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Temperatura subindo em marcha lenta

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#1
 Araujo Junior

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Membro Jr
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Boa tarde, meu Ecosport 2008 1.6 apresentou um problema nessa última semana que nunca tinha visto. Depois de rodar alguns km em velocidade alta em torno de 100 km/h ao parar num engarrafamento ou entrar em perímetro urbano o ponteiro da temperatura vai lá no final, acende a luz vermelha a ventoinha trabalha e a temperatura não baixa. A primeira vez que aconteceu foi na sexta feira, desliguei o carro e encostei e fui ver o motor, aparentemente tudo normal, tanque de expansão normal, mangueiras normais. Não queimou junta, o nível de água não baixou. Vendo q tudo parecia normal resolvi ligar o carro de novo e a temperatura caiu ficando normal o resto do trajeto. Depois dessa vez, aconteceu mais 3 vezes, todas elas depois de andar em velocidade mais alta e parar num engarrafamento ou entrar em perímetro urbano, como da primeira vez, desliguei e liguei o carro e a temperatura normalizou. Alguém já passou por esse problema, sabe o que pode ter acontecido? Penso que pode ser o sensor de temperatura ou a termostática que não abriu. Se alguém puder ajudar será de muita valia visto que estou trocando a embreagem do carro e aproveitaria o espaço extra e veria isso tbm.
Obrigado

#2
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Possivelmente o resistor da ventoinha que liga o primeiro estágio esta queimado ou com mal contato no conector, verifique ou leve em algum lugar que mexa com isso.

Veja esses links que peguei de uma postagem do Josimar.

http://ecosportclub.forumeiros.com/t383-ventoinha-do-radiador#8539 (dicas do Marcos)

http://ecosportclub.forumeiros.com/t383-ventoinha-do-radiador#6055

http://ecosportclub.forumeiros.com/t383-ventoinha-do-radiador#8526

http://ecosportclub.forumeiros.com/t383p20-ventoinha-do-radiador#9257

http://ecosportclub.forumeiros.com/t383p20-ventoinha-do-radiador#10740

#3
 Moreira chaves

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Iniciante
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ja passei por isso putz igualzinho num escort que tinha. Entao duas das colmeias do radiador estavam entupida o caro andava normal, mas quando pegava a estrada temperatura subia porque a pressão que a agua exercia não circula o suficiente para esfriar o motor. Vc tem duas opçao mandar varetar o radiador ou troca-lo. no meu caso levei quase um ano parar descobrir.

#4
 Araujo Junior

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Membro Jr
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Obrigado pelas dicas, mas ainda não resolvi o problema. Verifiquei a resistência da ventoinha, ela está normal, funciona o primeiro estágio, mas a temperatura ao invés de cair quando ela arma, continua subindo aí arma o segundo estágio e continua subindo. Quando o problema iniciou eu desligava o carro e a temperatura voltava, depois eu descobri que se eu acelerasse o carro a temperatura caía, sem precisar desligar o motor, então pensei que pudesse ser a bomba d'água, retirei a bomba d'água e ela está normal, troquei a válvula termostática por uma outra que tinha aqui q tirei quando coloquei a carcaça da válvula de alumínio e o problema tbm continua. Resta ver o radiador como o Moreira falou e as mangueiras do ar quente. Se alguém tiver mais alguma idéia, por favor me ajudem.

#5
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Vc já viu o retorno, tem um redutor que costuma entupir.

#6
 Brignoli

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Membro VIP
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Boa Tarde,
Dá uma olhada no sensor de temperatura, que fica na carcaça da válvula termostática...pode ter algum problema ou mesmo mal contato!

#7
 Araujo Junior

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Membro Jr
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Bom dia, consegui resolver o problema em parte, com uma dica do youtube que apesar de não concorar muito fiz assim mesmo e melorou bem. Na válvula termostática tem uma esfera que o cara do vídeo jura que sempre dá problema, então ele eliminava a mesma, até de peças originais novas, como tinha uma termostática sobrando fiz na paralela e deixei a oriinal intacta. Em casa fazendo testes na garagem a ventoinha arma com 106° e sai por volta de 99°, andando ela entra em 108°, mas as vezes a temperatura começa a subir, com 109° entra o segundo estágio da ventoinha, mas quando chega em 111° eu acelero o carro até uns 3000 rpm e temperatura cai rapidamente porém a ventoinha não desliga o segundo estágio, mas o problema está acontecendo com menos frequência. Não sei no carro de vocês, mas no meu quando a ventoinha está ligada no segundo estágio a marcha lenta fica irregular e é mais difícil o motor aceitar aceleração, isso sempre ocorreu. Na quarta feira pela manhã, saí com o carro e a ventoinha armou no segundo estágio com o carro em 93°, bem estranho isso, pode ter dado algum mau contato no conector. Tenho esse carro a quase 6 anos e quase 120 mil km rodados comigo e ele havia esquentado apenas uma vez, mas não chegou na faixa vermelha e o problema era mau contato no plug da resistência fazendo funcionar a ventoinha constantemente no segundo estági. Uma cosa que acho estranha é que se a ventoinha está ligada em sua velocidade máxima, não era pra esquentar o motor e sim refrigerar mais, me corrijam se eu estiver errado. O que estou achando estranho também é a temperatura do motor em estrada, lembro que nessa codição a temperaura ficava bem baixa, na casa dos 90° porém agora ela fica na casa dos 100° ou mais, fazendo até mesmo entrar a ventoinha no primeiro estágio. Se alguém for pegar estrada e puder verificar a temperarura de cara pro vento eu agradeço. Já verifiquei o retorno, o redutor não está obstruído, e ainda nâo verifiquei o sensor de temperatura. Tenho um paralelo em casa guardado que tirei em perfeito estado pra colocar o original, já me falaram que pode ser junta do cabeçote, mas acho difícil, pois o carro está com desempenho bom, pega bem, não tem fumaça estranha e o óleo está normal, sem sinal de água, e pelo que andei vendo quando é cabeçote a temperatura não baixa nunca. Espero que não seja ele realmente. Coloquei uam tampa nova e nada, mas é paralela, pode estar com defeio também. Agora só vou poder mexer no carro depois do dia 8 de junho, pois trabalho embarcado e vim trabalhar ontem, enquanto isso vou estudando os problemas.

#8
 Brignoli

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Membro VIP
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Boa Tarde Araujo,
Bom, ainda continuo achando que o problema de repente está sendo gerado pelo sensor de temperatura....você comentou:

" Uma cosa que acho estranha é que se a ventoinha está ligada em sua velocidade máxima, não era pra esquentar o motor e sim refrigerar mais, me corrijam se eu estiver errado."

Na realidade a ventoinha aciona, quando o sensor acusa a temperatura, abrindo a válvula termostática e liberando a água para circular...aí sim o conjunto todo trabalhando (água circulando + ventoinha) esfriaria a água!
O sensor pode estar com problema, não acionando a válvula termostática e não circulando a água para esfriar...
Bom, isso na teoria....kkkkk

#9
 Araujo Junior

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Membro Jr
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Vou tentar isso tbm, como disse tenho um sensor, mas agora só no dia 9 de junho rsrs

#10
 Araujo Junior

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Membro Jr
Membro Jr
Bom dia, olhando o carro agora a pouco, acelerei o motor algumas vezes e água saía pelo escapamento. Acho que não tem pra onde correr, seguda tiro o cabeçote pra levar na retífica pra ver se empenou, trincou e realizar os reparos.

#11
 Brignoli

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Membro VIP
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Boa Tarde,
Sair um pouquinho de água pelo escapamento é normal....é ação do catalizador, para não poluir o meio ambiente......e principalmente se estiver usando álcool......verifique se é somente quando liga ou se depois ainda continua saindo!...geralmente na ação do catalizador é só no começo, após ligar o carro, onde há maior acumulo.....depois para!

#12
 Araujo Junior

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Membro Jr
Membro Jr
Desculpa a demora, mas a semana foi um pouco corrida. O problema era junta do cabeçote queimada mesmo, feito reparo, substituída a válvula e tudo certo agora. Infelizmente o problema foi o mais sério. Agradeço a todos pelas dicas.

#13
 Araujo Junior

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Membro Jr
Membro Jr
Bom dia, ressuscitando o tópico pra passar uma informação que considero bem importante. Como foi dito anteriormente meu carro queimou a junta do cabeçote é essa foi a consequência do aquecimento, a causa do aquecimento foi outra e descobri na terça dia 11. Pois bem, o carro começou a aquecer depois de trechos longos em aceleração. Quando reduzia ou parava no trânsito ele aquecida, depois começou a aquecer em aceleração, na estrada mesmo, com vento na cara, isso mesmo em dias frios ou chuvosos onde era para a temperatura cair bastante. Fiz o serviço no cabeçote e o carro funcionava normal até que na Dutra a temperatura começou a subir de novo. Depois desse reparo estou andando o tempo todo controlando a temperatura pelo celular para não ter nenhuma surpresa e quando vi q a temperatura chegou a 110° parei no acostamento, esperei um pouco e liguei de novo. A temperatura caiu um pouco e tentei acelerar o carro pra ver se a temperatura abaixava (essa técnica estava funcionando antes), ao acelerar ouvi barulho como de bolhas de ar dentro do carro, então voltei para casa e soltei as mangueiras do radiador de ar quente e coloquei uma das mangueiras interligando as conexões da carcaça da válvula termostática. Tirei o ar do sistema, completei a água e fui fazer o teste e a temperatura não sobe mais. Ainda está um pouco alta na estrada, em trono de 106° onde deveria estar bem mais baixa, que julgo ser por causa da mangueira estar muito dobrada restringindo o fluxo de água, porém o carro não esquenta mesmo em maiores velocidades ou ar condicionado ligado. Hoje ou amanhã vou colocar uma mangueira adequada e ver como fica. Meu palpite ou é que o radiador do ar quente está com algum furo ou com alguma restrição séria, mas antes de ter que fazer o serviço no cabeçote eu coloquei mangueira de água diretamente nele e saía água normal e não tem água dentro do carro e tirei o ar dele antes de conectar a mangueira na carcaça quando feito o reparo no cabeçote. Espero ter ajudado e que isso possa ajudar outras pessoas que tem Fiesta, Ecosport, Ka e até mesmo Ranger com esse mesmo tipo de problema de aquecer na estrada. Vou colocar pressão no radiador de ar quente pra ver se ele está furado e depois passo o resultado.

#14
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