EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 brun0

brun0
Iniciante
Iniciante
Minha Eco estava com o volante solto. A trava da regulagem de altura não estava prendendo o volante.
O procedimento é bem simples, e pelo desgaste ou trepidação pode ser recorrente e comum de precisar.

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] Ilvkg2
Primeiro é só abrir o painel de fusíveis abaixo do volante.
Puxe pela parte de baixo, a de cima fica só encaixada.

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] 30w4i9w
Depois de remover a tampa do painel de fusíveis, tem que remover a capa do braço do volante. São 3 parafusos de chave estrela na parte de baixo.
Depois de desaparafusar, a capa ainda não vai soltar.

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] 33nfhcp
Tem que soltar a travinha que tem na parte de cima

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] Rr2mh2
Agora é só soltar a trava de regulagem pra tirar a parte de baixo.

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] 29x9e7s
A parte de cima sai fácil, só tem uma borracha guarda-pó. Basta inclinar a peça.

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] 2435ndc
Com ajuda de uma chave 15, vamos remover esta peça. Abaixo dela fica uma porca que é a responsável pela fixação do volante na altura desejada.

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] 124x9ag
A borracha estava um pouco desgastada. Não é esta borracha que fixa o volante, mas é ela que segura a trava na posição.
Vamos colocar um pedaço de palito entre a peça e a borracha.

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] Ayoheb
Eu preferi colar com fita isolante só para não correr o risco do palito escapar. Isso elevou a borracha alguns milímetros compensando o desgaste.

Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] 2rgc4yx
Antes de colocar de volta, o mais importante é ajustar a porca que fixa o volante.
Note que a porca solta com facilidade. Basta apertar sem fazer nada de pressão. Encostou no final do parafuso pode parar.
Atenção ao apertar o parafuso que vem por cima, a trava deve estar na posição aberta.

Isso funciona de forma muito parecida com a blocagem do selim que tem nas bicicletas mais modernas.

Para montar é só seguir o mesmo procedimento na ordem inversa.

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Muito bom o tutorial, parabéns.

A minha estava com esse problema, mas uma vez tive que tirar essa capa de plástico e notei que começou a travar, esta até hoje sem a capa.

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Like

#4
 Danieleco2008

Danieleco2008
Iniciante
Iniciante
VAleu amigo ,estava com este mesmo problema.

#5
 Brucdk

Brucdk
Iniciante
Iniciante
Show de bola amigos!

Um detalhe importante é que este parafuso que fixa a alavanca é ESQUERDO, ou seja, aperta no sentido anti horário.

Fiz este procedimento com uma plaquinha de metal entre as peças mas também tive que recortar a capa plástica debaixo do painel, pois esta impossibilita a alavanca de chegar até o final do seu curso e travar o volante!

Antes (com a marca de onde a trava esbarra)
Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] Whatsa11

Depois do recorte
Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] Whatsa13


Instalada
Ajuste de volante com trava mole. [Tut. C/ fotos] Whatsa10

#6
 Luiz Martins

Luiz Martins
Iniciante
Iniciante
Estava indo bem quando a mola escapou e se peças caíram poderia me dar uma dica par a montagem?

#7
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos