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Barulho Ressonância Pneus ou Rolamento ?

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#1
 Renatinha

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Pessoal, estou com um barulho na eco que começou depois de 35.000 km, coincidentemente depois de passar por cima de um cone caído na linha amarela.

Fiquei com um barulho tipo rolamento estourado, já levei na concessionária duas vezes para avaliar, e eles dizem que o barulho é causado pelo pneus. Não fiquei convencida disso.

Cheguei a andar em uma eco mais nova com 16.000km, que tb tem o barulho mais é muito mais suave, quase não se percebe. No meu carro ele fica bem evidente, todos as pessoas que pegam carona comigo comentam sobre esse barulho.

O barulho fica bem evidente em pistas lisas. Depois de várias idas para acertar o barulho das palhetas, desta vez parece que conseguiram ajustar, agora me resta esse barulho que aumenta conforme a velocidade é um barulho cíclico.

Minha eco está praticamente com 40.000km agora.

Ficando desanimada com a eco....

#2
 Xave

Xave
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Renatinha, na minha opinião essa ressonância vem sim do(s) pneu(s), já tive um problema parecido na minha eco, igual a você, também achei que era algum rolamento com defeito, mas não era.
Troquei os pneus e tudo ficou normal.
Uma sugestão, como você informa que passou sobre um cone de sinalização, o que pode ter avariado o pneu(carcaça), que tal colocar temporariamente o step nessa local para testar? Rolling Eyes
Abç

#3
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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O que vc falou faz sentido, um pneu com 16000 Km tem os sulcos mais fundos o que deve influenciar no atrito

#4
 Renatinha

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Oi Meninos, obrigada pelas respostas. Quanto a sugestão de trocar o pneu com step já fiz... mas não adiantou.

Hoje voltei na concessionária para fazer a revisão de 40.000, falei novamente com o técnico responsável pela oficina sobre o problema, ele afirmou novamente ser os pneus, que testaram o rolamento colocando o carro no elevador e girando as rodas daria para sentir a vibração ou o ruído. No caso o meu carro não apresenta isso.

Até gravei o barulho ontem.... não sei se consigo fazer o upload para análise.... bom em geral a Eco não tem um isolamento acústico bom, mas dá para perceber a batedeira que fica, own own own own.... ao fundo, a velocidade determina as repetições....

#5
 Renatinha

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Ah um detalhe, quando estou a uns 90Km/h sinto uma vibração no volante.

#6
 Xave

Xave
Membro VIP
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Renatinha, como você está tentando uma solução e a maioria aponta para os pneus, se me permitir tenho mais uma sugestão:
- manda trocar de posição os pneus, os dianteiros vão para trás e os traseiros vão para frente, mas uma observação importante: (manter eles no mesmo lado, ex: diant dir vai para tras. dir, esq. diant. vai para tras. esqu.), sem desmontar, vai com a roda, isso é para manter o sentido de rotação para evitar possíveis danos na carcaça.
Abç

#7
 Renatinha

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Oi Xave, isso foi a primeira coisa que fiz.

Depois troquei o pneu do lado direito da pancada no cone, com o step. Não resolveu.

Mas obrigada pela dica.

#8
 Zanetti

Zanetti
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Renatinha, vc nota que o barulho vem de alguma direção, frente, atras, lado direito ou esquerdo?

Caso o barulho venha de alguma direção vai trocando o estepe por cada pneu para ver se o barulho some ou modifica

Pneu é um troço que as vezes sofre um dano sem que notemos, pode ter algum defeito de fabricação, sofreu algum dano ao subir um meio fio ou até mesmo passou por uma pedra e machucou por dentro

É uma coisa de paciência e um pouco de trabalho, mas vale a pena

Embora o Eco com seus pneus ATR faça muito barulho essa alternância não é normal

#9
 marcelo171

marcelo171
Iniciante
Iniciante
alguem conseguiu resolver este problema na minha esta fazendo tambem!! Mad

#10
 EnriqueAntonio

EnriqueAntonio
Iniciante
Iniciante
Sres, colegas ja fiz de tudo e não houve outra resposta que PNEUS, se aumentar velocidade esse barulho aumenta após 100 km tende a diminuir, mantenho todos os pneus sempre calibrados 30. Nada de rolamentos nem rodas danificadas...

#11
 Xave

Xave
Membro VIP
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EnriqueAntonio escreveu:Sres, colegas ja fiz de tudo e.... resposta que PNEUS, se...
Amigo, acredite. Já passei por isso.
A solução = troca de pneus, não tem outro jeito, mas sempre optar por pneus novos.
Abç

#12
 roberto coutinho

roberto coutinho
Membro Jr
Membro Jr
renatinha , se vç. já tentou de tudo e não resolveu, provavelmente vai ter que trocar os pneus mesmo, eu vou trocar os quatro essa semana, mas por estar no limite de troca e começando a fazer barulho tambêm...tente fazer uma troca , deixando os seus como parte do pagamento... eu já fiz isso uma ves.

