EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Novo dono Ecosport 2012 Freestyle

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Arnaldo Pieruccini

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Fala pessoal , tudo blz?

Eu já vinha sapecando alguns tópicos do fórum para tirar algumas dúvidas sobre a minha Ecosport que acabei comprando meio que no susto, já explico...

Comecei minha história com carros bem cedo , aos 16 anos e como muitos pegando o carro da mãe. O problema é que acabei deixando o carro do meu jeito,

( peço licença para postar fotos de outros carros, mas é apenas para contar a minha história)



Som, rodas,film, sai injeção entra Webber deitada, e minha mãe ainda pegava o carro de vez em quando, era no mínimo engraçado ver uma senhora de 40 e poucos andando com um gol rebaixado

Depois um Uno 1999 com chip, escape som





Esse eu desmontei quase inteiro apenas para lavar, cheguei a encerar caixa de roda!!!

Esse Uno tiver que vender para juntar uma grana para o casamento e acabei ficando sem carro por alguns meses. Depois peguei um Corsa que consegui treinar algumas habilidades de pintura e trabalho de metal ( a grade dianteira moldada a mão) e máscara negra nos faróis



pintura das rodas na garagem da casa da minha mãe



Após um tempo tive a alegria de comprar meu primeiro carro zero km



Rodou quase 70000 km sem sustos, carro maravilhoso

Só que minha idéia de deixá-lo como um HLX foi para o ralo , as responsabilidades mudaram, filhos....

Depois de 6 anos tivemos a oportunidade de trocar de carro, acabei pegando uma Meriva ( Quebratronic)



A patroa bateu o carro 12 dias depois que pegamos, alguns meses depois falha da temida transmissão, sorte que a garantia cobriu o módulo TCM ( 5000 dilmas) e eu morri com um kit de embreagem mais 2000 fora do bolso. Ficamos 9 meses com o carro e depois de arrumado foi vendido.

Consegui pegar uma Livina SL completa de um "amigo" que fez um preço camarada ( SQN)



Um mecânico fez uma revisão completa  e sem eu saber trocou o óleo de 5W30 sintético para 15W50 semi , e fui rodando sem me preocupar, um belo dia o carro começou a fazer barulhos de máquina de costura

Alguém já viu barulho de folga de bronzina?

https://goo.gl/photos/6ChPBfngVykimXw47

Diagnóstico: Folga excessiva nas bronzinas devido a óleo fora da especificação

OK, bora vender um carro que compramos há 18 meses. Lembram o SQN em cima? Pois é , acusado no laudo da vistoria longarina e coluna recuperadas. O antigo dono me avisou que houve um "pequeno acidente" que se limitou ao parachoque, tampa do porta malas e lanternas. Quando liguei para ele para falar do ocorrido disse que não sabia e que infelizmente perdera os papeis em um alagamento em sua casa.

Ok, engulo a seco e bora pra frente. Sentei na computador com a esposa e começamos a ver opções. Ecosport? Eu digo - Não gosto de carro da Ford a manutenção custa caro ( bela cuspida pra cima). Achamos um Peugeot 207 escapade que quase saiu uma troca pela Livina com um laudo reprovado. Carrinho bom,mas chato de eletrônica e após gastar um dinheiro com peças ( bem caras por sinal) cansei, de colocar dinheiro em um carro que iria desvalorizar muito a cada ano.

Chegamos ao ponto final da história que durou 2 anos ( parece até mais tempo) e que admito , me levou a uma compra inesperada mas me deixou surpreso, repito eu NUNCA imaginaria que um carro da Ford me cativaria tanto quanto a Ecosport

Achei uma Ecosport 2012 preta Freestyle 1.6 com 27.000km!! Sim aferidos no Scanner. Bem tímido entrei no carro ajustei o banco e virei a chave o painel com iluminação branca acende e pronto , cliente ganho. Fechamos o carro na hora. Só fico devendo fotos dela que ainda não consegui tirar.....

Me desculpem o texto extenso mas queria deixar o relato que devido a história acima acabei comprando um carro que eu considerava de manutenção cara e não me empolgava, cuspida para cima cai na testa. O carro realmente me deu um animo que eu havia perdido com os susto aí em cima

Abraços a todos

#2
 Zanetti

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Seja bem vindo ao fórum, vc com 34 anos tem mais experiência com carros do que eu com 61 anos.

#3
 Josimar

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Arnaldo.


