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Alguma luz no fim do túnel.... Valvula Termostatica.

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#1
 Danilo Micheletto

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Iniciante
Iniciante
Boa noite pessoal.

Sei que esse assunto já foi discutido, mas ainda não encontrei uma solução.

Vou contar a novela dessa semana. Meu EcoSport 2005 1.6 Gasolina apresentou vazamento na carcaça da valvula termostatica pela 2º vez. Fui até a Ford e providenciei uma nova, completa (carcaça, valvula, sensor e juntas). Aí começou os problemas.

Primeira troca, a valvula não estava abrindo. Voltei até a Ford e troquei a peça em garantia.

Segunda vez, valvula não abriu novamente.

Passei o carro no scanner e nada acusou.

Troquei a bomba d'agua. Valvula ainda travada.

Comprei uma carcaça e valvula da Valclei. O problema foi sanado por duas horas. Novamente valvula travada.

Sangrei o sistema todo duas vezes pra ver se eliminava ar, e a valvula persiste em continuar fechada.

OBS: Fiz o teste da panela com agua quente no fogão e coloquei as duas valvulas, a antiga (que era Valclei tambem) e a nova original da Ford, e ambas abriram. =\

Por algum motivo as valvulas não estão abrindo no meu carro e não sei por que. A agua, aparentemente circula bem.

Os sintomas são de valvula travada: Mangueira que sai da carcaça para o radiador fria, ventoinha no 1º e 2º estágio armada direto. Resistencia OK.

O radiador é novo e original Ford.

Alguem já viu algo parecido? Desde já, agradeço.

#2
 Brignoli

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Membro VIP
Membro VIP
Danilo Micheletto escreveu:Boa noite pessoal.

Sei que esse assunto já foi discutido, mas ainda não encontrei uma solução.

Vou contar a novela dessa semana. Meu EcoSport 2005 1.6 Gasolina apresentou vazamento na carcaça da valvula termostatica pela 2º vez. Fui até a Ford e providenciei uma nova, completa (carcaça, valvula, sensor e juntas). Aí começou os problemas.

Primeira troca, a valvula não estava abrindo. Voltei até a Ford e troquei a peça em garantia.

Segunda vez, valvula não abriu novamente.

Passei o carro no scanner e nada acusou.

Troquei a bomba d'agua. Valvula ainda travada.

Comprei uma carcaça e valvula da Valclei. O problema foi sanado por duas horas. Novamente valvula travada.

Sangrei o sistema todo duas vezes pra ver se eliminava ar, e a valvula persiste em continuar fechada.

OBS: Fiz o teste da panela com agua quente no fogão e coloquei as duas valvulas, a antiga (que era Valclei tambem) e a nova original da Ford, e ambas abriram. =\

Por algum motivo as valvulas não estão abrindo no meu carro e não sei por que. A agua, aparentemente circula bem.

Os sintomas são de valvula travada: Mangueira que sai da carcaça para o radiador fria, ventoinha no 1º e 2º estágio armada direto. Resistencia OK.

O radiador é novo e original Ford.

Alguem já viu algo parecido? Desde já, agradeço.

Bom dia,
Vamos a sua novela mexicana!kkkkk....não passei exatamente por isso, mas semelhante, então vou tentar ajudar....primeiro na questão da troca da carcaça, vc trocou pela segunda vez....qual tipo de carcaça colocou? A original pelo visto de Plástico? Oriento na próxima, espero que não precise, mas se ocorrer, coloque de alumínio fundido, na minha opinião é melhor....é a que uso atualmente!
Quanto a válvula, que está dando dor de cabeça e fez um teste e abriu.....acho que o problema não é na válvula, mas sim no sensor.....vc informou que os trocou também, então tente recolocar o velho e veja se abre agora! Caso já não tenha feito!
Se tentou e não deu certo também.....veja se há alguma mangueira com obstrução, ou seja, entupida ou com algum vazamento, mesmo que minúsculo!...
Espero ter ajudado e nos retorne com o Feedback se der certo ou não....assim poderemos o ajudar e a outros também.....
abraços........

#3
 Araujo Junior

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Membro Jr
Membro Jr
Bom dia Danilo, eu também não acredito que seja problema nas válvulas termostáticas, a pouquíssimo tempo também tive um problema no sistema de arrefecimento que levou a queimar a junta de cabeçote, e no meu currículo caso o que estava fazendo aquecer era o radiador de ar quente. Verifica o retorno pro tanque de expansão que ali tem um redutor que pode obstruir e também se for o caso, faça que nem eu. Anule o radiador de ar quente para um teste, mas lembre que não pode tampinhas as saídas das mangueiras do ar quente, tem que interligá-las colocando uma mangueira. Tenta verificar essas coisas volte pra nos contar o resultado.

#4
 Danilo Micheletto

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Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal.

Vou passar um feedback pra voces, mas por enquanto o carro continua na mesma.

Ontem de manhã levei o carro a um mecânico e ele fez uma nova sangria, que fez o carro funcionar bem por algumas horas. Andei bastante com o carro, até uma hora que escuto novamente a ventoinha armada no 2º estagio. Nesse momento desliguei o carro e percebi que a valvula se abriu logo apos desligar o carro, pois as mangueiras ficaram em temperaturas iguais. Com isso consegui chegar em casa e o carro normalizou novamente. Percorri uma distancia de 30 km com ele, normal até isso. Estacionei e deixei ele desligado por cerca de 4 horas e, na hora de ir embora, carro ruim novamente. Resultado: Fui embora de guincho, pois aqueceu demais, ponteiro subiu e eu não quis arriscar perder o motor do carro.

Quanto ao sensor de temperatura, coloquei o velho novamente e ficou a mesma coisa. A unica coisa que notei é que ele não vedou como deveria. A mangueira de retorno corre água normalmente, mas de qualquer forma vou pedir pra dar uma olhada junto com esta questão do ar quente.

Estou muito triste, pois gosto muito do meu carro, mas esse problema está tirando meu sono.

Agradeço muito as dicas pessoal, qualquer novidade posto aqui.

#5
 efemota

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Administrador
Administrador
Se você precisar de um mecânico que resolva isso eu tenho um contato para te enviar.

Manda mensagem privada pra mim eu que eu te passo o endereço e o contato da oficina mecânica.

Oficina existente desde a década de 80 no bairro da Vila Madalena em São Paulo - SP.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#6
 Danilo Micheletto

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Iniciante
Iniciante
Bom dia, pessoal.

Ontem novamente foi um domingo de testes, só que na garagem.

Liguei o carro, deixei esquentar, dei umas boas aceleradas nele e a valvula se abriu e o carro funcionou normalmente. Fiz isso por bastante tempo, sem forçar muito o carro. Desliguei e deixei esfriar, notei que a agua baixou bastante. Completei e fiz o mesmo procedimento, a valvula e ventoinha funcionaram normalmente. Vou ver a situação de hoje, mas, com o carro em movimento. Mais tarde volto pra dizer como está.

Efemota, agradeço muito, vou entrar em contato.

Obrigado!

#7
 Danilo Micheletto

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Iniciante
Iniciante
Boa noite, pessoal.

Voltei para dar um feedback, pois a novela só se resolveu nesta ultima sexta-feira.

Após este dia da mensagem o carro voltou a aquecer. Levei no mecanico que mexeu no meu carro quando estava com o antigo dono, mesmo mecanico que cuidava do carro do meu pai. Infelizmente não pude levar no mecanico indicado pelo Efemota, pois moro no extremo leste de São Paulo, mas agradeço muito e vou guardar muito bem o contato.

Pra resumir um pouco, o carro estava com a junta queimada e cabeçote um pouco empenado, pouca coisa. Estava passando compressão do 1º para o 2º pistão. Feito plaina e trocada junta, o carro continuou a querer aquecer, ainda. Cansado dos problemas, por conta própria quis ir eliminando o que poderia estar causando, ainda, superaquecimento.

Troquei reservatorio e tampa, notei que melhorou, mas, não o suficiente. Ventoinha no 2º estagio ainda ligada direto e valvula termostatica intermitente.

Resolvi isolar o ar quente. Resultado: Carro funcionando normalmente. Este final de semana rodei cerca de 80km e nada do 2º estagio acionar, valvula termostatica em pleno funcionamento. Após isolar o ar quente, resolvi conectar a mangueira do jardim à conexão do ar quente e abri com certa pressão. Saiu muita, mas muita sujeira. estavam todas entupidas as passagens do ar quente, logo, o liquido não circulava corretamente. Agora é aguardar um pouco e mandar arrumar o ar quente, pois quero manter a originalidade do carro.

Gostaria de agradecer muito as dicas de todos. Muito obrigado! Very Happy

#8
 efemota

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Administrador
Administrador
Legal, problema resolvido!!! Obrigado pelo retorno!!

Abraços,

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#9
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