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Vazamento de água na Ecosport 2003/2004

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#1
 Convidado


Convidado
Olá amigos,
Tenho uma Ecosport 2003/04 que comprei recentemente.
Observei que há um pequeno vazamento de água no piso da minha garagem. A marca de goteira está no centro do bloco do motor, antes de chegar ao radiador. Este vazamento só é notado quando o motor está frio e o nível do reservatório, evidentemente, abaixa um pouco. O motor trabalha no seu nível correto sem aquecer. Tenho que colocar água no reservatório de 2 em 2 dias. Em uma primeira olhada de um mecânico ele observou que pode ser um problema na carcaça da válvula termostática ou até mesmo a junta do motor.
Alguém pode me ajudar. Gostaria de saber se em Curitiba existe um bom mecânico que entenda de Escosport.
Obrigado
Willy

#2
 Dolphim


Membro Platinum
Membro Platinum
Oi willy schumann,

Confere com calma o bloco da válvula termostática. Observe imagem abaixo: Há quatro ou cinco mangueiras encaixadas nele e que podem vazar.



http://www.adolfolima.blogspot.com/

#3
 Convidado


Convidado
Olá Dolphim,

Obrigado pela sua brilhante explicação. Realmente o problema estava na carcaça da válvula termostática. Já fiz a reposição e o vazamento parou. A peça custou R$ 79,00 e a mão de obra R$ 60,00.

Abraços,

Willy Schumann
Jornalista

#4
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Willy,

Tambem sou de curitiba, qual mecanico voce levou ?

#5
 Convidado


Convidado
Olá Marcos,

Levei o carro no Centro Automotivo San Marino (3273-2060/3077-1979) em Santa Felicidade.
Em qual bairro voce mora?

Marcos-CWB escreveu:Willy,

Tambem sou de curitiba, qual mecanico voce levou ?

#6
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Estou no Uberaba, caramba, Santa Felicidade fica longe daqui hehehe

#7
 Smaylle


Membro Gold
Membro Gold
Achei a mão de obra um pouco caro, quando troquei a carcaça da minha, a mão de obra ficou em R$ 30,00.

#8
 MARCILIO


Membro Jr
Membro Jr
Dolphim escreveu:Oi willy schumann,

Confere com calma o bloco da válvula termostática. Observe imagem abaixo: Há quatro ou cinco mangueiras encaixadas nele e que podem vazar.




Paguei R$ 35 na carcaça da vólvula e eu mesmo coloquei ... é moleza

#9
 kentakk


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Dolphim escreveu:Oi willy schumann,

Confere com calma o bloco da válvula termostática. Observe imagem abaixo: Há quatro ou cinco mangueiras encaixadas nele e que podem vazar.




ola Dolphin! Com relacao as mangueira do ar-quente... Voce sabe qual vai e qual vem??? Ou seja qual o sentido em que a agua corre? Pois nas valvulas de agua sempre tem o sentido da agua. Apesar que acho meio irrelevante isso.

#10
 eraldo da silva dos antos


Iniciante
Iniciante
ola tudo bem?tenho uma ecosport xlt 2006 flex.e tambem esou percebendo vazamento de agua sobre o motor chega ate a esvaziar o reservatorio de agua porem nao encontrei o lugar que vaza a agua .alguem pode me ajudar/desde ja agradeço

#11
 Zanetti


Membro Diamond
Membro Diamond
Seja bem vindo, já disseram algumas vezes aqui no fórum que o reservatório costuma rachar, vc já tirou o mesmo para ver se esta em bom estado?

#12
 efemota


Administrador
Administrador
Não esquece de verificar a tampa do reservatório. Tem muita tampa com defeito no mercado, inclusive novas tampas devem ser testadas antes da instalação.

http://www.youtube.com/watch?v=4D8U5FOOO6k

Abraços.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata

#13
 Dolphim


Membro Platinum
Membro Platinum
Olá eraldo.

Já tive um problema com água desaparecendo e era o radiador furado nas tampas laterais. Meu mecânico injetou a pressão de 6 bar, com uma bombinha especial para isto e ficamos observando... de repente percebemos começar a pingar na lateral. Instalei outro radiador e ficou legal (R$ 250,00)

O bom de usar a bombinha é que ela simula a pressão do sistema quando em funcionamento do carro e assim, sem barulho e sem calor, podemos analisar direitinho onde está o problema. Note, Eraldo, que aqui no fórum diversas pessoas relatam que surgem uma ranhuras no reservatório da água e assim perde-se muita água; porém, com a bombinha também é possível ver se isto está acontecendo. A bombinha de ar serve pra testar se a tampa está legal (ela tem que liberar com 6 Bar) - Não esqueça de verificar este item fundamental.

Procure uma oficina pequena (pois são mais baratas e não ficam enfiando peças) mas que tenha a bombinha de testar o sistema de arrefecimento.

Boa sorte.

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#14
 Josimar


Diamond Premium
Diamond Premium

Excelente dica, Dolphim.

Já tive este problema também em um Eco. O pior é que foi durante uma viagem longa, a mais de 1000 km de casa. Tive que trocar a válvula termostática.

E o defeito só foi corretamente elucidado após o uso da bomba que simula a pressão do sistema.

Abs

#15
 Pé na Cova


Iniciante
Iniciante
A minha vazou recentemente....era o reservatório trincado!
Coloquei novo gastei 90 pilas já com liquido de arrefecimento.

#16
 Zanetti


Membro Diamond
Membro Diamond
O meu não gasta uma gota de água, é como falo pro frentista só vai precisar completar a água quando ela for cobrada, tudo que é de graça dura a vida toda nesse carro

#17
 Marcos Gonzalez


Iniciante
Iniciante
Galera minha Ecosport esta apresentando o mesmo Problema! vou ver se é vazamento nas mangueiras da Valvula termostatica! Valeu!cheers 

#18
 kentakk


Diamond Sênior
Diamond Sênior
zanetti escreveu:O meu não gasta uma gota de água, é como falo pro frentista só vai precisar completar a água quando ela for cobrada, tudo que é de graça dura a vida toda nesse carro
verdade Zanetti! o meu tambem nao gasta 1 gota sequer.... é a velha lei-de-murphy.... se começarem a cobrar pela agua com certeza vai começar a gastar agua sem+ nem-....  Rolling Eyes 
Mas é claro que faço de tudo para nao colocar o carro em situacao que super-aqueça o motor....  por exemplo transito pesado nao pego pois o carro so roda em rodovias... cheers

#19
 Marcos Gonzalez


Iniciante
Iniciante
gente percebi que o vazamento da minha é da válvula termostática ou de alguma mangueira bem próxima, e só vaza quando o carro esta ligado... como solucionar meu problema?

#20
 kentakk


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Marcos Gonzalez escreveu:gente percebi que o vazamento da minha é da válvula termostática ou de alguma mangueira bem próxima, e só vaza quando o carro esta ligado... como solucionar meu problema?
eu ahco que tem que trocar a peçamesmo.... so vaza quando liga porque quando quente cria pressao ai força a saida de agua....

#21
 Marcos Gonzalez


Iniciante
Iniciante
Obrigado! aguem tem uma noção de quanto fica isso?rs se eu mesmo consigo trocar ou só o em mecânico?

#22
 antonio silva marques


Membro Jr
Membro Jr
Marco eu tive uma situação igual a sua,o vazamento era na carcaça da valvula,eu mesmo troquei,mas exige paciência e atenção,troque tb o reservatório,pois vc vai ver que ele tb tá com alguns trincados na parede que encosta na lata.
se não se achar em condição de fazer a troca compre as 2 peças e leve numa oficina especializada em radiador,lembrando de completar o nivel depois com agua e aditivo e fazer a sangria pra tirar o ar.

#23
 antonio silva marques


Membro Jr
Membro Jr
ah,troque tb o sensor de temperatura,pois ele tem uma vedação de borracha que desgasta com o calor provocando vazamento,paguei coisa de 20 reais nele + uns 35 do reservatório e uns 45 na carcaça + 5 na cola que vai na parede da carcaça.

#24
 kentakk


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Entao marcos. Uma ferramenta basica eh ter o alicate bico de papagaio ou tambem alicate de bomba dágua, pois para abrir essas abraçadeiras vai precisar desta ferramenta.... Eu improvisei com alicate de pressao mas deu muito trabalho. Fora isso as ferramentas sao normais....
Quando nosso colega disse sangrar o sistema seria rodar o motor com o reservatorio aberto para que as bolhas saiam pra fora.... Enquanto o motor nao tiver fervendo pode rodar o motor com a tampa aberta....
Este ar entra porque ao descnectarmos as magueiras acaba ficando um pouco de ar dentro das galerias....
O alicate custa em torno de 20 a 30 reais...

#25
 antonio silva marques


Membro Jr
Membro Jr
Kentak,seu metodo de sangria pode funcinar sim,mas no radiador,na parte superior esquerda tem um sangradouro,é uma tampinha de borracha com uma abraçadeira igual as da valvula só que menor,nesse caso funciona o motor,abra ali,vc verá sai algumas bolhas,deixe sair um pouco de liquido tb então feche,sussa de fazer!

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