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Superaquecimento em trânsito pesado e ar ligado - Ecosport 1.6 2004

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#1
 italovalerio

italovalerio
Iniciante
Iniciante
O aquecimento da minha, é bem estranho.
Só quando está com ar ligado e entro em engarrafamento e permaneço parado muito tempo nesses sinais 3 tempos.
A agua vinha baixando e ficava completando mas não dava isso.
De uns dias pra cá notei esse superaquecimento e pensei ser relativo ao vazamento que aumentou bastante de uns meses pra cá.
Fui na oficina e foi trocado toda carcaça da válvula, sensor de modo que o vazamento parou mas o problema de superaquecer com ar-condicionado até piorou já que nunca tinha ido ao topo. Desliguei o carro e tive de esperar no meio do trânsito pesado. Nem partida ele dá nessas condições.
consegui rodar nele com ar-condicionado desligado sem passar do ponteiro central de temperatura.
A ventoinha dispara nas duas velocidades normalmente
Fiz um teste ligando o ar somente com carro andando e desligo quando paro num sinal. Roda normal.

Já na garagem, frio. liguei sem ar e o ruído do motor parece normal. Qdo liga o ar sente-se o "peso", até aí aparentemente normal mas uns minutos depois um outro barulho aparece, como se tivesse uma falha de contagem de tempo intermitente.

Fiquei tb muito tempo sem conseguir um aditivo com etilenoglicol (monoetilenoglicol) só agora, 2 anos depois, agora, achei da marca Petronas que contém esse componente pedido no manual da Eco. Talvez por isso tenha causado desgaste, andando só na agua comum.
Embora a coloração da agua não tenha indicado ferrugem circulando.

Foi colocado o aditivo Petronas Coolant Up e agua destilada.

Vou voltar à oficina pra conferir o que há.

Alguém já passou por isso?

#2
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia...
Cuidado com super aquecimento....pois pode queimar junta de cabeçote.
Pelo que entendi no seu relato, você já teve problema de vazamento, trocou a carcaça da válvula e sensores....agora não tem mais vazamento! Só aquecimento quando liga o ar-condicionado e para em semáforos......quando trocou a carcaça, trocou a válvula termostática?

#3
 italovalerio

italovalerio
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:Bom dia...
Cuidado com super aquecimento....pois pode queimar junta de cabeçote.
Pelo que entendi no seu relato, você já teve problema de vazamento, trocou a carcaça da válvula e sensores....agora não tem mais vazamento! Só aquecimento quando liga o ar-condicionado e para em semáforos......quando trocou a carcaça, trocou a válvula termostática?

Correto.
Aconteceram coisas inusitadas após a troca da carcaça da válvula. Sim a válvula termostática toda nova inclusive o sensor.

A parte seguinte ao retornar para oficina, no outro dia de manhã foi checar a bomba dagua, ficamos surpresos pois tava bem limpa, quase sem corrosão. Dispensamos a troca apesar de ser original.

Montou-se tudo no lugar. A suspeita de ter danificado o cabeçote já estava grande, chegamos a fazer o orçamento até.

Não queria deixar o carro na oficina devido ficar fechada muitos dias e problemas de segurança então a ideia era dar pra ir pra casa com ar desligado e tal.

Aí vem o inusitado. Com a bomba de volta no lugar, sem ter trocado nada fomos testar pra ver se dava pra ir pra casa. Demos uma volta e tudo ok. Tava tão bom que ligamos o ar e mesmo assim tudo ok (pasmem).

O mecânico me liberou mas decidi encostar com o carro ligado e ar ligado pois tava inacreditável que o carro tinha ficado bom "do nada". Fui agradecer ao pessoal. Quando voltei já notei o reservatório baixo e chamei os mecânicos, já estava um "rio" descendo no chão. Foi a mangueira inferior do reservatório.

Superaquecimento em trânsito pesado e ar ligado - Ecosport 1.6 2004 Dsc07310

Após a troca, colocação da agua (de novo), todo procedimento de sangria etc e testes exaustivos, dessa vez com scanner direto medindo com carro andando, fomos pro trânsito, enfrentamos congestionamento e tudo que podia. Resumo: O carro ficou melhor que quando eu tinha comprado há 8 anos atrás. Ele esfria abaixo do ponto central de temperatura a noite. Tem hora que penso que agora o defeito é estar frio demais rsrsrs.

Com isso ficou descartado qualquer problema no cabeçote.

Vou ver se posto video

#4
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite,
Uma forma de ver se há mais vazamentos e espero que não, é usar uma bomba de ar no sistema de arrefecimento, é um aparelho próprio pra isso, ele dá pressão no sistema, se tiver algum vazamento, vai escancarar....eu tenho além da Ecosport um Corsa 98 e baixava a água toda hora e eu não via nenhum vazamento, molhado , nada! Até que um dia, levei no meu antigo professor de mecânica que tem esse aparelho, usei e dei pressão.......pronto, escancarou o vazamento , era o selo do motor furado por corrosão...troquei e já era...
Mas espero que o seu problema tenha sido solucionado....e acontece mesmo, um furinho, por causa da pressão aumenta e lá vai a água pra fora e o carro esquenta!....
Espero que tenha solucionado....abraços!

#5
 italovalerio

italovalerio
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:Boa noite,
Uma forma de ver se há mais vazamentos e espero que não, é usar uma bomba de ar no sistema de arrefecimento, é um aparelho próprio pra isso, ele dá pressão no sistema, se tiver algum vazamento, vai escancarar....eu tenho além da Ecosport um Corsa 98 e baixava a água toda hora e eu não via nenhum vazamento, molhado , nada! Até que um dia, levei no meu antigo professor de mecânica que tem esse aparelho, usei e dei pressão.......pronto, escancarou o vazamento , era o selo do motor furado por corrosão...troquei e já era...
Mas espero que o seu problema tenha sido solucionado....e acontece mesmo, um furinho, por causa da pressão aumenta e lá vai a água pra fora e o carro esquenta!....
Espero que tenha solucionado....abraços!

Obrigado pelas respostas, pelo que deu pra entender a mangueira estava vazando bem escondido e talvez entrando ar no sistema. Os mecânicos quase piram com essa. A mangueira estava em situação caótica, tanto que o outro mecânico vendo outra coisa viu a mangueira e disse "é bom trocar essa mangueira aí quando fizer revisão". Dito e feito.
Estou respondendo aqui 2 anos depois e essa parte de arrefecimento permanece inalterado, está resolvido, apenas que de lá pra cá o evaporador do ar-condicionado furou e estou sem ar desde então, veio crise, veio pandemia e aí pra completar o fechamento da Ford.
O tempo passa e as mudanças que as pessoas desejam nunca levam em conta se é pra melhor ou pra pior.

Fica aí um clipe, ensaio cinematográfico automobilístico do XLT 2004 para saudar os amigos Ecosport e Ford.

#6
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
italovalerio escreveu:
Brignoli escreveu:Boa noite,
Uma forma de ver se há mais vazamentos e espero que não, é usar uma bomba de ar no sistema de arrefecimento, é um aparelho próprio pra isso, ele dá pressão no sistema, se tiver algum vazamento, vai escancarar....eu tenho além da Ecosport um Corsa 98 e baixava a água toda hora e eu não via nenhum vazamento, molhado , nada! Até que um dia, levei no meu antigo professor de mecânica que tem esse aparelho, usei e dei pressão.......pronto, escancarou o vazamento , era o selo do motor furado por corrosão...troquei e já era...
Mas espero que o seu problema tenha sido solucionado....e acontece mesmo, um furinho, por causa da pressão aumenta e lá vai a água pra fora e o carro esquenta!....
Espero que tenha solucionado....abraços!

Obrigado pelas respostas, pelo que deu pra entender a mangueira estava vazando bem escondido e talvez entrando ar no sistema. Os mecânicos quase piram com essa. A mangueira estava em situação caótica, tanto que o outro mecânico vendo outra coisa viu a mangueira e disse "é bom trocar essa mangueira aí quando fizer revisão". Dito e feito.
Estou respondendo aqui 2 anos depois e essa parte de arrefecimento permanece inalterado, está resolvido, apenas que de lá pra cá o evaporador do ar-condicionado furou e estou sem ar desde então, veio crise, veio pandemia e aí pra completar o fechamento da Ford.
O tempo passa e as mudanças que as pessoas desejam nunca levam em conta se é pra melhor ou pra pior.

Fica aí um clipe, ensaio cinematográfico automobilístico do XLT 2004 para saudar os amigos Ecosport e Ford.
 

Olá Italo, bonitona sua Eco, Parabéns e belo vídeo!
Que bom que encontrou o problema....realmente com a saída da Ford do Brasil, não sabemos como ficará o mercado, principalmente no quesito "peças" .... mas pelo que sei, minha esposa tem parentes em Fortaleza e lá continuará ativa a fábrica de peças....mas deve encarecer um pouco mais....mas bora lá....fazer o quê?....abraços e boa sorte com essa lindona aí!

#7
 italovalerio

italovalerio
Iniciante
Iniciante
Olá Italo, bonitona sua Eco, Parabéns e belo vídeo!
Que bom que encontrou o problema....realmente com a saída da Ford do Brasil, não sabemos como ficará o mercado, principalmente no quesito "peças" .... mas pelo que sei, minha esposa tem parentes em Fortaleza e lá continuará ativa a fábrica de peças....mas deve encarecer um pouco mais....mas bora lá....fazer o quê?....abraços e boa sorte com essa lindona aí!

Obrigado !
Acompanhem a sessão de Viagens, Histórias e Fotos do seu EcoSport, andarei escrevendo por lá muitas coisas que vão parecer história de pescador rsrsrsrs.

Falarei dos pneus que ninguém dava nada por eles e duraram 10 anos, estão rodando até agora sem 1 furo sequer. Conheça o pneu mágico para Eco que infelizmente sumiu do mercado.

Tem a mais recente em que limpando as partes do motor quebrei (ou estava quebrado e não tinha visto) o duto de vapor de combustível e não tem em lugar nenhum pra comprar. O que aconteceu é inacreditável.

Vem aí uma série de videologs que quem tem Ecos da primeira geração vai ver várias dicas de como viver de boas com Ford Ecosport.


#8
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