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Fluído da transmissão automática 2008

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#1
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Alguém que tenha um Ecosport 2008, só gasolina e que tenha o manual original pode ver qual é o fluído usado na transmissão automática?

O manual que temos na internet diz ser o Marcon LV, mas em 2008 saíram dois Ecosport, um só gasolina e outro flex e o fluído pode ser diferente.

#2
 Josimar

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Diamond Titanium
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Zanetti, primeiro, acho que o manual está errado - postei um comentário aprofundado sobre as diferenças entre o Mercon V e o LV - só não lembro onde está...


Mas vamos esquecer o meu achismo por um momento: se você prestar bem atenção, verá que este manual que temos é o do EcoSport 2008, antes que houvesse a versão 2.0 flex!


Por que digo isso? Veja que na seção "Dados técnicos" (página 11-5 ou 72 do PDF) só consta a potência do motor 2.0 para gasolina (138,1 CV).

Os demais dados técnicos também não fazem menção a versões 2.0 flex!

No manual 2010 (já flex), a potência está detalhada: 140,7 CV para gasolina e 145,5 CV para etanol.


Ou seja, o manual disponível no fórum deve ser para Ecos 2008 2.0 somente a gasolina! Se for segui-lo, é o Mercon LV mesmo...


Olha aí um forista que tem um Eco 2008/08 automático (Mercon LV):

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1954p25-50-000-troque-seu-oleo-do-cambio-automatico#41117


Só para complicar mais um pouquinho: creio que você já deu uma olhada no tópico do Alexandre (Apalma - que hoje está com um CR-V):


http://ecosportclub.forumeiros.com/t1326-troca-de-oleo-do-cambio-automatico


Mas você já chegou a completar o óleo da transmissão há uns dois dois anos, não foi?

http://ecosportclub.forumeiros.com/t3468-oleo-da-direcao-hidraulica#42350


E funcionou beleza? Quer dizer, vale aquela máxima: não se mexe em time que está ganhando...

#3
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Estou na rua, mas completei o fluído dá direção.
Depois volto ao fórum para ver melhor suas dicas, obrigado.

#4
 Josimar

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Achei o o local onde postei a informação sobre a questão Mercon V/LV:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t4069-troca-de-oleo-do-cambio-automatico#46460


Resumidamente(se é que consigo):


Até 2008-2009(?) se recomendava trocar de 50 em 50 Km? Porque era Mercon V, que é de base mineral.


Nos ecos mais novos (2010-2012), o ATF é o Mercon LV, de base sintética, de baixa viscosidade, feito para durar até 240.000 km (150.000 milhas). Por isso nestas versões não é recomendado trocar o ATF, e sim completar!

O Mercon V atende à especificação Ford WSS-M2C919-E. É um óleo mais antigo, usado de 1997 até 2007.

Já o Mercon LV é a WSS-M2C938-A. Aliás, é  mesmo usado em algumas caixas de direção hidráulica da Ford. Seu uso veio a partir de 2007!


Porque então a confusão nos manuais? 


Minha opinião: Nas ecos até 2007, era recomendado trocar a cada 50k, pois era o Mercon V!


A confusão começou quando trocaram o manual da segunda geração: Mudaram o ATF para Mercon LV e continuaram com a informação de que era para trocar de 50 em 50... Estava errado.


Daí alguém viu e disse: tá errado, corrige a informação... E alguém corrigiu na terceira geração, mas ao invés de simplesmente tirar a necessidade da troca 50-50, trocaram também o nome do ATF, que voltou a ser Mercon V, quando na verdade deveria ser Mercon LV!


Elaborei esta hipótese após ler documentação técnica sobre o Mercon V/LV no site da Ford (EUA).


E agora?

#5
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Obrigado Josimar, estive na oficina onde faz a troca e o rapaz me falou que pelo número de série da caixa ele pode conferir junto a documentação, como só vou trocar na primeira quinzena do mês que vem, vou pesquisar mais até lá.

Pelo menos ele olhou por baixo e afirmou que nunca foi trocado, já é alguma coisa.

Vou torcer para ser o V, pois é bem mais barato e daqui a 50 mil quilômetros rodados já estarei morto, rsrsrs.

#6
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
De uma coisa não tenho dúvidas: até 2007 nem existia o Mercon LV. Ou seja, somente a partir de 2008 (nos EUA) é que os veículos começaram a usá-lo.


Então, é praticamente certo que até 2008 todos os Ecos (e quaisquer outros veículos Ford) só usavam Mercon V!


Vejam só uma carta aberta do Ford (EUA) sobre o produto:

"O Mercon LV é outra coisa - um fluido voltado para o futuro projetado para oferecer benefícios de desempenho chave para os modelos de 2008 e mais além, disse ele. Destina-se a coexistir com Mercon V indo para a frente, e os dois não são intercambiáveis."

http://www.irv2.com/forums/f23/mercon-sp-or-lv-fluid-64848.html#post613443



Sobre a  não-compatibilidade (Motorcraft):

http://www.motorcraft.com/pt/pt/products/items?userguide=1249079258800


#7
 Zanetti

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Beleza, vamos ficar experts em fluído de câmbio da linha Ford, pena que só vou usar esse conhecimento uma vez.

#8
 Josimar

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Outro colega que tinha um Eco 07/08 gasolina auto e conferiu no manual:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1326-troca-de-oleo-do-cambio-automatico#18665


"[...] Se no manual o recomendado é o Mercon LV, você não pode usar (ou misturar) o Castrol ATF "normal", nem o Mercon V (Tranmax).

Você pode utilizar o Castrol Mercon LV ou outro óleo compatível com a especificação "Mercon LV" (sintético).

Cuidado para não misturar o sintético com o mineral, pois já encontrei algumas marcas que vendem Mercon V e o LV minerais.

No manual da minha 2007/2008 a especificação é Mercon V, anterior à da sua.

Boa sorte!"

#9
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