EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo de combustível

Ir à página : Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 29 ... 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 26 de 33]

#1
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
Relembrando a primeira mensagem :

Pedido a todos os parceiros do Forum,
Informem sobre o consumo de seus carros, quem roda com etanol, gasolina ou GNV, cambio manual ou automatic.
Hoje estou rodando apenas na gasolina, pago na comum em média R$2,69, as vezes rola promoção de aditivada por R$2,59. O consumo estava sempre entre 7Km p/l, hoje em uso misto (cidade e vias expressas consigo entre 8 e 9km p/l, na estrada o máximo que conseguí foi 11 km p/l sempre entre 100 e 140 km p/h.
Mandem suas experiências quem sabe consigo melhorar o consumo.
Abraços
Alfredo


#626
 Valter Melchiotti

Valter Melchiotti
Iniciante
Iniciante
gvieira3 escreveu:Opa!

Fiz as medições na minha:
Etanol 7.2km/l cidade
Gasolina 7.5km/l cidade
Rabo de galo (1/3 de Gasolina) 7.8km/l misto

Não consegui compreender o que acontece! Praticamente não houve economia andando na gasolina, nem misturando, e olha que quando misturei peguei cerca de 100km de rodovia.
Já li a respeito de "vício" do motor, pois não sei com o que o dono anterior abastecia, mas desacredito totalmente que motores feitos para rodarem tanto com um como outro possa pegar "vício".

Acontece algo parecido comigo... tenho uma XLT 2.0 AUT., faço média com o tanque inteiro, ando 50% em rodovia e 50% em cidade, veja minhas médias:

GASOLINA: 7,88
ETANOL: 7,64

... Parei de colocar gasolina.

#627
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Pra quem duvida:

2.0 AT 2008 (só gasolina). 100% urbano, 99% do tempo com ar-condicionado.

Consumo de combustível - Página 26 20iidcl

[]s

#628
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se na experiência pessoal o etanol vale mais a pena, ótimo.

Inclusive é mais barato...


Nas minhas medições (já faço há sete anos), em Ecos 1.6 e 2.0, nas mesmas condições (isso é muito importante), a gasolina é quase sempre 30% mais vantajosa do que o etanol.


Mas as condições de uso influenciam sobremaneira o consumo. Na minha Eco 1.6, que é dirigida quase sempre por minha esposa, em trajetos urbanos muito curtos, o consumo de gasolina é de 5,5 a 6,0 km/L.


Ela está viajando há cinco dias; neste período deixei o 4WD na garagem e estou rodando somente com o 1.6, em trajetos ligeiramente mais demorados do que os usuais. Acabei de medir o consumo: 7,2 km/L (gasolina).


Com o 2.0, minhas médias já variavam de 5,5 a 17,0 km/L, com gasolina, em condições diversas.


Como o etanol não é vantajoso no meu caso, coloco às vezes só para comparar o consumo e, pelo sim, pelo não, ajudar na limpeza interna dos componentes da injeção, já que este combustível tem fama de ser corrosivo...


 Driver 



Última edição por Josimar Medeiros em Sex maio 30, 2014 4:08 pm, editado 1 vez(es)

#629
 gvieira3

gvieira3
Iniciante
Iniciante
Então Willians, eu imaginava que atingiria pelo menos 9km/l na gasolina, mas não chegou nem no 8km/l. Fiquei sem entender mesmo.

#630
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
gvieira3 escreveu:Então Willians, eu imaginava que atingiria pelo menos 9km/l na gasolina, mas não chegou nem no 8km/l. Fiquei sem entender mesmo.

Vai MUITO do pé de quem dirige.
Habituado com o tigra, qnd peguei a Eco eu andava com o motor mais cheio. Resultado: Média de 6,9km/l no primeiro tanque. Ainda mais sem ter a manha com o câmbio AT
Hoje já mais habituado com a Eco, eis a diferença.
Lembrando que a minha está com pneus, óleo e filtros novos.

[]s

#631
 jams1978

jams1978
Iniciante
Iniciante
gvieira3 escreveu:Opa!

Fiz as medições na minha:
Etanol 7.2km/l cidade
Gasolina 7.5km/l cidade
Rabo de galo (1/3 de Gasolina) 7.8km/l misto

Não consegui compreender o que acontece! Praticamente não houve economia andando na gasolina, nem misturando, e olha que quando misturei peguei cerca de 100km de rodovia.
Já li a respeito de "vício" do motor, pois não sei com o que o dono anterior abastecia, mas desacredito totalmente que motores feitos para rodarem tanto com um como outro possa pegar "vício".