Permita-me resumir sua história em um título, pois tem gente que não tem paciência para ler (apesar de bem contada e muito bem ilustrada): 


EcoSport: paixão à primeira vista.


Brincadeiras à parte (SQN), parece que arrumei alguém para me substituir nos textos longos, rsrsrs.


Falando sério agora: o EcoSport é assim mesmo: um carro apaixonante.  Em parte justamente porque a gente não espera tanto dele, já que a fila dos que falam mal (sem conhecer) é grande...


Sobre a manutenção cara da Ford, isso dá o que falar! Há alguns tópicos por aqui sobre isso... 


Grande abraço!

#4
 Tech_Bruno

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá a todos, meu nome é Bruno e sou novo proprietário de um Ecosport XLT 1.6 ano/modelo 2008/2009 com pouco mais de 100mil km rodados adquirida a cerca de 20 dias. Venho me apresentar ao fórum com o objetivo de buscar informações sobre o carro e a manutenção e claro também contribuir no que for possível com a comunidade.

Tenho um outro carro mais antigo do qual sou apaixonado dono a quase 10 anos, uma Fiat Marea Weekend de 19 anos de fabricação e a uso mais para passeios mesmo, ou uma tocada mais esportiva quando possível, transporte de cargas grandes e viagens por boas estradas.

Porém precisava substituir o meu outro carro (um Peugeot 207 1.4 2010) e este substituto precisaria me atender na contramão da proposta oferecida pelo Marea, deveria ser um carro prático para uso no trânsito diário, de menor comprimento, menor consumo, posição de dirigir elevada e que fosse bem robusto para um offroad leve, não tivesse manutenção cara (ainda que eu tb não considere a do Marea elevada) e tivesse um espírito de aventura pois eu sou entusiasta assíduo de ecoturismo. A Ecosport pra mim se encaixava exatamente neste perfil.
Gostei muito do carro e já era uma pretensão minha a aquisição visto que meu sogro possui uma 2005 que tirou 0km e sempre foi pau pra toda obra. Também tive dois Fiestas (um pequeno MK4 e um Amazon, ambos Rocam 1.0) e já tinha uma certa experiência sobre a mecânica do carro que sempre me pareceu bem simples robusta.[/b]

Já sabendo das características e principais pontos negativos e positivos da (do) Ecosport, adquiri esta unidade que me pareceu muito bem conservada, só não possuindo ABS, controle de rádio e computador de bordo pelo que levantei do que era disponível nesta versão.

Desta forma, com as devidas apresentações, estou certo de uma convivência respeitosa e proveitosa neste fórum! Muito obrigado!

#5
 Zanetti

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo Bruno, mas se não tem isso tudo que vc falou não é XLT, posso estar enganado, mas são acessórios do modelo XLT.

#6
 Tech_Bruno

avatar
Iniciante
Iniciante
Obrigado caro Zanetti, mas creio que a versão está correta por constar esta informação de versão no CRV do veículo.

Peço também perdão pois acabei negativando seu comentário sem querer, ao manusear o controle, imaginei que se tratava se um controle de zoom Mad . Se possível peço que a moderação limpe a qualificação dada ao post para que eu qualifique positivamente.

#7
 Zanetti

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não esquenta com a reputação, nem ligo para isso.

Alguma coisa estranha tem, o meu é 2008 e tem tudo isso, mas o mais importante é o ABS, pois mexe com a segurança.

#8
 Tech_Bruno

avatar
Iniciante
Iniciante
Bem, talvez sejam variações de pacotes, a do meu sogro tb é uma XLT declarada no documento e na identificação na tampa da mala (tirada 0km), porém ano 2005 e ela não possui nem ABS e nem Airbag, veio com rodas de ferro no lugar das de liga leve e não tem bancos de couro como a minha.

#9
 Josimar

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Bruno.


Zanetti, mas também a sua é 2.0 e automática. Esta versão sim, vinha com todos os opcionais, menos o banco de couro, que era então um opcional. Afinal, nem todo mundo curte! 


Bruno, também tive uma 2008 com Air Bag duplo e sem freios ABS. Aliás, mesmo em versões anteriores isso era comum.


Mas sobre o XLT 2005 do seu sogro, tirou ela zero mesmo da CSS? Não pegou de algum amigo/familiar?


Seria o primeiro caso que vejo de uma XLT sem rodas de liga. Além de outros detalhes que estão fartamente descritos aqui no fórum, o que mais chamava a atenção entre as versões era:

XL..: Rodas de ferro com calotas.
XLS: Rodas de ferro estilizadas.
XLT: Rodas de liga leve.


Mesmo as XLS poderiam vir com Air Bag e bancos de couro. Mas rodas de liga eram exclusivas das XLT. 


Aliás, isso se mantém até hoje, mesmo nas versões atuais!

Nem vou falar na versão XL, que nem vidro traseiro elétrico tem. Mas veja as principais diferenças que lembro entre XLS e XLT:

O que a versão XLT tinha a mais do que a XLS:

Parabrisa com degradê (a partir da segunda geração tudo indica que este item estava presente nas XLS).
Rodas de liga,
Pneus diferenciados,
Vidros com um-só-toque para subir/descer PARA TODOS OS PASSAGEIROS E NÃO APENAS PARA O MOTORISTA,
Alarme volumétrico,
Prático cinzeiro no porta-copos,
Tomada de força 12V extra no compartimento de bagagens (Acendedor de cigarros),
Som original mais completo,
Regulagem lombar no banco do motorista,
Para-choques pintados na cor do carro,
Retrovisores pintados na cor do carro,
Acabamento interno com detalhes em cinza ou prata, como o aro do guarda pó da alavanca de câmbio,
Prático porta-óculos no teto do veículo, junto à luz de cortesia,
Temporizador para subida/descida dos vidros após desligar a chave

Computador de bordo - tudo indica que este item apareceu em 2008, mas apenas nas versões 2.0 XLT, 4WD e AT, mas na terceira geração ele passou a ser um diferencial entre as versões XLS e XLT 1.6.


Vou deixar alguns links de descrições de modelos:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1810-modelos-e-versoes-diferentes-de-ecosport


http://ecosportclub.forumeiros.com/t1894-diferencas-entre-as-versoes-modelos-1-6-do-novo-ecosport

Abs

#10
 Tech_Bruno

avatar
Iniciante
Iniciante
Boa tarde Josimar,

Realmente, acho que posso ter confundido a do meu sogro sim e ser uma XLS, na minha cabeça não lembrava que tinha tb a intermediária XLS, pra mim era a XL ou XLT, só lembro de ter visto na logo da versão na tampa da mala e no documento com 3 letras, então assumi que era a XLT por conta deste detalhe. Foi tirada 0km. Mas vou confirmar assim que possível e posto aqui.

Já a unidade que adquiri, assumindo que o documento de cadastro/identificação (CRV) não pode estar errado então é declarado como uma XLT realmente.

#11
 Josimar

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu pela explicação, Bruno. É mais comum do que se imagina esta confusão entre os modelos. Mas já vi XLT com rodas de ferro. Mas é que tinham sido trocadas por um dono anterior. E só sei destes detalhes porque sou fã do Eco desde que foi lançado e já tive cinco versões diferentes, além de ser fã do fórum!


Ocorre também que muitos pintam os para-choques e retrovisores na cor do veículo nas versões XL e XLS. E colocam rodas de liga. Daí sim fica mais difícil reconhecer de relance. Mas tem outros detalhes que entregam a versão do veículo!


Sim, quanto ao seu não tive dúvidas sobre ser XLT. É que mesmo na versão mais completa alguns itens ainda ficavam de fora, já que eram exclusivos das versões 2.0, especialmente se fossem automáticas ou 4WD.


Afinal, as montadoras colocam alguns mimos a mais nas versões Top só para cobrar horrores por isso...


Se você olhar o link que postei na outra mensagem (do novo eco), verá que eu mesmo não recomendava a compra da versão Titanium, pois a diferença de preço entre ela a Freestyle não era compatível com a diferença nos acessórios...


Grande abraço!

#12
 Tech_Bruno

avatar
Iniciante
Iniciante
Ok Josimar, e muito agradecido pelo trabalho de coletar e postar aqui as informações sobre as versões do carro!

#13
 Emerson Rocha

avatar
Iniciante
Iniciante
Ola amigos...comprei uma Eco recentemente 2014 40 mil km unica dona....de cara 4 pneus linglong crosswind velas pastilhas e troca oleo e filtros..acho q fico um ano sussi...


CARRO TA 10!

#14
 Josimar

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Emerson. 


Parabéns por sua aquisição. Como campeão de vendas por mais de dez anos, ninguém duvida que o carro apresenta um bom custo-benefício.


Mas se queremos um ótimo custo/benefício, comprar usado continua sendo a melhor opção! Desde que o carro esteja em boas condições, claro.


Se puder depois posta umas fotos!


santa

#15
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum