EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Alarme que alerta Luz acesa ao desligar o carro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
Tenho uma Eco 2004 e descobri que o Alarme que acusa que a Luz está acesa quando desligamos o carro está em curto queimando fusíveis.
Preciso descobrir onde fica esta sirene para desliga-la.
Caso alguém possa me orientar, agradeço antecipadamente
abrs
Marcassa

http://www.marcassa.webnode.com.br

#2
 willian azevedo

willian azevedo
Membro Pro
Membro Pro
Atrás do painel de instrumentos

#3
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
Este Alarme (sirene pretinha redonda) fica grudado na placa eletrônica que comanda todo o painel de instrumentos e ele (alarme) funciona junto com a luz que ilumina o mesmo painel.
Este alarme ou esta luz de painel estão com algum problema que queimam um fusível que controla quase tudo com algum movimento do volante.
Abaixo segue a lista que este fusível controla:
- Buzina
- Luz Interna de Cortesia não acende abrindo a porta nem no botão
- Limpador de Para Brisas
- Luz do Painel de Instrumentos não acende quando liga farol
- Travas Elétricas não acionam com Alarme
- Travas elétricas não acionam pelo botão de comando do Motorista
- Travas Elétricas não acionam com movimento da Chave
- Farolete não funciona
- Faróis de Milha não acendem
Detectamos ao lado esquerdo da coluna de direção um chicote e localizamos neste chicote o fio (laranja com linha azul) que liga este alarme e a luz do painel. Este chicote é conectado num plugue na coluna de direção.
Cortamos este isolamos este fio, andei mais de 200 km e não queimou fusível. O problema é que com este fio isolado a luz de painel não acende e dirigir de noite sem ela é um problema.
Fui numa revenda Ford para me orientar sobre o assunto e lá quiseram que eu passasse o carro numa maquina de testes chamada “IDS” para verificar o que poderia ser, mas só para passar neste teste quiseram me cobrar R$ 250,00.
Achei caro, voltei ao eletricista, abrimos novamente a capa da coluna de direção onde analisamos fio por fio e religamos o fio laranja com linha azul. Dentro da oficina fizemos movimentos com o volante, abaixamos e levantamos, viramos etc e não deu problema. Sai da oficina andei 3 km e depois de uma curva para a direita queimou o fusível de novo.
Tiramos o painel e achamos outro chicote que é ligado num plugue da placa controladora dos instrumentos e localizamos 2 fios laranja com linha azul (um grosso e um mais fino) e um deles controla o alarme e luz de instrumentos, portanto se cortarmos este fio ficarei novamente sem a luz do painel.
Analisamos a possiblidade retirar este alarme (sirene pretinha redonda) da placa, mas fiquei com medo porque notei que poderia estragar a placa controladora que deve custar uma grana preta.
Se alguém já passou por este problema e /ou saiba como poderei resolvê-lo ficarei muito grato pela ajuda.
Não me importo em ficar sem este alarme, mas preciso ter a luz de iluminação noturna do painel.

http://www.marcassa.webnode.com.br

#4
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Marcassa escreveu:Este Alarme (sirene pretinha redonda) fica grudado na placa eletrônica que comanda todo o painel de instrumentos e ele (alarme) funciona junto com a luz que ilumina o mesmo painel.
Este alarme ou esta luz de painel estão com algum problema que queimam um fusível que controla quase tudo com algum movimento do volante.
Abaixo segue a lista que este fusível controla:
- Buzina
- Luz Interna de Cortesia não acende abrindo a porta nem no botão
- Limpador de Para Brisas
- Luz do Painel de Instrumentos não acende quando liga farol
- Travas Elétricas não acionam com Alarme
- Travas elétricas não acionam pelo botão de comando do Motorista
- Travas Elétricas não acionam com movimento da Chave
- Farolete não funciona
- Faróis de Milha não acendem
Detectamos ao lado esquerdo da coluna de direção um chicote e localizamos neste chicote o fio (laranja com linha azul) que liga este alarme e a luz do painel. Este chicote é conectado num plugue na coluna de direção.
Cortamos este isolamos este fio, andei mais de 200 km e não queimou fusível. O problema é que com este fio isolado a luz de painel não acende e dirigir de noite sem ela é um problema.
Fui numa revenda Ford para me orientar sobre o assunto e lá quiseram que eu passasse o carro numa maquina de testes chamada “IDS” para verificar o que poderia ser, mas só para passar neste teste quiseram me cobrar R$ 250,00.
Achei caro, voltei ao eletricista, abrimos novamente a capa da coluna de direção onde analisamos fio por fio e religamos o fio laranja com linha azul. Dentro da oficina fizemos movimentos com o volante, abaixamos e levantamos, viramos etc e não deu problema. Sai da oficina andei 3 km e depois de uma curva para a direita queimou o fusível de novo.
Tiramos o painel e achamos outro chicote que é ligado num plugue da placa controladora dos instrumentos e localizamos 2 fios laranja com linha azul (um grosso e um mais fino) e um deles controla o alarme e luz de instrumentos, portanto se cortarmos este fio ficarei novamente sem a luz do painel.
Analisamos a possiblidade retirar este alarme (sirene pretinha redonda) da placa, mas fiquei com medo porque notei que poderia estragar a placa controladora que deve custar uma grana preta.
Se alguém já passou por este problema e /ou saiba como poderei resolvê-lo ficarei muito grato pela ajuda.
Não me importo em ficar sem este alarme, mas preciso ter a luz de iluminação noturna do painel.


Boa noite,
Eu observei o seu pedido, fui buscar a informação, eu tenho baixado inclusive aqui do fórum o manual da Ecosport, infelizmente está muito claro para eu te enviar uma foto, onde consta o esquema elétrico da Ecosport, só que eu não sei o nome desse diacho de barulhinho , que é um aviso sonoro, mas provavelmente tem outro nome ....então vou orienta-lo a partir daí....baixe aqui no fórum o manual, procure no esquema elétrico o fusível, assim poderá fazer um teste no fio ....que provavelmente está partido ou descascado, encostando em alguma lata ou outro fio, dando curto!
Espero ter ajudado!

#5
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
Ok, Brignoli
Vou baixar o manual e seguir sua orientação
Obrigado
abrs
Marcassa

http://www.marcassa.webnode.com.br

#6
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
Caso alguem possa ajudar, continuo precisando de ajuda

http://www.marcassa.webnode.com.br

#7
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Marcassa escreveu:Caso alguem possa ajudar, continuo precisando de ajuda

Bom dia Marcassa,
Segundo verificação, o Fusível interno, da posição:
F12 (20A) iluminação externa, relê do farol alto;
F13 (7,5A) é da iluminação interna, luz do porta luvas, luz interna dianteira, luz do porta malas, luz interna traseira;
F14 (20A) Painel de instrumentos, console, buzina e iluminação externa;

caso não for nenhum desses , tento verificar outro provável fusível!
Eu ia mandar um print com todos os fusíveis, mas mudou o esquema do fórum e não consegui inserir a imagem....qualquer coisa, só postar aqui mesmo, que vejo outro possível local!
Espero ter ajudado....abraços


#8
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
valeu Brignoli, Obrigado
abrs
Marcassa

http://www.marcassa.webnode.com.br

#9
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
[quote="Brignoli"]
Marcassa escreveu:Caso alguem possa ajudar, continuo precisando de ajuda

Bom dia Marcassa,
Segundo verificação, o Fusível interno, da posição:
F12 (20A) iluminação externa, relê do farol alto;
F13 (7,5A) é da iluminação interna, luz do porta luvas, luz interna dianteira, luz do porta malas, luz interna traseira;
F14 (20A) Painel de instrumentos, console, buzina e iluminação externa;

caso não for nenhum desses , tento verificar outro provável fusível!
Eu ia mandar um print com todos os fusíveis, mas mudou o esquema do fórum e não consegui inserir a imagem....qualquer coisa, só postar aqui mesmo, que vejo outro possível local!
Espero ter ajudado....abraços  

Brignoli,

Minha Eco é 2004

Tenho tres Manuais da Eco, um do ano de 2003, um do ano de 2008 e outro do ano de 2010

No Manual da Eco de 2003
F12 (20 A) Farol Alto OK
F13 NÃO UTILIZADO
F14 (15 A) Bomba de Combustível ???

No manual da Eco 2008
F12 (20 A) Farol Alto OK
F13 (7,5 A) Lâmpadas de Cortesia OK
F14 (15 A) Bomba de Combustível ???

No manual da Eco 2010 este traz informação de Motores 1.6 e 2.0
F12 (20 A) Farol Alto OK
F13 (7,5 A) Motor 1.6 - Lâmpadas de Cortesia para veículos SEM TRAVA
F13 (10 A) Motor 1.6 - Sistema de Partida a frio, A/C, Sensor Hego, Bobinas dos reles de alta e baixa velocidade para Veículos COM TRAVA.
Mas o F14 (20 A) Motor 1.6 - Luzes Internas do Painel, Pisca-Alerta e Interruptor da Buzina

De qual ano é o seu manual de proprietário ??

Caso Vc possa enviá-lo para mim por Email (marcassa@ig.com.br) ficarei grato e caso queira posso lhe enviar os três que tenho aqui

Abrs
Marcassa

http://www.marcassa.webnode.com.br

#10
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa Noite,
O manual que baixei do fórum, é 2003 a 2007...porque a minha é 2006 flex...mas creio que nesse ano, sejam todos iguais....isso só suposição por causa do manual...
mandei pra vc as posições, de acordo com um programa que possuo, chamado DICATEC, é geralmente utilizado por profissionais que possuem SCANER....existe também no mesmo , esquemas elétricos de vários carros, peguei da ecosport 1.6 gasolina, que pelo ano, deve ser a sua....
Mas, caso queira o manual que baixei....passe o seu e-mail, que envio, está em pdf! assim poderá verificar melhor e guardar com você!

#11
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse dicatec que vc tem é o 3.0 ou o 3.1?

#12
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite Mestre Zanetti,
o Dicatec que tenho, é mais antigo pelo visto, versão 2.5.0 revisão 1

#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ah tá, estive vendo e o cara vende no ML por 10,00, mas é 0 3.0.0

#14
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
creio que no esquema eletrico o sierenedo alarme nao ira aparecer pois ele faz parte interna do painel de instrumentos....

#15
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
Brignoli escreveu:Boa Noite,
O manual que baixei do fórum, é 2003 a 2007...porque a minha é 2006 flex...mas creio que nesse ano, sejam todos iguais....isso só suposição por causa do manual...
mandei pra vc as posições, de acordo com um programa que possuo, chamado DICATEC, é geralmente utilizado por profissionais que possuem SCANER....existe também no mesmo , esquemas elétricos de vários carros, peguei da ecosport 1.6 gasolina, que pelo ano, deve ser a sua....
Mas, caso queira o manual que baixei....passe o seu e-mail, que envio, está em pdf! assim poderá verificar melhor e guardar com você!

Caso Vc possa enviá-lo para mim por Email (marcassa@ig.com.br) ficarei grato e caso queira posso lhe enviar os três que tenho aqui
abrs
Marcassa

http://www.marcassa.webnode.com.br

#16
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
Com este DIDATEC consigo detectar problemas eletricos como fios em curto ??

http://www.marcassa.webnode.com.br

#17
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
O Dicatec é um programa para quem utiliza o Scaner, pois aparecerá o código da falha e vc conseguirá identificar a qual se trata, também possui algumas dicas e esquemas elétricos....ele ajuda no quesito de vc encontrar da onde sai o fio e poderá testar...vou te enviar uns print's que tirei das telas e poderá analisar melhor e fazer o teste com um multímetro se está passando a corrente e se é na tensão necessária....assim que chegar em casa, te envio por e-mail ainda hoje, mas na parte da noite, de quebra, vou enviar junto o manual que baixei!

#18
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Zanetti escreveu:Ah tá, estive vendo e o cara vende no ML por 10,00, mas é 0 3.0.0

Boa Noite Mestre Zanetti,

Então, cuidado com esses programas, principalmente muito barato, pois o Dicatec é caro e também não é vendido facilmente....um amigo comprou no mercado livre, mas era versão de teste tinha um determinado prazo para vencer , acho que 30 dias...mas não divulgava isso...só depois da compra...mas como era mercado pago, devolveram o dinheiro...

Marcassa, vou enviar hoje via e-mail para vc..como combinado.....se puder enviar o que possui, agradeço, mesmo não sendo o ano, gosto de ter mais informações....caso eu encontre mais coisa...envio posteriormente caso queira!

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse vendedor do ML é de um fórum que tem vários esquemas e ele cobra 10,00 por mês para ter acesso ao acervo.

#20
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
OK, ENTENDI!

E-MAIL ENVIADO!
DEPOIS CONFIRME SE RECEBEU ?
ESPERO TER AJUDADO!

#21
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos