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Economia usando a banguela....

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#1
 kentakk


Diamond Titanium
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Na minha experiencia eu diria que descendo uma rodovia tipo anchieta eu usaria o freio motor ou seja, cambio engatado, assim alem de nao gastar combustivel, ele economiza freios.
Ja numa estrada tipo bandeirantes ououtras longas eu prefiro usar a banguela qdo levemente inclinada, dai qdo vier a subida engatar e acelerar.
Lembrando que isso vale para carros com injecao eletronica e sistema cut-off.

#2
 Gabriel Monteiro


Membro
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Em descidas eu também uso o freio motor, já que economiza o freio e o consumo de combustível é praticamente 0.

Na reta eu já não sei como deixar...
Se tiver engatado, o carro vai parar mais cedo e vc será obrigado a acelerar antes, vai consumir de qualquer jeito.
Se for na banguela, não vai precisar acelerar, dependendo do tamanho da reta, mas o sistema vai queimar uma pequena quantidade de combustível o tempo todo.

Sei não, acho que com o câmbio engatado a economia é maior, mesmo em retas.

http://www.ccab.org.br

#3
 kingleer


Membro Gold
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Não se faz banguela. Em ponto morto, tu vai gastar mais combustível, já que precisa manter o motor rodando sem aproveitar o movimento das rodas.

http://www.youtube.com/watch?v=ur5JxWiI_ss

#4
 kentakk


Diamond Titanium
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kingleer escreveu:Não se faz banguela. Em ponto morto, tu vai gastar mais combustível, já que precisa manter o motor rodando sem aproveitar o movimento das rodas.

http://www.youtube.com/watch?v=ur5JxWiI_ss
Eu discordo disso.
Pois imagine uma reta com leve inclinacao descendente. Dai vc a 120 por hora. Se tirar manter engatado a velocidade aumenta dai o radar pega. Se tirar o pe, da a velocidade vai caindo, pois é freio motor. Ao chegar no fim da descida a velocidade com certeza vai esta a menos de 100 entao resta acelerar, dai perdeu o embalo e gasta mais gasolina.
Diferentemente de descer a serra para ir a praia, dai sim usar sempre o freio motor e de preferencia com ar condicionado ligado, pois o ar tambem ajuda economizar o freio.
No seu caso de cambio automatico nem temcomo colocar na banguela, pois isso prejudica o cambio
Eu sei que ponto morto gasta-se para manter a marcha lenta. mas no computo geral, o que se gasta para manter marcha lenta creio se bem inferior a o que se gastara para elevar a velocidade dos 100 ate os 120 levando se em conta que ja eh subida.

#5
 Gabriel Monteiro


Membro
Membro
Mas se é subida, vc provalvemente vai ter que acelerar antes do final da reta, mesmo em ponto morto.
Vai gastar durante e depois...

http://www.ccab.org.br

#6
 kentakk


Diamond Titanium
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Gabriel Monteiro escreveu:Mas se é subida, vc provalvemente vai ter que acelerar antes do final da reta, mesmo em ponto morto.
Vai gastar durante e depois...
Discordo novamente. Eu acho que o que disse funciona, pois no trecho capital campinas e fiz isto e realmente houve melhora na economia.
Vou tentar novamente fazer isso para comprovar se é isso mesmo.

#7
 renan.rj21


Membro Gold
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Olha ... tb uso MUITOOOOOOOOOOOOOOOO a banguela ... na cidade ou na estrada , tanto faz...

Na cidade:

Se vejo que tenho que parar a frente , ou um sinal esta fechando etc etc etc ... lojo em ponto morto e deixo o carro ir parando pelo atrito....

Na estrada:

Onde posso deixar ele ir por conta propria eu jogo o ponto morto ... geralmente ( quem eh do rio conhece ) eu venho de Petropolis para o Rio em ponto morto .... venho soh freiando quando necessario!

#8
 Alfredo Carlos


Membro Advanced
Membro Advanced
renan.rj21 escreveu:Olha ... tb uso MUITOOOOOOOOOOOOOOOO a banguela ... na cidade ou na estrada , tanto faz...

Na cidade:

Se vejo que tenho que parar a frente , ou um sinal esta fechando etc etc etc ... lojo em ponto morto e deixo o carro ir parando pelo atrito....

Na estrada:

Onde posso deixar ele ir por conta propria eu jogo o ponto morto ... geralmente ( quem eh do rio conhece ) eu venho de Petropolis para o Rio em ponto morto .... venho soh freiando quando necessario!
Desça a serra em 5a. marcha e será o suficiente para economizar gas e freios
Abraços
Alfredo

#9
 kentakk


Diamond Titanium
Diamond Titanium
renan.rj21 escreveu:Olha ... tb uso MUITOOOOOOOOOOOOOOOO a banguela ... na cidade ou na estrada , tanto faz...

Na cidade:

Se vejo que tenho que parar a frente , ou um sinal esta fechando etc etc etc ... lojo em ponto morto e deixo o carro ir parando pelo atrito....

Na estrada:

Onde posso deixar ele ir por conta propria eu jogo o ponto morto ... geralmente ( quem eh do rio conhece ) eu venho de Petropolis para o Rio em ponto morto .... venho soh freiando quando necessario!

So um detalhe qdo ta chegando um semaforo em descida, deixe engatado e nao pise no acelerador, assim o cut-off para de mandar gasolina, assim vc economiza mais do que no ponto morto.

#10
 renan.rj21


Membro Gold
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Problema que de 5º o freio motor trava o carro ... rs

#11
 eldelvanbarros


Membro Pro
Membro Pro
kingleer,

Eu estava procurando um tópico no fórum a respeito deste polemico assunto: BANGUELA.

Encontrei este tópico, do kentakk, rico em informações. Este vídeo que vc postou é bastante esclarecedor. Tive a curiosidade de ver outros no youtube, encontrei dois bastante interessante, veja:


Veja este vídeo do Dr. Carro: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=fvwp&v=ojLF1VGwIEY
Este vídeo é do programa Vrum: http://www.youtube.com/watch?v=V2xu5NlwcGI

"Poucos sabem mas o carro não gasta combustível quando esta reduzindo, devido a lógica de que se a idéia é reduzir, não tem por que injetar. Chama-se cut off" palavras do Dr. Carro.

Abçs!

#12
 renan.rj21


Membro Gold
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Isso tudo depende ... pq se vc esta descendo uma serra e toda hora precisa chamar no acelerador pq o freio motor esta travando muito o carro, vc esta gastando gasolina ... agora se vc esta SOH na banguela, seu carro gasta menos de 1.0 litros por hora com o ar ligado ....

#13
 andre luis


Membro
Membro
Podem me falar o que for ,usando todas as banguelas e claro andando na casquinha, consigo fazer minha ecosport 1.6 andar na cidade 11 km por litro de gasolina,já fiz o cálculo com o tanque cheio.

#14
 kingleer


Membro Gold
Membro Gold
Eu postei em algum tópico sobre os carros mais novos de marcas premium vindo com o sistema de roda-livre de volta, ou seja: perceberam que na pista plana é mais econômico deixar o carro andando na banguela do que engatado...

#15
 Alfredo Carlos


Membro Advanced
Membro Advanced
Banguela é falta de dente na boca, carro tem que andar engrenado e fim de papo
Alfredo

#16
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
andre luis escreveu:Podem me falar o que for ,usando todas as banguelas e claro andando na casquinha, consigo fazer minha ecosport 1.6 andar na cidade 11 km por litro de gasolina,já fiz o cálculo com o tanque cheio.

Assim como vc, tb consigo essa marca ( quando uso gasolina, claro ) fazendo o mesmo esquema ... Banguela sempre que for parar, descer ladeira ... etc etc etc e acelerando menos de 10% do acelerador , sempre trocando as marchas na hora certa !

#17
 zewilton


Membro
Membro
Abstraidos os fatores legal e de segurança, para verificar se a banguela reduz ou não o consumo de combustivel é só comparar olhando o "consumo instantâneo" e aí, independentemente do que dizem os expert's, a banguela reduz sim, não é também "aquela redução", mas reduz sim.

#18
 eldelvanbarros


Membro Pro
Membro Pro
zewilton,

Aqui no fórum não tem nenhum expert, apenas pessoas bem interessadas em participar e expressar as suas opiniões e experiências particulares, desde que contribua para o tópico em questão. Participar do fórum é gostoso por causa das diversas opiniões, assertivas ou não. Concordar, discordar ou duvidar claro que este é o motivo pelo qual o fórum existe, mas a forma que devemos fazer as colocações é o mais importante. Obrigado pela sua contribuição. Abçs!



Última edição por eldelvanbarros em Sex Mar 30, 2012 11:56 am, editado 1 vez(es)

#19
 zewilton


Membro
Membro
eldelvanbarros escreveu: zewilton,

Aqui no fórum mão tem nenhum expert, apenas pessoas bem interessadas em participar e expressar as suas opiniões e experiências particulares, desde que contribua para o tópico em questão. Participar do fórum é gostoso por causa das diversas opiniões, assertivas ou não. Concordar, discordar ou duvidar claro que este é o motivo pelo qual o fórum existe, mas a forma que devemos fazer as colocações é o mais importante. Obrigado pela sua contribuição. Abçs!

Nem eu disse que aqui havia expert's e mesmo que o dissesse não seria motivo para disso se inferir conotação desairosa. Mas apenas para esclarecer, usei o termo por que na discussão do assunto apontaram links em que expert's opinaram sobre o assunto.

#20
 Alfredo Carlos


Membro Advanced
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Afirmo que é mais arriscado do que economico fazer banguela, o que faz é gastar mais frio e em caso de emergência seja para acelerar ou reduzir o tempo de resposta aumenta, portanto não faz sentido.
Abraços

#21
 Dolphim


Membro Platinum
Membro Platinum

Acredito que o sistema cut-off só seja realmente econômico pra quem desce serras ou coisas parecidas - Na maioria das descidas, curtas e não muito inclinadas o toque constante no acelerador (para manter a velocidade) retira essa economia - De qualquer forma talvez não seja muito sensato deixar o carro "solto" em "banguela".

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#22
 Alfredo Carlos


Membro Advanced
Membro Advanced
É isso meu caro, banguela pode ser tudo menos sensato.
abraços

#23
 kentakk


Diamond Titanium
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Eu discordo.... Banguela consiente acho que eh normal. Mas tem que saber o que esta fazendo.
Afinal que mal faz uma banguela? A reta é reta... A curva é curva.... Entao tendo consciencia do que esta fazendo acho que nao tem problema.
Agora quem nao tem experiencia pode fazer besteira do tipo colocar em banguela e ainda por cima desligar o motor, dai vai faltar freio, pois sem vacuo nao tem freio alem de tudo pode travar a direcao tambem.
Mas do dono conhecendo o carro que tem pode dirigir ate plantando bananeira com os pes-nas-costas....

#24
 Alfredo Carlos


Membro Advanced
Membro Advanced
Caro Kentakk.
Afirmo categoricamente que o uso de banguela não gera tanta economia e só cria riscos para quem faz. Tenho muita experiência em estradas pois já rodei de norte a sul de Roraima na fronteira indo ate santa fé na venezuela e ate Rio grande do sul. em muitas delas existem retas que se perde de vista com descidas longas e curvas. Já tive oportunidades de ter que acelerar para desviar de animais, caminhões em fila dupla e por aí vai. Seja num percurso longo ou curto a economia é insignificante e não ha nada mais tranquilo e economico do que descer com o carro engranado, economiza freios e discos que custam muito mais caros do que a economia que se possa fazer.
Abraços

#25
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