EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Limitador de Velocidade

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

#1
 gustavopnp

gustavopnp
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal, bom dia.

Vieram me falar que as Ecos saem de fabrica com limitador de velocidade. 160km/h para motores 1.6L e 190km/h para motores 2.0L. Gostaria de saber se isso procede ou se é um mito.

Tenho quase certeza que ja ultrapassei essa velocidade. (Minha Eco é motor 1.6)

Segunda duvida:

Em caso de ter, é possivel remover?

Abraços!

#2
 marcio tottene

marcio tottene
Membro Pro
Membro Pro
balela, esqueçe.
A Explorer americana que vinha com estes limitadores.

abs
Marcio

#3
 Lucas

Lucas
Developer
Developer
Vc ta é doido querendo rodar a mais de 160 km/h numa ecosport, tem algum motivo pra isso ou só por diversão mesmo? O limite das rodovias é 110 ein rsrsrsrsrs. É muito perigoso.

#4
 gustavopnp

gustavopnp
Iniciante
Iniciante
Então Lucas, não é pra fazer loucura não! É mais por uma ideologia pessoal... Eu acho que as montadoras não tem o direito de impor esse tipo de limitação. É bem tipo "O carro é meu, eu faço o que eu quero". Da mesma forma que acho ridiculo a Audi impor uma limitação de 250km/h nos seu carros. Não que eu ache que alguem devia pegar um Audi e sair por ai a 300km... Mas derrepente o cara tem condições de colocar o carro pra andar numa pista de corrida por exemplo, pra brincar um fds.

Mas o foco mesmo, foi porque estavamos conversando de carro la no trabalho, e um desses caras que é "dono da verdade", quando eu cometei que UMA vez tinha "experimentado" o motor da Eco e quase bati os 180km, falou que era impossivel, pois TODAS as Ecos tinham limitador de velocidade a 160km... E quando eu questionei como eu tinha passado disso, o dono da verdade disse: "Seu velocimetro ta desregulado!"

Só queria ter certeza mesmo... Até pq, ja li em alguns lugares que a Eco acima de 160km é quase que suicidio... hahahaha...

Abraços!!!

#5
 RickHard

RickHard
Membro Pro
Membro Pro
Voltando do nosso 1º encontro "Ecoloucos" em São Paulo em São José dos Campos, eu cheguei a 180 km na minha eco 2.0, mas foi só um pouquinho.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas eu tambem li em algum lugar que a 2.0 era limitada em 180 km. mas não lembro onde.


TudindiBãoPros6.

#6
 xuman

xuman
Membro Pro
Membro Pro
na real todos nós ja nascemos com limitadores, so que alguns descobrem isso só depois de uma acidente. O limiador que me refiro é você mesmo, sua consciencia, o seu pezinho ^^

#7
 Lucas

Lucas
Developer
Developer
E não sou louco de dizer que nunca afundei o pé na minha Eco, sei tb que a adrenalina do momento é muito boa, mas fiquei satisfeito com os 150 km/h que atingi uma vez, só não gostei do consumo depois que fiz isso rrsrsrsrs. Mas 110, 120 km/h ta bom d++++++++

#8
 Elton

avatar
Membro Pro
Membro Pro
A limitação de velocidade de um veículo, imposta pelas montadoras, é critério de segurança. Imagina uma ECO sem limitador e os malucos capotando esse carro acima dos 180 km/h, no mínimo a Ford responderia à alguns processos, certo!!! A ECO não foi projetada para altas velocidades, a intenção do projeto é outra.

Agora pelo que eu saiba (não sou dono da verdade), pelo menos pelo que é publicado em locais especializados, a ECO 1.6 tem velocidade máxima de 160 km/h (Gas) e 167 km/h (álcool) e a 2.0 é limitada eletronicamente a 180 km/h. Estas são velocidades reais obtidas em testes ou divulgadas pela montadora e não as indicadas em velocímetro. Outra, pelo que já li, nunca ouvi falar de limitador na 1.6, só a 2.0.

É de conhecimento que velocímetros possuem erros que aumentam com a velocidade, podendo atingir em alguns casos até 10%. Em testes de revistas especializadas é possível verificar isto. Portanto, no caso do amigo ai acima a velo provavelmente está correta, 180km/h no velocímetro, 10% de erro 18 km/h, 162 km/h reais.

Abs,

#9
 michelwcruz

michelwcruz
Iniciante
Iniciante
Minha Eco é 1.6 2007. Eu já deu 180Km/h umas 3 vezes em viagens e não senti que estava no limite não. Só não dei mais velocidade porque tive medo de dar alguma zica.
Uma das vezes estava em 4 no carro indo para o Paraguai com Pneus velhos pra trocar lá, a estrada estava vazia no MS e eram 2 da matina.
Uma outra vez foi na SP300 mas no final das decidas o risco de radar é muito grande e por isso tirava o pé...
Qualquer hora vou esperimentar o limite pra ver quanto dá. Talvez na SP300 mesmo à noite

#10
 marcio tottene

marcio tottene
Membro Pro
Membro Pro
Considero que 120km/h, se furar um pneu ja vai dar bo**a, então procuro andar nos limites permitidos.
Curto o passeio e a paisagem.
abs
Marcio

#11
 Elton

avatar
Membro Pro
Membro Pro
marcio tottene escreveu:Considero que 120km/h, se furar um pneu ja vai dar bo**a, então procuro andar nos limites permitidos.
Curto o passeio e a paisagem.
abs
Marcio

2X

#12
 Elton

avatar
Membro Pro
Membro Pro
michelwcruz escreveu:Minha Eco é 1.6 2007. Eu já deu 180Km/h umas 3 vezes em viagens e não senti que estava no limite não. Só não dei mais velocidade porque tive medo de dar alguma zica.

"Uma das vezes estava em 4 no carro indo para o Paraguai com Pneus velhos pra trocar lá, a estrada estava vazia no MS e eram 2 da matina." affraid

Uma outra vez foi na SP300 mas no final das decidas o risco de radar é muito grande e por isso tirava o pé...
Qualquer hora vou esperimentar o limite pra ver quanto dá. Talvez na SP300 mesmo à noite

Kraca!!!! Tu ficou com medo de dar zica mas mandou 180 Km/h, com 4 no carro, pneu careca, às duas da matina!!! Que medo foi esse!! kkkkkkk

#13
 Elton

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Este assunto de velocidade máxima é um tanto polêmico, pois todo mundo quer dizer que o meu anda mais..... É típico do ser humano "COMPETITIVIDADE" todos sem exceção são assim. Me incluo nesta.

Voltando ao que falei alguns posts acima, vários fatores influenciam na velocidade máxima, desde motorista, combustível, pista .... até condições climáticas e geográficas....

Para ilustrar o que postei, extraí parte do teste QR da ECO 2.0 16V Aut 2006 gasolina, fiquei com preguiça de procurar outros!!! kkkkkkk

"http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_200859.shtml

Ficha técnica e teste .....

Desempenho
....
Velocidade máxima (km/h): 164
.....
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 96,9
"

"E vamos andar com responsabilidade ai galera!!!"

Vcs devem estar acompanhando os 2 últimos acidentes polêmicos de SP né!!!

#14
 gustavopnp

gustavopnp
Iniciante
Iniciante
Acho que a questão maior aqui é se havia ou não um limitador de velocidade na EcoSport. Pelo que vi aqui, parece que não. Que era o ponto central, pois como expliquei, não sou a favor que todo mundo saia por ai a 170km/h, mas não acho justo que a montadora imponha algo desse tipo.

Questão de velocidade máxima do carro eu acho dificil de medir, primeiro porque eu não sei como são feitos os testes da montadora e da 4 Rodas... Segundo porque, tem muitas variaveis envolvidas... Mas acredito que esse limite de 164km para um motor 2.0 é meio exagerado. Até porque acho que o 1.6 vai alem disso(dependendo das variaveis).

Por mim, se o cara quer se matar sozinho, problema dele... Desde que não envolva a vida de terceiros, sendo passageiro, pedestre ou outros veiculos.

Cada um sabe o que faz(espero)...

Lembrando que os ultimos acidentes em SP envolviam alcool alem da velocidade.

Abraços.

#15
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Brother, voce tem razão.

Ecosport tem limitador de velocidade, no caso dela quando chega em 180km/h ocorre o corte na aceleração e mesmo que voce pise no acelerador a velocidade não aumenta.

Em outros carros o limite acontece no giro do motor, vamos supor um golzinho independente da velocidade que ele
estiver o motor vai cortar a velocidade SÓ quando o conta giros bater em 6000rpm.

Ex: vamos supor que o Ecosport esteja em 5ª marcha e com o conta-giros em apenas 3000rpm mas com velocidade de 180km o corte vai acontecer pela velocidade e não pelos giros do motor.

Já um golzinho andando a 120km em quinta marcha e com o conta-giros em 6000rpm o corte vai acontecer pra proteger o MOTOR de excesso de giros.

No caso do Ecosport existe as duas opções: ele corta em 6000rpm ou em 180km/h.

Espero não ter confundido a cabeça de alguem hehehe

#16
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Falando do erro do velocímetro, eu sei que dá pra colocar o computador de bordo em modo de teste e fazê-lo mostrar a velocidade - aí dá pra saber a diferença que pode dar do sensor pro ponteiro, se existir alguma.
De qualquer forma, eu confio mais na velocidade que o GPS me dá. Quando passo em uma lombada a 60Km/h (ponteiro), o GPS mostra o mesmo valor da lombada, que é o que vale (afinal, não é o velocímetro que vai me multar)... E andando a 120, o GPS mostra 110. Então não duvido que a 180 no ponteiro o carro ande a 162Km/h. Sem querer encorajar ninguém a testar, claro Smile

#17
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Kingleer,

O GPS é preciso mas não é tão rapido como o velocimetro, as vezes eu comparo um com o outro na estrada e vejo que o GPS demora pra mostrar a velocidade certa. Será que é o meu GPS ou são todos assim ?

#18
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
É verdade, ele tem um delay de +-1s (Garmin nuvi), mas mantendo a velocidade dá pra ter uma boa idéia, e fica sempre igual ao do radar...

#19
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Se o delay é de 1s então tenho que trocar meu GPS pois ele demora mais que isso pra marcar o mesmo que o velocimetro.

#20
 Telpo Henrique

avatar
Iniciante
Iniciante
olá pessoal, sou novo no clube...

tenho uma eco freestyle 1.6 branca completa + airbag duplo + abs, branca 2011/2012

estou gostando muito do carro fiz 2 viagens curtas de 500km, ela atualmente ta com 1.200km rodados fez media no computador de bordo a 8,5 (cidade/estrada)só alcool.... somente algumas considerações

bom, quanto ao limitador a minha nao sei se é pelo ano 11/12 e o motor ser 1.6 ela limita a 190km/h (testei na pratica) no painel ficando a 180km/h no gps ta dando uma diferença de 9 a 10 km/h do painel pro gps (peguei os 190km/h no painel em uma dupla de uns 4km de descida estrada que conheço bem faço ela a 7 anos e 1 vez por mes as vezes 2)

tinha um fiesta 1.6 2005 sedan e o mesmo também limitava a 190km/h no painel, porem este por sua vez, se condinuar com o pé la em baixo e a descida continuar o limitador nao conseguia segurar por muito tempo ele passava e pegava 220km/h ou seja colava o ponteiro...

é como se acabaçe o combustivel simplesmente parece q vc ta freiando hehehe cai uns 4km/h dai o carro volta a acelerar dinovo pegando os 190 dinovo ai corta dinovo voltando um poco a velocidade continuando com o pé la ela começa a acelerar....

minha reação uia limita a 190 hehe legal essa aqui é pra andar de boa mesmo....

tiro por conclusões que tanto a eco 1.6 quanto o fiesta ou seja a familia 1.6 zetec da ford vem com limitador a 190km/h velocidade auferida no painel...

NAO FAÇAM ESSE TESTE NEM QUE SEJA SO PARA SENTIR O LIMITADOR DE VELOCIDADE COMO FUNCIONA... é muito arriscado o carro nao tem estrutura para andar a altas velocidades...

o fusion modelo novo 4cc do meu pai também tem limitador o fusion 6cc nao me deixou passar dos 190 também tinha limitador...o focus ghia dele nao sei pois nunca passei dos 150 com este, presumo que também tenha limitador...

bom para maior relevancia a ECO 1.6 11/12 limita a 190 km/h no painel -> TESTADO E CONFIRMADO

#21
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Telpo Henrique,

Eu moro em Curitiba e nas BR's proximas daqui não tem retas suficientes pra andar a mais que 160km que foi o maximo que eu peguei
com meu carro... até hoje hehehe

Legal saber que teu carro chegou nos 190 km/h heim ?? Será que é porque tava na descida ?

#22
 Telpo Henrique

avatar
Iniciante
Iniciante
ahh.. com certeza foi só chega isso na descida... ainda mais que o motor ta novo ainda...

se nao tive-se o limitador provavelmente chegaria ali em uns mínimo 200 no final desta reta/descida... ta ótimo por d+ em considerar que a eco é um carro alto e a proposta dela é uma viagem tranquila e confortavel pra curtir e te dar um poco mais de liberdade em relação ao carro baixo nao ficando tão limitado aos quebra-molas altos que com um carro carregado ja raspam... hehehehe...

estou adorando o carro... o consumo ta bom... o conforto é excelente... o som é legal, pretendo colocar só uma caixinha seladinha so pra dar um grave bacana... firme super firmer, mesmo em curvas um pouco mais fechadas ela se comporta de maneira aceitável para um carro alto (vai do braço)...

mais nao adianta.... pelo menos a 1.6 achei assim... ótimo carro... mas a 2.0 deve ser melhor ainda... o desempenho da 1.6 deixa um pouco a desejar sim mas se vc manda uma 4ª e pisar ela vai, nao adianta deixa em 5ª e pisar esperando ela responder, tem que reduzir e manda vê ela nao nega se vc pedir....

mais é limitada em 190 a 1.6 PROVAVELMENTE QUASE ABSOLUTAMENTE CERTO de que a 2.0 também é deve ser limitada em 190..... digo isso por que TODOS MEUS AMIGOS QUE TIRARAM ZERO TINHA LIMITADOR A 190.... JÁ PARA QUEM COMPROU USADAS NAO DA PRA SABER SE O ANTIGO DONO MANDOU TIRAR O LIMITADOR... dai fica as x uma divergência...

porcentagem x fala q nao limita outros fala que limita... os que tiraram zero pode ter certeza de que é unânime todas tem limitador....

se tirar o limitador ainda na garantia perde a mesma....

se alguem comprou uma eco usada e ela limita em 190 ela nunca teve chip de potencia e nem a injeção alterada...

um grande abraço espero ter contribuido...

#23
 cristiano meirelles

avatar
Iniciante
Iniciante
marcio tottene escreveu:balela, esqueçe.
A Explorer americana que vinha com estes limitadores.

abs
Marcio
bOM PESSOAL, ESSE FIM DE SEMANA VIM DE CURITIBA, E PEGUEI UMA RETONA, E COLOQUEI 180, NA MINHA ECOSPORT 2006 FRESTILY, E SOBROU, AINDA NÃO COLOQUEI MAIS POR SEGURANÇA!ABRAÇO.

#24
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Pô cristiano,

Era só voce pisar um pouquinho mais que o limitador iria entrar em ação ... você iria pisar no acelerador e o conta giros iria cortar
e cair pra 0 rpm.

#25
 Lucas

Lucas
Developer
Developer
Andar nessa velocidade na Eco deve dar até pra escutar os goles do motor engolindo a gasolina, Glupt glupt glupt kkkkkkk

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos