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Motor Duratec Ferveu - Reparos/Mecânica

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#1
 patrickfaustino

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Iniciante
Iniciante
Boa Noite Amigos e Amigas!

Escrevo esse tópico com o objeto de ajudar a todos em algum momento.
Sou bem rigoroso quanto a manutenção dos meus veículos, mas algo me surpreendeu. Sou proprietário do Ecosport XLT 2.0 16V Automática 2009 equipado com os motores Duratec.

Excelente veículo! Moro na região de Ribeirão Preto-SP, e acontece que no dia 03/02/2017, estava retornando de uma viagem a Ribeirão Preto-SP quando próximo a cidade de Pradópolis, meu Ecosport simplesmente acendeu a luz de óleo do motor a primeira vez e apagou. Após 6 segundos, novamente acendeu e o carro desligou. Era o começo de uma longa história...rs

Logo de cara: levantei o capô e... cadê a água no reservatório? Vi no painel que a temperatura estava normal. Tirei a vareta de óleo e tinha óleo no cárter! Meu veiculo foi guinchado até a oficina mecânica.

Lá, verificou que a mangueira superior do radiador havia se rompido, e meu motor ferveu...







Bom... iniciamos os trabalhos para retirar o cabeçote no dia 08/02/2017. Acompanhei todos os detalhes com o meu mecânica que teve muita paciência comigo, pois sou bem exigente e gosto de mecânica (possuo conhecimento mediano, depois dessa: conhecimento avançado...rs).

O grande problema que é encontrado no Ecosport: falta de espaço! Para você realizar um trabalho simples nesse motor é necessário muita vontade e paciência. Toda parte frontal teve de ser retirada e o motor suspenso por um apoio hidráulico porque o coxim foi solto.





Após a abertura e retirada do cabeçote, os cilindros, pistão e anéis estavam perfeitos. A junta do cabeçote (metálica) havia sido avariada, assim como o cabeçote empenado. Água foi encontrada no cabeçote.









A usinagem no cabeçote não é recomendada para motores moldados com liga de alumínio (embora raras montadoras permitam um limite mínimo). A Ford não permite a usinagem. Porém, optei por tentar uma usinagem uma vez que cilindros, anéis e pistão estavam todos em perfeito estado.

Na retífica (demorei para encontrar uma pessoa que desse conta...), feita no dia 10/02/2017, constatei que meu cabeçote estava muito empenado, fora dos padrões aceitáveis...



Um limite aceitável, mesmo em condições de recomendação e permissão por montadoras, é que a usinagem não consuma (rebaixe) o cabeçote por mais de 0,1 mm. Foi retirado 0,55 mm do meu cabeçote, um número considerado alto. Ao realizar o teste de estancamento de válvulas (por mim), verifique que as sedes e retentores foram danificados. Uma junta da marca Bastos, de material fibra (conhecido como papel, mas não é!) com uma espessura maior foi utilizada afim de compensar a perca na usinagem do cabeçote.







Com o cabeçote agora pronto, no dia 17/02/2017 e 18/02/2017 a montagem foi realizada. Verifiquei que as canaletas do meu radiador havia sido rompidas e dutos estavam entupidos e reservatório de expansão trincado. Troquei ambos, além da mangueira.

Aproveitei e troquei a correia de distribuição e o tensionador completo, pois havia uns estalos e que após a troca desapareceu!







Ao montar, observei que a tampa de válvulas havia derretido. Optei por testar essa tampa com novas juntas.



Troquei óleo e filtro. A partida foi dada: o Ecosport funcionou bem mas... e a luz de óleo? Continuou acessa. Volta tudo novamente e agora verificar o cárter!

No dia 21/02/2017, o cárter foi aberto e para a surpresa da maioria dos mecânicos: o pescador derreteu e havia muita água nos dutos e cárter do motor.







Novamente, encontrei o pescador e a bomba apenas em um desmanche em São Paulo. Nenhuma fabricante fornece o pescador, apenas a Rede Ford com seus 15 dias de espera!
Aproveitei para verificar a parte de baixo do motor, que estava em perfeito estado.



Moral da história: o carro ficou pronto no dia 25/02, ontem, num trabalho que iniciou as 10h da manhã e terminou as 22h da noite! Em todas as etapas participei ativamente, sempre com o paquímetro e régua na mão!

Espero que tenha contribuído aqui no Fórum! Estou a disposição de todos!

Att, Patrick Faustino.

http://www.patrickfaustino.com.br

#2
 Zanetti

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Muito legal o seu relato, deve ter gasto uma nota, mas o importante é que o bichão esta inteiro novamente.

#3
 patrickfaustino

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Iniciante
Iniciante
Obrigado Zanetti!

O meu ecosport esta normal até agora. A compressão em cada cilindro esta no limite aceitável. Sem falhas ou barulhos estranhos. O motor ficou ligeiramente mais silencioso!

Gastos (média):
Peças - R$ 2.200.
Guincho - R$ 200.
Mão de obra (ajudei) - R$ 700.

Um problema que me marcou bastante e me chateou foi a falta de interesse e disponibilidade de pessoas/mecânicos para trabalhar. Muitos me desencorajou. O mecânico que levei é sogro do meu irmão, então ele não teve muita opção, mas a resistência foi bem grande.

Esse motor é otimo, duravel e muito tecnologico. Embora seu projeto mecânico seja de 2008, concorre com motores de 2015! Porém, pode-se considerar um motor descartavél, onde soluçoes comuns as vezes não darão certo.

Não penso mais em trocar de carro, mas penso em adquirir uma Ranger daqui algum tempo!

Att, Patrick Faustino.

http://www.patrickfaustino.com.br

#4
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