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Barulho de "PINO BATENDO NA 1ª "

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#1
 jaciana.amorim


Iniciante
Iniciante
Tenho uma ECOSPORT 2011/2012( faturado da fábrica em 11/04/11, emissão do documento em 31/05/11 e retirado dia 03/06/11) e além do carro recebi uma trio de forró aqui da minha terra! pode aacreditar! está próximo dos 3.500 km rodado e o barulho na primeira marcha persiste.

Segundo o Responsável pela oficina da Revenda onde comprei se deve ao uso constante de gasolina, pois o sistema atual flex de vários modelos possuem uma sonda lambda ( "é um dispositivo que envia um sinal elétrico à injecção eletrônica do automóvel indicando a presença de oxigénio nos gases de escape) a mais para aumento no controle de emissão de CO2.A indicação do revendedor é abastecer com 2 tanques consecutivos de álcool e depois gasolina, além de manter este procedimento como padrão.O barulho de pino batendo é ocasionado pela carbonização do motor.Além de que o CARRO FORD TEM MELHOR DESEMPENHO NO ÁLCOOL!! , ACHAM QUE ISTO É VERDADE?

Outro ponto abordado por este chefe da oficina é que o procedimento correto para o motor flex É ABASTECER APENAS TANQUE COMPLETO DE UM SÓ COMBUSTÍVEL, tem lógica? Conheço o fornecedor do módulo do sistema flex que também fornece para outras montadoras e não é esta concepção que outros modelos possuem.

Como o "Entendido" é ele vou fazer a receita como ele recomendou neste sábado(13/08/11):

1 - Abastecer com dois tanques seguidos de álcool - já abasteci i primreiro, guardei a nota fiscal e anotei a kilometragem.
2 - Levar novamente a agência se o barulho persistir!

O que acham? o trio vai desaparecer?

#2
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Apesar do meu carro não ser flex, posso afirmar com toda certeza que esse sistema não funciona tão bem como um carro 100% alcool ou
100% gasolina.

Se o funcionario da concessionaria te deu estas dicas, pode seguir que isso é o melhor pois ele tem experiencia com os carros da Ford e
conhece as reclamações que os clientes fazem dos carros da marca.

Antes do Ecosport eu tive um palio 1.3 flex 2005 e o mecanico de confiança sempre recomendava usar um ou outro combustivel, nunca
misturar os dois dentro do tanque pois a injeção não conseguia ajustar o ponto certo do motor.

#3
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
Marcos-CWB escreveu:Apesar do meu carro não ser flex, posso afirmar com toda certeza que esse sistema não funciona tão bem como um carro 100% alcool ou
100% gasolina.

Se o funcionario da concessionaria te deu estas dicas, pode seguir que isso é o melhor pois ele tem experiencia com os carros da Ford e
conhece as reclamações que os clientes fazem dos carros da marca.

Antes do Ecosport eu tive um palio 1.3 flex 2005 e o mecanico de confiança sempre recomendava usar um ou outro combustivel, nunca
misturar os dois dentro do tanque pois a injeção não conseguia ajustar o ponto certo do motor.


O problema eh o seguinte !

A ford calibrou o Zetec para rodar numa proporcao x de alcool com y de gasolina ... tanto que ele " bate pino " quando esta SOH na gasolina " e " ronca aspero soh no alcool " ...

Faz um negocio ... coloca 10 .. 15 reais de alcool e completa o tanque com gasolina !

Seu carro nao vai bater mais pino , vai girar mais macio e ainda vai ter mais torque em baixa !

Depois de rodar mais de 170 mil km juntando a minha Ex com a atual Eco descobri essa proporcao " ideal " .... TESTE !!!

#4
 marcio tottene


Membro Pro
Membro Pro
Caro Renan,

Desculpe mas vou discordar.

Já abasteci tanto com 100% gasolina e 100% alcool, e minha eco, não bateu pino.



Os sistemas flex, são combinados para funcionar em qq proporção de alcool ou gasolina, e eu pratico isto até para o sistema não viciar em um combustivel só.

Porém notei que a Eco vai melhor no alcool do que na gasolina e o consumo é praticamente o mesmo.



A duvida da nossa colega de Recife:

Sugiro que leve seu carro na concessionaria e cobre o consultor técnico para que solucionem seu defeito.

Não é normal um carro Zero km, funcionar assim, isto tem cara de preguiça da oficina em resolver o problema em garantia.



abs

Marcio

#5
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
marcio tottene escreveu:Caro Renan,

Desculpe mas vou discordar.

Já abasteci tanto com 100% gasolina e 100% alcool, e minha eco, não bateu pino.



Os sistemas flex, são combinados para funcionar em qq proporção de alcool ou gasolina, e eu pratico isto até para o sistema não viciar em um combustivel só.

Porém notei que a Eco vai melhor no alcool do que na gasolina e o consumo é praticamente o mesmo.



A duvida da nossa colega de Recife:

Sugiro que leve seu carro na concessionaria e cobre o consultor técnico para que solucionem seu defeito.

Não é normal um carro Zero km, funcionar assim, isto tem cara de preguiça da oficina em resolver o problema em garantia.



abs

Marcio

Ola amigo !

Nao sei qual nocao de mecanica voce tem porem , para cada combustivel temos uma "taxa" ideal ... da gasolina gira de 9 a 10 e o alcool de 12 a 14 ... claro , dependendo do motor ... o " VHC " da GM trabalha com 11.5 na gasolina ... eh um motor super taxado por natureza porem isso nao eh normal !

A unica maneira de taxar " mais ou menos " um motor flex para ele se adequar ( mesmo que seja mais ou menos ) ao combustivel do tanque eh adiantando ou atrasando o ponto de ignicao ... por isso a Eco fica " boba" e beberrona na gasolina ( e batendo pino ) e roncuda no alcool ...

Teria como resolver esse problema? claro ... comando variavel de cabecote esta ai para isso ... porem a ford infelizmente nao o utiliza !

Entao , se nao quer a batecao de pino coloque gasolina e de uma " pitada " de alcool ... soh para adiantar um pouco o ponto e nao haver pre detonacao ( bater pino ) ... ou se for economicamente viavel , complete sempre com alcool ... assim seu carro NUNCA vai bater pino ! rs

Essa historia de motor flex eh um motor gasolina que tambem bebe alcool eh mentira ... motor flex eh um motor que " aceita " alcool , gasolina e a mistura de ambos ... porem nao eh 100% eficiente em NENHUMA condicao! Tanto que os Flex sao mais beberroes que os " mono " ...


Fica a dica , segue quem quer!

#6
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Renan,

A parte final do seu quote foi 100% correta:

"motor flex eh um motor que " aceita " alcool , gasolina e a mistura de ambos ... porem nao eh 100% eficiente em NENHUMA condicao! Tanto que os Flex sao mais beberroes que os " mono " ...

#7
 Dolphim


Membro Platinum
Membro Platinum

Ok renan.rj21,
mas uma "pitada" é uma receita com grandes chances de dar errada! (kkk)

Diz aí a receita... baseado em tua experiências de Ecos, qual a percentagem de álcool pra quem usa gasolina?

1 abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#8
 dirceuximenes


Membro Pro
Membro Pro
Eu uso sempre um ou dois tanques só com gasolina e um de etanol, nunca bateu pino.

#9
 Alex Silvério


Iniciante
Iniciante
renan.rj21 escreveu:
Marcos-CWB escreveu:Apesar do meu carro não ser flex, posso afirmar com toda certeza que esse sistema não funciona tão bem como um carro 100% alcool ou
100% gasolina.

Se o funcionario da concessionaria te deu estas dicas, pode seguir que isso é o melhor pois ele tem experiencia com os carros da Ford e
conhece as reclamações que os clientes fazem dos carros da marca.

Antes do Ecosport eu tive um palio 1.3 flex 2005 e o mecanico de confiança sempre recomendava usar um ou outro combustivel, nunca
misturar os dois dentro do tanque pois a injeção não conseguia ajustar o ponto certo do motor.


O problema eh o seguinte !

A ford calibrou o Zetec para rodar numa proporcao x de alcool com y de gasolina ... tanto que ele " bate pino " quando esta SOH na gasolina " e " ronca aspero soh no alcool " ...

Faz um negocio ... coloca 10 .. 15 reais de alcool e completa o tanque com gasolina !

Seu carro nao vai bater mais pino , vai girar mais macio e ainda vai ter mais torque em baixa !

Depois de rodar mais de 170 mil km juntando a minha Ex com a atual Eco descobri essa proporcao " ideal " .... TESTE !!!

Bom dia.... Gostei da dica, vou testar... Minha Eco é 2006 , até então estava perfeita, só rodava no álcool, resolvi mudar para gasolina e o carro depois de 2 meses começou a fazer um barulho ( uma bateção forte em qualquer subida de 1ª ou 2ª marcha), vou fazer o teste e tentar resolver o meu problema.... acha que pode ser por causa disso?

#10
 Elton


Membro Pro
Membro Pro
A minha é 2.0 2011 e esta com 3,8 mil km só na gasolina e não bate pino. A 2.0 tem taxa de compressão de 10,1:1 e se dá melhor com gasolina, agora a 1.6 (salve engano) tem taxa de 12,3:1 beneficiando o uso de álcool. Conforme os posts acima, talvez isto explique as batidas de pino. Ou seja na 1.6 parece ser melhor usar mais álcool que gasolina.

Agora teoricamente o FLEX deveria suportar qq combustível ou mistura de, pois controlado pela ECU que "deveria acertar" (normalmente em torno de 10%) os parâmetros para o funcionamento adequado. Se isto não ocorre existe algum problema de "acerto" do carro.

Tenho um outro Flex aqui com taxa de 9:1 que funciona perfeitamente c/ qq mistura, sendo o único X o consumo da "cana" rsrsr. Já tive Astra e Vectra com 11,5 que tb funcionam sem problema.

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#13
 Peterson Dias


Iniciante
Iniciante
Prezado Renan, não tenho nem como te agradecer meu camarada, estava com a maior dor de cabeça, minha ecosport 2011 freestyle 1.6 estava fraca e batendo pino sem parar, moro em ladeira e já não aguentava mais, levei em vários mecânicos, colocaram manômetro, escanearam no computador, supunham que era bobina, catalisador entupido, já não sabia mais oq fazer, até que vi seu poste e decidi fazer o teste, parei de usar gasolina e abasteci com o alcool, o carro tá 100%, parou de bater pino, está bem mais forte e estou gastando menos, notei que ele tinha passado a gastar bem mais na gasolina.

Super obrigado mesmo.

Resolvi o problema sem gastar nada.

Agora é um absurdo esta questão de motor flex, a ford merecia um processo por causa deste problema, mas infelizmente aqui estas montadoras fazem o que querem.


renan.rj21 escreveu:
marcio tottene escreveu:Caro Renan,

Desculpe mas vou discordar.

Já abasteci tanto com 100% gasolina e 100% alcool, e minha eco, não bateu pino.



Os sistemas flex, são combinados para funcionar em qq proporção de alcool ou gasolina, e eu pratico isto até para o sistema não viciar em um combustivel só.

Porém notei que a Eco vai melhor no alcool do que na gasolina e o consumo é praticamente o mesmo.



A duvida da nossa colega de Recife:

Sugiro que leve seu carro na concessionaria e cobre o consultor técnico para que solucionem seu defeito.

Não é normal um carro Zero km, funcionar assim, isto tem cara de preguiça da oficina em resolver o problema em garantia.



abs

Marcio

Ola amigo !

Nao sei qual nocao de mecanica voce tem porem , para cada combustivel temos uma "taxa" ideal ... da gasolina gira de 9 a 10 e o alcool de 12 a 14 ... claro , dependendo do motor ... o " VHC " da GM trabalha com 11.5 na gasolina ... eh um motor super taxado por natureza porem isso nao eh normal !

A unica maneira de taxar " mais ou menos " um motor flex para ele se adequar ( mesmo que seja mais ou menos ) ao combustivel do tanque eh adiantando ou atrasando o ponto de ignicao ... por isso a Eco fica " boba" e beberrona na gasolina ( e batendo pino ) e roncuda no alcool ...

Teria como resolver esse problema? claro ... comando variavel de cabecote esta ai para isso ... porem a ford infelizmente nao o utiliza !

Entao , se nao quer a batecao de pino coloque gasolina e de uma " pitada " de alcool ... soh para adiantar um pouco o ponto e nao haver pre detonacao ( bater pino ) ... ou se for economicamente viavel , complete sempre com alcool ... assim seu carro NUNCA vai bater pino ! rs

Essa historia de motor flex eh um motor gasolina que tambem bebe alcool eh mentira ... motor flex eh um motor que " aceita " alcool , gasolina e a mistura de ambos ... porem nao eh 100% eficiente em NENHUMA condicao! Tanto que os Flex sao mais beberroes que os " mono " ...


Fica a dica , segue quem quer!

#14
 diego.moraes


Iniciante
Iniciante
Estou passando exatamente por isso com meu 2.0 AT 2009. O barulho é irritante mesmo e várias pessoas me avisam na rua. Um frentista ficou louco para ver o motor achando que era o nível de óleo, mas sempre acompanho e o nível está perfeito. Sempre rodei na gasolina e o barulho surgiu de uma hora para outra. Abasteci com etanol e ele diminuiu bastante, quase sumindo. Voltei para a gasolina para ver se havia sumido e ele voltou com tudo, hehehehe. Completei com etanol há alguns dias e ele ainda faz os ruídos. Vou colocar alguns tanques de etanol e acompanhar. A dona Ford tem que reconhecer o problema e fazer alguma coisa pelo consumidor. Não é normal um carro FLEX apresentar isso. Se bem que ultimamente tenho concordado com o que disseram aqui no fórum, que o carro FLEX é igual a pato: Nem anda bem, nem voa bem e nem nada bem.

#15
 Danielp_oliveira


Iniciante
Iniciante
renan.rj21 escreveu:
Marcos-CWB escreveu:Apesar do meu carro não ser flex, posso afirmar com toda certeza que esse sistema não funciona tão bem como um carro 100% alcool ou
100% gasolina.

Se o funcionario da concessionaria te deu estas dicas, pode seguir que isso é o melhor pois ele tem experiencia com os carros da Ford e
conhece as reclamações que os clientes fazem dos carros da marca.

Antes do Ecosport eu tive um palio 1.3 flex 2005 e o mecanico de confiança sempre recomendava usar um ou outro combustivel, nunca
misturar os dois dentro do tanque pois a injeção não conseguia ajustar o ponto certo do motor.


O problema eh o seguinte !

A ford calibrou o Zetec para rodar numa proporcao x de alcool com y de gasolina ... tanto que ele " bate pino " quando esta SOH na gasolina " e " ronca aspero soh no alcool " ...

Faz um negocio ... coloca 10 .. 15 reais de alcool e completa o tanque com gasolina !

Seu carro nao vai bater mais pino , vai girar mais macio e ainda vai ter mais torque em baixa !

Depois de rodar mais de 170 mil km juntando a minha Ex com a atual Eco descobri essa proporcao " ideal " .... TESTE !!!

Prezado Renan,quero lhe agradecer pela dica,deu muito certo na mina Ecosport 2011 1.6 flex! Agora sempre que abasteço coloca pelo menos 10,00 de álcool e a bateção sumiu!!! Já tinha trocado tudo e por ultimo meu mecânico condenou o cabeçote e por felicidade achei esse fórum!
Abs

#16
 zaninis


Membro Pro
Membro Pro
Tive este problema em minha 2011. Foram algumas idas e vindas a CSS sem solução.
Álcool não fazia.
Gasolina parou de fazer quando parei de por aditivada.

#17
 Wagner Cordova Pereira


Iniciante
Iniciante
Ola amigos também notei na minha Eco tal problema, também tive mesmo problema com carros da Fiat, nas CSS(ford e fiat) mandaram abastecer com álcool e andar...que fria... no ir e vir das oficinas parecendo todos tem mesma opinião. Já pesquisando na net conceituados especialistas em motor, flex é flex nos importa a mistura, falando de tal problema deve se bater juntos com as CSS para melhorar  o ajuste do seu carro. Optei em realizar teste de abastecimentos, com 100% gasolina, por volta do oitavo a décimo tanque de gasolina o problema fica mais evidente ate no plano e principalmente em ladeiras. Já com 100 % de álcool problema sumia  e dando ponto certo  ao motor para o uso na gasolina por algum tempo, porém   andar só  no álcool aparecia outro, o consumo. Andar no álcool na cidade não vale apena principalmente aqui no sul. Com tudo não queria  ficar com tal problema por volte e meia abastecia com álcool, deixando para abastecer quando fazia  tiros longos na estrada por carro no álcool carro fica mais potente  sem prejudicando tanto o consumo. Indo mais além e gostando o desempenho no álcool seguindo teoria de flex é flex coloque 60/40%, gas.60% e 40%  de álcool, sem apresentar tal problema  tendo as vantagens  da gasolina  mais  autonomia e mais potência do  álcool. Lembrando que foi dito acima não usa gasolina aditiva, pois  o álcool tem esta  de limpeza no motor. Feito teste de desempenho na subida  em serra (Serra do Rio do Rasto) motor redondo tanto na gasolina, álcool e na mistura.
Espero minha experiência com minha Eco tenha ajudado. E na opção de abastecimento deve se levar em conta vários critérios  como preços, qualidade e etc.

#18
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