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Alto Consumo

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#1
 Alison Miguel de Souza

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Iniciante
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Galera, boa noite.
Acabei de me inscrever no EcoSport Club. Muito bom o fórum.. comprei minha Eco 2008 XLT Completa a uma semana. Andei 127 Km e consumiu 1/2 tanque de combustível (gasolina) só na cidade, pois não tive oportunidade de colocar na estrada ainda. Acho que não é normal. Comprei de uma concessionária, mas sei a procedência do carro. O que fazer? gostaria de algumas dicas antes de levar na autorizada!

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Olá, Alison. Seja bem vindo ao fórum.

Parabéns pela aquisição.

Em relação ao consumo, normalmente as pessoas se assustam com este aspecto do eco. Pode haver alguns problemas, especialmente em relação a cabos e velas, devido ao ano do carro. Mas antes de pensar em algum defeito, gostaria de tecer alguns comentários:

O consumo esperado em circuito apenas urbano, com trechos curtos, com o carro 2.0 andando em segunda e terceira marchas, vai variar algo entre 6,5 a 8 km/litro (gasolina).

Seria interessante você marcar o consumo exato. Encher o tanque, rodar pelo menos 100 km e depois reabasteça. Daí é só dividir a km pelo volume de combustível. Mas tem que ser exato: no primeiro disparo da bomba, de preferência no mesmo posto e com a mesma bomba (evite encher até a "boca").

Quanto ao que você citou, o tanque do seu eco possui capacidade para 54 litros. Quando comprei meu 2008, coube 58 litros no primeiro abastecimento. Mas quando se coloca 52 litros o ponteiro já acusa tanque cheio.

Você citou que gastou "metade" do tanque. Vou considerar que o ponteiro apenas se aproximou da marca média, tendo consumido algo em torno de 23 litros. Neste caso, Seu consumo foi de 127/23= 5,5 km/litro. Mas se o consumo foi de apenas 20 litros, então daria 6,4 km/litro, bem próximo do que normalmente se gasta, a depender, claro, das condições de rodagem.

Não sei se você já viu este tópico exclusivo sobre consumo:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t50-consumo-de-combustivel?highlight=consumo

De qualquer forma, sempre é bom fazer um revisão no carro para verificar se está tudo em ordem. Mas lembre-se que é um carro grande, pesado, que sempre vai consumir mais do que os populares. Aí o jeito é "pegar leve" no acelerador.

Boa sorte.

#3
 Alison Miguel de Souza

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Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Alison. Seja bem vindo ao fórum.

Parabéns pela aquisição.

Em relação ao consumo, normalmente as pessoas se assustam com este aspecto do eco. Pode haver alguns problemas, especialmente em relação a cabos e velas, devido ao ano do carro. Mas antes de pensar em algum defeito, gostaria de tecer alguns comentários:

O consumo esperado em circuito apenas urbano, com trechos curtos, com o carro 2.0 andando em segunda e terceira marchas, vai variar algo entre 6,5 a 8 km/litro (gasolina).

Seria interessante você marcar o consumo exato. Encher o tanque, rodar pelo menos 100 km e depois reabasteça. Daí é só dividir a km pelo volume de combustível. Mas tem que ser exato: no primeiro disparo da bomba, de preferência no mesmo posto e com a mesma bomba (evite encher até a "boca").

Quanto ao que você citou, o tanque do seu eco possui capacidade para 54 litros. Quando comprei meu 2008, coube 58 litros no primeiro abastecimento. Mas quando se coloca 52 litros o ponteiro já acusa tanque cheio.

Você citou que gastou "metade" do tanque. Vou considerar que o ponteiro apenas se aproximou da marca média, tendo consumido algo em torno de 23 litros. Neste caso, Seu consumo foi de 127/23= 5,5 km/litro. Mas se o consumo foi de apenas 20 litros, então daria 6,4 km/litro, bem próximo do que normalmente se gasta, a depender, claro, das condições de rodagem.

Não sei se você já viu este tópico exclusivo sobre consumo:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t50-consumo-de-combustivel?highlight=consumo

De qualquer forma, sempre é bom fazer um revisão no carro para verificar se está tudo em ordem. Mas lembre-se que é um carro grande, pesado, que sempre vai consumir mais do que os populares. Aí o jeito é "pegar leve" no acelerador.

Boa sorte.

Oi Josimar. Obrigado pelas boas vindas.
Realmente preciso fazer uma revisão mais detalhada pois ando bem tranquilo, nada de pisar pra não judiar do carro. Mas estive lendo o tópico sobre o consumo logo depois que postei este e vi que o pessoal dizia a mesma coisa que eu.. Mas mesmo assim vou levar pra ver.
Agora vou fazer o que vc disse, completar o tanque e fazer o calculo exato. Vamos ver o que dá. E preciso por na estrada agora pra ver como é.
Obrigado pelas dicas Josimar. Abraço

#4
 Josimar

Josimar
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Disponha, Alison.
Não sei se você chegou a ver minhas postagens sobre o consumo. Afinal, são 22 páginas... Sleep

Resumindo:

Eco 1.6 monocombustível: já cheguei a fazer 13,5 km/l (gasolina) na estrada e 10,3 km/litro na cidade. Entretanto, para trechos curtos e/ou com muito trânsito, esta média caía para 7 km/litro (cidade) e 10 km/litro (estrada).

Eco 1.6 Flex: Enchi o tanque (gasolina), rodei 304 km (estrada) e abasteci novamente: 22,5 litros: 13,5 km/litro. Velocidade e carga: 100-110 km/hora - carro com 4 adultos + bagagem (Uso contínuo do AC).

Eco 2.0 4WD, gasolina, carro com 3 adultos + bagagem e uso contínuo do AC. Só estrada, sem trânsito, velocidade (ida): 90-100 km/hora - 14,45 km/litro (melhor consumo que já consegui com o 2.0). Velocidade na volta: 100-110 km/hora - 12,8 km/litro.

Abç.

#5
 Alison Miguel de Souza

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Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Disponha, Alison.
Não sei se você chegou a ver minhas postagens sobre o consumo. Afinal, são 22 páginas... Sleep

Resumindo:

Eco 1.6 monocombustível: já cheguei a fazer 13,5 km/l (gasolina) na estrada e 10,3 km/litro na cidade. Entretanto, para trechos curtos e/ou com muito trânsito, esta média caía para 7 km/litro (cidade) e 10 km/litro (estrada).

Eco 1.6 Flex: Enchi o tanque (gasolina), rodei 304 km (estrada) e abasteci novamente: 22,5 litros: 13,5 km/litro. Velocidade e carga: 100-110 km/hora - carro com 4 adultos + bagagem (Uso contínuo do AC).

Eco 2.0 4WD, gasolina, carro com 3 adultos + bagagem e uso contínuo do AC. Só estrada, sem trânsito, velocidade (ida): 90-100 km/hora - 14,45 km/litro (melhor consumo que já consegui com o 2.0). Velocidade na volta: 100-110 km/hora - 12,8 km/litro.

Abç.

Então cara.. Isto que estou achando estranho pois ele tá fazendo +- 5 a 6 km/Lt na cidade mas não sou de pisar mesmo. Troco a marcha antes dos 3000 giros!! Vou leva-la amanha na oficina para ver se está ok. a minha é 1,6 flex XLT.

Abraços.. Valeu

#6
 Zanetti

Zanetti
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Isso depende muito do transito que vc pega, se for na base do arranca e para tá normal

#7
 Josimar

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Também possuo este modelo XLT 1.6 2008. Na cidade faço cerca de 7,5 km/litro. Isso porque uso em condições severas - trocando em miúdos: minha esposa roda 3 km por dia com o carro. Tenho que trocar o óleo pelo tempo - 6 meses - e não pela km rodada. No último ano rodamos cerca de 3.000 km com este carro. E isso porque de vez em quando viajo com este veículo só para evitar que ele fique muito ocioso.

Como você pegou o carro há pouco tempo, independente da "procedência" deve fazer um revisão geral. No mínimo trocar óleo e filtros. Pode parecer pouco, mas filtros sujos podem fazer uma boa diferença em relação ao consumo.

Na estrada, evite passar dos 110 km/hora e verá que ele pode fazer pelo menos 13 km/litro.

Abç

#8
 Josimar

Josimar
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Hoje saí com o 1.6 2008 XLT - acho que igual ao do Alison, e fiquei de olho na relação de marchas e rotação do motor.

Fiz um trajeto curto - 10 km - com vários sinais e algum trânsito, porém com alguns trechos de velocidade de 60 a 70 km/h.

Observei que ando pelo menos 95% do tempo em baixa rotação, algo em torno de 1.400-1.600 rpm. Somente em ultrapassagens ou arrancadas em rotatórias, por exemplo, chego a mais de 2.000 rpm.

Quando estou trafegando a 60 km/h, por exemplo, estou na quinta marcha, com cerca de 1.500 rpm.

Então, Alison, observei isso porque você citou que "troca a marcha antes dos 3000 giros". Deve ter sido apenas o modo de falar, para frisar que não exagera no giro do motor, mas observe como é a relação de trocas em seu veículo. Talvez, mesmo sem perceber, esteja exigindo um pouco mais do motor...

Abs.

#9
 Zanetti

Zanetti
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O que tentei falar Josimar foi que se vc pegar o Ecosport e andar em um trecho que tenha que parar e andar toda hora vai ficar igual a um Dodge Dart, pelo menos no 2.0
Arrancada e retomada dele é que consome muito, as vezes ando aqui por perto e como tem muito quebra molas quando chego em casa o ponteiro desceu bem

#10
 Josimar

Josimar
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Olá, Zanetti.

Como escrevi no tópico em seguida à sua postagem, deve ter dado a impressão que estava respondendo ao seu argumento, mas na verdade estava apenas complementando meu raciocínio anterior em relação ao consumo.

Quando você postou, realmente pensei em comentar que eu também havia aventando esta possibilidade na primeira mensagem, só que não de forma tão direta como você fez. Mas acabei não comentando justamente para não parecer que estava rebatendo seu argumento.

Na verdade concordo com sua visão sobre este aspecto do consumo: em geral nós nos atemos a médias de consumo publicadas por montadoras ou testadas por usuários em condições ideais. Contudo, no dia-a-dia do trânsito a coisa é bem diferente, especialmente quando há muitas arrancadas e retomadas, como você citou.

Como você deve ter percebido, já que acompanha de perto o fórum, em geral a primeira coisa que escrevo sobre o assunto é que as condições de dirigibilidade afetam muito o consumo.

Há mais de 10 anos ouvimos falar mal deste aspecto do Ecosport - o consumo - eu diria até que isso virou um mito. Não nego que é superior a outros carros com a mesma motorização, por motivos já muito discutidos por aqui, mas por experiência própria argumento que não é tão ruim assim. É uma questão de custo-benefício.

Aliás, falando nisso, sempre ouvi falar que após uma blindagem, devido ao aumento de peso, um carro passa a consumir bem mais. Você conseguiu perceber a diferença em seu carro? É tão grande como dizem ou é mais um mito?

Abs

#11
 Zanetti

Zanetti
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Eu não tenho referencia de uso, pois já comprei blindado e é meu primeiro Ecosport, mas pelo que vejo o pessoal relatando se tem diferença é muito pouco, o meu na cidade com o transito livre faz em torno de 8 e na estrada andando não acima de 100 fez 12, mas é o que vc disse, se quero conforto e segurança tenho que pagar o preço e pelo visto não é muito alto, meu Del Rey gastava muito mais e nunca reclamei, pois carro igual aquele ainda estou pra ver, lógico que levando em conta a época em que foi lançado

Peso da blindagem = 180 quilos

#12
 Alison Miguel de Souza

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Iniciante
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Josimar Medeiros escreveu:
Hoje saí com o 1.6 2008 XLT - acho que igual ao do Alison, e fiquei de olho na relação de marchas e rotação do motor.

Fiz um trajeto curto - 10 km - com vários sinais e algum trânsito, porém com alguns trechos de velocidade de 60 a 70 km/h.

Observei que ando pelo menos 95% do tempo em baixa rotação, algo em torno de 1.400-1.600 rpm. Somente em ultrapassagens ou arrancadas em rotatórias, por exemplo, chego a mais de 2.000 rpm.

Quando estou trafegando a 60 km/h, por exemplo, estou na quinta marcha, com cerca de 1.500 rpm.

Então, Alison, observei isso porque você citou que "troca a marcha antes dos 3000 giros". Deve ter sido apenas o modo de falar, para frisar que não exagera no giro do motor, mas observe como é a relação de trocas em seu veículo. Talvez, mesmo sem perceber, esteja exigindo um pouco mais do motor...

Abs.

E ai Josimar, blz?? Então cara.. eu passei a observar mais o modo que eu estava rodando com ela. Estou trocando as marchas somente antes dos 2000 giros. O bom daqui da minha cidade é que é pequena sem transito e tem 4 faróis no trajeto ida e volta do trabalho. Ela está fazendo a média de 8,5 Km/L. Melhorou um pouco de quando peguei. Agora amanha estou indo viajar com ela. Levei no mecânico e está tudo ok. Foi um pouco de susto tbm pois meu carro anterior era um 1,0 básico. Foi um salto meio grande e as consequências vieram né hehehehe.. Mas estou apaixonado pelo carro. É uma lua de mel. Fuço nele todo dia parado na garagem. Logo tiro uns retratos e mando pra vcs. Abraço

#13
 Alison Miguel de Souza

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Iniciante
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zanetti escreveu:Isso depende muito do transito que vc pega, se for na base do arranca e para tá normal

Fala Zanetti, Blz cara?? Como eu disse ao Josimar. O trajeto que faço é curto com 4 faróis mas em ruas de pouca velocidade. Agora acho que ja estou acostumando com fato de ela gastar mais que meu 1,0 anterior hehehe. Mas é um belo carro.. Obrigado pela dica.. Abraço

#14
 Zanetti

Zanetti
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Esse susto é normal, a pessoa sai de um carro e leva os costumes do antigo para o novo e isso na Eco é fatal, pisou gastou muiiiiiito

#15
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Alison seja bem vindo ao club, tenho a minha a 5 meses, como ja comentei em outro post, assim que a peguei troquei velas e cabos e a media que ela esta fazendo é a mesma do Zanetti +- 8 cidade e 11 estrada (com ar ligado), não é blindada e é 1.6.
Mas também como vc estou apaixonado pelo carro, ótima aquisição que fiz, não me arrependo.

Abraço... cheers

#16
 Zanetti

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Eu quero mesmo é tomar coragem e colocar meu kit gás 5ª geração nele e ser feliz

#17
 Rickborba

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Iniciante
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Boa noite pessoal!!!!
Acabei de comprar minha Eco 12/12 com 10.000 KM e até agora (uma semana) com uso totalmente urbano em cidade de interior, com muito sobe e desce....o comp de bordo esta marcando 8,3 km/L... sei lá, esperava menos pois, estou com tanque cheio de etanol.......

#18
 Josimar

Josimar
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Olá, Rickborba. Seja bem vindo ao fórum.

Parabéns pelo carro. É praticamente zero km. às vezes levo só três meses para rodar 10.000 km.

Fico feliz quando alguém relata que o Eco está bebendo menos do que esperava. É bom sinal. Acho que você leu sobre o mito que citei mais acima - no imaginário popular se acha que para ter um Eco tem que ser dono de posto de combustível...

E o detalhe: você fez esta média com Etanol.

Tudo depende muito da condução. Já cheguei a citar que fiz 14,45 km/l na estrada com um 2.0. Acabei de chegar de viagem com este carro e o computador de bordo está marcando 11,1 km/l (exagerei no peso do pé, hehehehe).

Falando nisso, se você puder registre este consumo no tópico:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t50p420-consumo-de-combustivel?highlight=consumo

Abs

#19
 Josimar

Josimar
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Alison Miguel de Souza escreveu:
E ai Josimar, blz?? Então cara.. eu passei a observar mais o modo que eu estava rodando com ela. Estou trocando as marchas somente antes dos 2000 giros. O bom daqui da minha cidade é que é pequena sem transito e tem 4 faróis no trajeto ida e volta do trabalho. Ela está fazendo a média de 8,5 Km/L. Melhorou um pouco de quando peguei. Agora amanha estou indo viajar com ela. Levei no mecânico e está tudo ok. Foi um pouco de susto tbm pois meu carro anterior era um 1,0 básico. Foi um salto meio grande e as consequências vieram né hehehehe.. Mas estou apaixonado pelo carro. É uma lua de mel. Fuço nele todo dia parado na garagem. Logo tiro uns retratos e mando pra vcs. Abraço

Olá, Alison.

Fico feliz que sua média melhorou. Acho que você entendeu porque entrei em tantos detalhes sobre consumo. Só mesmo fazendo as contas para se ter uma ideia mais precisa.

Aqui no fórum você vai encontrar muitas informações para "customizar" seu veículo. Qualquer dúvida não hesite em postar.

Abs

#20
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Boa noite pessoal eu postei em outro tópico a experiência que estou tendo com minha eco.
Mas fui indicado a olhar este tópico e estarei passando a minha experiência ainda recente.

"Na Quinta feira passada retirei minha Eco 2008 xlt Auto, e percebi que esta fazendo cerca de 5,5 na cidade com gasolina quase um HUMMER ainda nao peguei estrada com ela para saber seu rendimento.

