EcoSport Club

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Nova Eco 13/14 emite sinal na multimidia de ABS.

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#1
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Olá pessoal,
Pesquisei no tópico e não achei nada parecido. Minha Eco quando deixo ela desligada por pouco tempo (+/- 40 min) ao dar a partida as vezes não dá partida, nem chega a ligar o motor de arranque ou as vezes aparece uma mensagem no painel do sync que o ABS está com problemas para freiar com cuidado.
Porém após desligar o carro e ligar novamente esta mensagem não aparece mais. É um item totalmente intermitente, tem dia que acontece tem dia que não.
Por se tratar do ABS a primeira coisa que fui verificar é o nivel do oleo do freio e está normal, até um pouco acima do indicador de limite MAX.
Como o carro já perdeu a garantia e não levo mais na CSS para fazer as revisões, onde eu levo no mecanico de confiança não sei o que fazer, pois levei no mecanico e ele disse que está tudo normal no sistema de freio.
Gostaria de saber se alguém já passou por isso ou tem algum idéia do que posso verificar, estava até pensando em verificar a bateria, devido as vezes que dou partida e nem o motor de arranque liga.
Alguma sugestão pessoal?
Abs a todos
Wink

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Olá, Anderson.


Andamos discutindo este assunto por aqui nos últimos meses. Desde o ano passado eu insistia que o problema era a baixa capacidade/fim da vida útil da bateria.


E isso foi confirmado por vários colegas. Seu relato é o mesmo de diversos usuários do novo Eco. É praticamente certo (só uns 99,9999%) que a bateria precisa ser URGENTEMENTE trocada!


O risco é grande. Em diversos casos o carro simplesmente dá uma pane e se desliga sozinho! Alguns em plena BR a 100 km/h...


Dito isso, quanto tempo faz que trocou a bateria? Se fizer mais de 18 meses, nem espere, providencie a troca o quanto antes!


Se eu tiver um tempinho posto as conversas sobre o problema!


Abs

#3
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Obrigado Josimar.

Nunca troquei a bateria. É original de fabrica ainda.

Será que existe alguma forma de medir a "vida útil" da bateria? Será que algum auto-elétrico faz isso?

Nos meus outros carros a bateria durava anos. 18 meses não seria uma troca muito cedo? Minha esposa tem um c3 ano 2010 e a bateria ainda é a original, deve estar no fim da vida, mas já durou uns 7 anos ou proximo disso.

Abs

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Sim, você pode testar a bateria em qualquer auto-elétrico, mas sugiro que seja em algum no qual você já pretenda trocar a dita cuja, pois ao fazer o teste, caso ela realmente esteja bem ruim, ela pode apagar de vez!


É verdade. Em alguns carros a bateria dura anos. A do Smart Fortwo da minha esposa é original, e o carro é de 2009 (8 anos).


Mas depois de cinco EcoSports posso afirmar que esse não é o caso do Eco! Devo ter trocado pelo menos umas 8 a 10 vezes durante 9 anos (em cinco ecos, todos comprados usados).

E eu falei sobre o caso da bateria acima para lhe assustar mesmo: o caso é sério! Além de durar pouco, tudo indica que a bateria do novo eco foi subdimensionada para este veículo. Parece que ela só tem 43 Ah, para um carro que tem diversas parafernálias eletrônicas embarcadas!


Inclusive sugiro que você coloque uma de 60 Ah! É o que a turma tem feito por aqui!


Pelo seu relato de bateria original, é praticamente certo que o problema é a bateria!



Olha isso:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2856-nova-ecosport-veiculo-desligou-sozinho-em-plena-br-absurdo

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Aqui tem outras discussões sobre a bateria (ainda falta achar uma mais recente):


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2944-problemas-com-a-bateria-do-novo-ecosport-2013


https://ecosportclub.forumeiros.com/t3827-ecoesporte-13-14-desligou-sozinha


https://ecosportclub.forumeiros.com/t3476-novo-ecosport-2013-se-desliga-sozinho-em-plena-avenida


Ah! E eu falei de 18 meses só para reforçar que a partir daí podem surgir problemas. Mas o mais comum é a bateria durar em média três anos!


E a sua, pelo visto, até que durou muito! Se seu carro é 13/14, você deve ter pego em junho/13, então temos aí quase quatro anos!

#6
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Josimar

Muito obrigado pelas referências. Deve ser isso mesmo o problema. O carro nao pegar é o menor dos problemas visto o caso do nosso amigo que desligou em plena BR.

Absurdo o que as montadoras ou css fazem conosco e cobram caro. Alias é um absurdo o valor de qq veículo neste país.

Obrigado por toda ajuda meu caro

ABS

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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#8
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Hoje de manha fui dar partida e novamente foi outro parto para pegar, ascendeu luz do ABS, controle de estabilidade e outros q nao consegui ler ...

Passei em uma loja perto de casa autorizada da Heliar e coloquei uma de 60ah. Coube certinho no compartimento.

Antes de trocar o técnico fez diversos testes e na partida o aparelho dele quem marcava de 0 a 16 se nao me engano deveria cair para 12, no meu casp estava caindo para 6. Depois o alternador ia carregando ela normalmente até o 14, ou seja, problema mesmo da bateria e não do alternador.

Vou acompanhar agora e ver estes dias o comportamento do carro ao ligar e qq novidade vou avisando.

Obrigado pela ajuda.

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Você fez muito bem, Anderson. Agora estes sintomas devem acabar! 


Eu já passei tanto sufoco com bateria que agora nem espero dar os primeiros sinais de desgaste. Comprei outro carro e a bateria já tem 2,5 anos de uso. Já fiz orçamento umas duas vezes para trocar (a minha é mais difícil para encontrar), mas quando faço o teste de sobrecarga ela está ok!


Na semana passada mesmo fiz o teste em uma auto-elétrica. Como o carro é automático, não vou esperar a bateria arriar para trocar. Assim que ela der os primeiros sinais de cansaço vou e troco logo!


Em um dos últimos tópicos no qual discutimos esta questão da bateria (não consegui encontrar o tópico), diversos outros sintomas de mau funcionamento do veículo foram imputados como tendo causa primária a bateria com sinais de desgaste!


Ou seja, é algo que não dá para escapar - temos mesmo que trocar a bateria periodicamente - então porque esperar o veículo apresentar diversos defeitos? É trocar tão logo seja necessário e evitar muita dor-de-cabeça e prejuízos maiores...


Abs

#10
 karlogomez

karlogomez
Membro
Membro
Com certeza é a bateria porque aconteceu comigo e no meu caso troquei por uma de 60Ah.

#11
 Cláudio Bosco

Cláudio Bosco
Iniciante
Iniciante
Bom dia Anderson,

Acabei de entrar no grupo e a minha EcoSport também deu este problema, vez ou outra ao ligar dava o sinal de problemas no Freio ABS até que um dia começou a ligar a luz de ignição, quase tive um troço achando que iria pagar horrores ($$$$), mas fui a um eletricista de confiança, passei o scanner e não tinha problema mas pedi para fazer a limpeza de qualquer erro e no mesmo dia como a minha eco estava com quase 4 anos já troquei a bateria, colocando uma de 60Ah e nunca mais ocorreu isso..

#12
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
Uma maneira básica pra testar a bateria é ir com um multímetro ou voltímetro na bateria e pedir pra alguém dar partida no carro. Se na hora da partida a tensão cair pra 9 ou menos é porque já tá na hora de trocar.

**Esse é um teste básico, só pra ter uma noção do estado da bateria caso esteja desconfiado que algum problema eletrônico no carro seja causado por ela. O certo mesmo é levar numa oficina ou auto-elétrica e pedir pra eles fazerem o teste lá.

#13
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