#13
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Já tive esse problema no meu Eco, tenho um XLS 2008 equipados originalmente com os Pirelli P4 Cinturato, com pouco mais de 40000 km troquei os 4 pneus pelos ATR, na hora percebi o barulho dos pneus que realmente se parecem com barulhos de rolamento, cheguei até a procurar os rolamento, mas percebi que o barulho não vinham de uma roda em específico como o barulho de rolamento, logo achei os culpados: os pneus.
Sou mecânico, não de automóveis e conheço bem o barulho um rolamento em seu fim de vida e realmente me confundiu, hoje meu carro com 97000 km e rodando de novo a pouco menos de 10000 km com pneus de uso exclusivo em asfalto o barulho sumiu.
Não sei se seus pneus são os ATR, mas provavelmente sim visto que a maioria sai de fábrica com eles, e já estando seu carro com 40000 km perto portando da troca dos mesmos, seria uma alternativa trocar os pneus por um de uso em asfalto, saindo do uso misto do ATR, além de mais baratos são menos ruidosos.

#14
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
OLÁ.
Também estou com este barulho. Quando chego a velocidade de 60km/h, dá para ouvir bem.
Estava certo que era os rolamentos mas normalmente o ruído aumenta quando é rolamento gasto.
Este barulho começou quando subi em uma calçada.
Levantei a Eco, as rodas foram giradas e nenhum barulho.
Realizei o rodizio dos pneus e o barulho diminuiu.
Realizei alinhamento e balanceamento e o barulho continuou.
Deve ser mesmo os pneus originais usados pela Ford.

#15
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Olá turma.
Troquei o pneu esquerdo trazeio pelo estepe e o barulho desapareceu.
Então não é rolamento e sim o pneu.
Agora a dúvida: o problema é no pneu ou na jante?
A minha jante é a original da Eco 2.0 AT.
o pneu é novo, irei fazer a força, trocando a jante do estepe pela jante suspeita e ver o resultado.

#16
 patussi

patussi
Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal! Possuo uma eco 2014 e está com o mesmo problema, meu colega possui uma oficina de suspensão e ele já pegou várias eco com este mesmo problema, realmente depois de uma determinada km os pneus pirelle escamam e provocam este barulho, é um absurdo. Só substituindo os pneus mesmo, as vezes é necessário substituir todos

#17
 angelusgs

angelusgs
Iniciante
Iniciante
TROQUEI MEUS PNEUS PARA UM COM MAIOR SULCO E O BARULHO TRADICIONAL AUMENTOU ENTÃO CONCLUI QUE SÃO REALMENTE OS PNEUS. PENSO QUE O BARULHO É NORMAL A DEPENDER O TIPO DE ASFALTO ELE AUMENTA OU DIMINUI UM POUCO.

#18
 celso sona

celso sona
Iniciante
Iniciante
Eu estou com o mesmo problema.
O mecânico também confirmou que não é rolamento e sim que os pneus ficaram "escamados", você consegue perceber que os gomos do pneu estão com desgastes irregulares.
Um mais alto e outro mais baixo em toda a extensão do pneu.
Segundo o mecânico, isto pode ter sido causado por amortecedores gastos ou rodar descalibrado.
Solução: troca dos pneus.
Há diversos videos sobre isso no youtube. Este é um deles: https://www.youtube.com/watch?v=7nd6l5IBWcg&t=75s

#19
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
Realmente isso pode acontecer em qualquer carro, tenho além da Ecosport , um Corsa 98.....eu escutava um barulho na dianteira, principalmente quando eu descia alguma ladeira na banguela, onde dava para escutar melhor com o carro livre, achei que era rolamento, mas na realidade, era deformidade dos pneus, para minha surpresa, os 4!
Eu havia comprado a pouco tempo inclusive (em Supermercado da Marca Direction-segunda linha da Firestone), não estavam nem meia vida....mas acabei trocando os 4. Comprei em uma promoção no Mercadocar 4 pneus da marca Dunlop , são muito bons, adorei. O próximo jogo na Ecosport será esse.
Os motivos podem variar, deformidade por causa de excesso de carga, calibragem, altas temperaturas (mais para o Nordeste), defeito de fabricação do lote adquirido ou armazenamento antes da compra e etc....
Única solução, comprar novos e se tiver a nota fiscal e for bem paciente, levar até onde comprou e solicitar o valor de volta ou troca da mercadoria....mas irão enviar para análise e só Deus sabe quando irão retornar a resposta e principalmente o valor ou o pneu.....sabe como é ....Brasil!

#20
 Renatinha

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Olá pessoal,

Fiz a troca de pneus e não resolveu ( inclusive para modelo que não era atx), só quando troquei os rolamentos que resolveu.

Quando vc troca o pneu, novinhos, até diminui um pouco. Mas só resolveu mesmo trocando os rolamentos.

No meu caso era realmente os rolamentos das rodas dianteiras.

#21
 janduir10

janduir10
Membro
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Renatinha escreveu:Olá pessoal,

Fiz a troca de pneus e não resolveu ( inclusive para modelo que não era atx), só quando troquei os rolamentos que resolveu.

Quando vc troca o pneu, novinhos, até diminui um pouco. Mas só resolveu mesmo trocando os rolamentos.

No meu caso era realmente os rolamentos das rodas dianteiras.

Não esqueçam de fazer o rodízio a cada 5000 km. A anos atrás, eu dei uma bobeada em 2 carros meus e rodei 20.000 km sem fazer rodízio e ai os pneus tipo descamaram. No caso da Ford, a recomendação é 5000 km e da linha Chevrolet no máximo a cada 10.000 km. Como troco o óleo a cada 5000 km, então já aproveito e faço o rodízio. E costumo alinhar a cada 10.000 km.

#22
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