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RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL

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#1
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Boa Noite,
Gostaria quem puder, me tirar uma dúvida......na Ecosport 2006, 1.6 8v flex...o injetor de combustível da partida a frio, injeta combustível (gasolina) automaticamente a toda partida? ou somente se identificar uma certa temperatura através de algum sensor? E caso sim, onde localiza-se esse sensor?
Acho que o meu está injetando a toda partida! Só uso Gasolina, apesar de ser Flex, mas não há vazamento no reservatório, mas depois de um tempo abastecido, já era o combustível do reservatório!

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Enquanto ninguém mais gabaritado responde, vou arriscar uns palpites...


Em teoria, a gasolina do tanquinho só entraria em ação quando o percentual de etanol no tanque fosse maior do que 90% e a temperatura do motor estivesse abaixo de 160C (em alguns sistemas abaixo de 200C).


Porém, acredito que na prática isso não role não! Acho que basta a temperatura estar baixa para que a gasolina do tanquinho entre em operação!


E como esta temperatura é avaliada? Segundo apurei, acredito que pelo mesmo sensor de temperatura do motor: um termistor feito à base de cerâmica do tipo NTC (Negative Temperature Coefficient), que gera uma medida fiel e precisa da temperatura.


Ou seja, sua gasolina do tanquinho está baixando porque pela manhã a temperatura ambiente (do motor) está baixa (150C?) e a gasolina acaba sendo injetada toda vez. Afinal, se aqui no Nordeste acabei de acordar e está 210C, aí em Sampa deve estar mais frio, né?


E eu creio isso acaba sendo uma coisa boa: ajuda a não deixar a gasolina velha... Como moro numa região de clima quente, por precaução eu esvaziava meu tanquinho de 6/6 meses, só para renovar a gasolina:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2094p20-luz-do-reservatorio-de-partida-a-frio-piscando#26938


No meu caso, a gasolina do tanquinho nunca acabava, então acredito que este sistema da Ford não injete automaticamente a gasolina a cada partida como ocorre, por exemplo, nos carros antigos da Honda e em alguns modelos da Fiat.


Falando nisso, há alguns anos a Honda utiliza uma resistência elétrica para aquecer o etanol (Flex one - também adotado por outras montadoras).


Mas já existe um sistema melhor  - a injeção direta - que aumenta a pressão do etanol e permite a partida até em temperaturas negativas!  #Partiu tanquinho - mas sem rachar, rsrsrs!



Então, resta a dúvida: no seu carro isso acontecia também quando as temperaturas estavam maiores? Mas acho que isso é raro, pois as médias mínimas de SP são sempre menores do que 200C, em qualquer mês do ano!


O ideal seria algum colega de SP dar este feedback e relatar se isso ocorre também!


Outro detalhe: no ano passado acho que você teve um problema com vazamento no tanquinho, não foi? Chegou a trocá-lo ou trocou alguma vedação?

#3
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia Mestre Josimar,
Eita memória boa...isso mesmo, logo que comprei o carro, verifiquei que havia um vazamento, era a borracha do motorzinho, que estava ressecada, troquei umas 3, até parar...pois as que comprei, acho que eram velhas também....mas agora não vaza!...por isso a dúvida...realmente em São Paulo e justamente onde moro, aqui na Z.L., tem uma mata dentro do meu condomínio, garagem aberta, sem cobertura, onde a noite é mais gelada que outros pontos da cidade......isso pode gerar a baixa da temperatura de fato....mas seria interessante mesmo o feedback dos colegas, para tirarmos essa dúvida...só como comparação....o meu pai tem uma Spacefox...e não baixa nem a pau......ele mora em outro ponto da cidade (Z.N.), com garagem toda fechada e também é mais fresco que outros pontos da casa....agora seria interessante ver isso para tirar meu elefante atrás da orelha!kkkkkkkkkkk.....Outra informação, só para conhecimento, o veículo Santana (quadrado) também era resistência para aquecer!
Ficamos no aguardo dos colegas! VLW!

#4
 Jlrh

Jlrh
Iniciante
Iniciante
Alguém ja retirou o reservatório para uma limpeza geral? como fez?

#5
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