EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ecosport Engasga com Gasolina

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 ajon

avatar
Iniciante
Iniciante
Sou o feliz dono de uma Ecosport XLT 1.6 Flex 2007, so que de uns 6 meses pra ca tenho tido problemas com o sistema de injeção e Ignição.

Sempre uso Alcool pois ela faz a mesma coisa, em torno de 7 Kml, com Alcool ou Gasolina, uma vez a cada a 3 tanques abasteço com gasolina e comecei a notar que ela perde muita força (Não é so a diferença 6 cv de um combustivel para o outro), alem disso de vez em quando ela engasga na hora de sair, o estranho é que isso so acontece com gasolina, com alcool é so alegria, não tem problema nenhum.

Precisei trocar a bobina e junto troquei cabos e velas, isso a menos de 2 meses.

Alem disso a bomba e o filtro da bomba tambem foram substituidos isso tambem a mais ou menos 2 meses.

Levei pra fazer um diagnostico do sistema de injeção e apos os testes o mecanico condenou a sonda Lambda, que foi trocada, isso resolveu o problema de falta de força com Gasolina e ficou ainda melhor com alcoool, mas o tal engasgo continua la.

Me disseram que pode ser o catalisador que foi danificado ou esta parcialmente entupido, mas que teria que levar o carro pra fazer alguns testes e que mesmo assim não ha garantia de que o problema seja resolvido.

Todas as peças foram substituidas por originais e dentro da especificação correta.

Alguem faz ideia do que pode ser ou do que eu posso fazer?

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Se o problema acontece apenas com gasolina, voce não precisava trocar todas essas peças...
Aparentemente foi grana jogada fora amigo. Pelo visto faltou apenas checar o modulo da injeção eletronica,
talves ele esteja injetando muita gasolina o que leva o carro a engasgar.

Como o alcool que precisa de mais tempo de injeção isso não acontece, por isso teu carro vai bem.

#3
 ajon

avatar
Iniciante
Iniciante
Na verdade troquei essas peças por outros motivos e não por causa desse problema especifico.

Ja fiz 2 avaliações do sistema em locais diferentes em uma encontraram o problema com a bomba e o filtro na outra a sonda lambda, nos 2 casos haviam sintomas que apontavam problemas nessas peças e que desapareceram apos a troca

A bobina precisei trocar por causa de uma lavagem de motor.

So não levo direto na concessionaria por que a daqui é pessima e tenho medo de gastar ainda mais e não resolver ou piorar, vou procurar com bastante cuidado um local especializado em sistema de injeção pra fazer esse diagnostico do modulo e tentar descobrir o problema, nesse meio tempo vou usando alcool.

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Ta compensando usar alcool em Manaus ? Aqui no Parana (onde é produzido muito alcool) não ta valendo a pena.

Eu acredito que o problema do teu carro seja na injeção eletronica, vamos supor que em cada pisada que voce dá
no acelerador o modulo injeta alcool por 5 segundos, usando gasolina ele deveria injetar por apenas 2 ou 3 segundos
já que precisa bem menos gasolina pra andar a mesma coisa que no alcool.

Teu modulo deve estar usando o mesmo tempo de injeçao pra alcool e gasolina por isso ele ta engasgando quando
voce usa gasolina pois ta injetando muito sem necessidade.

Tem muitos comentarios na internet falando sobre esse problema nos modulos do Ka e Fiesta 1.6 (que são a mesma
coisa do 1.6 do Ecosport)

#5
 ajon

avatar
Iniciante
Iniciante
Acho que em nenhum lugar do Brasil ta compensando usar alcool, mas como ele faz a mesma coisa com alcool e gasolina entao pra mim compensa.

Vou dar uma pesquisada no google sobre o assunto do mudulo e rezar pra não sair muito caro.

#6
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
É coisa simples igual computador, precisa apenas "configurar" o modulo, o problema é que são poucos fora as concessionarias
que sabem mecher com isso.

Boa sorte

#7
 eldelvanbarros

eldelvanbarros
Membro Pro
Membro Pro
Se seu problema persistir sugiro abastecer em outro posto de gasolina. Tive problemas semelhantes com um Honda Civic que eu tinha, foi abastecer em outro local e melhorou. Certamente a gasolina do posto que abastecia anteriormente estava batizada.

#8
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
eu vou te falar que meu carro , des que tirei ele zero sempre foi MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO melhor no alcool que na gasolina ...

#9
 gfml

avatar
Iniciante
Iniciante
O meu carro tem este problema (Ford EcoSport 1.6L Flex 2011), daí levei até concessionária para olharem. O técnico falou que o motor da Ecosport é um motor a álcool adaptado para funcionar com a gasolina. Portanto, é sempre bom manter uma proporção de 30% de álcool. É estranho este posionamento para um carro flex, mas depois disso não tive mais problemas.

#10
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Zetec Rocam a álcool? Truco!!!!! Puta mecânico fanfarrão. Leia outros posts aqui no club e vc entendera o porque com um pouco de álcool o motor funciona melhor e nao bate.

#11
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Por essas e outras que eu ODEIO carro flex.

#12
 marceloturrubia@minalba.c

avatar
Iniciante
Iniciante
BOM DIA!!!

GALERA, MINHA ECO É UMA 2006 FLEX 1.6 E QUANDO ANDO COM ALCOOL OU GASOLINA NO TANQUE RODA BELEZA, MAIS QUANDO COLOCO GASOLINA NO RESERVATÓRIO ELA FICA RUIM DE PEGAR E FALHANDO, O QUE PODE SER ?

#13
 aon2

avatar
Iniciante
Iniciante
E aí parça?
Resolveu esse problema?
A minha está com o mesmo problema.

A luz insiste em não apagar.

marceloturrubia@minalba.c escreveu:BOM DIA!!!

GALERA, MINHA ECO É UMA 2006 FLEX 1.6 E QUANDO ANDO COM ALCOOL OU GASOLINA NO TANQUE RODA BELEZA, MAIS QUANDO COLOCO GASOLINA NO RESERVATÓRIO ELA FICA RUIM DE PEGAR E FALHANDO, O QUE PODE SER ?

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Olá, aon2.

Seja bem vindo ao fórum.

Você deve estar se referindo àquela "luz de advertência de baixo nível do reservatório do sistema de partida a frio", na qual aparece uma bomba de gasolina e um reservatório juntos, não é?

Se for este o caso, o mais comum é que seja necessário reabastecer o reservatório. Sua capacidade é de 500 ml de gasolina.

Ocorre que dependendo do local, se não for de clima frio e o sujeito não utilizar álcool frequentemente, esta gasolina acaba ficando velha, pode criar crostas e literalmente entupir o próprio reservatório ou, o que é pior, causar mau funcionamento do veículo, por obstruir os bicos injetores. Deve ser o que aconteceu com nosso colega marceloturrubia.

Não uso álcool, mas também não gosto daquela luz acesa o tempo todo. Então abasteço o reservatório, mas todo ano descarto seu conteúdo e troco por gasosa nova.

Abç cheers

#15
 aon2

avatar
Iniciante
Iniciante
Oi Josimar,

Obrigado pelo retorno.
Comprei recentemente esta Eco, 2005, 1.6 flex, abastecia normalmente num posto ipiranga próximo de casa e nunca aconteceu nada. Da vez que abasteci o reservatório de gasolina a luzinha amarela acendeu. Fiquei meio puto porque sofri com um problema de radiador com um Palio e até empenar cabeçote eu consegui, sem saber.

No mecânico disse que ao passar o scanner não apresentava nenhum problema, que poderia ser apenas eletrico, no painel, na luz (???), pelo que li no forum, alguns trocaram o modulo de injecao, mas achei meio salgado o preço (em torno de R$700 - é esse o preço, sabe me dizer?).

Fato é que estou meio broxado com isso. O carro não apresenta nenhum problema aparente, não falha nem nada, mas temo por algo mais sério no futuro.

Agradeço a atenção desde já.

Josimar Medeiros escreveu:
Olá, aon2.

Seja bem vindo ao fórum.

Você deve estar se referindo àquela "luz de advertência de baixo nível do reservatório do sistema de partida a frio", na qual aparece uma bomba de gasolina e um reservatório juntos, não é?

Se for este o caso, o mais comum é que seja necessário reabastecer o reservatório. Sua capacidade é de 500 ml de gasolina.

Ocorre que dependendo do local, se não for de clima frio e o sujeito não utilizar álcool frequentemente, esta gasolina acaba ficando velha, pode criar crostas e literalmente entupir o próprio reservatório ou, o que é pior, causar mau funcionamento do veículo, por obstruir os bicos injetores. Deve ser o que aconteceu com nosso colega marceloturrubia.

Não uso álcool, mas também não gosto daquela luz acesa o tempo todo. Então abasteço o reservatório, mas todo ano descarto seu conteúdo e troco por gasosa nova.

Abç cheers

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, aon2.

Pelo menos você já procurou um mecânico e passou o scanner. Não ficou esperando piorar. Mas acho que não entendi direito. Talvez eu tenha confundido a luz a que você se referiu.

Para não deixar dúvidas: é a "luz de advertência de baixo nível do reservatório do sistema de partida a frio", na qual aparece uma bomba de gasolina e um reservatório juntos, que fica na parte de cima do painel (à direita),

Ou é a "luz de verificação do motor", que fica na parte inferior do painel (também à direita)?

cheers

#17
 aon2

avatar
Iniciante
Iniciante
A inferior do painel.
Mais precisamente esta maldita aqui: http://blog.carroaluguel.com/wp-content/uploads/injecao.jpg

Josimar Medeiros escreveu:Olá, aon2.

Pelo menos você já procurou um mecânico e passou o scanner. Não ficou esperando piorar. Mas acho que não entendi direito. Talvez eu tenha confundido a luz a que você se referiu.

Para não deixar dúvidas: é a "luz de advertência de baixo nível do reservatório do sistema de partida a frio", na qual aparece uma bomba de gasolina e um reservatório juntos, que fica na parte de cima do painel (à direita),

Ou é a "luz de verificação do motor", que fica na parte inferior do painel (também à direita)?

cheers

#18
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Ok, eu tinha mesmo confundido as luzes. Talvez porque você citou "abastecer o reservatório" e eu entendi o pequeno, não o tanque.

Neste caso, o principal diagnóstico é "combustível de má qualidade". Muito vago, mas eu experimentaria abastecer somente com álcool, para verificar se a luz apaga...

Este assunto já foi bem discutido por aqui. Se você quiser dar uma olhada:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1183-luz-de-verificacao-do-motor-flex-ajuda?highlight=luz+do+motor

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1703-luz-indicativa-do-motor?highlight=luz+do+motor

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1187-pergunta-sobre-a-luz-de-mau-funcionamento-do-motor-lim?highlight=luz+do+motor

Abç

#19
 aon2

avatar
Iniciante
Iniciante
Josimar,

Sem comentários para sua disposição em sanar minhas dúvidas. Muito obrigado mesmo!
Vou abastecer novamente hoje, já o fazia com álcool mesmo, vamos ver o que acontece.

Infelizmente não consigo encontrar nenhum manual desse carro pra baixar e me interar um pouco mais a respeito.
Tão logo se resolva posto aqui para que possa ajudar alguém que venha a passar pelo mesmo incomodo que eu.

Mais uma vez obrigado.

#20
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Estamos aqui para isso mesmo. Disponha.

Já tive uma eco igual à sua. Não há muitas diferenças em relação ao manual da versão 2008, que você pode obter aqui mesmo no fórum. É só clicar em:

www.euphorbia.com.br/ecosportclub

Abç

#21
 carlos.borowik

carlos.borowik
Membro Pro
Membro Pro
Isso é um pouco polêmico para alguns mas para mim "motor flex" não existe! explico..

A gasolina para ser queimada adequadamente possui uma taxa de compressão "x";
O álcool possui uma propriedade diferente, e suporta ser comprimido pelo motor em "x+y", gerando então mais força no pistão a cada cilindrada do motor.

Isso é uma questão física, um motor flex legítimo só poderia extraír a potência máxima do motor se este reconhecesse a proporção de combustível e alterasse a compressão volumétrica do cilindro, neste caso seria um motor com taxa de compressão variável, o que não temos aqui..

Logo, o que as montadoras fazem?
Simples, utilizam um motor 100% a gasolina (no que diz respeito à taxa de compressão), tratam o sistema de injeção para não ser corroído pelo álcool (o que causava a quebra dos componentes dos motores adaptados para álcool que o pessoal gostava de fazer em casa) e programam a injeção para corrigir o ponto, duração e quantidade de combustível injetado dependendo da proporção de gasolina e álcool do tanque.

Após fazer esta gambeta, as montadoras colam o adesivo "flex for dummies" na lataria e mandam o depto de marketing cair em cima na mídia.

Comparem um carro "dito" flex andando no álcool (que na verdade está sub-utilizando a taxa de compressão do motor à gasolina) com um legítimo motor à álcool, verão que é muito mais potente e econômico.

Estou considerando aqui apenas a questão mecânica, tenho certeza que as vantagens sobre a variação da safra do álcool no ano, a manipulação do governo, etc são variáveis importantes, mas para mim deveriam ser aplicadas numa tecnologia decente, não numa gambeta..

#22
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Carlos, perfeito. O que dizem que o flex serve tanto para gasolina quanto para álcool, na verdade é o contrário: não serve para nenhum dos dois!

É só ler esse comparativo da 4R com o Civic Flex vs. Civic gasolina para entender bem: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_209972.shtml

E enquanto a Nova Eco 1.6 faz 12,2Km/l na estrada e ainda leva classificação A, meu 308 1.6 turbo à gasolina está fazendo 13,8Km/l andando direto a 110Km/h - isso que está arrecém com 2 mil km! É uma piada.

#23
 carlos.borowik

carlos.borowik
Membro Pro
Membro Pro
kingleer escreveu:Carlos, perfeito. O que dizem que o flex serve tanto para gasolina quanto para álcool, na verdade é o contrário: não serve para nenhum dos dois!

É só ler esse comparativo da 4R com o Civic Flex vs. Civic gasolina para entender bem: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_209972.shtml

E enquanto a Nova Eco 1.6 faz 12,2Km/l na estrada e ainda leva classificação A, meu 308 1.6 turbo à gasolina está fazendo 13,8Km/l andando direto a 110Km/h - isso que está arrecém com 2 mil km! É uma piada.

Pois é..
É a história da "Síndrome do Pato".. foi feito para andar, nadar e voar... mas não faz nenhum deles direito.. kkkkkkk
O adesivo deveria ser "Flex Pato".. rs

O pior é que o marketing foi tão bem vendido que as montadoras de fora tiveram que (mesmo que relutando) fazer esta gambeta nos seus carros senão nós tupiniquins não iríamos mais comprar.. (veja esta nova versão do civic e do tucson..)

#24
 MFerreira

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Concordo nos pensamentos de vocês... Creio que o motor flex, na real, não é bom nem pra um, nem pra outro.

Além disso, vejo que o consumo aumenta conforme o tempo. Ok, vão dizer que o consumo aumenta por causa do tempo do carro, etc, etc, etc. Mas eu vou discordar, meu celta (flex) anterior, tinha 5 anos, inteiríssimo sem nenhuma anomalia. No início, começou cravando 16km/l, com dois anos de uso, praticamente usando gasolina, já não fazia mais que 13km/l.
O carro flex, foi apenas uma explosão de marketing, que apareceu para os populares aqui no Brasil no início da década passada.

1) Não compensa em nenhum lugar do país abastecer com álcool (com excessão do nosso amigo, que o motor a álcool faz o mesmo da gasolina)
2) Hoje em dia, já não agrega valor nenhum ao carro
3) Essas descobertas, que estavam obscuras, começam a surgir, revelando que o flex, não é assim tão flex.


A termo de história vale lembrar que o primeiro carro 'FLEX' foi elaborado por nosso patriarca Henry Ford.

#25
 vittorbrunos

vittorbrunos
Iniciante
Iniciante
Olá Josimar, tudo bem?

Sou novo no Fórum, tenho lido bastante sobre seus posts e talvez possa me ajudar a solucionar um problema que mais parece um capítulo de novela mexicana.

Tenho um Eco 1.6 Flex 2008/2009 XLS. Meu carro está "frouxo" para arrancar e ás vezes o problema de ficar bem lerdo, pesado e amarrado não é só em subidas com 1ª e 2ª marcha, mas na terceira, quarta... Acontece que as vezes ele "ressucita" e dá um arranco e vai embora, flui que é uma beleza!!

Levei em uma oficina que sempre trabalha nos meus Fords, já que esse é o meu terceiro e acabei me frustrando e frustrando o mecânico que Não descobre o problema!!!

Relaciono as peças que troquei, digo (gastei dinheiro) quase que atoa, considerando que em breve precisaria trocá-las pois algumas ainda eram originais de fábrica:

* Velas
* Cabo de Velas
* Bobina
* Sonda Lambda
* Catalizador (até o catalizador me fizeram o favor de "arrancar" fora e nada!!!)
* Fizemos teste de pressão da boma combustível e está estrangulando corretamente em 6.
* Passamos o scaner várias vezes e nada, apontando tudo corretamente, mas o carro... sem potência e sem força pra andar
* Agora me apareceu um outro mecânico indicando um tal de anel que permite a entrada de ar na bomba de combustível, fazendo perder taxa de compressão!! Algo relacionado com o manômetro!!!

Esse último me garantiu que resolverá o problema visto ter feito o mesmo num motor do Ford Focus 1.6 com os mesmos sintomas e pronto, solucionado!

O que acha disso? sabe algo a respeito?

Desculpe por escrever tanto e muito.

Parabéns pelo fórum

Grato

Vittor Bruno Campos




Josimar Medeiros escreveu:
Estamos aqui para isso mesmo. Disponha.

Já tive uma eco igual à sua. Não há muitas diferenças em relação ao manual da versão 2008, que você pode obter aqui mesmo no fórum. É só clicar em:

www.euphorbia.com.br/ecosportclub

Abç

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos