Postado Sex Out 14, 2016 1:31 pm
Minha Eco estava com o volante solto. A trava da regulagem de altura não estava prendendo o volante.
O procedimento é bem simples, e pelo desgaste ou trepidação pode ser recorrente e comum de precisar.
Primeiro é só abrir o painel de fusíveis abaixo do volante.
Puxe pela parte de baixo, a de cima fica só encaixada.
Depois de remover a tampa do painel de fusíveis, tem que remover a capa do braço do volante. São 3 parafusos de chave estrela na parte de baixo.
Depois de desaparafusar, a capa ainda não vai soltar.
Tem que soltar a travinha que tem na parte de cima
Agora é só soltar a trava de regulagem pra tirar a parte de baixo.
A parte de cima sai fácil, só tem uma borracha guarda-pó. Basta inclinar a peça.
Com ajuda de uma chave 15, vamos remover esta peça. Abaixo dela fica uma porca que é a responsável pela fixação do volante na altura desejada.
A borracha estava um pouco desgastada. Não é esta borracha que fixa o volante, mas é ela que segura a trava na posição.
Vamos colocar um pedaço de palito entre a peça e a borracha.
Eu preferi colar com fita isolante só para não correr o risco do palito escapar. Isso elevou a borracha alguns milímetros compensando o desgaste.
Antes de colocar de volta, o mais importante é ajustar a porca que fixa o volante.
Note que a porca solta com facilidade. Basta apertar sem fazer nada de pressão. Encostou no final do parafuso pode parar.
Atenção ao apertar o parafuso que vem por cima, a trava deve estar na posição aberta.
Isso funciona de forma muito parecida com a blocagem do selim que tem nas bicicletas mais modernas.
Para montar é só seguir o mesmo procedimento na ordem inversa.
O procedimento é bem simples, e pelo desgaste ou trepidação pode ser recorrente e comum de precisar.
Primeiro é só abrir o painel de fusíveis abaixo do volante.
Puxe pela parte de baixo, a de cima fica só encaixada.
Depois de remover a tampa do painel de fusíveis, tem que remover a capa do braço do volante. São 3 parafusos de chave estrela na parte de baixo.
Depois de desaparafusar, a capa ainda não vai soltar.
Tem que soltar a travinha que tem na parte de cima
Agora é só soltar a trava de regulagem pra tirar a parte de baixo.
A parte de cima sai fácil, só tem uma borracha guarda-pó. Basta inclinar a peça.
Com ajuda de uma chave 15, vamos remover esta peça. Abaixo dela fica uma porca que é a responsável pela fixação do volante na altura desejada.
A borracha estava um pouco desgastada. Não é esta borracha que fixa o volante, mas é ela que segura a trava na posição.
Vamos colocar um pedaço de palito entre a peça e a borracha.
Eu preferi colar com fita isolante só para não correr o risco do palito escapar. Isso elevou a borracha alguns milímetros compensando o desgaste.
Antes de colocar de volta, o mais importante é ajustar a porca que fixa o volante.
Note que a porca solta com facilidade. Basta apertar sem fazer nada de pressão. Encostou no final do parafuso pode parar.
Atenção ao apertar o parafuso que vem por cima, a trava deve estar na posição aberta.
Isso funciona de forma muito parecida com a blocagem do selim que tem nas bicicletas mais modernas.
Para montar é só seguir o mesmo procedimento na ordem inversa.