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Comportamento estranho após abastecimento

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#1
 Cmdt.Marco


Membro Pro
Membro Pro
Prezados, hoje aconteceu algo estranho com minha menina:

Nos últimos 5 tanques abasteci com Etanol-Vpower (posto Shell, sempre no mesmo) e desta vez devido ao preço e até para comparar o rendimento abasteci com gasolina-vpower, 46l - rodei 3km até o trabalho, o carro ficou parado das 8h30 às 18h00, minha surpresa ao dar partida a tarde é que ele rateou umas 6 vezes como se estivesse sem força, até hoje de manha era bater uma vez na chave e valer. Mas depois disto foi tudo normal. Queria saber se alguem ja passou por isso, ou será que por causa desta troca o sistema não teve tempo de se adaptar?
Combustivel aduterado acredito que não seja, pois é um dos melhores postos da minha cidade e tenho dois amigos que trabalham lá, rss.
Fato engraçado é que caiu muito repentinamente a temperatura, mas como no etanol meus em dias frios nunca tive problema fica a pergunta... o que é isso???

Verei amanha cedo o que acontece.

forte abraço.

Ricardo Marcolongo

http://www.bellaurbis.com.br

#2
 luiz.henrique


Membro Advanced
Membro Advanced
Cmdt.,

Recomenda-se que quando houver troca abrupta de combustiveis nos carros flex que se conduza pelo menos uns 5 Km ou cerca de 15 minutos para que o modulo reprograme e se adeque a um dos milhares de mapa programados no modulo de injeção.
No seu caso pelo visto faltou 2 Km !!!!
Uma vez minha irma estava andando com etanol e quando foi abastecer optou por gasolina (tb por $$$$). O posto fica na esquina de casa.
Ela guardou o carro e no outro dia de manha bateu a chave até a bateria arriar e nada do carro funcionar. O seguro foi acionado e levou o carro dela pra css onde teve que por no escaner pra conseguir fazer o carro funcionar novamente.
No seu caso o sistema ja irá se adequar e ficará tudo normal.
LH

#3
 jerrigodinho


Membro Jr
Membro Jr
Obrigado pela explicação luiz.henrique

Coloquei no Etanol somente 1 vez a minha ECO e também tive problema parecido ao do Cmtd.

Abraços!



Última edição por jerrigodinho em Qua Set 28, 2011 4:17 pm, editado 1 vez(es)

#4
 Cmdt.Marco


Membro Pro
Membro Pro
Jerri, foi o Luiz Henrique que passou a explicação, Ricardo Marcolongo sou eu que mandou a dúvida...

dito e feito hoje pela manha foi bater a chave e a menina ligou que é uma beleza...

Fantástica essa nossa troca de informações aqui no forum!!

um forte abraço,
Ricardo Marcolongo - Cmdt. Marco

http://www.bellaurbis.com.br

#5
 jerrigodinho


Membro Jr
Membro Jr
Cmdt.Marco escreveu:Jerri, foi o Luiz Henrique que passou a explicação, Ricardo Marcolongo sou eu que mandou a dúvida...

dito e feito hoje pela manha foi bater a chave e a menina ligou que é uma beleza...

Fantástica essa nossa troca de informações aqui no forum!!

um forte abraço,
Ricardo Marcolongo - Cmdt. Marco

Sorry Cmdt.Marco!
Editei o tópico.

#6
 Cmdt.Marco


Membro Pro
Membro Pro
Sem problemas,

forte abraço,

http://www.bellaurbis.com.br

#7
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
Eh assim mesmo ... evite trocar o combustivel e rodar pouco ! Seu carro pode nao querer ligar depois !

Outra coisa , q eu ja fiz eh ... vir horasssssssss e horasssssss de estrada com " peh em baixo " e simplismente parar num posto rapido e desligar o carro ... o modulo esta " rico " ou seja , quando vc bate chave o motor trabalha uns 10 segundos falhando como se tivesse com a bubina fudida e depois fica normal .... nessas horas eh bom esperar pelo menos 1 minutinho para o carro intender que " parou " rs.

#8
 dabliop


Iniciante
Iniciante
Olá, amigos!

Sobre esta troca brusca de combustível, tenho as seguintes dúvidas:

Estou comprando uma Eco 4WD 2009.
Segundo a dona, sempre usou ÁLCOOL (por causa do melhor desempenho, etc...).

A minha dúvida é:
Será que vou ter problemas ao abastecer com gasolina depois de tanto tempo (03 anos) rodando apenas com álcool?
Há algum "período" de adaptação?

E quanto ao uso de álcool por todo esse tempo (03 anos), será que isso acarreta em algum problema ao motor como dizem por aí (por causa da quantidade de água contida no álcool)??

Desde já, sou grato pelas respostas e colaborações.

Abraços, pessoal!!

#9
 Carlos Russafa


Membro Pro
Membro Pro
Dabliop,

No meu caso, tive uma 1.6 xls 2007 flex(111cv alcool e 105cv gasolina), e rodei com ela uns 3 anos tb só no alcool(devido a valer pena $$$$ em bauru).
Mas no começo do ano passado, fiz uma viagem para o guarujá com ela e abasteci na gasolina, pq o alcool nao compensava...
Na estrada já percebi uma perda de desempenho(parecia que tava com o ar ligado hehe), mas até aí tudo bem, isso eu sabia que poderia acontecer mesmo...
Em compensação, ficou mais economica quase 30%... e como em bauru a proporção de preços dos combustiveis estava equilibrada na época(mais pra gasolina até), comecei a colocar gasolina(aditivada)... mas uns 3 tanques seguidos na cidade, percebi que o motor estava com um barulho estranho, principalmente em retomadas a partir de 1500rpm.
Levei na concessionária e o consultor nem abriu o capô e me disse: vc sempre abastecia com alcool né? Vc é o terceiro esta semana q reclama disso, volta a colocar alcool q pára... pq está batendo pino...
Dito e feito, o barulho sumiu qdo coloquei alcool duas vezes seguidas...

Mas seguem considerações sobre o caso(explicação do consultor):
No motor 1.6 rocam até 2007/08 de 111cv, se a pessoa só usar alcool por muito tempo, e depois gasolina, devido à alta taxa de compressão(12:5), alguns motores podem bater pino(quem abastece mesclando os combustiveis ou usando a gasolina por mais tempo já não tem esse problema) e foi este um dos motivos para a Ford adotar uma compressão mais baixa na 2.0(10.5), inclusive gerando menor diferenca de desempenho entre os dois combustiveis...
Portanto, acredito que no caso da sua, não deva haver maiores problemas, só recomendo trocar o óleo e os filtros(de combustivel e oleo), caso vc queira ficar mais tranquilo qto a isso...
Bem, essa foi meu caso/opinião.

Abraços!

Carlos Russafa

#10
 dabliop


Iniciante
Iniciante
Pô, Russafa!

Mais uma vez, obrigadão por dividir conosco essas experiências!

Pelo que entendi, o problema de bater pino - por conta da mudança brusca de combustível após alguns anos usando apenas álcool - foi sanado com a versão 2.0.
É isso?

Bom... na verdade, o que eu quero mesmo é ter a liberdade de escolha entre um e outro (gas/álcool) em função da necessidade.
Não quero ficar "preso" ao álcool apenas pq a antiga dona assim o fez por 03 anos.
Mas tb não quero, claro, causar danos ao motor (quem quer?). rsrsrs

Valeu, Russafa!
Abçs a todos!




#11
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
Vai ter problema nenhum amigo ... mete uns 3 tanques de aditivada e depois troca o filtro de combustivel ... o alcool deixa tanto nos bicos como no tanque uma especie de " farinha " , mais a gasolina disolve aquilo rapidamente ... relaxa com isso !

#12
 Carlos Russafa


Membro Pro
Membro Pro
De nada Dabliop!

O forum é para isso mesmo hehe

Lembro que eu tinha lido um post com casos parecidos(identicos até hehe):

http://ecosportclub.forumeiros.com/t535-barulho-de-pino-batendo-na-1

Apesar dos casos acima, sei que o rocam 1.6 é um bom motor, e que o ideal é seguir as recomendaçoes da Ford, onde a cada 2 tanques de alcool, vc use gasolina. Sendo assim, nao terá problemas.
Mas concordo com vc sobre o 2.0, também acredito que este problema dificilmente ocorra, devido a sua menor taxa de compressão.
Portanto, pode usar tranquilamente gasolina/alcool!

Abracos

Carlos Russafa

#13
 dabliop


Iniciante
Iniciante
Salve!

Valeu, Renan!
Valeu, Russafa!

Ainda bem que existem ferramentas como estas (forum) para tirar nossas dúvidas.
Como dizem os mais velhos (desde os tempos em que não existiam fóruns, nem EcosportClub, nem Eco, muito menos Internet): "Vivendo e aprendendo!"

Abçs a todos!

#14
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