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Como Trocar borracha do Para-brisa [TUTORIAL]

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#1
 MarceloBH

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Iniciante
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Olá pessoal! Resolvi criar este tópico para ajudar a quem precisa trocar a borracha de acabamento do para-brisa do Ecosport até 2012. Creio que o procedimento seja o mesmo para o novo Ecosport e para o Fiesta Rocam.

A borracha (guarnição) em torno do para-brisa de meu Ecosport 2012, com o tempo foi apresentando ressecamento e com o passar dos meses começou a rachar, igual as fotos postadas no fórum do Ford Fiesta Clube . Veja:



Pesquisei pelo preço da borracha e encontrei a paralela por volta de 50,00 e a original em concessionária por 219,00 e em uma revendedora de peças Ford aqui em BH por 219,00 e com desconto à vista por 153,00, original. Optei pela última opção, pois a original possui um metal interno e tem encaixe perfeito.



Depois de comprar a borracha, veio a dúvida: Será que terei que retirar o parabrisa para trocar a borracha? Pesquisei na internet e não encontrei ajuda nenhuma. Pesquisei nas lojas e disseram que tinha que levar em uma loja especializada em vidros para retirar e colar novamente o parabrisa. Não queria retirar o parabrisa, pois além de ter que gastar mais com isso, poderia ter problemas de infiltração de água, caso o serviço não seja feito corretamente. Então, resolvi retirar a borracha e ver como era. Muito simples e não precisa retirar o parabrisa, limpadores ou a grade (churrasqueira) abaixo do vidro. Recomendo apenas cuidado ao retirar e colocar a borracha para não trincar o vidro. Veja o passo a passo abaixo:

1- Abra o capô e retire o tampão dos apliques laterais, que ficam por cima da grade plástica (churrasqueira) abaixo do parabrisa, nas laterais. O tampão, ou grampo plástico, é fixado por pressão. Utilize uma espátula de plástico para não arranhar ou uma faca.



Após retirar o tampão, você verá um orifício que tem uma pequena presilha plástica, onde a mesma é encaixada na borracha inferior do parabrisa. Utilize uma pequena chave de fenda para forçá-la na direção do para brisa para soltar a presilha. Observe a presilha:



Observe os encaixes laterais do acabamento e o orifício onde encaixa a presilha:



Após retirar os acabamentos laterais, veja a borracha inferior do para-brisa onde é fixada a presilha:



Retire a borracha velha, começando por uma das laterais, puxando para cima e para fora devagar e com cuidado. Se necessário, utilize uma espátula de plástico para ajudar.
Depois de retirar a borracha, lave as bordas do vidro e passe um pouco de silicone para facilitar a colocação da nova borracha.



Para colocar a nova borracha, comece encaixando a parte superior, alinhando as quinas para que não fique torto e depois encaixe as laterais. Encaixe fazendo uma leve pressão de cima para baixo e para dentro.





Veja como ficou depois de tudo encaixado:



Para evitar da nova borracha ressecar novamente, é bom passar silicone de vez em quando, coisa que não fiz e acabou ressecando. Espero ter ajudado! Um abraço, Marcelo.

#2
 Josimar

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Diamond Titanium
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Obrigado por compartilhar sua experiência, Marcelo.


Ótimo tutorial!



Like


PS: e as últimas revisões? Ainda manteve na CSS ou não?

#3
 MarceloBH

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Iniciante
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Oi Josimar!
Depois que acabou a garantia não fui mais na concessionária. Agora é particular mesmo e trocas de óleo.
Um grande abraço!

#4
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Ótimo tutorial, obrigado.

Estranho um carro novo já com a borracha ressecada, será que tem a ver com o minério, mas ai aconteceria com todos carros.

#5
 Josimar

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Diamond Titanium
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Fiquei pensando nisso também, Zanetti!


Marcelo, seu Eco é o muito novo, se comparado com os nossos. Lembro que você comprou quando a nova geração já havia sido lançada (ou estava prestes a lançar), no final de 2012.


Por aqui estamos acostumados com Ecos até 10 anos mais velhos e eu não tinha ainda ouvido falar neste problema na guarnição do parabrisa!


Sei que a exposição prolongada ao sol pode danificar precocemente as borrachas. Será que foi esse o caso?

Mas pela baixa km do seu carro imagino que você use mais em fins-de-semana, não é mesmo? Então fica boa parte do tempo guardado e protegido do sol!

#6
 Vanilsom Terto

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Membro Jr
Membro Jr
Marcelo BH,parabéns pelo seu Tutorial, com certeza sera de grande valia para os demais membros.

#7
 J Junior

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Membro Pro
Membro Pro
Ótimo tutorial! O meu é 2012 também e tem umas pequenas rachaduras nessa borracha já. Deve ser o sol que resseca. Bom saber que dá pra trocar. Boa contribuição. Like

#8
 Zanetti

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Diamond Titanium
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É Josimar, deve ser algum lote que saiu com baixa qualidade ou mudaram de fornecedor para reduzir o custo, o meu e de muitos outros são bem mais velhos e a borracha esta perfeita.

#9
 MarceloBH

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Iniciante
Iniciante
Pois é gente, também achei muito esquisito a borracha ressecar tão rápido, pois o carro é de março de 2012. Embora eu não tenha garagem coberta, qdo não vou usar o carro durante a semana, ele fica coberto com a capa. Mas a borracha foi ressecando devagar, até que começou a rachar nas bordas. Pode ser a qualidade da borracha mesmo, porque tive um corsa por dez anos, sem garagem coberta, e nunca deu problema na borracha!
Mas na net já vi várias postagens de ressecamento de borracha do fiesta.
Depois vou postar um manual de reparação do EcoSport, muito legal, que mostra a desmontagem do carro, que ajuda muito qdo precisar retirar algum componente do carro!

#10
 efemota

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Administrador
Administrador
Obrigado por compartilhar a troca da borracha!!!

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#11
 Pauloecoblack

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Iniciante
Iniciante
Olá Marcelo,muito útil o passo a passo pra trocar a borracha pois tb preciso trocar a minha. Mas se possível gostaria que vc esclarecesse  uma dúvida quanto ao bagageiro,pude notar que vc instalou os  racks transversais. Eu tinha uma eco 2007 e troquei por uma 2012,possuo um maleiro que encaixava perfeitamente na eco antiga pq já tinha os racks originais ,(ótimos e seguros por sinal). Então gostaria de saber se dá pra colocar o maleiro nesses racks que vc instalou e viajar com segurança. O original longitudinal da 2012 parece frágil pra instalar os racks e carregar algo,parece inclusive que é de plástico. O maleiro me é útil pois viajo de Brasília para o Rio e a mala traseira não cabe as tralhas de viagem.Obrigado!

#12
 kentakk

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Diamond Titanium
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Marcelo ! valeu pela dica.... Estranhei qdo li sobre trocar a borracha, pois os vidros de hoje eh tudo colado. Essa borracha eh mais um tipo de acabamento, pois o vidro colado por si so nao deixa entrar agua pra dentro, mas essa borracha eh mais pra nao entrar sujeira entre o vidro e a lataria.... Mas a sua dica foi otima.... principalmente os detalhes das presilhas...
Agora para tirar o vidro da cola o segredo eh utilizar um fio do tipo fio de piano, mas acho que fio de violao tambem serve, tem que passar o fio pra dentro e ir puxando os 2 lados e ir cortando a cola.... Nao sei se falei bobagem...

#13
 Josimar

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Diamond Titanium
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É isso mesmo, Kentakk. Na semana passada troquei o parabrisa do Smart da minha esposa, que foi tirado com um fio fino. Era uma arame comum mesmo, super fino, que foi passado da maneira que você falou.


Só que tem que ser duas pessoas. Uma fica dentro do carro e a outra por fora. Cortam a cola (já endurecida) em toda a extensão do vidro.

#14
 kentakk

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Josimar.... sera que a cola eh um tipo de silicone comum?

#15
 MarceloBH

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Iniciante
Iniciante
Paulo, pode colocar o maleiro tranquilo! As barras longitudinais do Eco 2011 em diante (creio), realmente são de plástico, mas de um plástico industrial muito resistente. Inclusive a parte traseira e as ponteiras dianteiras são mais resistentes e bem fixas. Mas suporta até 50 kg, de acordo com o manual. As barras transversais comprei em uma loja de acessórios, da marca Projecar, que são específicas para este modelo e são de ferro com uma borracha superior e as pontas de plástico super resistente. Observe que a barra traseira é levemente menor que a dianteira. Veja nas fotos:





Já transportei uma cama de casal em cima, onde coloquei o colchão e por cima o estrado e as laterais. Dentro do carro coloquei a cabeceira e o pé da cama. Tudo bem amarrado e fui tranquilo. Também costumo levar para o interior coisas tipo escada. Nunca quebrou ou caiu nada e nem arranhou o carro! O único cuidado é andar mais devagar porque o centro de gravidade altera com o peso em cima do carro.
Um abraço!

#16
 Josimar

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kentakk escreveu:Josimar.... sera que a cola eh um tipo de silicone comum?


Também tive esta curiosidade, Kentakk.


Como uso esporadicamente adesivos à base de silicone, percebi a semelhança, tanto da bisnaga quanto do aplicador. 


Mas a base deste adesivo é poliuretano!

#17
 MarceloBH

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Iniciante
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Amigos, não sei se vocês já viram este manual de reparação do Ecosport, mas vale a pena dar uma olhada:

https://issuu.com/lemaria/docs/manual

Abs!

#18
 kentakk

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MarceloBH escreveu:Paulo, pode colocar o maleiro tranquilo! As barras longitudinais do Eco 2011 em diante (creio), realmente são de plástico, mas de um plástico industrial muito resistente. Inclusive a parte traseira e as ponteiras dianteiras são mais resistentes e bem fixas. Mas suporta até 50 kg, de acordo com o manual. As barras transversais comprei em uma loja de acessórios, da marca Projecar, que são específicas para este modelo e são de ferro com uma borracha superior e as pontas de plástico super resistente. Observe que a barra traseira é levemente menor que a dianteira. Veja nas fotos:
Já transportei uma cama de casal em cima, onde coloquei o colchão e por cima o estrado e as laterais. Dentro do carro coloquei a cabeceira e o pé da cama. Tudo bem amarrado e fui tranquilo. Também costumo levar para o interior coisas tipo escada. Nunca quebrou ou caiu nada e nem arranhou o carro! O único cuidado é andar mais devagar porque o centro de gravidade altera com o peso em cima do carro.
Um abraço!

Marcelo! estas travessas ao primeiro olhar.... parece que eh meio inseguro... pois sao 2 partes de plastico que sao apertados com parafusos.... Mas eu acho que sao mais bonitas que as antigas, pena que nao da pra fazer up-grade.... Quanto vc pagou nas travessas?

#19
 kentakk

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Josimar escreveu:
kentakk escreveu:Josimar.... sera que a cola eh um tipo de silicone comum?


Também tive esta curiosidade, Kentakk.


Como uso esporadicamente adesivos à base de silicone, percebi a semelhança, tanto da bisnaga quanto do aplicador. 


Mas a base deste adesivo é poliuretano!

sera que eh cola igual ao do farol? esta derrete com calor.... fica a maior meleca qdo derrete..

#20
 Zanetti

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O meu é da 2 ª geração e nunca tinha usado o bagageiro, mas ontem comprei duas portas de ferro completas e de boa qualidade que são muito pesadas, duas pessoas para carregar, e as transportei por uns 10 quilômetros em cima do carro sem nenhum problema.

#21
 Josimar

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Diamond Titanium
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Nos Ecos da segunda geração recomenda-se até 40 kg bem distribuídos nas travessas.


No meu carro atual o limite são 70 kg com rack original (no meu é imitação) e há alguns dias coloquei 180 kg! Rodei por uns 8 km com velocidade máxima de 40 km/h e foi tudo bem. Mas eu pensava que tinha no máximo 100 kg... Só descobri depois...

#22
 kentakk

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Josimar escreveu:Nos Ecos da segunda geração recomenda-se até 40 kg bem distribuídos nas travessas.


No meu carro atual o limite são 70 kg com rack original (no meu é imitação) e há alguns dias coloquei 180 kg! Rodei por uns 8 km com velocidade máxima de 40 km/h e foi tudo bem. Mas eu pensava que tinha no máximo 100 kg... Só descobri depois...

Josimar. O negocio eh fazer trabalho de formiguinha.... fazer varias viagens.... Laughing

#23
 Zanetti

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Olha, não pesei, mas acredito passar mole de 100 quilos as duas portas e outros trecos que coloquei, só nas duas barras.

#24
 kentakk

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mas de qquer forma.... no teto nao eh bom colocar muito peso, pois alem de tudo isto afeta a dirigibilidade do carro, pois o centro de gravidade vai ficar muito alto.... Ja imaginou colocar mais de 100kilos no teto e fazer uma curva fechada a mais de 100km/h?
Mas como quebra-galho tudo bem.

#25
 Zanetti

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Ué, coloquei no rack apoiado nas duas travessas e bem amarradas.
Viagem normal dentro da cidade com curvas, quebra molas, subidas e descidas, buracos, tudo em velocidade de cidade.

O rack antigo tem a vantagem de distribuir o peso nas laterais onde ficam as colunas do carro não jogando peso nenhum no teto que é frágil.

Só lembrei que o meu é todo reforçado pela blindagem, talvez não seja uma boa ideia em uma lataria comum.

#26
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