Bom, acho que suas médias deram alteradas por conta da variação dos testes que você fez. Pra ter um resultado preciso, acho que só se você comparasse em um circuito de testes. Fora isso, se na rodovia o carro consumiu quase tanto quanto na cidade, não teria você pisado fundo no acelerador?

Falo por mim. Essa semana meu carro fez 9km/l na cidade, mas se eu pegar estrada e andar a 150 ou 160km/h ele faz mais ou menos essa mesma média de consumo (deve fazer uns 9,5 km/l).

#632
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
:arrow:



Última edição por Josimar em Sáb Jun 17, 2017 5:35 pm, editado 1 vez(es)

#633
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
nas minhas medições no alcool 5,5km/l e gasolina 7,4km/l

#634
 gvieira3

gvieira3
Iniciante
Iniciante
Opa Jams. Não, nos 2 testes, etanol e gasolina, eu andei somente na cidade, praticamente os mesmos trajeto. Somente no rabo de galo que peguei rodovia.
Agora curioso que este final de semana fui à São Paulo, e medi 9.4km/l, no etanol!
Bem, não vou arriscar colocar gasolina frequentemente, somente a cada 4 ou 5 abastecimentos para limpar o motor.

#635
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
eu acho que no etanol anda muito. o motor fica com força e mais limpo

#636
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
qual suja mais o motor....o etanol ou a gasolina?

#637
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Gasolina

#638
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
No etanol o consumo fica maior, mais a menos desgaste do motor

#639
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Zanetti escreveu:Gasolina

Bem q pensei...rs

Na minha eco a antiga dona só andava na gasolina...aí quando peguei comecei usar etanol....aí começou a falhar....

Resumindo. ......

Fiz limpeza de bicos e resolveu....

Acho q o etanol limpou a sujeira da gasolina e entupiu os bicos....penso assim.....

#640
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Rafael, além da potência, deu pra anotar alguma diferença no consumo após a limpeza dos bicos?


É que eventualmente também abasteço com etanol, mas da última vez fez exatamente isso que você falou: no dia seguinte ficou engasgando, a tal ponto que completei o tanque com gasolina antes mesmo de chegar na reserva. Só assim melhorou. 


Desde então não abasteci mais com etanol...


 Cool

#641
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Josimar entaum a minha depois do uso do etanol começou engasgar com o motor frio nos 2 combustíveis...só que na gasolina ela engasgava bem mais e ficava muito xoxa....

Depois da limpeza ficou zerada....ainda não aferi o consumo....mas aparentemente ta melhor....tô no etanol....vou completar o tanque fim de semana e vou medir o consumo. ...

Mas cara..a eco no etanol é muito hiper melhor que gasolina...

Gasolina só vou colocar uns 30 reais qdo chegar proximo a reserva só pra lubrificar e ponto...isso 1 vez ao mês. ...

#642
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
acredito que colocar so 30 reais nao ira lubrificar nada. e na verdade no alcool vc vai ter uam sobrevida das peças, pois é mais limpo que a gasolina. os bicos, velas, filtros, óleo agradecem

#643
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
preciso consertar minha ultima informação. Veja a reportagem que baixei no site da revista 4rodas...


"Aqui no posto há vários motoristas que fazem rabo-de-galo. Mandam encher com álcool, mas colocam de 20% a 30% de gasolina. E não é para aumentar a autonomia. É para fazer o motor durar mais, mesmo.” A frase do frentista João Soares, que trabalha num posto de combustível de grande movimento de São Paulo, revela uma lenda que cresce a cada dia entre os proprietários de carros flex. Mas será que é verdade que um veículo bicombustível rodando só com etanol pode ter problemas mais cedo que aquele que só usa gasolina?

Diante desse cenário, fomos atrás de montadoras, engenheiros mecânicos, distribuidoras de combustível e mecânicos independentes para saber qual é a dose de mito e realidade que há nessa lenda. Em princípio, não existe um padrão ou fórmula a ser seguida, mas na maioria das conversas ficou claro que o uso exclusivo de álcool costuma acarretar problemas específicos que podem reduzir a vida útil do motor.

O principal efeito negativo do uso prolongado do etanol é o baixo índice de lubricidade que tem esse combustível. O termo é usado para exemplificar a capacidade lubrificante do combustível. “Pela lei, o álcool hidratado poderá ter um percentual de até 7% de água em sua composição, o que é normal”, afirma o engenheiro mecânico Julio Roberto Santos Bicalho, consultor da Petrobras.

Dessa maneira, algumas das peças vitais ao funcionamento do motor, como válvulas, sedes de válvulas, guias e anéis de segmento, poderão ter menor vida útil em comparação a um motor que consuma apenas gasolina, que também possui até 25% de álcool em sua composição, porém isento de água por ser do tipo anidro. Na prática, essas peças que entram em contato com o combustível trabalharão com um nível de atrito ligeiramente maior. “Se o motor foi projetado para rodar 300 000 km, pode ser que ele dure 15% menos”, diz Bicalho. Ou seja, pode durar em torno de 250 000 km.

Aditivo na fórmula
Vale ressaltar que os componentes do motor também poderão apresentar desgaste ou falta de vedação sob o uso de gasolina por causa do acúmulo de impurezas sólidas, características da queima desse combustível.

O técnico automotivo e proprietário da oficina Vicam, Amauri Cebrian Gimenes, comenta que, devido à utilização de álcool, o óleo do motor poderá ficar contaminado com pequenas gotículas de água, principalmente os que rodam por curtos trajetos, durante a fase de aquecimento. “Para que esse motor permaneça saudável, é aconselhável que seja escolhido um óleo de última geração recomendado pelo fabricante, ou até mesmo os específicos para motores flex, que possuem em sua formulação aditivos que já preveem essa situação e poderão melhorar os índices de lubricidade”, diz Gimenes.

Foi justamente para combater esse efeito que a Shell lançou este ano sua versão de álcool aditivado. “A formulação do Etanol Aditivado V-Power foi desenvolvida com a intenção de eliminar as deficiências lubrificantes perante a gasolina, com um pacote de aditivos que favorecem a limpeza dos componentes com os quais entra em contato, garantindo maiores índices de lubricidade”, diz o engenheiro-chefe da Shell, Gilberto Pose.

Segundo a empresa, o consumo também poderá apresentar ligeira melhoria, pois o menor atrito interno resultará em maior entrega de potência e menor “aspereza” durante as acelerações mais fortes, que é característico dos motores flex quando estão 100% abastecidos com álcool.

Drinque batizado
Outro fator que poderá colaborar para a aceleração do desgaste interno dos motores flex é o abastecimento com álcool batizado. Quando há a adulteração, muitas vezes é feita a simples adição de água de torneira, rica em minerais e cloro, que depois de queimados poderão agredir anéis, cilindros, sedes e guias de válvulas, bicos injetores, catalisador, ou até mesmo entupir bomba de combustível, filtro, entre outros.

É por isso tudo que boa parte dos mecânicos e engenheiros recomenda a ciclagem do combustível, ou seja, alternar o abastecimento entre etanol e gasolina. A Ford é uma das que apoiam essa prática. “Os manuais do proprietário da marca não obrigam, porém recomendam o abastecimento com gasolina a cada 5 000 km ou três meses”, diz o supervisor de serviços técnicos Reinaldo Nascimbeni. “Devido às condições de uso de alguns proprietários, como a utilização em percursos curtos, sem que o motor atinja a temperatura normal de trabalho, poderá ocorrer a formação de pequenos depósitos nas válvulas de admissão, que serão removidos imediatamente com a utilização da gasolina. A utilização é recomendada como condição preventiva, evitando o acúmulo do depósito nas válvulas, caso essa condição extrema de uso seja mantida ao longo da vida do veículo.”

Consultadas, Chevrolet, Citroën, Fiat e Honda não fizeram menção à ciclagem do combustível após determinado período sob uso do álcool, ficando a critério do proprietário do veículo a livre opção de escolha. Mas alguns engenheiros dizem que as fábricas não gostam de recomendar oficialmente a ciclagem, pois poderia ser interpretado como uma limitação ou problema do motor flex.

Uma boa maneira para fazer a ciclagem é abastecer o tanque com gasolina após três de álcool. Mas atenção: fazer o rabo-de-galo não é tão benéfico como fazer a ciclagem. “Recomendo que se faça a ciclagem dos tanques. Em conversas com engenheiros da Magneti Marelli e da Bosch, eles explicam que seus testes revelam que um bico injetor dura menos quando trabalha com o rabo-de-galo que com um dos combustíveis puros”, diz o engenheiro mecânico Paulo Pedro Bueno Aguiar Jr., proprietário da oficina Engin.

“Recomendo também que o filtro de combustível seja trocado preventivamente a cada 10 000 km. Tenho recebido vários veículos com a peça entupida com uma espécie de goma criada pelo álcool, antes mesmo do prazo recomendado pelo manual. Com a ciclagem, a gasolina irá dissolver essa goma, que também costuma ficar acumulada no tanque, melhorando a limpeza das vias de alimentação de combustível”, diz Aguiar.

#644
 albertoivo

albertoivo
Iniciante
Iniciante
sgmeira escreveu:
Uma boa maneira para fazer a ciclagem é abastecer o tanque com gasolina após três de álcool. Mas atenção: fazer o rabo-de-galo não é tão benéfico como fazer a ciclagem. “Recomendo que se faça a ciclagem dos tanques. Em conversas com engenheiros da Magneti Marelli e da Bosch, eles explicam que seus testes revelam que um bico injetor dura menos quando trabalha com o rabo-de-galo que com um dos combustíveis puros”, diz o engenheiro mecânico Paulo Pedro Bueno Aguiar Jr., proprietário da oficina Engin.

Uma dúvida.. O que é "rabo-de-galo"? é quando coloca-se um outro combustível sem ter acabado totalmente o combustível anterior? Tipo, ainda tem 1/4 de tanque de gasolina e abastece-se com alcool?

Obrigado.

#645
 gvieira3

gvieira3
Iniciante
Iniciante
Rabo de galo é quando você abastece com a mistura dos 2 combustíveis. Uma coisa que eu fazia no Gol era colocar 1/3 de gasolina, e completava com etanol. Na Eco não vale a pena, e tô indo só no etanol mesmo.

#646
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alberto, é um nome que não tem muita aplicabilidade para motores flex, apesar da galera usar o termo.


É uma terminologia que ficou famosa quando existiam poucos veículos flex e a a galera colocava uns 20% de etanol no tanque (que devia ser só à gasolina).


A lógica era a seguinte: se a gasolina utilizada já tem uma boa porcentagem de etanol, então se eu colocar um pouquinho a mais não vai fazer tanta diferença... O motor já aguenta esta gasolina batizada mesmo... 


A mistura era feita, claro, porque o etanol é mais barato...


Um detalhe: o etanol já adicionado na gasolina é anidro, enquanto o vendido nas bombas é hidratado (leva água).


A meu ver, se misturamos etanol e gasolina num carro flex não estamos fazendo rabo-de-galo, pois teoricamente esta motorização já é preparada para identificar e trabalhar com qualquer mistura destes dois combustíveis...




 cheers 

#647
 albertoivo

albertoivo
Iniciante
Iniciante
Entendi... Obrigado!!!

#648
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Meu consumo urbano com a Eco 1.6 2008 continua alto!

Acabei de medir e foram 318 km rodados. O tanque pegou 44,74 litros. Consumo de 7,1 km/L (Gasolina) em circuito urbano, com percursos curtos (menos de 5 km).

#649
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Bom dia Galera. nao adianta reclamar. todas as ecos bebem bastante. É natural do carro. Mas o problema é que todos os carros flex bebem mais mesmo.

Para que haja o melhor aproveitamento possível do combustível é preciso garantir uma série de condições para que a queima seja completa e haja o melhor aproveitamento da explosão, entre elas, que a taxa de compressão seja adequada e que a mistura ar combustível esteja na proporção ideal.

Como os motores Flex atuais não são capazes de alterar a taxa de compressão, ela é configurada em um intermediário ou em uma posição que privilegia mais um dos dois tipos de combustível. Outro fator relevante é a vazão dos bicos injetores, que também é configurada de forma intermediária, o que prejudica mais o consumo da gasolina, visto que bicos para álcool têm vazão aproximadamente 30% maior que bicos apenas para gasolina, se comparados bicos feitos para um mesmo modelo de motor apenas com combustível diferente. Essa diferença nos bicos é, até certo nível, gerenciada pela central eletrônica, que pulsa os bicos em uma frequência diferente para cada tipo de combustível, porém não é um controle tão preciso quanto os bicos com a vazão correta para cada tipo de combustível.

Na minha opinião esses dois são os fatores mais determinantes para o aumento do consumo no flex. E ambos têm solução, só que tudo que é bom tem seu preço! Os bicos poderiam ser independentes para cada combustível, ou seja, ter dois bicos por cilindro, e acionados de acordo com a conveniência da central, que determinaria qual deles seria de melhor utilização naquele exato momento e o cabeçote poderia ter geometria variável, adaptando a taxa de compressão para a melhor possível naquele momento.

Resumindo, para consumirem menos os motores Flex teriam que trabalhar com sistemas mais complexos e com mais componentes! ( Custariam bem mais!! )

#650
 kamikhazi

kamikhazi
Membro
Membro
meu xlt 2.0at 09 faz um tanque cheio de gasolina 400km
abasteço e entra só 49litros....da ultima vez marcava 10km pra acabar no CB. mas no AVG dava média de 9, e na calculadora 8

preciso comprar 4 pneus...achei na caçula promoção scorpion por 405,00 cada

alguém ja usou bridgetone dueler a/t693 ? O desenho parece igual ao scorpion.

#651
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 26 de 33]

Ir à página : Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 29 ... 33  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos