EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ecosport supercharger 1.6?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sera que alguem ja pensou nisso? Uma ECO 1.6 com bloower da supercharger. Acho que chegaria facil aos 150cavalos de força. Dizem que é possivel a adaptacao. Sad

Mas eu faria isso somente se o consumo nao aumentasse.

#2
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Ja procurei por esse servico aqui no rio ... o " charger " da 1.0 nao cabe ca 1.6 , teria que comprar um maior que custa uma grana ... ai juntando isso , mais todas as adaptacoes na epoca passou de 3500 reais ... com 3500 reais eu troco o motor ou jogo um kit turbo top de linha , por isso desesti totalmente da ideia !

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
renan.rj21 escreveu:Ja procurei por esse servico aqui no rio ... o " charger " da 1.0 nao cabe ca 1.6 , teria que comprar um maior que custa uma grana ... ai juntando isso , mais todas as adaptacoes na epoca passou de 3500 reais ... com 3500 reais eu troco o motor ou jogo um kit turbo top de linha , por isso desesti totalmente da ideia !

E ai renan. Realmente fica cara a brincadeira. Mas alem do blower eu estava pensando em coloca uma embreagem eletromagnetica do tipo que vai no compressor do ar condicionado para acionar o blower somente quando muito solicitado(pe la embaixo). Ai nesse caso creio que ficaria economica, ou seja em velocidade de cruzeiro o blower nao entraria.

Mais 1 detalhe, porque o blower nao entra neste motor, afinal antigamente tinha eco superchager. Nao eh o mesmo motor.

#4
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
o charger da 1.0 eh muito pequeno para a 1.6 ... mais realmente essa sua ideia nao eh NADA mau em ! Ja levou ate uma loja para orcamento?

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
renan.rj21 escreveu:o charger da 1.0 eh muito pequeno para a 1.6 ... mais realmente essa sua ideia nao eh NADA mau em ! Ja levou ate uma loja para orcamento?

Nao Renan. nao fui fazer orçamento. Mas porque vc acha que o supercharger do 1.0 é muito pequeno?
e ainda estava pensando em montar uma valvula que permite ou nao o uso do charger, assim qdo nao solicitado ele ficaria aspirado normal e qdo pisar fundo entraria o compressor. Mas ai a duvida, sera que o sistema de injecao ira dar conta do recado?

#6
 doh

avatar
Iniciante
Iniciante
no manual da minha diz que o motor é equipado com o supercharger... a minha é 1.6... e ai?? tem ou nao tem??

#7
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
doh escreveu:no manual da minha diz que o motor é equipado com o supercharger... a minha é 1.6... e ai?? tem ou nao tem??

Mais eh claro que nao tem ... a nao ser q a sua seja a 1.0 de 95 cavalos!


Kentakk ... quem falou que o Charger da 1.0 eh pequeno nao fui eu nao, foi o pessoal da preparadora ... Para ele dar certo, teria que trabalhar a polia para ele " girar mais " porem corre o risco de quebrar o mesmo a longo prazo entao seria aconselhavel comprar um maior.... Na epoca mandaram procurar o original do MINI 1.6 que tem o tamanho perfeito para a Eco...

Estou com uma 12/12 1.6 agora ... sexta devo levar a mesma para fazer uma simulacao com Unichip ... vamos ver rs

#8
 AlexDeFaro

avatar
Iniciante
Iniciante
Fala Renan...

Estou voltando nesse tópico pois tenho uma ECO 1.0 SC e estou querendo melhorar a performance dela.
Você disse (na época) que com R$3500 conseguiria trocar o motor da ECO...
Ainda conhece alguém que faça ou já fez esse serviço aqui no Rio??

vlw

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Oi, Alex.


Infelizmente já faz mais de um ano que o Renan logou aqui da última vez. Acho improvável que ele responda.


É uma pena, pois ele entende bem de vários aspectos do Eco, especialmente da mecânica...


De qualquer modo, não sei se você já viu este tópico, que fala justamente sobre esta troca:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2309-troca-de-motor-10-supercharger-por-motor-16-flex


Abs

#10
 AlexDeFaro

avatar
Iniciante
Iniciante
Fala Josimar...

Vi sim... mas ele é de SP... e o camarada tava trocando por um motor
de Fiesta. por isso teve outros problemas que eu não queria ter...
Tô pensando em trocar por um de Eco mesmo

mas valeu pela resposta.

Abração

#11
 Dinei

Dinei
Iniciante
Iniciante
Ola galera tdo bem acabo de me associar ao Clube tbm sou membro do escortclube e do Tempraclube brasil TBR eu Possuo uma Ecosport 2004 gasolina 1.6 !!! Eu Sou mecanico a 18a eu estava pensando cmgo de colocar um supercharger na minha 1.6 nesse caso teria que comprar tudo do 1.0 as mangueiras , intercooler. correia creio que sera Plug and Play pq o motor 1.0 externamente é igual o 1.6 oq vc acham dessa ideia???

#12
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium

#13
 brunollo

brunollo
Membro
Membro
A ideia não funciona. O Supercharger do motor 1.0 em regime máximo consegue entregar menos CFM que o cabeçote original do 1.6 engole em aspiração natural. Isso significa que o Superchrger seria na realidade um gargalo ao motor. Já tentaram, já quebraram a cara. Tem que usar um compressor maior sim.
Quer tirar mais potência do motor Zetec Rocam 1.6 de forma relativamente barata? O que vc tem que fazer é tirar o cabeçote fora, alargar os dutos de admissão e escape, lapidar as janelas de admissão para igualar com as janelas do coletor de admissão plástico, jatear os dutos de admissão (pra não gotejar a mistura) e polir até espelhar os de escape (pra não juntar carvão). As válvulas devem ser anguladas junto de suas sedes. As guias de válvulas podem ser trabalhadas, mas não cepadas. Na admissão o ideal é usar uma borboleta de Zetec 2.0. Ela de instalação e formato externo exatamente igual à do Zetec Rocam, inclusive vc pode continuar usando o TPS original, mas tem mais diâmetro, o que ajuda muito em todo giro.Nessa preparação, três pontos têm que ser definidos pelo dono:
1. Uso de comando original ou comando Carlini para o Zetec Rocam: Num carro leve como um ka, o comando é praticamente mandatório, pois o motor vai render muito amis e n vai sentir a perda de torque abaixo de 1500 rpm, afinal o ka é um carro bem leve. Porém o Eco é um carro mais pesado, e esse motor precisa de torque. Pelo mesmo motivo não aconselho DE JEITO NENHUM aliviar o volante de motor da Eco. No ka com certeza vale a pena.
2. taxa mais alta: com o comando Carlini, taxar pra 13:1 fica bom, pois o Carlinin tem bastante overlap. A taxa ajuda em todos os giros. Mas acho arrsicado usar taxa 13:1 num motor flex e comando original, com menos overlap. Eu no máximo elevava pra 12,5:1 sabendo já que o motor iria começar a consumir muito na gasolina. Porém iria ficar mais econômico no álcool.
3. Coletor dimensionado: mais um item que ajuda em giro alto, mas pode prejudicar em giro baixo. Porém, o dimensionado com o comando original e o cabeçote preparado não fica ruim, ajuda a lavar a câmara e permite que o giro suba com facilidade depois das 3 mil rpm. Eu acho bom, mas aumenta um pouco o barulho do carro.
Essa preparação, com tudo que eu descrevi em cima mais comando, volante aliviado, taxa amis alta e dimensionado eu usei num ka de track day que entrega cerca de 130cv nas rodas, oq ue daria uns 160cv no motor. O torque ficou em coisa de 13 quilos nas rodas, o que de novo daria ums 16-17 no motor. o ka é um Xr que anda na rua diariamente. Comprei o XR, montei pra TD e vendi... Foi muito bom enquanto esteve comigo. E esse XR rodava só no álcool e girava a 7 mil com injeção standalone.
Na Ecosport eu manteria a central original, pois ela se ajusta com muita facilidade a novos parâmetros de mistura, ignição e taxa. O motor continuaria cortando a cerca de 6500, mas ele responderia muito melhor a partir de 3500 rpm ficando praticamente igual pra baixo (responderia melhor um pouco se fosse usada a borboleta de Zetec 2.0). Eu não usaria na Eco comando Carlini nem dimensionado, mas taxaria a 12,5:1. A Eco passaria a consumir mais na gasolina e menos no álcool. Explico: a taxa de 12,5:1 é extremamente favorável ao álcool, mas é relativamente alta para gasolina. A central, percebendo isso, passaria a recolher ponto na gasolina e a encharcar mais a mistura. Na gasolina o motor continuaria praticamente original, talvez um pouquinho melhor em giro alto. Se for usada Podium melhora bastante. Porém, no álcool o motor se transformaria: com mais taxa a queima iria gerar mais potência e torque em todo o giro. O enchimento superior somado a essa queima mais eficiente iria gerar mais energia mecânica sem estressar o conjunto todo, uma vez que essa energia viria por meio de mais eficiência. O motor iria entregar pelo menos uns 110cv nas rodas, o que seria correspondente a uns 130cv no motor, mas com torque em todo giro, não apenas no alto. O motor teria fôlego em todo o giro, e ficaria muito mais esperto de resposta. Andando devagar a Eco iria consumir menos álcool que normalmente. O problema é andar devagar sentindo um motorzinho elástico pra caramba responder igual gente grande! Essa preparação eu fiz em outro XR, de um amigo que não quis montar o Carlini nem montar um escapamento maior com coletor de escape dimensionado. Ficou muito bom e o motor se manteve bem silencioso. Ah! outra coisa: Filtro lavável inflow. Mesmo nos Ecos originais, é uma boa pois custa o preço de três filtros de papel e dura muito mais. E libera mais fluxo em qualquer Zetec, emsmo aquele que só tem uma borboletinha de Zetec 2.0 e mais nada.

#14
 Rafael Pereira Ribeiro

Rafael Pereira Ribeiro
Iniciante
Iniciante
Faço alteração na polia do Supercharger m24
Pressão sem alterações e de 0.6bar
Com alteração vai pra 1.0 bar de pressão
Assim fica sendo possível fazer a instalação no fiesta ou na eco 1.6.
meu fiesta Hatch 1.6 com Supercharger alterado ficou top coloquei ele sem alteração na polia e tinha força em baixa rotação e em alta a pressão caia depois da alteração tenho força tanto em alta quanto em baixa tirei 20% a mais de potência do Supercharger

#15
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos