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Remover o volante/ air bag! Alguém sabe como??

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#1
 cristiano0608

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Boa noite pessoal! Sou novo neste fórum, e gostaria de compartilhar com algum dos colegas que já teve que remover o volante da Eco. Ocorre que comprei minha Eco XLT 2.0 ano 2008 há pouco mais de 3 meses. Quando a comprei, o vendedor providenciou o revestimento de couro novo no volante, a meu pedido, pois o couro do volante estava bem descascado. Com isso acabei arranjando dois probleminhas: A luz do air bag começou a permanecer ligada, e o botão multifunções do cpu de bordo parou de funcionar. imaginei que o detalhe da luz foi porque o cara que removeu o volante não o fez com o cabo da bateria desconectado, até aí tudo bem, bastaria levar minha eco a uma oficina, engatar o chicote no scanner e resetar a memoria de avarias da central. Como sou muito curioso, resolvi dar uma avaliada por conta no botão multi função do cpu de bordo, e ao remover a capa plastica superior da coluna de direção para chegar até a chave de seta, descobri que havia um cabo ( parecido com um cabo flat desses de celular, de cor branca, achatado e com 2 filamentos ) rompido. Esse cabo aparentemente faz algumas voltas em torno do eixo do volante, e na verdade, não sei ao certo qual sua finalidade, mas constatei que está rompido, e provavelmente, algo não está funcionando por causa dele. Como meu volante é com comando do rádio embutido na coluna da direção, não há como soltar a chave de seta por cima, sem retirar o volante antes, pois os parafusos que prendem o comando de som ao volante ficam logo atrás do mesmo. Surpreendentemente, não achei de forma alguma remover o volante. Não consigo retirar a capa da direção para ter acesso aos parafusos que soltam o airbag e o miolo da direção. Com medo de acabar quebrando a capa, resolvi postar aqui no fórum para ver se algum dos colegas já teve esse problema e passou por algo parecido. Se alguém puder me dar uma dica, será de grande ajuda. Desde já agradeço qualquer dica, e peço desculpas caso esta não seja a área correta para esta postagem.

Grande abraço!

#2
 renan.rj21

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Olha amigo ... logo que comprei a minha queria revestir com couro ... o cara da loja nao conseguiu tirar e eu tentei tirar 2x ... desesti ... acabei nao colocando couro no carro pq o valante teria que ficar original ! rs

#3
 cristiano0608

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renan.rj21 escreveu:Olha amigo ... logo que comprei a minha queria revestir com couro ... o cara da loja nao conseguiu tirar e eu tentei tirar 2x ... desesti ... acabei nao colocando couro no carro pq o valante teria que ficar original ! rs


Então cara......também fiquei por mais de 1 hora observando todo o entorno do volante na esperança de descobrir de que forma a capa se desprender do volante, mas , sem sucesso. Uma coisa é certa: O volante não nasceu ali, hehehe, deve haver uma forma ( e talvez bem simples ) de removê - lo, mas com o nunca removi o volante, tenho medo de forçar algo e acabar quebrando.

Abraço.

#4
 Marcos-CWB

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Por dedução, precisa tirar aquela capa de cima do volante, mesmo que tenha que puxar com muita força.
Logo que tirar a capa voce vai ver o airbag dobrado, precisa remover ele pois o parafuso que prende o volante
vai estar por baixo.

Uma coisa eu tenho certeza, com ou sem air-bag o sistema de prender o volante é o mesmo.
Eu até teria coragem de fazer isso em casa apenas pra tirar fotos mas é um saco desligar a bateria e esperar um
tempo antes de desconectar o airbag e ainda por cima reprogramar depois relogio do painel e funções do radio.

#5
 kentakk

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Marcos-CWB escreveu:Por dedução, precisa tirar aquela capa de cima do volante, mesmo que tenha que puxar com muita força.
Logo que tirar a capa voce vai ver o airbag dobrado, precisa remover ele pois o parafuso que prende o volante
vai estar por baixo.

Uma coisa eu tenho certeza, com ou sem air-bag o sistema de prender o volante é o mesmo.
Eu até teria coragem de fazer isso em casa apenas pra tirar fotos mas é um saco desligar a bateria e esperar um
tempo antes de desconectar o airbag e ainda por cima reprogramar depois relogio do painel e funções do radio.


Marcos nunca fussei um ar bag, mas na minha opiniao a bolsa do ar bag esta dentro do botao da buzina, ou seja, dentro daquela peça inteiriça(buzina). Entao creio que o negocio é puxar para fora com força. Depois desconectar aquele flex chicote e dpois desparafusar a porca gigante acho que eh numero 24.
Uma vez eu queria tirar para trocar o volante no modelo 4wd que acho muto bonita, mas nao queria o ar bag.

#6
 Marcos-CWB

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Amigo, eu escrevi errado, eu quis dizer capa do MEIO do volante ao invés de capa de CIMA:

#7
 renan.rj21

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acredite ... eu ja puchei essa merda pra tudo quanto foi lado e com uma forca do kralho e nao veio ! rs

#8
 Marcos-CWB

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Achei na net a foto desse volante do fiesta 2003 (do ano 2004 em diante é igual ao Ecosport):
veja dois parafusos que precisa soltar entre o painel e o volante pra capa da frente sair, será que tem eles nos nossos ?





#9
 renan.rj21

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fdp de parafuso dos infernos ! rs ... soh pode ser !

#10
 cristiano0608

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Conforme o RenanRj comentou ter feito, eu também tentei fazer. puxei com certa força, apenas cuidando pra ver se algo desencaixavam, mas cuidando também para não quebrar a capa plastica, e a danada nem se mexeu. Quanto a foto que o Marcos-CWB postou, eu também procurei algum furo por trás do volante a fim de encontrar algum parafuso de fixação, porém, no volante da Eco só tem um furo na parte posterior ( deve ser um furo de 5mm aproximadamente ). Peguei um espelho e lanterna para tentar localizar o parafuso dentro do furo e aparentemente não há parafuso ali. Tentei tatear com chave philips, fenda, torques e nada....... a remoção do volante da Eco segue sendo um mistério........

#11
 Dolphim

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Oxente!!!
Quando este tópico iniciou, pensei que a preocupação era TIRAR O VOLANTE SEM DISPARAR O AIR BAG. porém percebo que a coisa é bem pior. Não conseguimos sequer tirar a tampa do volante!
E agora? Quem poderá nos salvar? kkk
(É bom aprendermos enquanto ainda não precisamos)

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#12
 Marcos-CWB

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Infelizmente eu não tenho bons contatos em concessionaria, se alguém tiver tenta descobrir isso pra gente.

#13
 diglee

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Galera, queria tirar meu volante para poder acerta-lo.

O carro está com alinhamento correto e não puxa pra lado nenhum, so que o volante está torto.

Com o carro reto, ele fica um pouco virado para direita.

Tenho o cachimbo 24 da porca do volante.

Falta o mais dificil, tirar a capa de plastico kkkk Crying or Very sad

Vou ver se acho algo na net e posto aqui...

#14
 cristiano0608

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Buenas pessoal, finalmente consegui remover o volante, e agora vejo que não era nada difícil, mas como o principal detalhe que torna possível remover a capa do volante fica " DENTRO " dele, demorei pacas pra descobrir. Realmente há 2 furos na parte posterior do volante ( o meu havia um dos furos encoberto, por isso achei que fosse um furo apenas). Nesses furos não há nenhum tipo de parafuso, mas sim, um arco de metal que passa pela lateral de cada furo. O que temos que fazer é colocar uma chave fenda, philips, ou até mesmo uma haste de metal, e, ao invéz de girar, como eu estava tentando anteriormente, é necessário apenas deslocar a chave de um lado a outro, até que o aro se solte da garra interna dentro do volante. Feito isso nos dois furos, a capa do volante, juntamente com o air bag, irão literalmente " saltar " do centro do volante. Esse processo vai soltar as garras superiores da capa ( são 4 ao todo, 2 em cima, e duas embaixo ). Feito isso, basta agarrar a capa do volante, e desliza - la para cima, em direção ao teto, isso vai soltar então as 2 garras inferiores. Nesse momento a Porca que prende o centro do volante já está exposta e o volante já pode ser retirado!!!! Lembrem se que, caso desejem remover completamente a capa do volante, será necessário desconectar os fios da buzina, airbag, etc...., e para não correr risco de a lampada do air bag ficar ligada após recolocar tudo no lugar, o recomendado é desconectar a bateria do veículo e aguardar alguns minutos antes de desconectar o air bag.Vou postar aqui algumas fotos, onde a foto 1 mostra O arco na capa plastica, e também as garras que ficam no volante. A foto 2 mostra uma vista frontal do interior do volante, e a foto 3 mostra a capa, junto com o air bag. Achei também um video no youtube que ensina a retirar o volante do peugeot 206/307, onde o processo é o mesmo, portanto, podemos ter uma idéia onde colocar a chave para conseguir soltar o aro da garra do volante. É isso aí pessoal, espero ter contribuído de alguma forma para o fórum!

http://imageshack.us/photo/my-images/560/201112262001edit.jpg
http://img338.imageshack.us/img338/3996/20111226200043.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/687/20111226200106.jpg

Link do vídeo removendo volante do 206/307: http://www.youtube.com/watch?v=h1QYXgdl7IU

#15
 cristiano0608

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Iniciante
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diglee escreveu:Galera, queria tirar meu volante para poder acerta-lo.

O carro está com alinhamento correto e não puxa pra lado nenhum, so que o volante está torto.

Com o carro reto, ele fica um pouco virado para direita.

Tenho o cachimbo 24 da porca do volante.

Falta o mais dificil, tirar a capa de plastico kkkk Crying or Very sad

Vou ver se acho algo na net e posto aqui...

Diglee, creio que não conseguirás obter este alinhamento soltando o volante, pois, diferentemente de outros veículos, onde a coluna de direção é estriada e permite que se alinhe a direção movendo - se poucos graus a esquerda ou direita, a barra de direção da Ecosport tem uma particularidade: A parte que ancaixa no volante é sextavada, e não estriada, ou seja, a cada encaixe há uma diferença de 60 graus, se a diferença que tu tens não for exatos 60 graus, teu volante não ficará centrado. Sendo assim, creio que o mais correto é levar teu carro a uma oficina que faça a geometria do veículo, pois assim, além de verificar o alinhamento das rodas, eles fazem o alinhamento do volante também.

Abraço.

#16
 diglee

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Valew camrada.

Fiz isso no sabado mesmo.

Não sabia desse esquema da coluna de direção, mas como peguei o carro agora, resolvi já fazer o alinhamento e deixar tudo bacana.

Fiquei na esperança do cara do balanceamento desmontar o volante pra ver como é.

Mas devido a esse diferença da barra de direção, ele fez o ajuste direto pelas rodas, sem mexer no volante.

Agora sim ficou perfeito, alinhado as rodas com volante.

Valew.

#17
 Marcos-CWB

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Cristiano0608, excelente informação para os demais !!!!!! obrigado

#18
 kentakk

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cristiano0608 escreveu:Buenas pessoal, finalmente consegui remover o volante, e agora vejo que não era nada difícil, mas como o principal detalhe que torna possível remover a capa do volante fica " DENTRO " dele, demorei pacas pra descobrir. Realmente há 2 furos na parte posterior do volante ( o meu havia um dos furos encoberto, por isso achei que fosse um furo apenas). Nesses furos não há nenhum tipo de parafuso, mas sim, um arco de metal que passa pela lateral de cada furo. O que temos que fazer é colocar uma chave fenda, philips, ou até mesmo uma haste de metal, e, ao invéz de girar, como eu estava tentando anteriormente, é necessário apenas deslocar a chave de um lado a outro, até que o aro se solte da garra interna dentro do volante. Feito isso nos dois furos, a capa do volante, juntamente com o air bag, irão literalmente " saltar " do centro do volante. Esse processo vai soltar as garras superiores da capa ( são 4 ao todo, 2 em cima, e duas embaixo ). Feito isso, basta agarrar a capa do volante, e desliza - la para cima, em direção ao teto, isso vai soltar então as 2 garras inferiores. Nesse momento a Porca que prende o centro do volante já está exposta e o volante já pode ser retirado!!!! Lembrem se que, caso desejem remover completamente a capa do volante, será necessário desconectar os fios da buzina, airbag, etc...., e para não correr risco de a lampada do air bag ficar ligada após recolocar tudo no lugar, o recomendado é desconectar a bateria do veículo e aguardar alguns minutos antes de desconectar o air bag.Vou postar aqui algumas fotos, onde a foto 1 mostra O arco na capa plastica, e também as garras que ficam no volante. A foto 2 mostra uma vista frontal do interior do volante, e a foto 3 mostra a capa, junto com o air bag. Achei também um video no youtube que ensina a retirar o volante do peugeot 206/307, onde o processo é o mesmo, portanto, podemos ter uma idéia onde colocar a chave para conseguir soltar o aro da garra do volante. É isso aí pessoal, espero ter contribuído de alguma forma para o fórum!

http://imageshack.us/photo/my-images/560/201112262001edit.jpg
http://img338.imageshack.us/img338/3996/20111226200043.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/687/20111226200106.jpg

Link do vídeo removendo volante do 206/307: http://www.youtube.com/watch?v=h1QYXgdl7IU

ola Cristiano. Sera que teria como colocar um desenho basico mostrando como é isse arco de metal? Apesar das fotos fica meio complicado entender como éle é preso. Obrigado.

#19
 cristiano0608

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Iniciante
tem sim, Kentakk. Vou me aventurar no Paintbrush mesmo e coloco um esboço de como o arco fica preso. Assim q eu tiver um tempinho, faço isso e posto aqui, blz?

#20
 Dolphim

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cristiano0608 escreveu:Buenas pessoal, finalmente consegui remover o volante, e agora vejo que não era nada difícil, mas como o principal detalhe que torna possível remover a capa do volante fica " DENTRO " dele, demorei pacas pra descobrir. Realmente há 2 furos na parte posterior do volante ( o meu havia um dos furos encoberto, por isso achei que fosse um furo apenas). Nesses furos não há nenhum tipo de parafuso, mas sim, um arco de metal que passa pela lateral de cada furo. O que temos que fazer é colocar uma chave fenda, philips, ou até mesmo uma haste de metal, e, ao invéz de girar, como eu estava tentando anteriormente, é necessário apenas deslocar a chave de um lado a outro, até que o aro se solte da garra interna dentro do volante. Feito isso nos dois furos, a capa do volante, juntamente com o air bag, irão literalmente " saltar " do centro do volante. Esse processo vai soltar as garras superiores da capa ( são 4 ao todo, 2 em cima, e duas embaixo ). Feito isso, basta agarrar a capa do volante, e desliza - la para cima, em direção ao teto, isso vai soltar então as 2 garras inferiores. Nesse momento a Porca que prende o centro do volante já está exposta e o volante já pode ser retirado!!!! Lembrem se que, caso desejem remover completamente a capa do volante, será necessário desconectar os fios da buzina, airbag, etc...., e para não correr risco de a lampada do air bag ficar ligada após recolocar tudo no lugar, o recomendado é desconectar a bateria do veículo e aguardar alguns minutos antes de desconectar o air bag.Vou postar aqui algumas fotos, onde a foto 1 mostra O arco na capa plastica, e também as garras que ficam no volante. A foto 2 mostra uma vista frontal do interior do volante, e a foto 3 mostra a capa, junto com o air bag. Achei também um video no youtube que ensina a retirar o volante do peugeot 206/307, onde o processo é o mesmo, portanto, podemos ter uma idéia onde colocar a chave para conseguir soltar o aro da garra do volante. É isso aí pessoal, espero ter contribuído de alguma forma para o fórum!

http://imageshack.us/photo/my-images/560/201112262001edit.jpg
http://img338.imageshack.us/img338/3996/20111226200043.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/687/20111226200106.jpg

Link do vídeo removendo volante do 206/307: http://www.youtube.com/watch?v=h1QYXgdl7IU

Olá cristiano0608.


Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#21
 cristiano0608

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Iniciante
Iniciante
Dolphim escreveu:
cristiano0608 escreveu:Buenas pessoal, finalmente consegui remover o volante, e agora vejo que não era nada difícil, mas como o principal detalhe que torna possível remover a capa do volante fica " DENTRO " dele, demorei pacas pra descobrir. Realmente há 2 furos na parte posterior do volante ( o meu havia um dos furos encoberto, por isso achei que fosse um furo apenas). Nesses furos não há nenhum tipo de parafuso, mas sim, um arco de metal que passa pela lateral de cada furo. O que temos que fazer é colocar uma chave fenda, philips, ou até mesmo uma haste de metal, e, ao invéz de girar, como eu estava tentando anteriormente, é necessário apenas deslocar a chave de um lado a outro, até que o aro se solte da garra interna dentro do volante. Feito isso nos dois furos, a capa do volante, juntamente com o air bag, irão literalmente " saltar " do centro do volante. Esse processo vai soltar as garras superiores da capa ( são 4 ao todo, 2 em cima, e duas embaixo ). Feito isso, basta agarrar a capa do volante, e desliza - la para cima, em direção ao teto, isso vai soltar então as 2 garras inferiores. Nesse momento a Porca que prende o centro do volante já está exposta e o volante já pode ser retirado!!!! Lembrem se que, caso desejem remover completamente a capa do volante, será necessário desconectar os fios da buzina, airbag, etc...., e para não correr risco de a lampada do air bag ficar ligada após recolocar tudo no lugar, o recomendado é desconectar a bateria do veículo e aguardar alguns minutos antes de desconectar o air bag.Vou postar aqui algumas fotos, onde a foto 1 mostra O arco na capa plastica, e também as garras que ficam no volante. A foto 2 mostra uma vista frontal do interior do volante, e a foto 3 mostra a capa, junto com o air bag. Achei também um video no youtube que ensina a retirar o volante do peugeot 206/307, onde o processo é o mesmo, portanto, podemos ter uma idéia onde colocar a chave para conseguir soltar o aro da garra do volante. É isso aí pessoal, espero ter contribuído de alguma forma para o fórum!

http://imageshack.us/photo/my-images/560/201112262001edit.jpg
http://img338.imageshack.us/img338/3996/20111226200043.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/687/20111226200106.jpg

Link do vídeo removendo volante do 206/307: http://www.youtube.com/watch?v=h1QYXgdl7IU

Olá cristiano0608.


Gnd abç.
Eu tentei colocar as imagens diretamente, mas das ao clicar em " pré- visualizar" , vi que apenas uma das três imagens realmente apareceu, nas outras duas, apareceu apenas um quadradinho pequeno, como se a imagem não tivesse sido carregada no site, por isso optei por colocar o link.

#22
 kentakk

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cristiano0608 escreveu:tem sim, Kentakk. Vou me aventurar no Paintbrush mesmo e coloco um esboço de como o arco fica preso. Assim q eu tiver um tempinho, faço isso e posto aqui, blz?

Valeu Cristiano! voce é uma mãe aqui no site. Esta dica que vc deu foi um achado inestimavel. Obrigado.

#23
 cristiano0608

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kentakk escreveu:
cristiano0608 escreveu:tem sim, Kentakk. Vou me aventurar no Paintbrush mesmo e coloco um esboço de como o arco fica preso. Assim q eu tiver um tempinho, faço isso e posto aqui, blz?

Valeu Cristiano! voce é uma mãe aqui no site. Esta dica que vc deu foi um achado inestimavel. Obrigado.

Valeu Kentakk. Acho mesmo importante o compartilhamento de toda e qualquer informação que possa ser útil aos usuários de Ecosport e deste fórum.

Grande Abraço.

Att

#24
 Dolphim

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cristiano0608 escreveu:Buenas pessoal, finalmente consegui remover o volante, e agora vejo que não era nada difícil, mas como o principal detalhe que torna possível remover a capa do volante fica " DENTRO " dele, demorei pacas pra descobrir. Realmente há 2 furos na parte posterior do volante ( o meu havia um dos furos encoberto, por isso achei que fosse um furo apenas). Nesses furos não há nenhum tipo de parafuso, mas sim, um arco de metal que passa pela lateral de cada furo. O que temos que fazer é colocar uma chave fenda, philips, ou até mesmo uma haste de metal, e, ao invéz de girar, como eu estava tentando anteriormente, é necessário apenas deslocar a chave de um lado a outro, até que o aro se solte da garra interna dentro do volante. Feito isso nos dois furos, a capa do volante, juntamente com o air bag, irão literalmente " saltar " do centro do volante. Esse processo vai soltar as garras superiores da capa ( são 4 ao todo, 2 em cima, e duas embaixo ). Feito isso, basta agarrar a capa do volante, e desliza - la para cima, em direção ao teto, isso vai soltar então as 2 garras inferiores. Nesse momento a Porca que prende o centro do volante já está exposta e o volante já pode ser retirado!!!! Lembrem se que, caso desejem remover completamente a capa do volante, será necessário desconectar os fios da buzina, airbag, etc...., e para não correr risco de a lampada do air bag ficar ligada após recolocar tudo no lugar, o recomendado é desconectar a bateria do veículo e aguardar alguns minutos antes de desconectar o air bag.Vou postar aqui algumas fotos, onde a foto 1 mostra O arco na capa plastica, e também as garras que ficam no volante. A foto 2 mostra uma vista frontal do interior do volante, e a foto 3 mostra a capa, junto com o air bag. Achei também um video no youtube que ensina a retirar o volante do peugeot 206/307, onde o processo é o mesmo, portanto, podemos ter uma idéia onde colocar a chave para conseguir soltar o aro da garra do volante. É isso aí pessoal, espero ter contribuído de alguma forma para o fórum!

http://imageshack.us/photo/my-images/560/201112262001edit.jpg
http://img338.imageshack.us/img338/3996/20111226200043.jpg
http://imageshack.us/photo/my-images/687/20111226200106.jpg

Link do vídeo removendo volante do 206/307: http://www.youtube.com/watch?v=h1QYXgdl7IU

Turma, essa informação do cristiano0608 é importantíssima e no entanto ele só tem um pontinho em sua reputação. Vamos lá! quem gostar das informaççoes dos colegas do fórum dá um ponto em sua reputação clicando no "+" a direita da mensagem, próximo ao botão "QUOTE".

Abç a tds.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#25
 Marcos-CWB

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Administrador
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Galera, apenas pra manter a boa ordem ...

A reputação dos membros está diretamente ligada ao numero de postagens, quanto mais participar do forum criando topicos
ou respondendo aos topicos existentes, maior será a reputação, esse é um dado do sistema e não depende de nós.

Gostaria de lembrar que o forum cresceu bastante, muita informação técnica de qualidade circulando e muitos topicos novos
sendo criados a cada dia que passa, precisamos apenas aumentar a inserção de fotos nos topicos para melhorar ainda mais
a qualidade e automaticamente chamar a atenção de quem visita o Ecosport Clube.

Posso afirmar em nome da administração que este forum já ultrapassou quase todos os foruns brasileiros relacionados à Ford.
Estamos atrás apenas do ZETEC CLUBE pois ele desde que foi criado concentra usuarios de Fiesta, Ka, Focus e Mondeo em
uma mesma pagina da internet - dividida em sub-grupos. Isoladamente estamos em primeiro lugar, parabens à todos voces !!!!

#26
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