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Cabos e velas ecosport 2004 4wd

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#1
 Schuvartzhaupt

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Boa Tarde.

poderiam me informar qual o jogo tanto de velas quanto de cabos, tem um melhor rendimento para o Ecosport motor Duratec 2.0 16v 2004 4x4?

Falam sempre em Bosh e/ou NGK, no entanto tem a E-klass. qual ser a melhor, quero que o carro fique mais econômico mais não perca potencia.

Aguem ja trocou diferente e notou melhor desempenho?

#2
 JHenrique.rj

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Schuvartzhaupt escreveu:Boa Tarde.

poderiam me informar qual o jogo tanto de velas quanto de cabos, tem um melhor rendimento para o Ecosport motor Duratec 2.0 16v 2004 4x4?

Falam sempre em Bosh e/ou NGK, no entanto tem a E-klass. qual ser a melhor, quero que o carro fique mais econômico mais não perca potencia.

Aguem ja trocou diferente e notou melhor desempenho?

Bom dia amigo, a minha 4WD é 2012 ela não usa cabo de velas, pois tem uma bobina para cada vela a alimentação é individual e vem direto do chicote, como seu motor é da primeira geração que vai de 02/2003 a 11/2008 ele usa cabos.......Os cabos originais vêm com a marca MOTORCRAFT se comprados na concessionaria, mas se você olhar nas letrinhas miúdas são fabricados pela NGK ou pela Magneti Marelli dependendo do ano, ou seja você comprando em auto peças qualquer uma das duas marcas está bem servido.
Porém os cabos de velas são terão desempenho ruim, no caso de estarem danificados ou se forem de baixa qualidade sendo dessas marcas não haverá qualquer alteração no desempenho........ Mas as velas sim, essas tem uma influencia gigante nisso..... Posso falar por experiência  as velas originais do meu carro são da NGK-TR6AP-13 e no seu carro são as NGK-PTR6F-13 ambas tem elemento de Platina de excelente qualidade mas no caso a minha seria para motor FLEX e a sua somente GASOLINA........ no meu caso um amigo que faz tunning de carros meu deu um conjunto de velas japonesas da NGK com referencia ITR6F-13, lógico antes de mandar trocar fiz uma pesquisa, pois na tabela da NGK essas velas não constam para Ecosport, elas são japonesas fabricadas para o Ford Fusion mas que usa o motor duratech 2.0 16v, baseado nisso olhei as tabelas técnicas da minha vela e dessa:

DIFENÇAS:
ORIGINAL: elemento central de Platina e eletrodo externo em metal condutivo (elemento central com boa durabilidade, porém dispersão de centelhas por baixa qualidade do elemento externo)
JAPONESA: elemento central de Iridium e eletrodo externo em platina (ou seja maior durabilidade queima precisa, centelhamento centralizado sem falhas)
VEJA VÍDEOS COMPARATIVOS DE IRIDIUM X PLATINA NO YOUTUBE

SEMELHANÇAS IMPORTANTES Seriam:
o diâmetro da rosca
altura da cabeça
distancia da rosca
ponto termal
e o GAP distancia dos elementos
E COMPARADOS NA TABELA SÃO IDENTICOS......

tomei a liberdade de pesquisar sobre a sua vela, e percebi que a única diferença da sua para minha e o ano, que teoricamente a sua e só para gasolina e a minha para flex.... Então as Laser Iridium que coloquei no meu carro também servem para o seu....................

Finalizando essas velas me deram um ganho urbano de 2 a 3 km por litro no caso saltando a média de 8,5km/l para 11 a 12,5km/l, e na estrada também, mas ja consegui fazer até 4 a mais na estrada mantendo os 120km por hora sem o ar condicionado, você pode procurar em outras postagens que mandei foto do computador de bordo com KM de  15.4 km/l, mas o médio com ar fica entre 13,4 e 14km/l.......... Mas no bolso mês a mês a diferença e bem grande.... Então apesar de ter sido presente as velas se soubesse disso antes teria comprado ....... as nossas originais em auto peças não são baratas tendo um valor médio de R$ 180,00 até R$ 260,00 reais dependendo da região..... as iridium pesquisando bem talvez fiquem no mesmo valor.

Segue imagem da tabela NGK caso vc queira manter o original e também as especificações das duas velas para vc tirar suas conclusões.


#3
 Schuvartzhaupt

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JHenrique.rj escreveu:
Schuvartzhaupt escreveu:Boa Tarde.

poderiam me informar qual o jogo tanto de velas quanto de cabos, tem um melhor rendimento para o Ecosport motor Duratec 2.0 16v 2004 4x4?

Falam sempre em Bosh e/ou NGK, no entanto tem a E-klass. qual ser a melhor, quero que o carro fique mais econômico mais não perca potencia.

Aguem ja trocou diferente e notou melhor desempenho?

Bom dia amigo, a minha 4WD é 2012 ela não usa cabo de velas, pois tem uma bobina para cada vela a alimentação é individual e vem direto do chicote, como seu motor é da primeira geração que vai de 02/2003 a 11/2008 ele usa cabos.......Os cabos originais vêm com a marca MOTORCRAFT se comprados na concessionaria, mas se você olhar nas letrinhas miúdas são fabricados pela NGK ou pela Magneti Marelli dependendo do ano, ou seja você comprando em auto peças qualquer uma das duas marcas está bem servido.
Porém os cabos de velas são terão desempenho ruim, no caso de estarem danificados ou se forem de baixa qualidade sendo dessas marcas não haverá qualquer alteração no desempenho........ Mas as velas sim, essas tem uma influencia gigante nisso..... Posso falar por experiência  as velas originais do meu carro são da NGK-TR6AP-13 e no seu carro são as NGK-PTR6F-13 ambas tem elemento de Platina de excelente qualidade mas no caso a minha seria para motor FLEX e a sua somente GASOLINA........ no meu caso um amigo que faz tunning de carros meu deu um conjunto de velas japonesas da NGK com referencia ITR6F-13, lógico antes de mandar trocar fiz uma pesquisa, pois na tabela da NGK essas velas não constam para Ecosport, elas são japonesas fabricadas para o Ford Fusion mas que usa o motor duratech 2.0 16v, baseado nisso olhei as tabelas técnicas da minha vela e dessa:

DIFENÇAS:
ORIGINAL: elemento central de Platina e eletrodo externo em metal condutivo (elemento central com boa durabilidade, porém dispersão de centelhas por baixa qualidade do elemento externo)
JAPONESA: elemento central de Iridium e eletrodo externo em platina (ou seja maior durabilidade queima precisa, centelhamento centralizado sem falhas)
VEJA VÍDEOS COMPARATIVOS DE IRIDIUM X PLATINA NO YOUTUBE

SEMELHANÇAS IMPORTANTES Seriam:
o diâmetro da rosca
altura da cabeça
distancia da rosca
ponto termal
e o GAP distancia dos elementos
E COMPARADOS NA TABELA SÃO IDENTICOS......

tomei a liberdade de pesquisar sobre a sua vela, e percebi que a única diferença da sua para minha e o ano, que teoricamente a sua e só para gasolina e a minha para flex.... Então as Laser Iridium que coloquei no meu carro também servem para o seu....................

Finalizando essas velas me deram um ganho urbano de 2 a 3 km por litro no caso saltando a média de 8,5km/l para 11 a 12,5km/l, e na estrada também, mas ja consegui fazer até 4 a mais na estrada mantendo os 120km por hora sem o ar condicionado, você pode procurar em outras postagens que mandei foto do computador de bordo com KM de  15.4 km/l, mas o médio com ar fica entre 13,4 e 14km/l.......... Mas no bolso mês a mês a diferença e bem grande.... Então apesar de ter sido presente as velas se soubesse disso antes teria comprado ....... as nossas originais em auto peças não são baratas tendo um valor médio de R$ 180,00 até R$ 260,00 reais dependendo da região..... as iridium pesquisando bem talvez fiquem no mesmo valor.

Segue imagem da tabela NGK caso vc queira manter o original e também as especificações das duas velas para vc tirar suas conclusões.




Então neste caso andei pesquisando os valores esta japonesa sai 300 as 4 esta outra que você também informou sai 200 as 4. Preciso melhorar o consumo do meu carro que ta quase inviável, pois ta fazendo 5km/l na cidade e 7km/l na br. Desta forma esta japonesa ser mais aconselhável?

