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Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0

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#1
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
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Galera, meu carro tava falhando/engasgando principalmente em 2ª marcha, depois de mandar limpar os bicos injetores e trocar as velas acabei descobrindo que o problema era na bobina de ignição, então fui comprar uma nova e descobri que além de ser muito dificil de achar aqui em Curitiba, a bobina pro motor 2.0 custa R$ 220,00 !! A bobina do Ecosport 1.6 pra voces terem uma ideia custa menos da metade.

Procurei alguma explicação na internet e achei em um forum de mecanica que um proprietario de Ecosport 2.0 comprou a bobina do motor
1.6 e, segundo ele, o carro ta rodando lisinho e gastando menos.

Não deu outra, saí pra comprar a bobina do motor 1.6 e o custo foi de apenas R$ 85,00 (marca Magneti Marelli, primeira linha !)

Esta é a foto da bobina que eu comprei (reparem que não vem marcado as posições dos cabos !):
Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0 Bobina2

Agora reparem que as unicas diferenças entre as bobinas dos motores 1.6 e 2.0 são as posições dos cabos conforme fotos abaixo:

Bobina de ignição original que estava no motor 2.0
Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0 Bobina420

Bobina de ignição motor 1.6
Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0 Bobina416

Ao fazer a instalação eu notei que como a posição dos cabos é difente na bobina do motor 1.6, os cabos originais não iriam alcançar os
lugares certos de encaixe, então bastou eu montar a bobina invertendo o lado e problema resolvido hehehe

Fica a dica de economia de R$ 135,00 no preço das bobinas e economia de tempo pois a bobina de motor 1.6 é moleza de achar.

#2
 eder360

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Excelente dica, parabéns !!!

#3
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
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Verdade brother, baita sacanagem a diferença de preços sendo que as 2 bobinas funcionam igual !

#4
 adilson garcia

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É como eu sempre digo, é pesquisando e aprendendo, valeu pela dica.

#5
 Leandro Gordo

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Explicado porque achei a bobina pra minha tão barata rss, só que nao sabia que era a da 1.6, no meu caso aguentou cerca de 1000 km e estragou de novo, será que a correta 2.0 iria aguentar mais?


#6
 renan.rj21

renan.rj21
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Leandro Gordo escreveu:Explicado porque achei a bobina pra minha tão barata rss, só que nao sabia que era a da 1.6, no meu caso aguentou cerca de 1000 km e estragou de novo, será que a correta 2.0 iria aguentar mais?



Ja revisou cabos e velas??? Usa GNV?

#7
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
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isso mesmo amigo, confere cabos e velas.
estou usando a bobina do 1.6 no meu 2.0 já faz 3 meses e tudo ok por enquanto hehehe

#8
 Leandro Gordo

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renan.rj21 escreveu:
Leandro Gordo escreveu:Explicado porque achei a bobina pra minha tão barata rss, só que nao sabia que era a da 1.6, no meu caso aguentou cerca de 1000 km e estragou de novo, será que a correta 2.0 iria aguentar mais?



Ja revisou cabos e velas??? Usa GNV?

Cabos e velas novos, e uso apenas Gasolina.

#9
 Leandro Gordo

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Mas a bobina do 2.0 tbm é Magneti Mareli? Não seria Motorcraft assim como as velas? Na caixa da bobina veio escrita para motor Zetec, será que é a mesma?

#10
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
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Administrador
Leandro,

a bobina original de FABRICA é motorcraft, mas magneti marelli e bosch são primeira linha, tão confiáveis quanto motorcraft.
ZETEC é para escort e outros do ano 2000 pra baixo, o certo é ZETEC ROCAM ou DURATEC que são de 2003 pra cima, ou seja,
ano em que surgiu o Ecosport.

acho que foi por isso que sua bobina estragou ...

#11
 Leandro Gordo

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Membro Jr
Mas a bobina do Zetec Rocam e do Duratec é a mesma? No meu carro acho que esta com a bobina do 1.6 com os cabos na posição do 2.0

#12
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Leandro Gordo escreveu:Mas a bobina do Zetec Rocam e do Duratec é a mesma? No meu carro acho que esta com a bobina do 1.6 com os cabos na posição do 2.0

amigo, as bobinas não são as mesmas, muda apenas a posição dos cabos conforme as fotos que eu postei no começo do topico.
se voce ligou invertido, a bobina estraga mesmo.

cara, voce ta de sacanagem né ? eu tive um trabalhão pra tirar e postar as fotos e você inverteu os cabos mesmo assim ?
volto a lembrar que se teu carro for 2.0 e voce comprar a bobina do 1.6, os cabos originais não vão alcançar os polos da bobina,
precisa instalar ela com o lado invertido para os cabos alcançarem e mesmo assim o cabo mais curto ainda fica beeeeem esticado
mas não chega a dar mal contato.

#13
 Leandro Gordo

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Marcos-CWB escreveu:
Leandro Gordo escreveu:Mas a bobina do Zetec Rocam e do Duratec é a mesma? No meu carro acho que esta com a bobina do 1.6 com os cabos na posição do 2.0

amigo, as bobinas não são as mesmas, muda apenas a posição dos cabos conforme as fotos que eu postei no começo do topico.
se voce ligou invertido, a bobina estraga mesmo.

cara, voce ta de sacanagem né ? eu tive um trabalhão pra tirar e postar as fotos e você inverteu os cabos mesmo assim ?
volto a lembrar que se teu carro for 2.0 e voce comprar a bobina do 1.6, os cabos originais não vão alcançar os polos da bobina,
precisa instalar ela com o lado invertido para os cabos alcançarem e mesmo assim o cabo mais curto ainda fica beeeeem esticado
mas não chega a dar mal contato.


Calma Marcos, ja liguei pro mecanico e avisei sobre os cabos invertidos, foi de muita utilidade as fotos que postou, e amanhã mesmo irei no mecanico mudar as posições, a bobina ja estava instalada.
Muito Obrigado

#14
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Leandro,

Segue uma foto da bobina do motor 1.6 que eu instalei no meu que é 2.0, veja que o chicote da bobina que originalmente
é do lado direito, nessa foto ele não aparece pois está do lado esquerdo para os cabos alcançarem as posições corretas:

Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0 Dsc00009ta

Esqueci de comentar, voce não vai conseguir colocar os 4 parafusos da bobina por causa da posição do chicote, vai conseguir
usar apenas 1 parafuso (esse que aparece na foto) e do outro lado vai conseguir usar esses chicotes plasticos pra prender o
lado direito. Quando eu instalei a bobina nova eu ficava todo dia conferindo se ela se mexia por não usar todos os parafusos
mas não, ela está firme no lugar hehehe

Boa sorte

#15
 Leandro Gordo

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Membro Jr
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Marcos-CWB escreveu:Leandro,

Segue uma foto da bobina do motor 1.6 que eu instalei no meu que é 2.0, veja que o chicote da bobina que originalmente
é do lado direito, nessa foto ele não aparece pois está do lado esquerdo para os cabos alcançarem as posições corretas:

Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0 Dsc00009ta

Esqueci de comentar, voce não vai conseguir colocar os 4 parafusos da bobina por causa da posição do chicote, vai conseguir
usar apenas 1 parafuso (esse que aparece na foto) e do outro lado vai conseguir usar esses chicotes plasticos pra prender o
lado direito. Quando eu instalei a bobina nova eu ficava todo dia conferindo se ela se mexia por não usar todos os parafusos
mas não, ela está firme no lugar hehehe


Valeu pela dica Marcos, Feliz Natal

Boa sorte

#16
 Ecolife

Ecolife
Membro Pro
Membro Pro
Rapaziada percebi que a fabricante da bobina da Motorcraft é a bosh, e os cabos cabos e velas são ngk, acho que fora do brasil cabos e velas é outra marca Wink 

#17
 Marcelo Franco

Marcelo Franco
Iniciante
Iniciante
Olá, fiz a troca da bobina da minha ecosport 2.0 16v , e coloquei nela a bobina da 1.6 , o funcionamento ficou normal, as diferenças alem do preço que da 1.6 é menos da metade e a posiçao dos cabos de vela, quando vc for montar a bobina tem que inverter o lado dela colocando o plug de tres fios que alimenta ela virado pro motor.pois os cabos do 4 e 2 cilindros na bobina do 1.6 sao do lado do plug de força e se for montada igual a original os cabos nao alcançam . Usei a bobina BI0020 Magneti Marelli do zetez rocan 99/07.

#18
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Marcelo, isso mesmo ! Foi exatamente isso que eu fiz com meu carro quando abri esse topico.

#19
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
entao marcos... a bobina da eco nao tem segredo.... como nao tem distribuidor ela faisca de 2 em 2.... Ora faisca  as velas 1 e 4 e ora 2 e 3..... Como digo isto reduz a quantidade de componentes moveis(distribuidor), mas desgasta mais rapidamente as velas ja que em 1 ciclo ela desperdica um faiscada.  Por exemplo qdo esta havendo uma exlosao no cilindro 1 ocilindro 4 esta na fase de exaustao, entao nao precisa de faisca... tai o derdicio.
Agora  este negocio de bobina de 2.0 ser mais caro eh pura sacanagem mesmo....

#20
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alguem sabe informar se a bobina pode trabalhar deitado? Pois estou querendo deitar ela e mudar de lugar.... estou pensando em contruir um suporte de chapa de Aço, pois como eu tinha feito uma adaptacao nas magueiras do ar quente e acabou ficando muito apertado e agora resolvi mexer a bobina para dar mais espaço para manutencao...

#21
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Que eu saiba ela pode trabalhar em qualquer posição.

Antigamente em alguns carros ela ficava de ponta cabeça, lembra?

#22
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Que eu saiba ela pode trabalhar em qualquer posição.

Antigamente em alguns carros ela ficava de ponta cabeça, lembra?

ola Zanetti! eu ja vi uns de lado aquelas cilindricas antigas.... mas ai vi numa literatura que dizia que tinha um oleo dentro e deveria trabalhar em pe....
Nao sei se isso procede.... No caso da eco quero deixar com as saidas pra cima pois fica mais bonito, vou colocar bem encima da tampa das valvulas.... pois encima tem muito espaco assim vai facilitar as manutencoes de outras partes....
Ja mandei um email para a bosch para saber essa duvida.
A unica coisa que sei eh que pode se trocar os cabos de velas 1 e3 ou 2 e 4..... pois elas estao em serie, como dizem os tecnicos eletronicos....

#23
 Rodrigo maiolla

Rodrigo maiolla
Iniciante
Iniciante
Ola amigos boa noite, comprei a bobina da 1.6 16v magnet marelli, mas estou com duvida na posição dos cabos visto que minha eco é 2.0 16V. as fotos desse tutorial nao abrem para que eu posso seguir o esquema, alguem pode me ajudar?

#24
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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ola.... eu sei que a bobina do 1.6 8v funciona aos pares olhando a bobina de frente ao conector de entrada as duas saidas da esquerda sao dos cilindros 1-4 e as saidas a direita do conector de entrada sao as saidas dos cilindros 2-3.... como disse eles estao em serie entao nao faz diferença entre 1 e 4 e entre 2 e 3.
Mas originalmente veio assim 1-4-2-3 no sentido horario começando pela saida esquerda inferior olhando o conector de frente.

#25
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Nem sabia que tinha duratec sem ser com bobina individual.

#26
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