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"Tec Tec" no relé de partida, luz do code piscando e carro não dá partida

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#1
 RafaCdC

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Iniciante
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Bom dia! Estive pesquisando no fórum um problema parecido com o meu e não encontrei. Tenho uma Eco 07 XLT e na semana passada ao ligar surgiu um som continuo "Tec Tec" vindo do réle de partida (relé 6), a luz do code começou a piscar e nenhum sinal de partida. Até pensei que fosse problema no transponder da chave, mas utilizando a chave reserva, o problema continuou. Após varias insistências, o som parou e code habilitou e para minha surpresa ao dar partida o motor de arranque começou a emitir um som como estivesse arranhando, depois de aproximadamente cinco tentativas o carro arrancou. Desse dia em diante o "ritual" é o mesmo e só vai piorando. Acho que uma hora vai parar de vez. Alguém já passou por isso ou tem ideia do que seja? Será que este problema na partida (som do relé e code piscando) está relacionado com o problema do motor de arranque, como se fosse um sinal para verificar o motor de arranque?
No momento estou com o orçamento apertado para levar ao mecânico e minha expectativa é de encontrar uma solução onde eu mesmo possa aplicar.

#2
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Troque a bateria que some todos os problemas, o Eco quando a bateria fica fraca faz isso de ficar tremendo na hora que bate a chave.

#3
 RafaCdC

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Iniciante
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Então Zanetti, tem aproximadamente 2 meses que comprei uma bateria nova da Moura de 48Ah e estava funcionando normalmente. Será que ainda sim esse pode ser o problema? Agora pouco verifiquei a mesma com um multímetro e estava batendo 12.5V. Bom, de qualquer forma vou seguir sua dica e testar com outra bateria para ver o que acontece.

Aproveitando, uma correção, o som "tec tec" na verdade está vindo do relê 11 (relê do controle eletrônico do motor / bomba de combustível), fica armando e desarmando, junto com a bomba de combustível, afogando o motor.

Outra coisa que notei é que o relê 12 (relê de ignição) fica muito quente, isso é normal no carro de vocês?



Última edição por RafaCdC em Dom Nov 27, 2016 3:50 pm, editado 1 vez(es)

#4
 Zanetti

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
O que manda na bateria não é só a tensão que se mede e sim seu CCA que é a corrente que ela aguenta na partida e tem que manter por alguns segundos, a minha que é de 60 amperes (recomendado) o CCA é de 480 e hoje já esta com 350 e não mantem.

Veja uma bateria sendo analisada aos 2:50

#5
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