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Problema com arrefecimento EcoSport XLS 2004 1.6

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#1
 Johnny Torres

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Boa noite pessoal.... Gostaria da ajuda de vocês....

Minha eco está subindo demais a temperatura. Isso começou a ocorrer depois que troquei o radiador. Fizemos a troca dele, aproveitamos e trocamos refil da válvula termostática, as mangueiras mais finas, reservatório de água e sua tampa.

A impressão que dá é que a válvula termostática não está abrindo, a temperatura sobe acima dos 100º, aciona o primeiro estágio, porém continua subindo. Chegando aos 105º, aciona o segundo estágio e continua subindo. Trocamos a válvula termostática (pensando que ela estaria com defeito), colocamos nova de outra marca (a primeira era Iguaçu, a segunda é valclei), montamos tudo e continua subindo. Voltamos o radiador antigo para o lugar (ele está com uma pequena trinca, vaza bem pouco) e nada. Foi limpo todo o sistema, a bomba d água está funcionando normal (deve ter uns 6 meses de uso), fizemos a sangria no radiador e no reservatório para tirar todo o ar e nada. Passamos scanner, o sensor de temperatura está ok, todas as mangueiras foram verificadas e nenhuma com entupimento (a do retorno inclusive testamos com e sem aquele redutor de pressão), e nada. Por fim, tiramos o cabeçote fora, junta não estava queimada, mas trocamos e plainamos ele. Depois de montado, o defeito continua, porém ficou intermitente agora. Tem hora que a temperatura fica normal, aí do nada sobe e vai até 115º (quando chega nesse ponto desligamos ela). Notamos que ao acelerar acima de 2500 giros, a temperatura baixa, mas logo em seguida sobe de novo... Notamos também que, quando o carro está normal, ligamos o ar condicionado e ele dispara a temperatura também.
Estamos eu (não sou mecânico de profissão, mas conheço bem de mecânica) e meu mecânico quebrando a cabeça com ela e não conseguimos resolver....

Alguém aí já passou por isso? Se passou, qual foi a solução? Não tem um mês que tô com a eco e dá essa zica....

Obrigado a todos....

#2
 Johnny Torres

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Acrescentando, foi verificado também a válvula do ar quente, está ok (inclusive isolamos ela para ver se esse era o problema, porém sem sucesso....

#3
 wanderson.braz

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Bom dia!

Passei por algo parecido e era a tampa do reservatório que não estava com estanqueidade.
Recomendo usar o aditivo na proporção correta pois o água ferve as 100° e com aditivo evita de ferver e borbulhar, causando cavitação.
Com R$15 resolvi meu problema, recomendo comprar original e fazer o teste de estanqueidade.

Att.

#4
 zaninis

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Bomba d'agua foi checada ? As pás dela podem já ter ido para o brejo.
E a mangueira de retorno ao reservatório ? Essa mangueira tem um restritor e já ouvi de casos de entupimento.

#5
 Johnny Torres

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wanderson.braz escreveu:Bom dia!

Passei por algo parecido e era a tampa do reservatório que não estava com estanqueidade.
Recomendo usar o aditivo na proporção correta pois o água ferve as 100° e com aditivo evita de ferver e borbulhar, causando cavitação.
Com R$15 resolvi meu problema, recomendo comprar original e fazer o teste de estanqueidade.

Att.

Então, já trocamos tanto o reservatório quanto a tampa, porém sem sucesso... Hoje a noite vamos testar outro cabeçote no lugar para ver... Pois o restante já foi tudo verificado.

#6
 Johnny Torres

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zaninis escreveu:Bomba d'agua foi checada ? As pás dela podem já ter ido para o brejo.
E a mangueira de retorno ao reservatório ? Essa mangueira tem um restritor e já ouvi de casos de entupimento.


Verificamos ela também, está em perfeitas condições. Estamos suspeitando do cabeçote, não achamos visualmente, mas acreditamos que ele está com alguma trinca, fazendo o sistema vazar ou perdendo a pressão... Vamos colocar outro no lugar hoje...

#7
 Johnny Torres

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Atualizando o tópico....

Colocamos outro cabeçote, a princípio funcionou normal, só percebemos que a válvula termostática está "preguiçosa", ela só abre a passagem de água se acelerarmos o carro acima dos 2500 giros. Depois que ela abre, o funcionamento fica normal. Deixamos ela ligada por quase duas horas, acompanhando no scanner a temperatura, e oscilou entre 90º e 102º, sempre acionando a ventoinha nos 100º. Hoje vou andar com ela e ver esse lance da válvula. Comprarei outra bomba d'água também, pois suspeito que a que está no carro está boa, mas não é de marca boa... Vamos ver os resultados....

#8
 Araujo Junior

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Tive um problema parecido no meu carro e talvez possa te ajudar. No meu caso o motor só aquecia quando pegava estrada, andando na cidade ou até em engarrafamento a temperatura ficava normal e na estrada se acelerasse acima de 3000 a temperatura caia. O problema era o ar quente. Isolei e resolvi o problema. Vc diz que testou a válvula do ar quente. Que válvula é essa? É a válvula elétrica que tem no fiesta e no ka? Pois o meu nao tem essa válvula. Experimente tirar o ar quente. Faça uma ligação entre as duas conexões da carcaça da válvula termostática que vão pro ar quente. Você não pode tapar essas duas conexões, você tem que interligar as duas. Se não tentou desse jeito, tenta e nos diz o que aconteceu. Se não resolveu vamos pensar em outra coisa.

#9
 Johnny Torres

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Araujo Junior escreveu:Tive um problema parecido no meu carro e talvez possa te ajudar. No meu caso o motor só aquecia quando pegava estrada, andando na cidade ou até em engarrafamento a temperatura ficava normal e na estrada se acelerasse acima de 3000 a temperatura caia. O problema era o ar quente. Isolei e resolvi o problema. Vc diz que testou a válvula do ar quente. Que válvula é essa? É a válvula elétrica que tem no fiesta e no ka?  Pois o meu nao tem essa válvula. Experimente tirar o ar quente. Faça uma ligação entre as duas conexões da carcaça da válvula termostática que vão pro ar quente. Você não pode tapar essas duas conexões, você tem que interligar as duas. Se não tentou desse jeito, tenta e nos diz o que aconteceu. Se não resolveu vamos pensar em outra coisa.

Araújo Junior, boa tarde meu amigo... Acredito que seja a mesma válvula do fiesta/ká. Ela que controla a passagem de água quente para aquecer o ar. Ela está controlando a entrada/saída de água corretamente, não está entupida, então descartamos o defeito nela, porém no começo, fizemos o teste isolando também, e não surtiu resultado. Ontem troquei a bomba d'água, coloquei original, mas não achei a carcaça da valvula termostática em alumínio, então mantive a antiga mesmo. Troquei todas as abraçadeiras e coloquei um radiador novo. A princípio o funcionamento dela está normal, aqueceu até os 100º, acionou o 1º estágio da ventoinha e desligou, mas só dei uma volta com ela. Vim para o trabalho com ela hoje e após sair vou andar um trecho em rodovia para ver o comportamento dela.

#10
 Johnny Torres

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A propósito, ontem a noite estava lendo um post no clube do fiesta de alguns donos que tiveram problemas com a carcaça da valvula em alumínio, segundo eles quando o carro é desligado, ela demora a dissipar o calor e quando liga o carro novamente, depois de alguns minutos desligado, dispara o 2º estágio da ventoinha direto, porém logo em seguida desliga. Alguém sabe se isso é verdade mesmo? Pois estou querendo trocar a minha que é de plástico por essa de alumínio...

#11
 Araujo Junior

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Meu carro tem a carcaça de alumínio a mais de 2 anos e isso realmente ocorre, mas já ocorria antes com a carcaça de plástico e não considero um problema, mas algo normal. Meu carro é 2008 e tenho ele desde 2011 quando peguei com 20 mil km e ele fazia isso, hj com 160 mil km continua fazendo. Já falei sobre isso em outro tópico e considero normal, visto que quando desligamos o carro a água para de circular e ela passa a receber calor do motor ao invés de tirar, por isso a temperatura sobe. Quando Liga o carro a água volta a circular, o segundo estágio da ventoinha arma e a temperatura abaixa. Inclusive quando o carro começa a não dar partida nessa condição eu sei que está na hora de trocar a bateria.

#12
 Johnny Torres

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Araujo Junior escreveu:Meu carro tem a carcaça de alumínio a mais de 2 anos e isso realmente ocorre, mas já ocorria antes com a carcaça de plástico e não considero um problema, mas algo normal. Meu carro é 2008 e tenho ele desde 2011 quando peguei com 20 mil km e ele fazia isso, hj com 160 mil km continua fazendo. Já falei sobre isso em outro tópico e considero normal, visto que quando desligamos o carro a água para de circular e ela passa a receber calor do motor ao invés de tirar, por isso a temperatura sobe. Quando Liga o carro a água volta a circular, o segundo estágio da ventoinha arma e a temperatura abaixa. Inclusive quando o carro começa a não dar partida nessa condição eu sei que está na hora de trocar a bateria.

Entendi meu amigo.... Hoje rodei bastante com a eco, e aconteceu a mesma coisa. Peguei um trecho de estrada grande, a temperatura caiu para beira dos 78º, depois q voltei para a cidade, a temperatura subiu até os 110º, aí foi a mesma coisa, parar o carro, subir o giro até a temperatura baixar... Acredito que o meu problema seja na carcaça da valvula mesmo, pois coloquei refil novo e pelo visto o problema é nela...

#13
 Johnny Torres

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Vi essa "solução" que um membro postou no clube do novo Ford Ka sobre um problema parecido; alguém já viu?

http://www.clubedonovoka.com/t6317-solucao-conserto-definitivo-da-valvula-termostatica-para-quem-for-trocar-pela-segunda-vez-a-valvula-leia-com-atencao

#14
 Johnny Torres

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Membro
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Atualizando o tópico....

Tá difícil... Válvula termostática trocada pela de alumínio, da marca Valclei (a única marca que achei por aqui). Continua demorando para abrir a válvula termostática. Ontem rodei com ela na estrada, coisa de 4 kms disparou a temperatura, parei, subi o giro, a temperatura caiu para meados de 75º, indicando que a válvula tinha aberto naquele momento. Depois que ela abre, o carro funciona tranquilo até ela fechar de novo, aí volta a frescura de não abrir.

Hoje vamos pedir ajuda para um terceiro mecânico.

#15
 Felipew


Iniciante
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Amigo, em primeiro lugar, como está sendo feita esta medição da temperatura? Vc's estão confiando no painel do veículo ou usando um termômetro térmico a laser?
Como está a situação do ar quente? Está isolado ou está funcionando? Nesses motores voce não pode isolar o ar quente da forma convencional pois se fizer isso a água quente para de circular atrasando a abertura da válvula termostática.

#16
 Araujo Junior

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Membro Jr
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Boa tarde Johnny, continuo achando que é algum problema no radiador do ar quente. A válvula não demora pra abrir, ela abre mas mesmo aberta o sistema não tem fluxo de água suficiente pra resfriar então a temperatura sobe e só abaixa quando vc acelera, dando mais fluxo. Solte as mangueiras do ar quente e faça a ligação entre elas na própria carcaça da válvula que deve resolver.

#17
 Johnny Torres

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Felipew escreveu:Amigo, em primeiro lugar, como está sendo feita esta medição da temperatura? Vc's estão confiando no painel do veículo ou usando um termômetro térmico a laser?
Como está a situação do ar quente? Está isolado ou está funcionando? Nesses motores voce não pode isolar o ar quente da forma convencional pois se fizer isso a água quente para de circular atrasando a abertura da válvula termostática.

Boa noite... Estamos com o termômetro e também com o scanner conectado no carro.... Hoje não deu para mexer na Ecosport, estava enrolado trocando a embreagem do meu classic, mas amanhã vamos voltar nela. Já tinha feito o teste isolando o ar quente, mas vou repetir para ver o comportamento com a nova válvula termostática...

#18
 Johnny Torres

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Araujo Junior escreveu:Boa tarde Johnny, continuo achando que é algum problema no radiador do ar quente. A válvula não demora pra abrir, ela abre mas mesmo aberta o sistema não tem fluxo de água suficiente pra resfriar então a temperatura sobe e só abaixa quando vc acelera, dando mais fluxo. Solte as mangueiras do ar quente e faça a ligação entre elas na própria carcaça da válvula que deve resolver.

Estamos acreditando nisso também Araújo... Hoje passei o dia trocando a embreagem do meu classic, mas amanhã volto a mexer na eco. Vou fazer dois testes, isolar o ar quente, e também tirar aquele redutor que tem na saída da mangueira do retorno para ver...

#19
 Felipew


Iniciante
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Johnny Torres escreveu:
Felipew escreveu:Amigo, em primeiro lugar, como está sendo feita esta medição da temperatura? Vc's estão confiando no painel do veículo ou usando um termômetro térmico a laser?
Como está a situação do ar quente? Está isolado ou está funcionando? Nesses motores voce não pode isolar o ar quente da forma convencional pois se fizer isso a água quente para de circular atrasando a abertura da válvula termostática.

Boa noite... Estamos com o termômetro e também com o scanner conectado no carro.... Hoje não deu para mexer na Ecosport, estava enrolado trocando a embreagem do meu classic, mas amanhã vamos voltar nela. Já tinha feito o teste isolando o ar quente, mas vou repetir para ver o comportamento com a nova válvula termostática...
Você entendeu errado, vc não deve isolar o ar quente, pois é justamente isso que causa este problema.
Se o radiador do ar quente estiver entupido o carro vai se comportar como se as mangueiras do ar quente estivessem isoladas.
Faça o seguinte teste, desligue as mangueiras que vão para o radiador do ar quente e agora ali na carcaça da valvula termostatica irão sobrar 2 conexões, pegue uma mangueira e ligue as duas, faça um jumper entre elas de uma maneira que forme um "U" entre elas. Se resolver o problema o seu radiador de ar quente estava entupido impedindo a correta circulação da água e e quando vc aumentava a rotação do motor a bomba girava mais rapido aumentando a presão no sistema e forçando a agua a circular.

#20
 Johnny Torres

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Felipew escreveu:
Johnny Torres escreveu:
Felipew escreveu:Amigo, em primeiro lugar, como está sendo feita esta medição da temperatura? Vc's estão confiando no painel do veículo ou usando um termômetro térmico a laser?
Como está a situação do ar quente? Está isolado ou está funcionando? Nesses motores voce não pode isolar o ar quente da forma convencional pois se fizer isso a água quente para de circular atrasando a abertura da válvula termostática.

Boa noite... Estamos com o termômetro e também com o scanner conectado no carro.... Hoje não deu para mexer na Ecosport, estava enrolado trocando a embreagem do meu classic, mas amanhã vamos voltar nela. Já tinha feito o teste isolando o ar quente, mas vou repetir para ver o comportamento com a nova válvula termostática...
Você entendeu errado, vc não deve isolar o ar quente, pois é justamente isso que causa este problema.
Se o radiador do ar quente estiver entupido o carro vai se comportar como se as mangueiras do ar quente estivessem isoladas.
Faça o seguinte teste, desligue as mangueiras que vão para o radiador do ar quente e agora ali na carcaça da valvula termostatica irão sobrar 2 conexões, pegue uma mangueira e ligue as duas, faça um jumper entre elas de uma maneira que forme um "U" entre elas. Se resolver o problema o seu radiador de ar quente estava entupido impedindo a correta circulação da água e e quando vc aumentava a rotação do motor a bomba girava mais rapido aumentando a presão no sistema e forçando a agua a circular.

Não entendi errado não Felipew... É isso que estou fazendo, unindo as duas conexões.. Estava mexendo nela agora a pouco, fiz essa união nas duas saídas da valvula que vão para o ar quente, tomando o cuidado de a mangueira que eu usei não "vincasse", obstruindo a passagem de água, mas mesmo assim, continua a mesma coisa.... Sobe a temperatura, no scanner chega a marcar mais de 100º, mas a mangueira de baixo, na saída do radiador, permanece fria.
A impressão que dá é que não tem pressão suficiente para abrir a válvula. Aí acelerando, a temperatura cai para aproximadamente 80º, em segundos.
Sinceramente, já não sei mais onde mexer... Já trocamos radiador, reservatório, tampa, válvula, mangueiras, cabecote está ok, junta já foi trocada e nada.... Faz tempo que não apanho de um carro assim... Falei agora com o mecânico, ele quer abrir o motor de novo, não sei se resolverá, pois já havíamos aberto e estava tudo ok... Já bateu o desânimo com essa eco já....

#21
 Felipew


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A bomba d'agua já foi conferida?
Qual o código da válvula termostática que vc colocou? Vale a pena conferir se o grau térmico dela é o especificado para o seu ano e motor.
Por exemplo, no catálogo da Iguaçu, encontrei válvulas termostáticas de 100°, de 98°, de 88°, de 82° e de 90° graus e todas são para Ecosport, variando apenas o ano e motorização do veiculo.

#22
 Johnny Torres

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Felipew escreveu:A bomba d'agua já foi conferida?
Qual o código da válvula termostática que vc colocou? Vale a pena conferir se o grau térmico dela é o especificado para o seu ano e motor.
Por exemplo, no catálogo da Iguaçu, encontrei válvulas termostáticas de 100°, de 98°, de 88°, de 82° e de 90° graus e todas são para Ecosport, variando apenas o ano e motorização do veiculo.

Bomba d'água é nova, o grau térmico da valvula que está no lugar é 82º...

#23
 Felipew


Iniciante
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Cara, que estranho isso ai.
Se vc já trocou tudo isso e não resolveu o problema só sobra a hipótese de haver alguma obstrução no sistema de arrefecimento. Vc sabe se esse cabeçote passou por algum serviço de solda? Geralmente os cabeçotes costumam trincar ali na região da sede das válvulas e os caras vão lá, abrem um buraco e metem solda a vontade e isso acaba entupindo alguma galeria de passagem de água, acontece tb quando é necessário algum serviço caso haja muita ferrugem.
Tenta fazer o seguinte teste: Retire a válvula termostática e ande com o carro e vá observando seu comportamento.
O carro tem que demorar muito para chegar a sua temperatura de trabalho, mais ou menos o dobro de tempo que demora ele estando com a válvula.
Se vc retirar a válvula e o carro chegar rapidamente a sua temperatura de trabalho, isso indicaria algum problema de obstrução pois vc está rodando sem a válvula.

#24
 zaninis

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Membro Pro
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Já vi um caso (no canal Diego Velocimetros) de uma Eco com entupimento em um cano que sai bem embaixo no motor.

Deu um baita trabalho pra ele achar e arrumar.

#25
 Johnny Torres

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Felipew escreveu:Cara, que estranho isso ai.
Se vc já trocou tudo isso e não resolveu o problema só sobra a hipótese de haver alguma obstrução no sistema de arrefecimento. Vc sabe se esse cabeçote passou por algum serviço de solda? Geralmente os cabeçotes costumam trincar ali na região da sede das válvulas e os caras vão lá, abrem um buraco e metem solda a vontade e isso acaba entupindo alguma galeria de passagem de água, acontece tb quando é necessário algum serviço caso haja muita ferrugem.
Tenta fazer o seguinte teste: Retire a válvula termostática e ande com o carro e vá observando seu comportamento.
O carro tem que demorar muito para chegar a sua temperatura de trabalho, mais ou menos o dobro de tempo que demora ele estando com a válvula.
Se vc retirar a válvula e o carro chegar rapidamente a sua temperatura de trabalho, isso indicaria algum problema de obstrução pois vc está rodando sem a válvula.

Então, será q esse tipo de motor funciona sem a válvula no lugar? Ainda não fiz o teste, mas é válido... Esses dias estou de plantão, então não vai dar para mexer, mas na terça estou de folga e vou mexer nela de novo... O cabeçote foi plainado, hoje passei na retifica e expliquei a situação para o dono, ele pediu para abrir a carcaça da valvula e colocar outra, pois segundo ele a nova que coloquei pode estar com defeito. Se não resolver, ele pediu para tirar o cabeçote e levar para ele que ele vai ver como está. Segundo ele pode ter rompido algum duto e estar vazando pressão para dentro de algum cilindro...

#26
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