noite! estou com problemas no sensor de velocidade da minha eco, o velocimentro não funciona, comprei o sensor de velocidade, mas não estou localizando onde trocar, alguém pode me explicar melhor ou mandar uma foto do local de instalação? Minha eco é 2011 2.0 16v.

Valeu mesmo a FORÇA.

#15
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos