Bom amigos!! acho que posso falar um pouquinho do carro, estou na minha quarta Eco da série quadradinha, a primeira foi 2004/05 XLS na época não tinha air bag entre outros acessórios mais tops nem nas xlt se não me engano até as 2008 as diferenças entre acessórios de um modelo a outro eram mínimas, mais mesmo frisos, bancos, painel acabamentos, barra de torção para choques, estribo e mais!!!.
Quanto a mecânica elas apresentam bem menos defeitos que os modelos baixos da Ford tipo Fiest, Ka pois devido ser um SUV os componentes de motor e suspensão sofrem menos com impactos do dia a dia, e quanto ao que o amigo falou sim os modelos baixos da Ford sofrem um pouco com a suspensão, mas pode ter certeza que bem menos que um Volks ou um GM e com custo de manutenção muito menor, no caso da Eco so tive realmente problema nesse quesito na 2008 um rangido chato na bucha da balança e as coifas dos amortecedores que cederam no demais praticamente manutenção nenhuma, SÓ QUE SOU EXTREMAMENTE SISTEMÁTICO ou seja: OLEO DE MOTOR SÓ MOTORCRAFT API CORRETA, A CADA 2 ANOS ADITIVO DO RADIADOR HAVOLINE EXTEND LIFE COM CÓDIGO DE REFERENCIA FORD, e no caso as velas que uso as de Iridium e sempre a primeira coisa que troco outros podem falar o que quiser o impacto no consumo e monstruoso fora que o motor fica muito sereno, e mecânico de confiança mas nunca tive problema sério com nenhuma das minhas Eco.
Agora quanto ao modelo Ligia, é uma coisa de gosto e VALOR é claro, no caso da quadradinha além dos AIRBAG e ABS, você não irá encontrar muita diferença de 2008 a 2012 além de frisos, bancos de couro, e acessórios externos tipo estribo, overbump ( ou quebra mato) como preferir, e existe os modelos 1.6 manual e automático e o mesmo para o 2.0. Vou citar a minha experiência eu sou da antiga...kkkkkk, adoro carro manual, pois nada tem mais peso no consumo de combustível que a destreza e conhecimento de um motorista no tempo da passagem de marchas, como falei estou na quarta Eco, as duas primeira manuais e 1.6 o consumo era bom, Gasolina na faixa dos 9,5 urbano e 12,5 na estrada, isso levando em conta um motor 1.6 puxando 1230 quilos de carroceria, então resolvi pegar uma automática realmente como o Fabio falou o conforto de não ter que ficar trocando marchas e bem maior, mas entrei no dilema que ele falou do consumo mas não era tão baixo no meu caso ficou urbano na faixa dos 7,5 e 11 na estrada foi a Eco que fiquei menos tempo por causa disso e por gostar do cambio manual, e a resposta do automático em ultrapassagem deixava a desejar a sensação que tinha motor mas a caixa não acompanhava.
Enfim a minha Eco atual que estou muito relutante em trocar agora com 100mil KM super nova pois adoro carro, 2011/12 4WD na época ja estressado com a 2009 automática bebendo demais, surgiu uma promoção pois sou funcionário público com desconto monstro peguei esse modelo, que era cambio manual super completo de tudo, mas 2.0 4x4 com controle de tração o medo foi demais, e para minha surpresa consumo 9,5 urbano e 13 na estrada, fiquei surpreso, mas tive certeza que o cambio manual e mais econômico, lógico sabendo usar, fiz 4 revisões na CS e depois disso coloquei velas LASER IRIDIUM que so tem para o modelos 2.0 no 1.6 so iridium normal, e hoje faço entre 10,5 com muito congestionamento e ate 12 urbano na gasolina e ja consegui fazer 15,5 na estrada sem o ar condicionado em velocidade constante de 120 conforme mostrei em outro post.......... E MANUTENÇÃO ZERO NESSE MODELO só a preventiva mesmo. Resumindo a 4WD é 186kg mais pesada que os outros modelos mas responde muito melhor. E o problema de estabilidade que o amigo citou sim existe nos modelos 4x2 vem um adesivo no para-sol do motorista avisando sobre o risco de capotamento mas na 4WD de 2010 a 2012 que tem uma suspensão totalmente diferente de todos os outros modelos isso foi resolvido.
Espero não ter sido cansativo e ajudado com os detalhes............ Mas antes de comprar sim procure mecânico de confiança e revise o carro de sua escolha, porque carro maltratado, que recebe uma cera para ser vendido tem um monte.