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Trancos na transmissao QUANDO FRIA

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#1
 Michael Ricardo da Silva

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Iniciante
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ECOSPORT 2.0 16V AUTOMATICA 2008 DURATECBoa Noite amigos. Estou com um problema que me intriga ha muito tempo no meu eco. Foi feito um reparo na transmissão do meu carro a cerca de 9 meses mas infelizmente levei meu carro em uma oficina que não era especializada. Resultado: me devolveram o carro andando mas a 4 marcha "escapava" e ficava voltando para a 3 marcha. desligava se o carro e ligava novamente e o problema sumia.. pois bem.. depois de muito pesquisar e me encorajar, eu mesmo abri o Corpo de Válvulas e arrumei o defeito. Tinha uma válvula com a mola enroscada e o torque do parafuso errado. isso pode parecer tosco mais sim, O TORQUE DO PARAFUSO, QUANDO MENOS DO QUE O ESPECIFICADO, ESTAVA CAUSANDO ESSA PERCA DE PRESSÃO E CONSEQUENTEMENTE A "ESCAPADA" DA 4 MARCHA. Fica ai essa dica para quem interessar..
Pois bem, depois de eu ter resolvido o problema anterior, hoje em dia me deparo com uma situação que não me deixa relaxar em paz . O carro simplesmente fica dando uns trancos meio fortes na passagem das marchas QUANDO ESTA FRIO.. Depois de algum tempo rodando com o carro esses trancos desaparecem, o carro fica filé.. as vezes nem percebo a mudança de marchas.. Passei Scanner e deu erro de bateria com tensão baixa intermitente. troquei a bateria por uma helliar 60A mas o codigo ainda persiste.. não sei se isso pode estar interferindo na transmissão mas estou desconfiando do regulador de voltagem.. Se alguém ai tiver conhecimento ou puder me dar uma dica pra resolver meu problema eu ficaria imensamente grato.
Neutral Rolling Eyes

#2
 Brignoli


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Boa tarde,
A pouco tempo, concluí um curso de transmissão automática, mas não sou especialista, existem vários problemas relatados a respeito das baterias das ecosport, então, antes de qualquer coisa verifique a voltagem se está chegando corretamente....porque pode interferir no câmbio sim....e se estiver tudo certo, olhe os celenóides novamente, pode apresentar esse tipo de problema, dependendo a maquina de testes de bico injetor do seu mecanico, pode fazer o teste deles....pois são pulsantes também....espero ter ajudado! Qualquer coisa deixa o feedback, para ajudarmos se não der certo!

#3
 Michael Ricardo da Silva

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Obrigado pela ajuda. Vou tentar verificar o Regulador de voltagem primeiro ai volto pra falar.. vou tentar eu mesmo retirar o alternador do carro pra ver.. pois aqui na minha cidade só de o povo olhar pro meu eco ja é caro..

#4
 Brignoli


Membro Sênior
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Kkkkk, pois é, aproveite se for olhar os celenóides, verifique a pressão da bomba...pode haver alguma divergência também....boa sorte!

#5
 kentakk

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Brignoli escreveu:Kkkkk, pois é,  aproveite se for olhar os celenóides, verifique a pressão da bomba...pode haver alguma divergência também....boa sorte!
Brignoli que curso eh esse que vc fez? é caro? vc mandou o colega medir a presao da bomba.... mas como ele ira fazer isso? o manometro nao deve ser barato.....

#6
 kentakk

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Michael Ricardo da Silva escreveu:ECOSPORT 2.0 16V AUTOMATICA 2008 DURATECBoa Noite amigos. Estou com um problema que me intriga ha muito tempo no meu eco. Foi feito um reparo na transmissão do meu carro a cerca de 9 meses mas infelizmente levei meu carro em uma o..................ndo na transmissão mas estou desconfiando do regulador de voltagem.. Se alguém ai tiver conhecimento ou puder me dar uma dica pra resolver meu problema eu ficaria imensamente grato. Neutral Rolling Eyes
Michael parabens pela iniciativa.... vc resolveu problema e economizou uma bela grana.... em qquer mexanico meia-boca esse servico nao sairia por menos de 400reais.... abrir o carter e mexer no corpo de valvula eh meio delicado..... mas parabens e obrigado pelas dicas.....

#7
 kentakk

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com relacoa aos trancos sera que se der uma regulada no regulador de pressao nao resolve o problema? nao conheço a caixa mas deve ter alguma rosca que regula a pressao... nao sei ao certo.... em alguns cambios tem o regulador ligado ao vacuo do motor que essa altera a pressao conforme o vacuo do motor....

#8
 Michael Ricardo da Silva

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Estou tentando primeiro resolver a questao do codigo de erro referente a bateria pra depois prosseguir com as verificações pois se o alternador ou o regulador de tensao estiver ruim, bagunça com tudo no carro.. nao alimenta os sensores direito e ai é só problema.. hj fiz um reforço no cabo negativo da bateria até o alternador.. pode ser um simples mal contato.. amanha vou testar o carro pra ver se o codigo de erro sumiu e se melhorou em alguma coisa..
Obrigado a vcs do grupo que faz esse trabalho de ajuda.. esse grupo e top! Achei varias coisas interessantes. Parabens a todos.. e vamos em busca da soluçao do meu problema kkk

#9
 Zanetti

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Cuidado com esse reforço do cabo negativo, ele é feito por uma malha de jeito tal que se quebrar o coxim do motor do lado do motorista que deixa o motor cair, ele romper e cortar a corrente para que o motor pare e não saia quebrando tudo.

Já aconteceu comigo e graças a ele não tive ym grande prejuízo.

#10
 Michael Ricardo da Silva

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Iniciante
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Zanetti escreveu:Cuidado com esse reforço do cabo negativo, ele é feito por uma malha de jeito tal que se quebrar o coxim do motor do lado do motorista que deixa o motor cair, ele romper e cortar a corrente para que o motor pare e não saia quebrando tudo.

Já aconteceu comigo e graças a ele não tive ym grande prejuízo.
Nao entendi Zaneti.. apenas coloquei um cabo de 10mm ligado na carcaça do alternador até o polo negativo da bateria..
Pode me explicar melhor o que quis dizer..

#11
 Zanetti

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Posso. o motor do lado do motorista é preso por um calço de borracha e esse calço quando quebra deixa o motor cair, ao cair ele esta funcionando e o que desliga ele imediatamente é o rompimento do cabo negativo que sai da base metálica da bateria para a carcaça da caixa de marcha.

#12
 Michael Ricardo da Silva

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Iniciante
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Zanetti escreveu:Posso. o motor do lado do motorista é preso por um calço de borracha e esse calço quando quebra deixa o motor cair, ao cair ele esta funcionando e o que desliga ele imediatamente é o rompimento do cabo negativo que sai da base metálica da bateria para a carcaça da caixa de marcha.

Entendi Zaneti. Mas esse reforço que fiz foi meio que na intenção de testar se o problema é falta de negativo no alternador.. pois no scanner da codigo de erro de bateria com tensao fraca intermitente..
Ai se resolver eu vou dar uma revisada nos pontos de aterramento do alternador.. mas muito obrigado pela dica Zaneti. Amanha mando aqui se deu resultado esse reforço..

#13
 Brignoli


Membro Sênior
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kentakk escreveu:
Brignoli escreveu:Kkkkk, pois é,  aproveite se for olhar os celenóides, verifique a pressão da bomba...pode haver alguma divergência também....boa sorte!
Brignoli que curso eh esse que vc fez? é caro?   vc mandou o colega medir a presao da bomba.... mas como ele ira fazer isso? o manometro nao deve ser barato.....

bom dia Kentakk
olha as outras msg, caso ele leve ao mecânico para verificar e testar os celenóides....pode verificar também a bomba!

#14
 kentakk

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Brignoli escreveu:
kentakk escreveu:
Brignoli escreveu:Kkkkk, pois é,  aproveite se for olhar os celenóides, verifique a pressão da bomba...pode haver alguma divergência também....boa sorte!
Brignoli que curso eh esse que vc fez? é caro?   vc mandou o colega medir a presao da bomba.... mas como ele ira fazer isso? o manometro nao deve ser barato.....

bom dia Kentakk
olha as outras msg, caso ele leve ao mecânico para verificar e testar os celenóides....pode verificar também a bomba!
ola Brignoli.... eu acho que nosso colega michael quer economizar ao maximo evitando jutamente ir a oficina, pois cambio automatico no brazil eh complicado tudo eh caro, pois mecanico de aumatico pensa que quem tem carro automatico eh milionario.....
Vc viu que ele mesmo consertou o carro, pois na oficina onde ele foi o servico nao ficou bom....

#15
 kentakk

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Michael Ricardo da Silva escreveu:
Zanetti escreveu:Cuidado com esse reforço do cabo negativo, ele é feito por uma malha de jeito tal que se quebrar o coxim do motor do lado do motorista que deixa o motor cair, ele romper e cortar a corrente para que o motor pare e não saia quebrando tudo.

Já aconteceu comigo e graças a ele não tive ym grande prejuízo.
Nao entendi Zaneti.. apenas coloquei um cabo de 10mm ligado na carcaça do alternador até o polo negativo da bateria..
Pode me explicar melhor o que quis dizer..

O nosso colega Zanetti quis dizer que o cabo terra tem 2 funcoes, uma eh alimentar o sistema e outra funcao eh servir de fusivel, qdo o motor cair ele desliga o sistema eletrico. O reforço que vc colocou de repente pode ficar la, mas faça de um jeito que qdo o motor cair, ela rompa junto com o cabo original....

#16
 Brignoli


Membro Sênior
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kentakk escreveu:
Brignoli escreveu:
kentakk escreveu:
Brignoli escreveu:Kkkkk, pois é,  aproveite se for olhar os celenóides, verifique a pressão da bomba...pode haver alguma divergência também....boa sorte!
Brignoli que curso eh esse que vc fez? é caro?   vc mandou o colega medir a presao da bomba.... mas como ele ira fazer isso? o manometro nao deve ser barato.....

bom dia Kentakk
olha as outras msg, caso ele leve ao mecânico para verificar e testar os celenóides....pode verificar também a bomba!
ola Brignoli.... eu acho que nosso colega michael quer economizar ao maximo evitando jutamente ir a oficina, pois cambio automatico no brazil eh complicado tudo eh caro, pois mecanico de aumatico pensa que quem tem carro automatico eh milionario.....
Vc viu que ele mesmo consertou o carro, pois na oficina onde ele foi o servico nao ficou bom....

Kentakk, eu entendi que o nosso amigo quer economizar...por isso informei...."se levar" a um mecânico.....
Mas algumas coisas, não temos como fazer....como vc mesmo disse, o equipamento não é barato...mas o câmbio se tiver que refazer .... a paulada será muito maior.... então as vezes o barato sai caro...principalmente no que diz respeito a câmbio automático....as peças são caras.......para ter uma ideia...se abrir o câmbio, tem que mandar revisar o conversor...só para revisar, cobram 260,00...fora a mão de obra do reparador do câmbio....então, como eu disse antes...as vezes o barato sai caro e muito!
Mas esperamos que não seja nada relacionado a câmbio e que dê tudo certo, só parte elétrica mesmo!

#17
 Michael Ricardo da Silva

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Iniciante
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Hj verifiquei uma situação que n tinha me atentado. quando fiz a manuteno no cambio a vareta do óleo estava quebrada na ponta de medição. ha pouco tempo comprei a vareta nova original e verifiquei que o óleo estava acima do correto especificado na vareta.. BEM ACIMA... Não sei se isso pode influenciar no tranco que descrevi no tópico hj retirei esse excesso CERCA DE 2 LITROS QUE ESTA A MAIS. Amanha cedo vou verificar se melhorou alguma coia.. Resolvi postar essa informação pq não sei se pode influenciar.. alguém ai acha que pode? Olhem a quantidade que retirei pela vareta kkkkk

#18
 kentakk

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Michael Ricardo da Silva escreveu:Hj verifiquei uma situação que n tinha me atentado. quando fiz a manuteno no cambio a vareta do óleo estava quebrada na ponta de medição. ha pouco tempo comprei a vareta nova original e verifiquei que o óleo estava acima do correto especificado na vareta.. BEM ACIMA... Não sei se isso pode influenciar no tranco que descrevi no tópico hj retirei esse excesso CERCA DE 2 LITROS QUE ESTA A MAIS. Amanha cedo vou verificar se melhorou alguma coia.. Resolvi postar essa informação pq não sei se pode influenciar.. alguém ai acha que pode? Olhem a quantidade que retirei pela vareta kkkkk

No motor excesso de oleo pode fazer o motor fumar, agora no cambio nao sei o que ocorre.. Acho que pode acontecer de aumentar a pressao hidraulica e quem sabe o tranco... Tomara que de certo....

#19
 Brignoli


Membro Sênior
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Bom dia,
Olha, referente ao excesso de fluído no câmbio, dificilmente vai gerar trancos....o mais comum, é a queima de pacotes ou patinação de embreagem!

#20
 kentakk

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Brignoli escreveu:Bom dia,
Olha, referente ao excesso de fluído no câmbio, dificilmente vai gerar trancos....o mais comum, é a queima de pacotes ou patinação de embreagem!
Nao entendi como a embreagem vai patinar se ele ja foi projetado para ficar imerso no oleo??? o que seriam os "pacotes"?

#21
 Brignoli


Membro Sênior
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Boa tarde,
funciona da seguinte maneira, com o excesso do óleo, acaba espumando o óleo, podendo gerar patinação da embreagem ou queima do pacote...
O que é pacote? É o kit de reparo da embreagem....vamos dizer assim, a grosso modo!

#22
 Brignoli


Membro Sênior
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Bom dia, vou explicar melhor, segue abaixo a foto do kit de reparos do câmbio da Ecosport, imagem da venda de um kit no mercado livre, verifiquem que há discos nesse kit (anéis grandes), esses discos são feitos de composite, um material para contato (uma espécie de papelão, como se fosse uma lixa bem fina somente para contato) e outros de metal (são intercalados entre si)....eles vão no eixo piloto do câmbio, entre as engrenagens....fazem com através das combinações das engrenagens, que o veículo ande e desenvolvam velocidades.
Com o excesso de óleo, ele espuma como já informei em outra msg acima, quando acontece isso, a embreagem patina, porque o óleo não serve somente para lubrificar, mas também dar o contato....ao espumar, não dará o contato, assim, irá patinar. Também pode queimar esses discos de composite e o de metal, o empenando...esses discos todos juntos que chamamos de pacotes.......



ESPERO TER AJUDADO E CONSEGUIDO EXPLICAR!

#23
 kentakk

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Diamond Titanium
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esses discos de embreagem lembra bem a embreagem de motos, so que de moto sao a seco....  no caso da moto o acionamento eh mecanico por cabo de aço e em hidramaticos sao por pressao hidraulica.....

A proposito, vc sabe como funciona os "neutral control" de alguns cambos automaticos? sei que astra e zafira tem esse dispositivo, ja tentei perguntar a alguns mecanicos e nenhum soube informar como funciona.....
Eu sei que quando pisa no freio e o carro ta parado ele coloca o cambio em neutro para nao ficar aquela sensacao esquisita que o carro quer andar sozinho.....
Pra mim esse neutro control nao coloca na verdade em "N" pois se fizer isso vai ficar desgastando os discos da primeira marcha.....
Eu ja tive um automatico das antigas que qdo queria colocar em N no semaforo eu fazia antes de o carro parar, pois desta forma nao desgastava tanto a embreagem da primeira, mas na hora de engatar nao tinha jeito, sempre havia desgaste.

#24
 Brignoli


Membro Sênior
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sim, alguns acontece isso, mas na maioria hoje, quando vc para no farol, e mantem o carro no "D", ele não joga no "N", mas sim no "P", pois essa é a posição correta, não só por causa de desgaste, mas por causa de segurança!

#25
 kentakk

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Brignoli escreveu:sim, alguns acontece isso, mas na maioria hoje, quando vc para no farol, e mantem o carro no "D", ele não joga no "N", mas sim no "P", pois essa é a posição correta, não só por causa de desgaste, mas por causa de segurança!

Pelo que sei "N" e "P" sao praticamente iguais, o que muda eh que no "P" tem a trava mecanica que trava o carro como um freio.
No caso deste sistema vc tem alguma ideia de como possa ser o funcionamento? Sera que tem alguma valvula que desabastece a embreagem desacoplando a embreagem e colocando em ponto morto?

#26
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