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Remover o volante/ air bag! Alguém sabe como??

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#1
 cristiano0608

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Iniciante
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Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite pessoal! Sou novo neste fórum, e gostaria de compartilhar com algum dos colegas que já teve que remover o volante da Eco. Ocorre que comprei minha Eco XLT 2.0 ano 2008 há pouco mais de 3 meses. Quando a comprei, o vendedor providenciou o revestimento de couro novo no volante, a meu pedido, pois o couro do volante estava bem descascado. Com isso acabei arranjando dois probleminhas: A luz do air bag começou a permanecer ligada, e o botão multifunções do cpu de bordo parou de funcionar. imaginei que o detalhe da luz foi porque o cara que removeu o volante não o fez com o cabo da bateria desconectado, até aí tudo bem, bastaria levar minha eco a uma oficina, engatar o chicote no scanner e resetar a memoria de avarias da central. Como sou muito curioso, resolvi dar uma avaliada por conta no botão multi função do cpu de bordo, e ao remover a capa plastica superior da coluna de direção para chegar até a chave de seta, descobri que havia um cabo ( parecido com um cabo flat desses de celular, de cor branca, achatado e com 2 filamentos ) rompido. Esse cabo aparentemente faz algumas voltas em torno do eixo do volante, e na verdade, não sei ao certo qual sua finalidade, mas constatei que está rompido, e provavelmente, algo não está funcionando por causa dele. Como meu volante é com comando do rádio embutido na coluna da direção, não há como soltar a chave de seta por cima, sem retirar o volante antes, pois os parafusos que prendem o comando de som ao volante ficam logo atrás do mesmo. Surpreendentemente, não achei de forma alguma remover o volante. Não consigo retirar a capa da direção para ter acesso aos parafusos que soltam o airbag e o miolo da direção. Com medo de acabar quebrando a capa, resolvi postar aqui no fórum para ver se algum dos colegas já teve esse problema e passou por algo parecido. Se alguém puder me dar uma dica, será de grande ajuda. Desde já agradeço qualquer dica, e peço desculpas caso esta não seja a área correta para esta postagem.

Grande abraço!


#26
 kentakk

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Gente! Finalmente consegui tirar a tampa da buzina... Tem que puxar com força na parte debaixo e depois a parte de cima.
Nao tem aquela historia de enfiar arame no buraquinho....

Daqui a pouco vou postar umas fotos do volante desmontado. E vou postar umas fotos de como vou alterar a buzina para ficar mais macia.

Nunca vi uma buzina tao ridicula igual a da Ecosport. Se der um toquinho ele nao buzina. Se apertar mais forte faz um escandalo. Uma merda e falta de qualidade. Sem falar naquele barulho "clac-clac" de plastico oco batendo em plastico oco. Uma tremenda falta de classe.
Mas nem um fusquinha merece uma coisa destas. Alias foi a primeira coisa que notei qdo comprei o carro.

#27
 kentakk

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Segue o link da foto da peça da buzina.
Eu corte 1 ele o meio das molas.
No original é preciso 2kg de força para acionar a buzina.
eu tambem corte fora os contatos que fica na base.

http://img17.imageshack.us/img17/7561/p5020069lk.jpg

#28
 kentakk

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#29
 kentakk

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cristiano0608 escreveu:Buenas pessoal, finalmente consegui remover o volante, e agora vejo que não era nada difícil, mas como o principal detalhe que torna possível remover a capa do volante fica " DENTRO " dele, demorei pacas pra descobrir. Realmente há 2 furos na parte posterior do volante ( o meu havia um dos furos encoberto, por isso achei que fosse um furo apenas). Nesses furos não há nenhum tipo de parafuso, mas sim, um arco de metal que passa pela lateral de cada furo. O que temos que fazer é colocar uma chave fenda, philips, ou até mesmo uma haste de metal, e, ao invéz de girar, como eu estava tentando anteriormente, é necessário apenas deslocar a chave de um lado a outro, até que o aro se solte da garra interna dentro do volante. Feito isso nos dois furos, a capa do volante, juntamente com o air bag, irão literalmente " saltar " do centro do volante. Esse processo vai soltar as garras superiores da capa ( são 4 ao todo, 2 em cima, e duas embaixo ). Feito isso, basta agarrar a capa do volante, e desliza - la para cima, em direção ao teto, isso vai soltar então as 2 garras inferiores. Nesse momento a Porca que prende o centro do volante já está exposta e o volante já pode ser retirado!!!! Lembrem se que, caso desejem remover completamente a capa do volante, será necessário desconectar os fios da buzina, airbag, etc...., e para não correr risco de a lampada do air bag ficar ligada após recolocar tudo no lugar, o recomendado é desconectar a bateria do veículo e aguardar alguns minutos antes de desconectar o air bag.Vou postar aqui algumas fotos, onde a foto 1 mostra O arco na capa plastica, e também as garras que ficam no volante. A foto 2 mostra uma vista frontal do interior do volante, e a foto 3 mostra a capa, junto com o air bag. Achei também um video no youtube que ensina a retirar o volante do peugeot 206/307, onde o processo é o mesmo, portanto, podemos ter uma idéia onde colocar a chave para conseguir soltar o aro da garra do volante. É isso aí pessoal, espero ter contribuído de alguma forma para o fórum!

http://imageshack.us/photo/my-images/560/201112262001edit.jpg
http://img338.imageshack.us/img338/3996/20111226200043.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/687/20111226200106.jpg

Link do vídeo removendo volante do 206/307: http://www.youtube.com/watch?v=h1QYXgdl7IU

Ola cristiano e galera. Este procedimento eh valido para os ecosports com AirBag. Pois os modelos mais basicassos eh so puxar a tampa da buzina com forca que ela sai. Comece puxando para fora primeiro a parte debaixo e depois a de cima.

#30
 boszko


Iniciante
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senhores, o procedimento descrito pelo cristiano0608 é o correto. Vejam bem, o arco metálico que ele se refere funciona como uma espécie de "chaveta". Voce precisa inserir um objeto nos buracos que ficam na parte posterior do volante de maneira que forçe esta chaveta pata o interior do semicirculo central. Podes fazer isso um de cada vez. Sem fazer força, Verás que ao forças esse arco metálico para dentro ele deixara o engate livre e as molas empurrarão a caixa que prende o airbag para cima, soltando-o. Aí você faz o descrito anteriormente pelo cristiano0608. É meio incomodativo na primeira vez, mas depois fica muito fácil

Vejam


A seta amarela indica qual é o arco metálico que prende a capa anterior ao volante.
A seta vermelha indica como vc forçar este o arco metálico para o centro (em direção ao círculo redondo que nada mais é do que o airbag)

Espero ter ajudado.
Att.

#31
 Irlandio Almeida

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Boa tarde, tenho um eco 2.0 automático, e trabalho com ar condicionado, já retirei muitos volantes incluindo os de EcoSport, pra retirar o volante tem que ter um pouco de habilidade pois ele é preso não por parafusos más sim por molas que servem como presilhas, e o modo de soltar é enfiando uma fenda palito na parte inferior do volante, tem dois furos, você enfia nos furos e força o cabo da chave no sentido oposto da coluna de direção para forçar a mola e destravar o air bag, e a respeito da malha que você viu quebrada é justamente ela que faz a ligação do sistema elétrico com a bouça de air bag, com certeza ela não serve mais e terá que providenciar uma outra peça. Espero ter ajudado. E não esqueça de desligar o negativo da bateria antes de fazer qualquer procedimento.

#32
 Marcos-CWB

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Administrador
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algo me diz que essa tal de cabo flat é uma facada de tão caro.

#33
 kentakk

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Marcos-CWB escreveu:algo me diz que essa tal de cabo flat é uma facada de tão caro.

Marcos acho que esse cabo flat vende.... so por um milagre entao o negocio eh trocar o hard disc inteiro

#34
 Lacma

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Membro Jr
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Pessoal, sei que o topico é antigo mas como fiquei sem buzina...
Amanhã vou desligar a bateria e tentar abrir a tal capa. Se nao der certo, colocarei as fotos da capa destruída e também da marreta que vou usar. É o fim da picada a concessionária TREVAUTO de Pouso Alegre - MG querer cobrar mais de R$500,00 para consertar a buzina e R$950,00 pela chave de seta (esta eu mesmo consertei).



Última edição por Lacma em Dom Mar 13, 2016 1:44 am, editado 1 vez(es) (Razão : atualizar quantia mensionada)

#35
 Zanetti

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Uma pergunta que pode parecer boba, mas as vezes passa despercebido.
Você já verificou o fusível número 2?



Já verificou a buzina que fica abaixo do farol do lado do carona?

#36
 Lacma

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Membro Jr
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Super Zanetti, bom dia!
Esqueci-me de acrescentar ao meu texto que a buzina funciona somente em um dos lados do volante e não buzina quando o mesmo é movimentado. Por isso é certeza não ser fusível. Alguma dica? Abraço.