Comprei ela com 36.000 km já fiz uma revisão e troquei as velas pois os filtros e óleo foi trocado na revisão pela concessionaria para me entregar o carro. Mas vou ver o de combustível se realmente trocaram pois concessionário nao se confia.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#21
 Roger07

Roger07
Iniciante
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Galera comprei a minha ja tem 1 mês, é uma 2010/2011, 1.6 freestyle, gente na estrada consegui fazer 11.1LT na gasolina andando a 110, ja na cidade ela esta fazendo 5.4LT na gasolina tambem, estou achando que esta gastando muito na cidade, tinha que fazer pelo menos uns 7, alguem tem alguma dica pra me dar, pois estou vendo alguns comentarios no forum e muita gente comentou em media de 12 a 13 LT na estrada e na cidade ate 8.

#22
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Realmente, Roger, 5,4 km/L é um consumo muito elevado na gasolina. Se fosse automático, até se justificaria, mas o seu é manual, correto?


Mas como é o seu trajeto diário (até o trabalho/escola)? Quantos km roda em cada trecho?


E aquele seu problema de ligar e não pegar mais, resolveu?

#23
 Roger07

Roger07
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Realmente, Roger, 5,4 km/L é um consumo muito elevado na gasolina. Se fosse automático, até se justificaria, mas o seu é manual, correto?


Mas como é o seu trajeto diário (até o trabalho/escola)? Quantos km roda em cada trecho?


E aquele seu problema de ligar e não pegar mais, resolveu?

Então, a minha é manual, meu trajeto diario é de casa para o trabalho em meia 5km da minha casa ate o trabalho, e ando pouco pois aqui tb é tudo muito pertinho, cidade pequena e quanto aquele problema de ligar e não pegar mais parou de aparecer do nada.

#24
 Josimar

Josimar
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Tá, eu lembro de você comentar que até trocou a bateria, não foi? 


Deixa eu perguntar: fora o trabalho, os outros locais para os quais você normalmente dirige são próximos? Tipo a casa da mãe, da sogra, mercado, escola, etc.?


Você viaja de vez em quando? Pelo menos uns 30 km?


Minha esposa teve dois Fiestas e dois EcoSports. Em todos tivemos problemas crônicos na parte elétrica que ninguém resolvia. 


Depois de muito tempo, o veredito: ela não rodava o suficiente para carregar a bateria, pois o fato de ligar/desligar o carro muitas vezes e depois rodar menos de 15 minutos (tempo médio para carregar a bateria) não só gerava problema na partida como aumentava em muito o consumo. Ela só costumava fazer 6 km/L na gasolina.

#25
 Roger07

Roger07
Iniciante
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Josimar escreveu:Tá, eu lembro de você comentar que até trocou a bateria, não foi? 


Deixa eu perguntar: fora o trabalho, os outros locais para os quais você normalmente dirige são próximos? Tipo a casa da mãe, da sogra, mercado, escola, etc.?


Você viaja de vez em quando? Pelo menos uns 30 km?


Minha esposa teve dois Fiestas e dois EcoSports. Em todos tivemos problemas crônicos na parte elétrica que ninguém resolvia. 


Depois de muito tempo, o veredito: ela não rodava o suficiente para carregar a bateria, pois o fato de ligar/desligar o carro muitas vezes e depois rodar menos de 15 minutos (tempo médio para carregar a bateria) não só gerava problema na partida como aumentava em muito o consumo. Ela só costumava fazer 6 km/L na gasolina.


Sim troquei a bateria, olha acho que faço 30km no maximo por dia, pois como falei, aqui td é muito proximo a cidade tem 35mil abitantes então é dificil andar muito, bom ainda não viajei com ela, quando comprei a um mês atras andei 150km com ela pq comprei em outra cidade.
quanto a problemas eletricos que vc citou acho que vc tem uma certa razão pois tb ja ouvi falar nisso, mais como tenho outro carro tb que fica com minha esposa e fazemos o mesmo trajeto fico na duvida pois nunca deu nada e ele é muito econômico na cidae e na estrada (prisma 2014) media de 9lt na cidade e media de ate 14 na estrada.
Tive um fiesta 2010 a anos atras e vendi pq bebia muito, e me disseram que a ecosporte tem o mesmo motor do fiesta não sei se isso procede, mais se for veradade esta explicado, rsrsrs.

#26
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