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Marcha travada

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#1
 Heloisa sefton de oliveir

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Tudo estava normal quando de repente a marcha travou. Procurei me informar. Tirei a tampinha do lado da marcha e destravou. Desliguei o carro. Resolvi ligar para ter certeza que estava tudo bem. Novamente travou. O carro so andava para tras estando em qualquer posicao. Nao entra o P e desta forma a chave nao sai da ignicao. Eco automatica 2009. Alguem pode me ajudar?

#2
 Heloisa sefton de oliveir

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Desculpem-me na ansia de escrever nao dei boa noite. Kkkk

#3
 Zanetti

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O que destrava é o pedal do freio, veja se a lanterna do freio esta acendendo, caso não esteja veja o interruptor que fica atrás do pedal.

Caso não seja isso, pode ser fiação ou o solenoide que fica no console junto a base da alavanca, desconheço que tenha algum fusível no circuito.

CORREÇÃO:

Dê uma olhada no fusível número 22




#4
 Heloisa sefton de oliveir

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Obrigada por sua atencao. A lanterna do freio acende.
A situacao esta um pouco diferente a alavanca mexe entre o N, D, 1, 2 e a Ré contudo o carro nao vai para frente, so para tras como se qualquer posicao fosse ré. E nao vai para o P. Desligamos a bateria e com isso conseguimos tirar a chave da ignicao. Sugeriram deixar a bateria desligada por 24h.

#5
 Heloisa sefton de oliveir

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Sim. Veremos o fusivel 22.

Quanto ao solenoide, para que ele serve? E algo facil de resolver? É um só?

#6
 kentakk

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Heloisa sefton de oliveir escreveu:Sim. Veremos o fusivel 22.

Quanto ao solenoide, para que ele serve? E algo facil de resolver? É um só?


o solenoide que o amigo zanetti falou se trata de uma peça que quando alimentada junto com as lampadas do freio ele mexe uma alavanca que faz o desbloqueio da alavanca...
Eu nao sabia desse negocio da chave que nao sai... estanho...
Agora o mais gritante é engatar pra frente e o carro ir pra tras.... isso é um erro crasso de projeto.... ja imaginou vc correndo a 100km por hora na rodovia e o cambio resolve ir pra tras?????? Um perigo.
O pouco que entendo de automaticos a alavanca que controla pra onde vai a pressao hidraulica, que no caso seria para as embreagens internas que engatam as marchas.... A nao ser que quebrou alguma coisa seria dentro do cambio e a Ré nao desengata mais, independendo da pressao hidraulica.....

#7
 kentakk

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Zanetti escreveu:O que destrava é o pedal do freio, veja se a lanterna do freio esta acendendo, caso não esteja veja o interruptor que fica atrás do pedal.

Caso não seja isso, pode ser fiação ou o solenoide que fica no console junto a base da alavanca, desconheço que tenha algum fusível no circuito.

CORREÇÃO:

Dê uma olhada no fusível número 22


[/b]

Zanetti. voce sabe informar se o acesso ao solenoide é facil ou fica dentro da caixa de marcha? Perguntei isso na ideia de tirar ela fora e ficar sem ela, pois eh uma peça meramente de segurança....

#8
 Heloisa sefton de oliveir

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Entao aconteceu assim: liguei o carro para confirmar se estava realmente e quando coloquei no D ele foi para tras ao inves de ir para frente. Nao sei se o cambio " desprogramou" ... se e que existe isso e por fim como nao ia para frente resolvi desligar o carro e a alavanca nao ia ate o P portanto a chave nao saia da ignicao

#9
 Zanetti

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Não tenho certeza do local Kentakk.

Agora pelo segundo relato, imagino que o problema esteja no sistema que sai da alavanca e vai até a caixa, uma coisa que pode fazer, mas para isso precisa de uma segunda pessoa, é olhar em baixo do carro na direção da roda do lado do motorista se quando mexe na alavanca dentro do carro o acionador na caixa também se mexe, pois esse acionador é que troca  as marchas.

O mais estranho é o motor estar ligando fora do P

#10
 kentakk

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Heloisa sefton de oliveir escreveu:Entao aconteceu assim: liguei o carro para confirmar se estava realmente e quando coloquei no D ele foi para tras ao inves de ir para frente. Nao sei se o cambio " desprogramou" ... se e que existe isso e por fim como nao ia para frente resolvi desligar o carro e a alavanca nao ia ate o P portanto a chave nao saia da ignicao

Estes cambios das primeiras ecos sao bem basicas, nao tem programacao no sentido literal da palavra.... Ele tem um modulo que apenas da ordem (eletrica) para trocar as marcas(1,2,3e 4) conforme a carga e velocidade do carro..... Dai nao vejo a logica de como de marcha-a-ré sendo que esta eh apenas controlada pela alavanca mesmo..... E como eu ja disse nao seria possivel este comandos eletricos darem marcha re pois isso eh perigoso, ou quase um assassinato.....

#11
 kentakk

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Zanetti escreveu:Não tenho certeza do local Kentakk.

Agora pelo segundo relato, imagino que o problema esteja no sistema que sai da alavanca e vai até a caixa, uma coisa que pode fazer, mas para isso precisa de uma segunda pessoa, é olhar em baixo do carro na direção da roda do lado do motorista se quando mexe na alavanca dentro do carro o acionador na caixa também se mexe, pois esse acionador é que troca  as marchas.

O mais estranho é o motor estar ligando fora do P

Pelo que eu andei lendo, nao foi mencionado que o carro deu partida com alavanca na posicao P.
A ligacao da alavanca ate o cambio eh feito com um tipo de cabo de aço semi-rigido que aciona mesmo uma alavaca na caixa.... E dentro desta esta alavanca aciona um tipo de pistaozinho(tipo carretel) la dentro que direciona o oleo para que as embreagens sejam acionadas.

#12
 Zanetti

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EM alguma hora entendi que deu problema e ele desligou a bateria e depois voltou a ligar e ai que pensei estar em R quando pegou, mas isso é uma dúvida.
Pelo que entendi a alavanca se mexe, mas não esta acionando o mecanismo de mudança dentro da caixa, pois ela não engata ré com o carro em movimento.

Sim, é um cabo semi rígido que comanda esse acionador na caixa e por isso que falei para ele verificar se ao mexer na alavanca dentro do carro se o acionador que fica na caixa se mexe ou fica parado, pois pode ser problema do cabo ou algum encaixe.

#13
 kentakk

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Mas realmente nao custa tentar olhar debaixo do carro se esse cabo esta bem conectado a alavanca da caixa e certificar que essa movimente corretamente....

#14
 Zanetti

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Esse atuador foi a primeira coisa que procurei aprender quando peguei um automático, já pensou ficar parado na rua ou estrada por não saber como engatar uma marcha quando o cabo arrenta.

#15
 Heloisa sefton de oliveir

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É esquisito o carro ligar fora do P.
Assim como foi esquisito quando no D ele deu ré
Agora a alavanca mexe mas ele nao anda mais nem para frente, nem para tras e nem vai para P
Estou comecando a achar que este cabo soltou ou algo assim. Amanha vamos tentar olhar embaixo ao lado do pneu do motorista para ver se localizamos o problema

#16
 Heloisa sefton de oliveir

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Vcs tem alguma foto deste cabo que vai debaixo do carro?

#17
 Heloisa sefton de oliveir

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Se estiver solto é dificil prende-lo?

#18
 Zanetti

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Já ouvi relatos aqui que é somente um encaixe, vc vai ver com facilidade.

Só lembrando, faça isso com o carro desligado.

#19
 Heloisa sefton de oliveir

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Muito obrigada. Vou torcer para ser algo facil de resolver pois fiquei muito preocupada.
Amanha assim que olhar o cabo retorno avisando. Boa noite.

#20
 Zanetti

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Caramba, agora que reparei que vc é mulher, não tinha olhado para o nome e o preocupada é que me chamou a atenção, rsrs.

#21
 Heloisa sefton de oliveir

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Kkkkkkkkkk

#22
 kentakk

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Heloisa. Se o carro liga em P entao ha grande chances de ser esse cabo mesmo... Ainda mais andar de Ré com a alavanca em outra posicao.

#23
 kentakk

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é ate bom que todos se familiarizem com o sistema do cambio automatico, desta forma se muitas pessoas começarem a ter uma ideia de como funciona, dai desta forma as oficinas nao vao poder enrrolar tanto os clientes com eh feito hoje em dia..... Nao é um bicho de 7 cabeças, tanto eh que a maioria dos mecanicos de automaticos nao tem sequer a formacao tecnica na area ou sequer terminaram o ensino basico.
Na oficina que fui uma vez ele so entendia da parte hidraulica da caixa, quando teve que rever a parte eletrica ele chamou um eletricista. E olha que a oficina naepoca ja existia ha mais de 50 anos...

#24
 Heloisa sefton de oliveir

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Obrigada

#25
 kentakk

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Zanetti escreveu:Esse atuador foi a primeira coisa que procurei aprender quando peguei um automático, já pensou ficar parado na rua ou estrada por não saber como engatar uma marcha quando o cabo arrenta.

ola Zanetti! voce sabe em que condicoes em que acontece esse tipo de travamento da alavanca na posicao P ? Ou o travamento se da qdo o modulo reconhece que tem alguma coisa errada no sistema? Antigamente so acendia apenas 1 lampada piloto indicando algum defeito....

#26
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