P.S. Aprendi aqui no forum que é uma bába abrir a capa. Mas eu tentei muito mesmo e não consegui movimentar o ferrinho-mola. Mas de amanhã não passa. Eheheheh

#37
 Zanetti

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Eu nunca tirei, pois o meu tem AirBag e não pretendo mexer tão cedo, mas o procedimento é o falado aqui no fórum, talvez vc esteja colocando o ferro ou chave fora da posição.

Dá uma lida nesse tópico que o Kentakk postou algumas fotos
http://ecosportclub.forumeiros.com/t3980-nos-finalmente-do-volante-do-new-fiesta

#38
 Lacma

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Membro Jr
Membro Jr
Pois é Zanetti, a questão do airbag é também minha. Medo!
Mas nao posso ficar sem buzina. Vi o post do Kentakk e fiquei bobo com a paciência e competência dele. Aproveitei e dei um toque sobre o transistor BC558 que ele pretende usar. Tive problemas no passado por causa do surto de corrente durante a partida. Mas vamos aguardar e ver se ele comenta o sucesso do transistor.
Sinceramente ja penso em colocar um botão separado para a buzina. Na minha Eco, usei um botão igual ao do desembaçador (nos espaços vagos com tampinhas no lado esquerdo) para desligar o dvd Pioneer que mesmo desligado fica com a tela acesa (mancada da Pioneer). No espaço que sobrou (o debaixo) penso em colocar um outro botão só que sem trava para a BZ. Vai ficar horroroso mas se eu não conseguir abrir a tampa... única chance!

#39
 Lacma

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Membro Jr
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Ah Zanetti, esqueci de dizer que também existe a chance de eu nao encontar o defeito. Sei de Ecos na minha cidade que não tiveram suas buzinas consertadas.
Obrigado pela ajuda.

#40
 Zanetti

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Consegui achar um post onde recuperei duas fotos que talvez ajude
http://ecosportclub.forumeiros.com/t935-problemas-na-buzina#44751

Bem, buzina não tem segredo, alimentação, hard disc e seus contatos, contatos do botão, relé, fiação, conector e buzina

Pelo que vc relatou deve estar com problema no contato do hard disc e no contato do botão, nada que não possa ser reparado por vc.

Good luck

#41
 Lacma

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Membro Jr
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Eu baixei as fotos. Agradeço muito sua ajuda pois me deu uma idéia de como proceder. Aliás, a foto mostra bem como funciona a trava. Obrigado!

#42
 kentakk

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ola Lacma! olha eu aqui tambem.... hehehe.... entao com airbag eh mais complicado.... o meu nao tem air bag entao eh so puxar o botao da buzina, com o seu tem airbag ele tem um arame trava que segura todo o conjunto airbag.... entao pelo que sei vc primeiro precisa tirar a capa da coluna tirando uns parafusos embaixo, so da um pouco de trabalho por causa da alavanca de ajuste da coluna... Dai nos furos 1 de cada lado precisa destravar o air bag.
Mas antes tente tirar o fusivel do air bag e tirar ou o fusivel ou rele da buzina acho que o rele da buzina eh o rele 2 do diagrama do Zanetti.

#43
 kentakk

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se nao me engano segundo a foto a seguir o arame na cor prata eh a trava do airbag e  a lamina dourado eh o contato da buzina. Entao vc precisa acessar este arame por tras do volante pela coluna de direcao e ao mesmo tempo puxar a buzina pra fora.

#44
 Lacma

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Membro Jr
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É isso mesmo! O da cor prata trava o airbag e também a capa da buzina. Repare proximo ao parafuso com tinta azul (os de cima), entre a mola e o parafuso, tem a ponta do arame prata que acredito ir em direção aos furinhos de acesso.
Eu dei prazo pra mim mesmo de mexer hoje. Mas minha super mãe de 83 anos foi operada recentemente para a implantação de uma prótese titânio-cerâmica na bacia. Felizmente já tá querendo ir para próxima São Silvestre... Eheheheh. Mas hoje passou e não pude fazer.
Vou desligar a bateria e esperar uns 10 minutes. Mesmo sem o respectivo fusível e o relé da buzina, tenho medo. Ao desligar a bat, já era!
Obrigado pela dica.

#45
 kentakk

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na verdade eu tiro o rele da buzina para nao ficar aquele vizinho chato que fica buzinando enquanto faz manutencao do carro. O meu nao tem air bag mas foi um sacrificio pra saber como tira e fiquei com medo de puxar... mas semanas foram passando e aprendi a tirar agora nao penso 2 vezes ja puxo de vez e ele sai.

#46
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