#4
 JHenrique.rj

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Schuvartzhaupt escreveu:
Então neste caso andei pesquisando os valores esta japonesa sai 300 as 4 esta outra que você também informou sai 200 as 4. Preciso melhorar o consumo do meu carro que ta quase inviável, pois ta fazendo 5km/l na cidade e 7km/l na br. Desta forma esta japonesa ser mais aconselhável?

Boa tarde, rapaz seu KM/L ta muito ruim mesmo, meu carro está super revisado e bem regulado e so uso oleo e aditivos originais, como falei as velas tiveram um grande peso nisso, entre 2/3 e com cautela até 4km/l.... Mas mesmo anteriormente meu carro fazia em media 8,5 cidade e 11 Br.....seu KM está muito baixo.... creio que as velas façam sim uma grande diferenças...... mas seria bom também uma limpeza de bicos, e passar o computador nele para verificar se algum sensor está ruim.... pois isso também afeta demais o consumo.... mas pode comprar as velas sem medo!!!!

#5
 Zanetti

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Só uma pergunta não querendo atrapalhar, vc já viu o filtro de ar do motor se não esta sujo, ele aumenta em muito o consumo quando saturado?

#6
 Schuvartzhaupt

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Zanetti escreveu:Só uma pergunta não querendo atrapalhar, vc já viu o filtro de ar do motor se não esta sujo, ele aumenta em muito o consumo quando saturado?

Sim, troquei a pouco tempo o oleo, filtro de oleo, e filtro de ar, e passo aparelho de ano em ano, nunca acusou nada, exceto ano passado que o carro tava falhando acusou sensor map, dai fomos ver era apenas o chicote deste sensor que tinha desconectado, encaixamos solucionou o problema, agora vou trocar o jogo de cabo de velas, as velas e todos os bicos injetores. tenho o carro a quase 3 anos. entao como nao sei como estava vou fazer estas trocas.

#7
 Schuvartzhaupt

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corrigido! mensagem



Última edição por Schuvartzhaupt em Ter Out 16, 2018 12:19 pm, editado 1 vez(es)

#8
 Schuvartzhaupt

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JHenrique.rj escreveu:
Schuvartzhaupt escreveu:
Então neste caso andei pesquisando os valores esta japonesa sai 300 as 4 esta outra que você também informou sai 200 as 4. Preciso melhorar o consumo do meu carro que ta quase inviável, pois ta fazendo 5km/l na cidade e 7km/l na br. Desta forma esta japonesa ser mais aconselhável?

Boa tarde, rapaz seu KM/L ta muito ruim mesmo, meu carro está super revisado e bem regulado e so uso oleo e aditivos originais, como falei as velas tiveram um grande peso nisso, entre 2/3 e com cautela até 4km/l.... Mas mesmo anteriormente meu carro fazia em media 8,5 cidade e 11 Br.....seu KM está muito baixo.... creio que as velas façam sim uma grande diferenças...... mas seria bom também uma limpeza de bicos, e passar o computador nele para verificar se algum sensor está ruim.... pois isso também afeta demais o consumo.... mas pode comprar as velas sem medo!!!!

Entao, vou fazer esta trocas, no entanto na cidade que moro ser interior, dificil achar peças para meu carro compro praticamente tudo no Mercado Livre. e esta vela que voce informou conforme segue "velas japonesas da NGK com referencia ITR6F-13 ", segundo o vendedor do mercado livre nao serve. ou ele que esta mal informado, ou seria esta numeracao porem com tamanho da rosca diferente?

#9
 JHenrique.rj

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Schuvartzhaupt escreveu:Entao, vou fazer esta trocas, no entanto na cidade que moro ser interior, difícil achar peças para meu carro compro praticamente tudo no Mercado Livre. e esta vela que voce informou conforme segue "velas japonesas da NGK com referencia ITR6F-13 ", segundo o vendedor do mercado livre não serve. ou ele que esta mal informado, ou seria esta numeracao porem com tamanho da rosca diferente?


Bom dia amigo, como falei antes teoricamente nem para a minha Eco 2012 elas seriam compatíveis pois não constam na tabela NGK para o nosso carro, são para o Ford Fusion japonês, esse amigo que é tunning que me deu de presente, e falou que podia colocar sem medo, então fui dar uma pesquisada nas specs das velas.... E vi que para ser compatível não precisa ter o mesmo código somente as mesmas características; GRAU TÉRMICO (no caso o numero 6 no codigo da vela)..... GAP (distancia entre o elemento interno e externo = 1,3mm) .....Comprimento da rosca (esse é fundamente- se for longo demais pode danificar o cilindro ou curto demais não fará a queima dentro da camara = 17,55mm) ....Diâmetro da rosca (14mm) ...... E o pitch de rosca ( que é a distancia entre as espirais da rosca - que entre 1,25 e 1,3mm encaixam perfeitamente).......

Olhei as 3 tabelas NGK do meu modelo ...do seu modelo e da Laser iridium que mandei a referencia ...em ambas são idênticas nas SPECS.....a única diferença que achei é que a minha tem no Brasil referencia FLEX Combustivel ... a sua so Gasolina....... e no a Iridium por ser para o Japão seria híbrida.......

Vou fazer contato com o amigo que faz tunnig e verificar se existe alguma diferença no seu motor 2.0 além de usar cabos de velas que o meu não usa no tamanho das velas, e quando chegar a noite vou dar uma pesquisada mais a fundo no modelo da sua vela para confirmar ....ok

#10
 JHenrique.rj

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JHenrique.rj escreveu:
Schuvartzhaupt escreveu:Entao, vou fazer esta trocas, no entanto na cidade que moro ser interior, difícil achar peças para meu carro compro praticamente tudo no Mercado Livre. e esta vela que voce informou conforme segue "velas japonesas da NGK com referencia ITR6F-13 ", segundo o vendedor do mercado livre não serve. ou ele que esta mal informado, ou seria esta numeracao porem com tamanho da rosca diferente?


Bom dia amigo, como falei antes teoricamente nem para a minha Eco 2012 elas seriam compatíveis pois não constam na tabela NGK para o nosso carro, são para o Ford Fusion japonês, esse amigo que é tunning que me deu de presente, e falou que podia colocar sem medo, então fui dar uma pesquisada nas specs das velas.... E vi que para ser compatível não precisa ter o mesmo código somente as mesmas características; GRAU TÉRMICO (no caso o numero 6 no codigo da vela)..... GAP (distancia entre o elemento interno e externo = 1,3mm) .....Comprimento da rosca (esse é fundamente- se for longo demais pode danificar o cilindro ou curto demais não fará a queima dentro da camara = 17,55mm) ....Diâmetro da rosca (14mm) ...... E o pitch de rosca ( que é a distancia entre as espirais da rosca - que entre 1,25 e 1,3mm encaixam perfeitamente).......

Olhei as 3 tabelas NGK do meu modelo ...do seu modelo e da Laser iridium que mandei a referencia ...em ambas são idênticas nas SPECS.....a única diferença que achei é que a minha tem no Brasil referencia FLEX Combustivel ... a sua so Gasolina....... e no a Iridium por ser para o Japão seria híbrida.......

Vou fazer contato com o amigo que faz tunnig e verificar se existe alguma diferença no seu motor 2.0 além de usar cabos de velas que o meu não usa no tamanho das velas, e quando chegar a noite vou dar uma pesquisada mais a fundo no modelo da sua vela para confirmar ....ok

Bom dia amigo, complementando a informação o amigo falou e mostrou que os 2 motores tem algumas diferenças uma das mais claras são que o seu usa cabo de velas e uma bobina de 4 pontos e o meu usa uma bobina tipo caneta em cada vela e não usa cabos, mas que no caso da altura e diâmetro rosca não grau térmico não tem diferença, inclusive para me sanar qualquer duvida ele me mostrou colocou a vela de referencia do meu ao carro ao lado da de referencia do seu ...elas são idênticas em tamanho e rosca....... so tendo mesmo como diferença o código da vela e no caso para época a sua seria só para gasolina, ou seja as iridium da NGK que fiz referencia do primeiro post também é idêntica fisicamente as nossas .... e como vi que na tabela da sua tinha uma referencia a outra marca a Denso fui olhar a dessa marca e achei também na Sparkplugs a mesma ficha técnica da sua e da denso, estou colocando as fotos para você mesmo comparar, e ainda assim achei na Denso uma referencia diferente da sua original que é o GAP distancia entre o elemento interno e externo que na sua original diz que é 1,3mm ja á denso aponta 1,1mm .... mas eu iria de NGK......espero ter ajudado....

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