EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Luz de cortesia traseira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 wanderson.braz

wanderson.braz
Membro
Membro
Bom dia pessoal,

Minha Eco 2005 não acende a luz de cortesia traseira de forma nenhuma, já verifiquei fusivel, sensores de porta dianteiros e os traseiros não encontrei, não sei se esse modelo tem.

Alguem já passou por isso?

Att.

#2
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia Wanderson,
A minha Eco era 2006 (pois acabei vendendo recentemente para comprar outra mais nova) , tinha luz de cortesia no porta malas....acredito que a sua também tenha, vc olhou os interruptores da porta traseira? Pode ser que estejam engripados ou o fio solto.....dá uma limpada e jogue wd que deve resolver..... caso já tenha feito isso, terá que desmontar, pois pode ser fio partido! Desmonte a luz de cortesia, verifique com um multímetro se está chegando corrente, se estiver, pode ser apenas a lâmpada queimada....

#3
 wanderson.braz

wanderson.braz
Membro
Membro
Boa tarde Brignoli,

Verifiquei os interruptores, a lâmpada, a luz da frente acende, mas ao abrir as portas traseiras não acende nem a luz de cortesia da frente.
Verifiquei o interruptor traseiro e tinha fios desencapados, acredito que deve ter dado curto no RKE(central).
Também não encontrei os interruptores das portas traseiras, seriam na fechadura?

Att.

#4
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ela não acende nem manualmente acionando o botão?

#5
 wanderson.braz

wanderson.braz
Membro
Membro
Boa noite Zanetti,

Só acende se eu colocar na posição sempre ligado, mas quando coloco no porta aberta não acende somente a traseira a dianteira tem funcionamento normal.

Att.

#6
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Revise os conectores do módulo RKE, pode ser que esteja mal encaixado ou com mal contato nos pinos o que é comum.

#7
 wanderson.braz

wanderson.braz
Membro
Membro
Zanetti escreveu:Revise os conectores do módulo RKE, pode ser que esteja mal encaixado ou com mal contato nos pinos o que é comum.

Zanetti,

Vou verificar o módulo RKE esse fim de semana, retorno com novidades.

Att.

#8
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
wanderson.braz escreveu:Boa tarde Brignoli,

Verifiquei os interruptores, a lâmpada, a luz da frente acende, mas ao abrir as portas traseiras não acende nem a luz de cortesia da frente.
Verifiquei o interruptor traseiro e tinha fios desencapados, acredito que deve ter dado curto no RKE(central).
Também não encontrei os interruptores das portas traseiras, seriam na fechadura?

Att.

Bom dia,
Sobre o interruptor nas portas traseiras, de fato não há.....possivelmente deve ser ligado e desligado de acordo com o travamento ou destravamento elétrico, algum procedimento automático, mas não sei dizer ao certo.....mas a minha ascendia e alarme também funcionava normal....ao abrir as portas traseiras
Quanto aos fios desencapados, pode ter ocorrido sim curto....mas é melhor fazer como o Zanetti informou......

#9
 wanderson.braz

wanderson.braz
Membro
Membro
Zanetti escreveu:Revise os conectores do módulo RKE, pode ser que esteja mal encaixado ou com mal contato nos pinos o que é comum.

Bom dia Zanetti,

Cara, verifiquei tudo, comprei um novo controle remoto para minha Eco que estava sem, e ao destravar pelo controle somente a luz de cortesia dianteira acende, a traseira permanece morta.

Verifiquei com a ajuda de um multímetro, os fios chegam voltagem de 12 volts, tanto o 12v direto, quanto os outros 2 fios, acredito que o RKE tenha dado curto nesse setor.

Comparando com a dianteira, tem o 12v direto, depois o 12v para sempre ligado e 12v quando as portas são abertas, esse ultimo depois de fechado as portas 20 segundos fica sem voltagem.

Alguma luz?

Att.

#10
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa Tarde,
Se entendi corretamente, no último ponto, quando a porta traseira fecha, após 20 seg. fica sem voltagem, acredito que está correto, porque é justamente o tempo de apagar a luz ......então nesse caso está passando corretamente a energia para as portas traseiras..... acho que precisará verificar no próprio soquete da luz de cortesia, se os fios que vão da porta traseira para ele, se estão conectados corretamente....pois parece que o problema é aí! Isso é...se entendi corretamente o seu relato!

#11
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
wanderson.braz escreveu:
Zanetti escreveu:Revise os conectores do módulo RKE, pode ser que esteja mal encaixado ou com mal contato nos pinos o que é comum.

Comparando com a dianteira, tem o 12v direto, depois o 12v para sempre ligado e 12v quando as portas são abertas, esse ultimo depois de fechado as portas 20 segundos fica sem voltagem.

Bem, curto não é, pois o comando do RKE é o mesmo para todas, veja a fiação que sai da luz dianteira e vai até a traseira que deve ser o mesmo chicote, revise os conectores e também os contatos da chave que seleciona o tipo de acendimento que vc quer.

Em último caso desconecte os conectores da luz traseira, isole e puxe a fiação por um chicote novo vindo direto da luz dianteira.

Não me lembro, mas se na traseira tiver acendendo ligando direto, basta tirar o fio do temporizador, isolar e puxar um novo direto da luz dianteira, mas essas duas opções somente em último caso ou caso queira resolver rapidamente.

#12
 wanderson.braz

wanderson.braz
Membro
Membro
Brignoli escreveu:Boa Tarde,
Se entendi corretamente, no último ponto, quando a porta traseira fecha, após 20 seg. fica sem voltagem, acredito que está correto, porque é justamente o tempo de apagar a luz ......então nesse caso está passando corretamente a energia para as portas traseiras..... acho que precisará verificar no próprio soquete da luz de cortesia, se os fios que vão da porta traseira para ele, se estão conectados corretamente....pois parece que o problema é aí! Isso é...se entendi corretamente o seu relato!

Bom dia Brignoli,

Cara na verdade as portas traseiras nada acontece, nem luz da frente nem de traz, desmontei a porta traseira e retirei a fechadura e verifiquei que só tem 2 pinos na trava elétrica, acredito que minha eco não tenha interruptor nas portas traseiras ou foi substituído, verifiquei que no chicote tem 4 fios, porem na fechadura apenas 2 pinos.
É um mistério, não sei mais o que fazer, vou tentar achar um RKE para testar.

#13
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
wanderson.braz escreveu:
Brignoli escreveu:Boa Tarde,
Se entendi corretamente, no último ponto, quando a porta traseira fecha, após 20 seg. fica sem voltagem, acredito que está correto, porque é justamente o tempo de apagar a luz ......então nesse caso está passando corretamente a energia para as portas traseiras..... acho que precisará verificar no próprio soquete da luz de cortesia, se os fios que vão da porta traseira para ele, se estão conectados corretamente....pois parece que o problema é aí! Isso é...se entendi corretamente o seu relato!

Bom dia Brignoli,

Cara na verdade as portas traseiras nada acontece, nem luz da frente nem de traz, desmontei a porta traseira e retirei a fechadura e verifiquei que só tem 2 pinos na trava elétrica, acredito que minha eco não tenha interruptor nas portas traseiras ou foi substituído, verifiquei que no chicote tem 4 fios, porem na fechadura apenas 2 pinos.
É um mistério, não sei mais o que fazer, vou tentar achar um RKE para testar.

Bom, sei que não há interruptor na porta traseira, e o Zanetti informou que é na fechadura o esquema, se não está encontrando, é melhor levar a um eletricista, sei que é ruim....mas, comprando o módulo para testar e tal, mais o tempo perdido, as vezes vale a pena procurar alguém que entenda melhor isso e saiba os macetes....acaba que no final das contas economizando um pouco mais....e saindo mais barato!

#14
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos