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Alarme EcoSport 2006 4wd - Tem ou não tem?

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#1
 Artur Pilar

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Iniciante
Iniciante
Boa noite!

Comprei uma EcoSport 2006 2.0 4WD de particular, ela não veio com controle de alarme. Mas no painel fica piscando uma luz vermelha com cadeado quando fecho na chave. Agora ficou a dúvida...
Question
Esta versão da Ecosport tem alarme original Ford?

Se tiver alarme, eu posso apenas comprar um controle original Ford e tentar codificar o mesmo???? Tem algum mistério???
Question

Se puderem ajudar agradeço!

Desculpe se postei no lugar errado, entrei hoje no fórum para pesquisar sobre o carro. Abraço!
Driver

#2
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Boa noite, Artur.


Bem vindo ao fórum. Parabéns pela sua aquisição. Este Eco é a versão mais completa. Só não é automático...


Sim, tem alarme original volumétrico e periférico (se está funcionando, aí é outra história...).


Sim, pode adquirir um alarme original Ford e codificar. Não tem mistério. Aqui no site há um tópico explicando:


http://ecosportclub.forumeiros.com/t103-codificar-controle-do-alarme-original


Mas, cá para nós, nunca gostei muito desse alarme original (ele não sobe automaticamente os vidros, tem que pressionar o controle um segunda vez, durante alguns segundos).


Coincidentemente, dos meus cinco EcoSports o único que não coloquei outro alarme foi o 4WD.  


Ah! o cadeado piscando é o controle eletrônico de imobilização do motor. É independente do alarme citado.


Abs

#3
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Artur, uma preocupação mais urgente no seu carro é saber se o sistema de tração está funcionando.


Já testou? O antigo dono explicou como usar?


O seu carro já é preparado para enfrentar de modo mais eficiente situações de perda momentânea de aderência, tais como ocorre em curvas fechadas, em pista úmida, etc., mesmo sem acionar o botão 4WD.


Por que não acionar a tração integral em asfalto? Maior risco de dano ao diferencial traseirodesgaste de pneus e aumento do consumo de combustível. Destes fatores, aquele que é mais relevante é o diferencial traseiro.


Mas quer dizer que NUNCA deve-se acionar a tração no asfalto? É claro que o acionamento por curtos momentos, em baixa velocidade, apenas para “testar” seu funcionamento, não deverá trazer nenhum problema sério. Você pode fazer e vai inclusive verificar que a direção se torna pesada e a condução menos agradável, afinal, a tração integral foi pensada para dirigir “fora de estrada”, em baixas velocidades.


No outro extremo, pior do que dirigir com a tração ligada no asfalto é deixar de ligá-la em situações de real necessidade (condução em areia, lama, neve, etc.). Aí sim, pode haver sérios danos ao sistema.


Há algum tempo dirigi cerca de 6.000 km atravessando 5 estados nordestinos até o Maranhão, rumo aos lençóis maranhenses. Houve um trecho fora de estrada de cerca de 100 km que só carros tracionados passam. Levei umas três horas e meia para percorrê-lo, mas não deixei a tração ligada o tempo todo, só quando a areia era muito fofa, para não correr o risco de atolar, e também quando atravessava pequenos rios, pelo mesmo motivo.


Enfim, é melhor reservar o uso da tração conforme recomenda o manual. Lembre-se que mesmo sem o botão acionado o seu carro é Four-Wheel Drive automático.


Abç

#4
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esqueci de comentar sobre uma maneira prática para testar a tração:


Escolha um área de terra com bastante areia, faça algumas manobras, sinta o desempenho do carro e depois ligue o botão no painel.


Após ligar o botão, estando o carro parado, fazer manobras laterais (como se fosse estacionar) deve ser bem difícil. É como se o carro agarrasse no chão. Desligue o botão e veja se há diferença. Qualquer diferença indica que o 4WD está funcionando bem.


Se possível, arrume uma ladeira bem íngreme e suba com o botão ligado e desligado. Detalhe: mesmo com o botão desligado, o Eco distribui até 30% do torque para o eixo traseiro. Com o botão acionado, o torque fica em 50% para os dois eixos.


Dá para subir com o botão desligado, mas se ao ligar ficar mais fácil, é porque está tudo ok com a tração.


Quer dizer, existe um problema crônico que é o desgaste precoce do rolamento do mancal central, mas aí é outra história. Se estivesse com esse problema, você ouvira um chiado de rolamento com defeito, vindo de debaixo do carro...


Abs

#5
 Artur Pilar

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Iniciante
Iniciante
Muito obrigado pelo retorno Josimar!

Referente ao alarme, vou ir até alguma loja que trabalhe com este tipo de controle e fazer um teste com o controle original. Preferi perguntar aqui antes, pois sem esta informação é muito fácil algum espertinho querer "empurrar" um alarme novo sem nem mesmo saber se existe o original ou se ele está funcionando.

Este ponto de o vidro não subir, será que não existe alguma centralina ou algum comando auxiliar que possa resolver o problema?



Sobre a tração 4WD realmente não testei na pratica o funcionamento, o máximo que eu fiz foi apertar o botão com o carro parado e a luz acendeu. Agora que você mencionou isto eu me dei conta que no máximo que descobri é que pelo menos o LED funciona \o/
Peguei o carro ainda esta semana e estou me acostumando com os detalhes ainda, já deixei na oficina para trocar correia poli-v, oléo, filtros, bomba de gasolina, enfim, estas coisas básicas que podem dar dor de cabeça se não fizer uma preventiva.

Vou fazer alguns testes na rua e ver como se comporta o carro, espero que esteja tudo em ordem. Mesmo não entendendo nada de mecânica eu suponho que este sistema não seja barato se houver algum problema ou falha para resolver.  -.-'


(Hitória rápida)
Eu tive uma experiência única, e não muito agradável, com esta tração 4x4 quando tirei minha primeira habilitação com 18 anos, e foi com uma ecosport, e em uma estrada de chão batido (areião).
Aquele botão 4WD no painel chamando atenção, certo que o garotão iria tocar nele não é?! bounce  
Dito e feito, taquei o dedo no 4WD! Porém eu desconhecia que deveria ser usado apenas em baixas velocidades e com cautela, havia dirigido muito pouco antes disto, ainda era verdinho no volante. Não preciso nem falar mais nada, sai rodando na pista fazendo "drift" de um lado para o outro até conseguir reduzir a velocidade e parar o carro. Imagina o susto e trauma do botão 4WD  Laughing
Sorte que não tinha ninguém na região e não bati o carro nas laterais da pista, o carro era do meu chefe na epoca.
Driver  Me livrei de um acidente e de uma demissão!

Mais uma vez obrigado pela atenção, abraço!

#6
 Josimar

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Diamond Titanium
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Beleza, Artur.


Cara, nunca imaginei que o acionamento da tração bloqueada em alta velocidade poderia gerar instabilidade tão grande na direção! Valeu a experiência e o aviso (passado o susto, deve ter sido engraçado, rsrsrs). 


Abs

#7
 Artur Pilar

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Iniciante
Iniciante
Boa tarde!

Comprei o controle "original" de 03 botões e codifiquei conforme indicado no tópico que me mandou - PAGUEI $50,00 no controle. Funcionou perfeitamente! E os vidros fecham sozinhos, assim como soa um toque da buzina no travar e destravar o carro com piscar dos piscas!!!
100%!!!!

Obrigado!

#8
 Josimar

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#9
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