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Ecosport não liga

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#1
 Paiano

Paiano
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal



Alguém já teve um problema semelhante? Já vi vários problemas, mais nenhum igual ao meu.

Eu fui cadastrar um novo controle para o alarme e quando abri a tampa dos fusível os fio deu um pequeno circuito.

Pronto, a luz de monitoramento da painel apagou, tudo apagou. Ao ligar a chave, ele liga a luz do óleo e da bateria, mais nada da luz da chave. Também não mostra marcador de combustível etc. A única coisa que mostra é a bateria e óleo.

Luzes do interior, farol, rádio tudo liga normal. Mais o carro ta morto, não liga. Estala o rele de ignição e também a bomba de combustível, naturalmente está cortada pelo relê. Notei que o relê não cola quando deveria colar ao rodar a chave, mais se apertar com o dedo ele liga o carro.

O problema é que, o relê está funcionando ou seja se eu apertar ele fazer o processo de ligação do carro, ele liga, mais logo desliga. Pois a chave não passa do momento de ligação das luz.

Não é bateria, não é fusível, acredito que não é o relê, pois apagou tudo no Painel menos as luz que mencionei.


  • Sugestão:


-- Computador de ignição
-- Módulo
-- ou qualquer coisa que desconheço.

Não acho que seja algo relacionado aos transponder e chave caso contrário ele acenderia as luz do painel e a injeção ao rodar a chave e a luz da chave piscaria.

Alguma sugestão?

#2
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
Vamos ver se eu entendi.....quando abriu a caixa de fusível deu um curto circuito, foi isso?
Acredito que já tenha testado os fusíveis, porque informou que não é, também o relê.....mas olhou os fusíveis que ficam próximo a bateria?
No manual, tem o esquema elétrico da Ecosport, se você não tiver, aqui no Fórum tem para baixar e poderá verificar melhor....Aparentemente está parecendo a chave comutadora.....mas se deu curto, pode ser outra coisa....só por desencargo de consciência....dá uma olhada no botão que corta a partida do carro, ele fica na frente, do lado do passageiro, atrás do carpete, abaixo do painel do lado direito, onde vai os pés do passageiro na frente, existe um botão chamado de interruptor inercial, corta o contato do carro, veja se por acaso não foi acionado devido ao curto.....vou deixar um link abaixo, de um vídeo onde mostra onde fica...apesar de ser um Fiesta no Vídeo, é no mesmo local.......qualquer coisa poste aqui mais informações para podermos ajudar mais.....espero ter ajudado!
https://www.youtube.com/watch?v=4DDJ63n7iAU

#3
 Paiano

Paiano
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:Bom dia,
Vamos ver se eu entendi.....quando abriu a caixa de fusível deu um curto circuito, foi isso?
Acredito que já tenha testado os fusíveis, porque informou que não é, também o relê.....mas olhou os fusíveis que ficam próximo a bateria?
No manual, tem o esquema elétrico da Ecosport, se você não tiver, aqui no Fórum tem para baixar e poderá verificar melhor....Aparentemente está parecendo a chave comutadora.....mas se deu curto, pode ser outra coisa....só por desencargo de consciência....dá uma olhada no botão que corta a partida do carro, ele fica na frente, do lado do passageiro, atrás do carpete, abaixo do painel do lado direito, onde vai os pés do passageiro na frente, existe um botão chamado de interruptor inercial, corta o contato do carro, veja se por acaso não foi acionado devido ao curto.....vou deixar um link abaixo, de um vídeo onde mostra onde fica...apesar de ser um Fiesta no Vídeo, é no mesmo local.......qualquer coisa poste aqui mais informações para podermos ajudar mais.....espero ter ajudado!
https://www.youtube.com/watch?v=4DDJ63n7iAU


Obrigado pelas informações. Na verdade pegou a chave allen que eu tinha na mão, ela encostou na fiação e deu um curto pequeno, nem chegou a dar choque.

Apertei o botão conforme mencionou,nada. Por via das duvidas testei todos os fusível e relê novamente. Estão todos Ok.

Eu colocaria a culpa com toda certeza na bateria, mais ao tocar manualmente o relê, ela dá a partida.
Essa opção que falou Chave Comutador, pode ser. Mais os sintomas é de algo na alimentação eletrônica foi cortado, pois conforme o vídeo está tudo apagado, só acende luz do óleo e motor.

Será que o carro não entendeu como uma tentativa de furto e bloqueou?

#4
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Paiano escreveu:
Brignoli escreveu:Bom dia,
Vamos ver se eu entendi.....quando abriu a caixa de fusível deu um curto circuito, foi isso?
Acredito que já tenha testado os fusíveis, porque informou que não é, também o relê.....mas olhou os fusíveis que ficam próximo a bateria?
No manual, tem o esquema elétrico da Ecosport, se você não tiver, aqui no Fórum tem para baixar e poderá verificar melhor....Aparentemente está parecendo a chave comutadora.....mas se deu curto, pode ser outra coisa....só por desencargo de consciência....dá uma olhada no botão que corta a partida do carro, ele fica na frente, do lado do passageiro, atrás do carpete, abaixo do painel do lado direito, onde vai os pés do passageiro na frente, existe um botão chamado de interruptor inercial, corta o contato do carro, veja se por acaso não foi acionado devido ao curto.....vou deixar um link abaixo, de um vídeo onde mostra onde fica...apesar de ser um Fiesta no Vídeo, é no mesmo local.......qualquer coisa poste aqui mais informações para podermos ajudar mais.....espero ter ajudado!
https://www.youtube.com/watch?v=4DDJ63n7iAU


Obrigado pelas informações. Na verdade pegou a chave allen que eu tinha na mão, ela encostou na fiação e deu um curto pequeno, nem chegou a dar choque.

Apertei o botão conforme mencionou,nada. Por via das duvidas testei todos os fusível e relê novamente. Estão todos Ok.

Eu colocaria a culpa com toda certeza na bateria, mais ao tocar manualmente o relê, ela dá a partida.
Essa opção que falou Chave Comutador, pode ser. Mais os sintomas é de algo na alimentação eletrônica foi cortado, pois conforme o vídeo está tudo apagado, só acende luz do óleo e motor.

Será que o carro não entendeu como uma tentativa de furto e bloqueou?

Boa tarde,
Acredito que não e principalmente não é bateria, pois ela dá o sinal....curto circuito é complicado, pode ter dado uma sobrecarga em algum ponto e queimado algo....acredito que terá que verificar o chicote do carro, na parte do contato....veja se está passando correte e principalmente, a tensão se está correta....o ideal seria procurar um eletricista, mas se tiver tempo e paciência....vai ter que checkar os fios que saem da caixa e é distribuído para o painel e a chave.....
Uma pergunta, a bomba de combustível aciona? vc viu se está chegando corrente lá no plug no tanque?

#5
 Paiano

Paiano
Iniciante
Iniciante
Olá Brignoli, mais uma vez obrigado!

Bomba está ok, não sei se viu o vídeo. Mais eu consigo ligar o carro se pressionar manualmente o relê de partida, o que significa que a bomba está funcionando.

Vou testar uma bateria e chamar um eletricista, o único problema é que eles chega querendo trocar peças do carro todo, por isso queria evitar. Depois atualizo o tópico com a possível solução e para ficar de aprendizado para futuros problemas.

Abraços!

#6
 Paiano

Paiano
Iniciante
Iniciante
O mecânico veio até minha casa e disse que vai ser preciso retirar o módulo, painel e chave e reprogramar o módulo. Será que seria isso mesmo?

Por enquanto, nenhuma resistência ou terminal foi testado por ele, mais já avisei que não quero trocar todas as peças do carro até chegar a solução!

#7
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Paiano escreveu:O mecânico veio até minha casa e disse que vai ser preciso retirar o módulo, painel e chave e reprogramar o módulo. Será que seria isso mesmo?

Por enquanto, nenhuma resistência ou terminal foi testado por ele, mais já avisei que não quero trocar todas as peças do carro até chegar a solução!

Boa noite,
O mecânico deve estar achando que o problema é de code.....pode até ser....está ligado diretamente ao contato do carro, eu havia anteriormente falado sobre o chave comutadora.....que também não está descartado ainda!
Bateria não é, eu vê sim o vídeo, que o carro chega a dar contato mas não pega....se fosse bateria, não dava esse primeiro contato, ele não viraria o motor, só faria o famoso "tec".....já a bomba elétrica pode......o carro não chega a funcionar, ele somente dá o primeiro contato....se vc já testou a bomba, então beleza.....do contrário, seria bom testar o plug e verificar se chega a corrente na bomba...caso não tenha o feito ainda...como é fácil...acho que vale a pena testar, só por desencargo de consciência....

#8
 Paiano

Paiano
Iniciante
Iniciante
Mais uma vez obrigado. Vou manter o tópico atualizado dos passos, para quem tiver o problema no futuro. Acho que vou remover o módulo e painel e levar até a cidade vizinha para fazer este procedimento.

A corrente chega a bomba irmão, faz aquele barulho de tec que mencionou, na verdade faz em 3 locais, bomba de combustível, relê de partida e um plug em cima do motor.

Amanhã da mesma mecânica vem o eletricista. Vou pedir para ele testar esse comutador Smile

O Tec significa apenas que a corrente está chegando né? Abraços!

#9
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu ainda aposto algumas fichas que é algum fusível queimado, se o carro fosse meu testaria um por um, independente de parecer bom ou não.

#10
 Paiano

Paiano
Iniciante
Iniciante
Zanetti escreveu:Eu ainda aposto algumas fichas que é algum fusível queimado, se o carro fosse meu testaria um por um, independente de parecer bom ou não.

Muito obrigado Zanetti e Brignoli

Confesso para vocês, a primeira coisa que fui olhar foi os fusível, com o multímetro, testei os mais importantes relacionado a ignição e controle eletrônico do motor. Depois testei todos eles, mais nas duas vezes, deixei um de fora, o mais importante.

  • Meu problema estava no fusível de 3 amperes, Painel de instrumentos e controle eletrônico do motor.
Posição 17 no manual do carro.

O danado estava queimado, e olha que já tinha passado por cima dele, várias vezes.

No entanto, quero deixar um relato e motivar quem tem medo de dar uma olhada você mesmo no seu carro e procurar algumas dicas.

Assim que o mecânico chegou, ele testou a chave e me deu duas opções.

1. Retirar o painel e módulo + chave e levar para o chaveiro codificar novamente.
2. Guinchar o carro e levar até a oficina.

As duas opções teria custos enorme, pois é só pensar. Acha o que o cara levaria o carro lá, descobrir que era o fusível e iria me contar que era apenas o fusível de 1 real?

A dica do fusível todo mundo sabe que pode queimar, mais se possível verifique várias vezes para ter certeza que não é fusível antes de partir para outras questões mais complicadas.

Abraços e sucesso. Viva nossas Eco!

#11
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Belo relato, com certeza você economizou um dinheiro.

Infelizmente temos mecânicos e mexânicos.

Abraços

EFEMOTA





EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#12
 marcos moraes

marcos moraes
Iniciante
Iniciante
amigo sou eletricista, e ta me parecendo ser no comutador de ingniçao , da pra ligar direto com peguenos fios e testar!

#13
 Miudao

Miudao
Iniciante
Iniciante
Meu amigo, espero que você ache o defeito e que este não seja complexo e após a solução, livre-se deste carro, eu tive uma 2013/2013 freestyle na cor branca, muito bonita mas o que me deu de problemas não estava escrito, parecia prava e olho gordo, tudo que podia acontecer com ela aconteceu, até a polia do alternador quebrou, resumindo, me deu 9 problemas dentre estes 4 graves e por sorte estava na garantia e gastei somente com a bateria mas a dor de cabeça em ficar a pé por vários dias foi grande d+,
quando acabou a garantia me livrei dela e voltei para a chevrolet

Minha opinião, Ford nunca mais, peguei trauma

#14
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